Como um ateu deve educar um filho?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
DarkWings
Gênero: Masculino

Como um ateu deve educar um filho?

Mensagem por DarkWings »

Estava eu um dia desses a conversar com a minha namorada a respeito de ser ou não ser pai um dia.
Eu disse a ela que não pretendia ser pai tão cedo, pq considerava uma responsabilidade muito grande (leia-se precisa muito dinheiro!) etc. Conversa vai, conversa vem entramos na questão educação, orientação de uma criança.
Eu disse à ela que criaria um filho "ateuzinho" desde criança, que não teria como mentir para um filho meu e dizer que acreditava em coisas que não acredito. Ela ficou furiosa comigo e disse que a pobre criança iria sofrer muito na escola pois não seria aceita.
O que vocês acham? Qual a postura mais acertada que um pai ateu deve ter com seus filhos?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Jeanioz

Re.: Como um ateu deve educar um filho?

Mensagem por Jeanioz »

Eduque o filho de acordo com princípio laicos, independentes de religião.

Ensine também sobre as religiões de um ponto de vista laico, não de fiel. Ensine quais são pontos bons e ruins. E, para torna-lo ateu, ensine sobre os erros de seus dogmas.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Criar um filho ateu numa sociedade teísta exige jogo de cintura.

Meu filho tem 3 anos e mês que vem completa quatro, frequenta a escola desde cedo, e como era de se esperar na escola e com amiguinhos da vizinhança recebeu "idéias" religiosas.

Na escola a professora ensinou "musiquinhas" cristãs pra todas as ciranças, e como ele é levado "vira e mexe" uma vizinha minha fala: -Se você fizer isso, papai do céu está olhando e ele não gosta... Certa vez ele chegou até a me dizer que o barulho do trovão era o "papai do céu".

Bem aí é que eu entro na educação, espero certas oportunidades para mostrar a verdade a ele.

Certa vez, ele não queria dormir sozinho, pois tinha medo que o lobisomem fosse pegá-lo. Então deitei alguns minutos com ele e falei: - Você sabia que lobisomem não existe? Ele imediatamente me contrariou e disse: -Claro que existe ele é igual um cachorro (ele tinha visto um filme de lobisomem e achava parecido com o cachorro daqui de casa). Então eu falei: Não existe mesmo, ninguem nunca viu um lobisomem e muito menos você. Ele então falou: - Mas e aqueles que parecem na televisão? Simplesmente eu falei: -Aqueles são de mentiras pra colocar medo nas pessoas, mas medo de "mentirinha". Visto a sua fantasia do Batman?(ele possui uma fantasia que dei a ele a uns 3 mese, ele adora) Ela não faz você parecer com o batman? Mas você sabe que você não é o Batman, porém é divertido se achar que é o Batman e brincar como se fosse ele.

Ele ficou meio desconfiados, fez mais algumas perguntas como: E o huck existe? O super Homem? O Megamen? etc. A todos os questionamentos eu incansávelmente explicava e ainda dava alguns exemplos possíveis dos "ditos" superpoders como voar e subir pelas paredes, e no meios de todas as explicações, aproveitei e disse: E quando você faz algo errado não existe nenhum "papai do Céu", as pessoas falam isso pra você ficar com medo, bem como essa estorinha de anjos e diabos. E você sabia que têm pessoas que ficam com tanto medo que acabam acreditando? Nunca viram, mas juram que viram e falam pra todo munddo para espalhar seus "medos".

Terminei a conversa e consegui fazê-lo dormir sozinho.

Ele é minha esposa foram pra casa dos avós dele e um fato me deixou feliz. Minha esposa me contou que o avô dele dava todas as noites bala pra ele, ele no meio da noite acordava com insônia ia no quarto do avô dele. E para conseguir enrola ele pra voltar pra cama o avô dele dizia: "Se você ficar na cama eu te dou essas balinha, ele pegava as balinha e voltava pra cama.

Porém certa vez , quando foi ao quarto do avô, o meu sogro desprevenido não tinha nenhuma bala e num momento de desespero falou: Nenem, vai dormir, se não o lobisomen vai te pegar. Não funcionou, Ele calmamente falou: -Võ lobisomem não existe, o senhor não precisa ficar com medo. Você já viu algum?... Claro que não! Lobisomem, Mega man, superhomem, deus é só pra gente se divertir!

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Eu concordo com os posts de vocês. Mas temos que concordar que é bem mais difícil ser honesto e falar a verdade do que falar qqr baboseira aceita pela maioria como zeus etc.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Essa baboseira é feita para convencer, no maior estilo ad hominem.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

As mentiras têm necessidades de alto afirmação, diferente das verdades. Logo o que sempre baterá em nossas portas serão as mentiras!

Dick

Mensagem por Dick »

Tenho uma filha de dois anos, e ela será certamente "atéia", não porque eu ensine algo a respeito, mas justamente porque eu não me refiro nunca a deus, igreja, crença, atc. Ela não foi batizada, não sabe o que é uma igreja, e não saberá ainda por algum tempo. Quando ela crescer um pouco mais, for para a escola, procurarei trabalhar melhor a questão de tradição e folclore, esclarecendo o caráter meramente cultural antropológico (com todos os seus engodos e despropósitos) da religião. Quanto ao embate crença x razão, que certamente ela encontrará em sua vida social, procurarei apenas aconselhar que não perca o seu tempo com as amiguinhas crentes, deixando-as falar assim como deixa eu contar as historinhas para dormir. Espero que ela adquira uma atitude de pena em relação às crianças que citam estas mitologias religiosas em sala de aula. Somente após ela ter adquirido faculdades intelectuais e conhecimento o suficiente, eu a encorajarei a bater de frente com o dogma.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: Como um ateu deve educar um filho?

Mensagem por Fernando Silva »

francioalmeida escreveu:Certa vez, ele não queria dormir sozinho, pois tinha medo que o lobisomem fosse pegá-lo. Então deitei alguns minutos com ele e falei: - Você sabia que lobisomem não existe? Ele imediatamente me contrariou e disse: -Claro que existe ele é igual um cachorro (ele tinha visto um filme de lobisomem e achava parecido com o cachorro daqui de casa). Então eu falei: Não existe mesmo, ninguem nunca viu um lobisomem e muito menos você. Ele então falou: - Mas e aqueles que parecem na televisão? Simplesmente eu falei: -Aqueles são de mentiras pra colocar medo nas pessoas, mas medo de "mentirinha". Visto a sua fantasia do Batman?(ele possui uma fantasia que dei a ele a uns 3 mese, ele adora) Ela não faz você parecer com o batman? Mas você sabe que você não é o Batman, porém é divertido se achar que é o Batman e brincar como se fosse ele.

Gostei!
No futuro, quando ele for capaz de entender conceitos mais complexos, você também pode mostrar a ele que há várias religiões e que não é possível que todas estejam certas ao mesmo tempo.

E também que já houve muitas outras e hoje são apenas mitologia de povos desaparecidos.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

É simples lidar com a questão no tocante à escola. Não matricule o filho em escola pertencente à religião alguma.
Não há necessidade alguma de misturar educação com religiosidade.

Crianças não devem em hipótese alguma servir de matéria-prima para qualquer tipo de proselitismo religioso.
Mantenho minha filha ciente de tudo acerca de todas as correntes religiosas e a respeito da fé (tanto dela quanto dos seres humanos em geral). As conclusões finais ela mesmo as tira.

Como sou a favor da liberdade de pensamento e ela foi criada assim desde sempre, dogmas nunca foram bem aceitos e ela os questionou ainda muito cedo.

Hoje em dia, esse assunto cedeu espaço para discussões mais proveitosas para a vida dela: sentimentos, relacionamentos, planos, expectativas, sonhos, dúvidas e coisas de ordem prática.

Will

Mensagem por Will »

Bom, esse é o tipo de conversa que não discutimos em casa. Evidentemente quando nos encontramos numa situação de ter que falar (tenho um filho de 4 anos), procuro não destruir esses mitos que são naturais de criança.

Creio que seja saudável que crianças tenha uma imaginação ativa e não tenho certeza que tipo de estrutura criaria caso eu matasse esses mitos. Inclusive ser ateu ou religioso pra mim é como gosto por um tipo de comida, uns gostam outros não... Mais tarde, em sua adolescência me preocuparei em prepara-lo, caso ele queira (e somente se ele quizer), para uma vida atéia...

Deve-se observar que se essa questão não fosse importante para psique humana ela certamente não seria desenvolvida, independente se seja verdade ou mentira!!! Daí minha preocupação.
[center]Imagem[/center]

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:É simples lidar com a questão no tocante à escola. Não matricule o filho em escola pertencente à religião alguma.

Crianças não devem em hipótese alguma servir de matéria-prima para qualquer tipo de proselitismo religioso.
Mantenho minha filha ciente de tudo acerca de todas as correntes religiosas e a respeito da fé (tanto dela quanto dos seres humanos em geral). As conclusões finais ela mesmo as tira.

Como sou a favor da liberdade de pensamento e ela foi criada assim desde sempre, dogmas nunca foram bem aceitos e ela os questionou ainda muito cedo.

Hoje em dia, esse assunto cedeu espaço para discussões mais proveitosas para a vida dela: sentimentos, relacionamentos, planos, expectativas, sonhos, dúvidas e coisas de ordem prática.

Oi querida!!!!

Tá viva? Pensei que o Voodu Espirita tivesse te pego de jeito e vc tivesse passado dessa para uma melhor!!!! :emoticon12:

Tá sumida, hein?

Apocaliptica

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:É simples lidar com a questão no tocante à escola. Não matricule o filho em escola pertencente à religião alguma.

Oi querida!!!!

Tá viva? Pensei que o Voodu Espirita tivesse te pego de jeito e vc tivesse passado dessa para uma melhor!!!! :emoticon12:

Tá sumida, hein?

Olá! Tava na praia! Mas andei fugindo numa Lan e apareci aqui, sim.
Estou com saudades também.
Falar em espírito, vou colocar no meu álbum do orkut uma foto do que eu imagino ser meu espírito de luz.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

eu tive um educação ateia e não tive nenhum problema na escola.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

clara campos escreveu:eu tive um educação ateia e não tive nenhum problema na escola.

Já eu tive uma educação católica e acabei me tornando ateu, e também nunca tive grandes problemas na escolas.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

clara campos escreveu:eu tive um educação ateia e não tive nenhum problema na escola.

Eu estudei em escola pública, nem lembro de ter alguma orientação religiosa. Só na PUC, mas aí sabíamos que estávamos pagando por uma disciplina obrigatória e que fazia parte do currículo obrigatório, infelizmente.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Apocaliptica escreveu:

Eu estudei em escola pública, nem lembro de ter alguma orientação religiosa. Só na PUC, mas aí sabíamos que estávamos pagando por uma disciplina obrigatória e que fazia parte do currículo obrigatório, infelizmente.

Idem, mas aprendia um pouco de religião somente com os pais.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:

Falar em espírito, vou colocar no meu álbum do orkut uma foto do que eu imagino ser meu espírito de luz.

Lesgal... Vou te conhecer por dentro!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Não esqueça de enviar o endereço do orkut.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Sinceramente, eu não acho que uma criação atéia seja efetivamente uma QUESTÃO, mas provavelmente isso se dá pelo fato de que ambos os meus pais são ateus, então pra mim isso nunca fez muita diferença. Não ateus militantes nem ateus intelectualizados sobre esse assunto, mas apenas pessoas sem paciência, saco ou disposição pra cultos, religiões e crenças, não é FANTÁSTICO quando você é gerado por duas pessoas que simplesmente SÃO assim, que nem chegam mesmo a ficar TEORIZANDO sobre ateísmo, apenas SENDO atéias desde sempre??? Isso não impediu minha mãe de matricular tanto a mim quanto a minha irmã no Colégio Salesiano de Salvador, acho que ela simplesmente nunca achou que ter ou não uma orientação religiosa fosse fazer diferença nas nossas cabeças. Talvez ela simplesmente sempre tenha achado que eu e minha irmã fôssemos como ela e meu pai, e tinha razão. Como eu já disse, pra certas pessoas ateísmo é simplesmente uma característica da personalidade, o que se dá com meus pais. Muito fofos eles.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Quem disse que o espírito está dentro??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Veja só:http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1353237947677059714

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Imagem

O espírito??? :emoticon12:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Acho que eu estou observando impiricamente um fenômeno PSI. Eu sabia, tinha certeza que vc era linda... Que olhão lindo, hein? :emoticon12:

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Will escreveu:Eu sabia, tinha certeza que vc (Apocaliptica) era linda... Que olhão lindo, hein? :emoticon12:

2!!! :emoticon19:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

Jeanioz escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Imagem

O espírito??? :emoticon12:

Quando bateram a foto, não tinha essa luz toda aí , não...isso é coisa para a gente rever alguns conceitos.... :emoticon16:

Will

Mensagem por Will »

Jeanioz escreveu:
Will escreveu:Eu sabia, tinha certeza que vc (Apocaliptica) era linda... Que olhão lindo, hein? :emoticon12:

2!!! :emoticon19:

Demorô... Já fizemos corum para elegê-la a musa atéia do forum Religião é Veneno!!!!

Apocaliptica

Will, Jeanioz,

Obrigada pelos elogios...fiquei ruborizada aqui. :emoticon16:

Trancado