Página 1 de 1
O porquê de Richard Dawkins ser contra a pena de morte
Enviado: 24 Jan 2007, 16:47
por Azathoth
A razão é simples: pessoas de mau caráter encarceradas e com seus direitos civis respeitados cedem material de estudo precioso para estudarmos as origens psicológicas da má índole e avaliar com maior profundidade o que deu de errado. Leiam:
http://www.huffingtonpost.com/richard-d ... 37690.html
Re.: O porquê de Richard Dawkins ser contra a pena de morte
Enviado: 24 Jan 2007, 23:57
por betossantana
Poxa, mesmo antes de abrir o link, concordo! Criminosos sádicos são pessoas e seu comportamento é antes de tudo um comportamento humano (no sentido de não ter correspondência em outros animais, acredito), estudar o impulso assassino é uma OBRIGAÇÃO de uma sociedade!
LEMBREM-SE, Sharon Stone em Instinto Selvagem.
Re.: O porquê de Richard Dawkins ser contra a pena de morte
Enviado: 25 Jan 2007, 16:40
por o anátema
Se a avaliação do risco incorrido for agradável, é realmente algo interessante, ainda que ache que mesmo com objetos de pesquisa desse tipo disponíveis pelo tempo que ficassem naturalmente vivos, haveria mais controvérsias que respostas, em quantidade não muito menor do que haveria se especulássemos apenas a partir de dados biográficos como os que já se tem desse pessoal todo.
Acho que em muitos casos não é uma boa relação de risco e potencial benefício. De forma que seria mais ou menos como defender a permanência de guerras ou a continuidade de doenças numa pessoa em vez de sua cura ou eutanásia, apenas para ter essas coisas como objetos de pesquisa; estudar a dinâmica das guerras, como elas se desenrolam, que padrões formam; ver a agonia da pessoa, todos os estados cerebrais em MRI enquanto agoniza em sua sofrida doença, terminal, ou que poderia ser curada.