Brasil viola direitos fundamentais, aponta relatório
- Vito Álvaro
11/12/2005 - 16h50
da Folha Online
A violação dos direitos fundamentais é uma realidade no Brasil. A conclusão é do Relatório Direitos Humanos Brasil 2005, organizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. O documento, divulgado nesta semana, aponta que, apesar das ações dos movimentos populares, o desrespeito a esses direitos ainda é uma constante.
Para o presidente do conselho deliberativo da entidade, padre Ricardo Rezende, o país vive um momento delicado. "Com a crise política e as violações dos direitos humanos em seu sentido mais amplo, o país vive um risco, nesse momento, de desesperança. Houve uma expectativa frustrada quanto às ações que poderiam ter sido implementadas pelo governo do presidente Lula, por parte da sociedade como um todo e da sociedade civil organizada e popular, principalmente aquela dos defensores dos direitos humanos", afirma.
O documento traz 32 artigos que tratam de temas que vão desde a violência no campo até a situação dos migrantes sem documentos, política ambiental e políticas internacionais. O relatório traz números e análises de diversos setores, como a situação dos trabalhadores no plantio de cana-de-açúcar. Ressalta, por exemplo, que vários depoimentos de trabalhadores atestam que algumas usinas retiram a cesta básica caso a média de produtividade seja inferior a 10 toneladas de cana cortada por dia.
Outro tema abordado é a violência contra a mulher. De acordo com dados publicados no relatório, a cada 15 segundos uma brasileira é impedida de sair de casa e também a cada 15 segundos outra é forçada a ter relações sexuais contra sua vontade. O documento traz ainda uma análise sobre a dívida pública brasileira, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os efeitos práticos das decisões dos órgãos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
Folha
11/12/2005 - 16h50
da Folha Online
A violação dos direitos fundamentais é uma realidade no Brasil. A conclusão é do Relatório Direitos Humanos Brasil 2005, organizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. O documento, divulgado nesta semana, aponta que, apesar das ações dos movimentos populares, o desrespeito a esses direitos ainda é uma constante.
Para o presidente do conselho deliberativo da entidade, padre Ricardo Rezende, o país vive um momento delicado. "Com a crise política e as violações dos direitos humanos em seu sentido mais amplo, o país vive um risco, nesse momento, de desesperança. Houve uma expectativa frustrada quanto às ações que poderiam ter sido implementadas pelo governo do presidente Lula, por parte da sociedade como um todo e da sociedade civil organizada e popular, principalmente aquela dos defensores dos direitos humanos", afirma.
O documento traz 32 artigos que tratam de temas que vão desde a violência no campo até a situação dos migrantes sem documentos, política ambiental e políticas internacionais. O relatório traz números e análises de diversos setores, como a situação dos trabalhadores no plantio de cana-de-açúcar. Ressalta, por exemplo, que vários depoimentos de trabalhadores atestam que algumas usinas retiram a cesta básica caso a média de produtividade seja inferior a 10 toneladas de cana cortada por dia.
Outro tema abordado é a violência contra a mulher. De acordo com dados publicados no relatório, a cada 15 segundos uma brasileira é impedida de sair de casa e também a cada 15 segundos outra é forçada a ter relações sexuais contra sua vontade. O documento traz ainda uma análise sobre a dívida pública brasileira, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os efeitos práticos das decisões dos órgãos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
Folha
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
- Aurelio Moraes
- Contato:
Re.: Brasil viola direitos fundamentais, aponta relatório
Lamentavelmente um antigo problema no Brasil...
- Poindexter
Re: Brasil viola direitos fundamentais, aponta relatório
Vito Alvaro escreveu:Brasil viola direitos fundamentais, aponta relatório
11/12/2005 - 16h50
da Folha Online
"Com a crise política e as violações dos direitos humanos em seu sentido mais amplo, o país vive um risco, nesse momento, de desesperança. Houve uma expectativa frustrada quanto às ações que poderiam ter sido implementadas pelo governo do presidente Lula, por parte da sociedade como um todo e da sociedade civil organizada e popular, principalmente aquela dos defensores dos direitos humanos", afirma.
O documento traz 32 artigos que tratam de temas que vão desde a violência no campo até a situação dos migrantes sem documentos, política ambiental e políticas internacionais. O relatório traz números e análises de diversos setores, como a situação dos trabalhadores no plantio de cana-de-açúcar. Ressalta, por exemplo, que vários depoimentos de trabalhadores atestam que algumas usinas retiram a cesta básica caso a média de produtividade seja inferior a 10 toneladas de cana cortada por dia. ...
Até aqui, apenas comunismo.
Querem cesta básica? Comprem, ué!!! Afinal, é com o salário que se compra as coisas!
Vito Alvaro escreveu:... Outro tema abordado é a violência contra a mulher. De acordo com dados publicados no relatório, a cada 15 segundos uma brasileira é impedida de sair de casa e também a cada 15 segundos outra é forçada a ter relações sexuais contra sua vontade. O documento traz ainda uma análise sobre a dívida pública brasileira, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os efeitos práticos das decisões dos órgãos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
Folha
Agora, sim, algo a ser cuidado.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Comunismo, PD?
Você acha isso normal?
Suas idéias me dão nojo às vezes, PD.
Você acha isso normal?
O relatório traz números e análises de diversos setores, como a situação dos trabalhadores no plantio de cana-de-açúcar. Ressalta, por exemplo, que vários depoimentos de trabalhadores atestam que algumas usinas retiram a cesta básica caso a média de produtividade seja inferior a 10 toneladas de cana cortada por dia. ...
- Poindexter
Re: Re.: Brasil viola direitos fundamentais, aponta relatóri
Mr.Hammond escreveu:Comunismo, PD?
Você acha isso normal?O relatório traz números e análises de diversos setores, como a situação dos trabalhadores no plantio de cana-de-açúcar. Ressalta, por exemplo, que vários depoimentos de trabalhadores atestam que algumas usinas retiram a cesta básica caso a média de produtividade seja inferior a 10 toneladas de cana cortada por dia. ...
Não vejo problema algum nisso. É o tal "incentivo à produtividade", que existe bastante no mundo corporativo... só não há tanto no Brasil porque "qualquer coisinha" que uma empresa dá por duas vezes se torna obrigação para ela.
O texto, de cara, é tendencioso, ao dizer que eles perdem as cestas se a produtividade estiver abaixo de certo nível, ao invés de dizer que eles GANHAM as cestas se esta estiver acima do tal nível.
Além do mais, esse negócio de "Direitos Humanos em seu sentido mais amplo" já está se tornando uma espécie de "mantra" comunista.
O Brasil ainda parece não entender muito o Capitalismo...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
- Claudio Loredo
- Contato:
Poindexter escreveu:O Brasil ainda parece não entender muito o Capitalismo...
E você parece não entender nada de humanismo.
Re: Brasil viola direitos fundamentais, aponta relatório
Poindexter escreveu:Querem cesta básica? Comprem, ué!!! Afinal, é com o salário que se compra as coisas!
É... e essa mentalidade de que isso de privar os assalariados desse recurso é uma "monstruosidade" é culpa do paternalismo.
O fato é que enquanto dão cestinhas-esmola, estão privando o trabalhador de salários dignos e capazes de suprirem as necessidades básicas.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Poindexter escreveu:Mr.Hammond escreveu:Comunismo, PD?
Você acha isso normal?O relatório traz números e análises de diversos setores, como a situação dos trabalhadores no plantio de cana-de-açúcar. Ressalta, por exemplo, que vários depoimentos de trabalhadores atestam que algumas usinas retiram a cesta básica caso a média de produtividade seja inferior a 10 toneladas de cana cortada por dia. ...
Não vejo problema algum nisso. É o tal "incentivo à produtividade", que existe bastante no mundo corporativo... só não há tanto no Brasil porque "qualquer coisinha" que uma empresa dá por duas vezes se torna obrigação para ela.
O texto, de cara, é tendencioso, ao dizer que eles perdem as cestas se a produtividade estiver abaixo de certo nível, ao invés de dizer que eles GANHAM as cestas se esta estiver acima do tal nível.
Além do mais, esse negócio de "Direitos Humanos em seu sentido mais amplo" já está se tornando uma espécie de "mantra" comunista.
O Brasil ainda parece não entender muito o Capitalismo...
Mantra comunista? O problema não são só as cestas básicas. Esse pode ser chamado de problema menor. Os exemplos do texto são só alguns, que podiam ser extendidos aos casos de trabalho infantil (que eu suponho que você seja contra), trabalhadores adultos que são convocados para o trabalho e moram em condições de miséria na fazenda, ganhando um salário baixíssimo. Tudo isso é violação dos direitos humanos.
Isso sem mencionar os filhos destes trabalhadores, que com incentivo dos plantadores de cana também trabalham na colheita,quando deviam estar estudando ou brincando.
Capitalismo a qualquer custo pra você, Poindexter?
Você acha justo também que crianças desnutridas trabalhem em fazendas, olarias e qualquer coisa parecida, tudo em nome do lucro ?
E se existe um acordo formal entre os trabalhadores e os fazendeiros para se distribuir um determinado número de cestas básicas, eles não podem tirar por causa da produção.
É muito fácil para quem está na classe média (como nós) se acomodar e não ver problema algum nas plantações.
Você acha que eles ganham bem para poderem sustentar suas famílias e suprirem todas as necessidades de um ser humano (educação, vestuário, alimentação, lazer etc) É muita paranóia achar que qualquer reivindicação é coisa de comunista.
Novamente, PD, dá muito nojo as suas idéias.
- Poindexter
Mr.Hammond escreveu:Mantra comunista? O problema não são só as cestas básicas. Esse pode ser chamado de problema menor. Os exemplos do texto são só alguns, que podiam ser extendidos aos casos de trabalho infantil (que eu suponho que você seja contra)
Não há probema nenhum nessa estorinha das cestas básicas. Trabalho infantil deveria dar trabalhos forçados e EC para os pais.
Mr.Hammond escreveu:... trabalhadores adultos que são convocados para o trabalho...
Como assim, "convocados"? Se não forem "convocados", vão passar a vida sem trabalhar, por acaso?
Mr.Hammond escreveu: e moram em condições de miséria na fazenda, ganhando um salário baixíssimo.
Problema deles. Não tenho culpa se os pais deles não cuidaram deles direito.
Mr.Hammond escreveu:Isso sem mencionar os filhos destes trabalhadores, que com incentivo dos plantadores de cana também trabalham na colheita,quando deviam estar estudando ou brincando.
Não tenho culpa se eles tiveram filhos sem condições financeiras para tal.
Além do mais, por conta de minha opinião acerca do trabalho infantil, penso que os pais dessas crianças deveriam pegar trabalhos forçados.
Mr.Hammond escreveu:Capitalismo a qualquer custo pra você, Poindexter?
Algum capitalismo, Hammond, já que este país parece desconhecer tal conceito?
Mr.Hammond escreveu:Você acha justo também que crianças desnutridas trabalhem em fazendas, olarias e qualquer coisa parecida, tudo em nome do lucro ?
Trabalho infantil deveria dar trabalhos forçados e EC para os pais.
Mr.Hammond escreveu:E se existe um acordo formal entre os trabalhadores e os fazendeiros para se distribuir um determinado número de cestas básicas, eles não podem tirar por causa da produção.
Quem disse que há?
Mr.Hammond escreveu: É muito fácil para quem está na classe média (como nós) se acomodar e não ver problema algum nas plantações.
Não. Não é "fácil", não. Eu não estou na classe média por acaso. Estou na classe média por causa de todo um esforço de meus últimos ancestrais no sentido de avaliar a situação antes de ter filhos. Talvez muitos deles quisessem ter mais filhos do que efetivamente tiveram e talvez muitos deles quisessem ter filhos alguns anos antes do qu eefetivamente tiveram, mas renunciaram a isso em prol da família.
Talvez alguns quisessem gastar tudo o que tinham na jogatina, e talvez alguns quisessem não ter que trabalhar para viver apenas da caridade alheia, mas também não foi isso o que fizeram, e por aí vai.
Então, não é "muito fácil" coisíssima nenhuma. Huve todo um planejamento anterior e não é problema meu ou de minha família se outras famílias nada planejaram ou foram infelizes em seus planejamentos e ainda não tiveram tempo de se reerguer.
Da mesma forma, não acho que as famílias que conseguiram riquezas maiores que as da minha tenham que ser consideradas culpadas por isso e devam me subsidiar por causa disso.
Mr.Hammond escreveu:Você acha que eles ganham bem para poderem sustentar suas famílias e suprirem todas as necessidades de um ser humano (educação, vestuário, alimentação, lazer etc)
Problema dos pais deles se não os prepararam para ter atividades melhor remuneradas. Problema dos que deles não quiseram aprender atividades melhor remuneradas por preguiça e comodismo.
Mr.Hammond escreveu: É muita paranóia achar que qualquer reivindicação é coisa de comunista.
Paranóia é achar que essas reclamações com relação aos Direitos Humanos cessarão enquanto não for implantado o comunismo.
Mr.Hammond escreveu:Novamente, PD, dá muito nojo as suas idéias.
O que dá nojo é ver o pessoal dos Direitos Humanos defendendo bandidos e pouco se lixando para as vítimas.
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
- Aurelio Moraes
- Contato:
Como assim, "convocados"? Se não forem "convocados", vão passar a vida sem trabalhar, por acaso?
Muitas vezes são convocados em outros estados, por não conseguirem trabalho aonde moram.De vez em quando aparecem na mídia reportagem sobre casos assim, os famosos " boias-frias". Moram em quartos pequenos e tudo de alimento que consomem (assim como outros bens) consomem na mercearia da fazenda. Daí vão criando uma dívida "bola-de-neve" , ganham muito pouco e dificilmente conseguem poupar dinheiro e se livrar do círculo vicioso. Também são contratados como mão-de-obra barata. Têm que trabalhar sim,sem dúvidas. Mas não justifica que sejam mal-remunerados e tenham condições pouco dígnas de trabalho, em muitas vezes regime semi-escravocata.
Não tenho culpa se os pais deles não cuidaram deles direito.
A culpa é só dos pais? Ou por viverem em regiões extremamente sem desenvolvimento, como o interiorzão do nordeste. Os governos deviam desenvolver estas regiões, isto sim.
Trabalho infantil deveria dar trabalhos forçados e EC para os pais.
Enfim, concordamos.
Ou talvez devesse dar simples cadeia.
Quem disse que há?
Por isso eu usei o "se", para não afirmar o que eu estou em dúvida.
Problema dos que deles não quiseram aprender atividades melhor remuneradas por preguiça e comodismo.
Aí caímos no problema da péssima educação pública, a falta de incentivo ao emprendedorismo por exemplo, falta de oportunidade para ingressar em uma universidade.
Muitas pessoas querem estudar mais e não têm condições financeiras ou em seus lugares não têm simplesmente o que estudar.
De qualquer forma, existe gente que consegue superar as dificuldades de nascer e crescer em um lugar miserável e conseguem um bom emprego.
Um exemplo pequeno disso é quando acontece inclusão digital na periferia de S.P. Muitos jovens que nunca tiveram contato com a informática fazem um curso no centro de informática montado na comunidade (montado pelo governo, por uma ONG ou parceria dos dois) e acaba por aprender uma profissão (como web designer) e sobem na vida.
Condições para subir na vida no Brasil há, mas nem todos conseguem alcançar estas condições.
O que dá nojo é ver o pessoal dos Direitos Humanos defendendo bandidos e pouco se lixando para as vítimas.
E quem disse que eu concordo com quem defende bandido?
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 12 Dez 2005, 15:38, em um total de 3 vezes.
- Claudio Loredo
- Contato:
Poindexter,
É bom que existe uma premiação para todos os indivíduos que agem corretamente. Isto incentiva outros a agirem do mesmo modo. No final, toda a coletividade ganha ao ser estimulada a adotar os procedimentos corretos.
O problema é que a educação não tem sido fornecida aos mais pobres, daí eles ficam sem acesso ao conhecimentos dos procedimentos corretos a serem adotados.
O que acaba acontecendo é que enquanto mais pobre é a pessoa, mais filhos ela tem e enquanto mais rica, menos filhos. O percentual dos mais pobres aumenta e o dos mais ricos diminui. Isto passa a ser um problema de todos quando o gigantesco número de pobres passa a incomodar o diminuto número de privilegiados.
Há também o problema da concorrência desleal, que obriga os donos do capital a apoiarem os direitos trabalhistas. Esses direitos existem não apenas para proteger os trabalhadores da exploração, mas também para proteger a concorrência sádia.
Se um latifundiário adota trabalho escravo nas suas fazendas para produzir soja, como um Senador do Estado do Tocantins fazia, ele pratica concorrência desleal com os outros fazendeiros produtores de soja que usam mão-de-obra assalariada. Se um fazendeiro desrespeita todas leis trabalhistas, ele obtém vantagem competitiva em relação ao fazendeiro que respeita as leis do trabalho. Daí a necessidade do estabelecimento de regras trabalhistas no jogo da concorrência.
A superexploração da mão de obra acaba atingindo a todos. Atinge as empresas que ficam sem consumidores para consumir seus produtos e atinge todos os trabalhadores que vêem seu poder aquisitivo diminuir cada vez mais em virtude da concorrência com uma massa de desempregados cada vez maior.
Como vivemos em sociedade, onde uns dependem de outros, a violação dos direitos humanos no mundo do trabalho acaba atingindo inclusive os que possuem bons empregos. Daí, é necessário não permitir mais a violação dos direitos trabalhistas, porque, caso contrario, a situação só tende a piorar.
Essa história de que os filhos tem culpa pelos pecados dos pais, é coisa da Bíblia que imputa a toda a humanidade o pecado original de Adão e Eva. Uma criança que nasce num lar miserável não deve ser condenada a também viver na miséria e gerar outros miseráveis. Deve haver um esforço da sociedada para tirar esta criança da miséria.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Poindexter escreveu:O texto, de cara, é tendencioso, ao dizer que eles perdem as cestas se a produtividade estiver abaixo de certo nível, ao invés de dizer que eles GANHAM as cestas se esta estiver acima do tal nível.
Velhíssimo esquema de manipulação da mídia esquerdista, diga-se de passagem.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
- Aurelio Moraes
- Contato:
Provas de que a mídia é esquerdista???
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Mr.Hammond escreveu:Provas de que a mídia é esquerdista???
Quantas pessoas não são de esquerda na sua sala de comunicação? Seja sincero.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Não muitas. A sala tem cerca de 50 alunos. Se 10 forem assumidamente de esquerda e panfletários da esquerda, já será muito. Sinceramente. A maioria é centrista (meu caso), direitista ou simplesmente é completamente indiferente.
Vai dizer que jornais como Folha de SP e Estado de SP são esquerdistas?
Vai dizer que jornais como Folha de SP e Estado de SP são esquerdistas?
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
O Folha é historicamente esquerdista "libertário".
Chegou até ao despautério de lançar um editorial em favor do SIM no referendo, quer prova mais grosseira do que essa?
Chegou até ao despautério de lançar um editorial em favor do SIM no referendo, quer prova mais grosseira do que essa?
user f.k.a. Cabeção escreveu:O Folha é historicamente esquerdista "libertário".
Realmente, a Folha é um jornal de alto nível, creio eu que o de mais alto nível entre os de circulação nacional, e não me surpreenderia se ela se declarasse de esquerda.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Puts, que nada a ver cabeção. Vários deputados , senadores e personalidades de direita apoiaram o SIM.
Isso demonstra que a opção do "sim "não era necessariamente de esquerda.
Isso demonstra que a opção do "sim "não era necessariamente de esquerda.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Mr.Hammond escreveu: Não muitas. A sala tem cerca de 50 alunos. Se 10 forem assumidamente de esquerda e panfletários da esquerda, já será muito. Sinceramente. A maioria é centrista (meu caso), direitista ou simplesmente é completamente indiferente.
E quem disse que o Orkut é inútil? Pelo menos serve para pegar MENTIRAS DESLAVADAS essa.
Entrei na sua comunidade http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=260439 da sua faculdade.
Resolvi usar o seguinte método, contabilizar esquerdistas contra qualquer outra posição política, e ir selecionando as pessoas aleatoriamente. A menos que você ache que eu consigo descobrir um comunista pelas fuças dele, o resultado foi 10x1 para a esquerda-liberal. O 1 que eu encontrei foi alguém que se declarou apolítico.
A maior parte não declarou a posição política no perfil, logo, mas estatisticamente só uma amostra que responda já vale como resposta.
Teve inclusive gente se declarando extrema-esquerda-liberal, seja lá o que for isso. Deve ser o tipo que apóia gente como o João Pedro Stédile nas suas empreitadas terroristas.
É claro que eu não pude verificar se eram todos da sua sala, mas isso não interessa. A menos que você estude num reduto direitóide, devemos esperar que sua classe se encontre dentro do desvio padrão, que, nessa pequena amostragem, é grosseiramente deslocado para o esquerdismo-libertário.
Continuemos...
Puts, que nada a ver cabeção. Vários deputados , senadores e personalidades de direita apoiaram o SIM.
Isso demonstra que a opção do "sim" não era necessariamente de esquerda.
O Brasil sequer tem uma direita definida para você fazer esse tipo de afirmação. Existem os esquerdistas mais e menos boçais, mais ou menos corruptos, mais ou menos doentes, e acho que ainda estou sendo bastante camarada com essa distinção.
Conforme for, se quiser mais provas de que a mídia brasileira é de viés esquerdista, é o fato de que ela simplesmente esconde a ocorrência do Foro de São Paulo há mais de quinze anos, evento que reúne as lideranças esquerdistas tanto dos partidos quanto das facções criminosas (como se houvesse diferença) da América Latina, e do qual o presidente Lula é um dos fundadores, junto com o tirano assassino do Castro, as FARC e várias outras milícias e partidos de esquerda.
- Aurelio Moraes
- Contato:
É claro que eu não pude verificar se eram todos da sua sala
Puts, AQUELA NÃO É A COMUNIDADE DA MINHA SALA. É DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES. EU QUANDO RESPONDI ME REFERI A MINHA SALA. Na FCA tem curso de turismo e publicidade e propaganda também, a propósito. São 3 salas de cada curso, a noite.
Quando você perguntou sobre a minha faculdade, eu respondi exclusivamente sobre a minha faculdade de jornalismo. E não a nossa querida FCA. Eu não tenho como saber se a maioria de uns 400 alunos são esquerdistas, direitistas, investidores de corridas de cavalos, torcedores do Botafogo (isso eu sei, além de mim têm mais 2) boiolas, franciscanos ou adeptos do saci-pererê.
De qualquer forma, mesmo que um aluno de jornalista se declare esquerdista hoje, não significa que:
-ele não venha a mudar totalmente sua visão política, com o tempo;
-que necessariamente ele só vai escrever matérias de esquerda, dando vivas ao Lula, Zé Dirceu e Chávez.
A comunidade do curso de jornalismo que eu criei é esta aqui:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1379726
A deste link que eu coloquei agora tem uns 30 % de alunos da minha sala, amigos e pessoas de outras séries.
Logo seu método de pesquisa é inválido e nem um pouco científico.
Quando voltarem as aulas, faço questão de fazer esta pesquisa para você, se possível gravando ou filmando os entrevistados.
Sobre a esquerda, você não pode colocar no mesmo saco Eduardo Suplicy, Mercadante e as FARC. Seria como eu colocar você no mesmo saco com o nazismo, já que "é tudo direita".
- Claudio Loredo
- Contato:
Acho perfeitamente normal e saudável que numa faculdade de jornalismo e comunicação a maioria dos alunos seja de esquerda.
Fazer comunicação social significa ser criativo e inovador, características da esquerda. É o pensamento de esquerda que busca a inovação, contrastando com o pensamento de direita que é conservador.
Historicamente, a esquerda sempre se caracterizou por estar do lado das mudanças e a favor do povo; já a direita sempre se caracterizou por ser contra as mudanças e a favor da manutenção do status quo que privilegia quem está no poder.
Um aluno das Ciências Sociais precisa ter um pensamento social critico e inovador, nada mais natural para este aluno do que ser de esquerda. É a sensibilidade em relação a sociedade em que ele vive que dará a ele a criatividade necessária para retratar e falar a esta sociedade.
- Poindexter
Claudio Loredo escreveu:
Acho perfeitamente normal e saudável que numa faculdade de jornalismo e comunicação a maioria dos alunos seja de esquerda.
Fazer comunicação social significa ser criativo e inovador, características da esquerda. É o pensamento de esquerda que busca a inovação, contrastando com o pensamento de direita que é conservador.
Historicamente, a esquerda sempre se caracterizou por estar do lado das mudanças e a favor do povo; já a direita sempre se caracterizou por ser contra as mudanças e a favor da manutenção do status quo que privilegia quem está no poder.
Um aluno das Ciências Sociais precisa ter um pensamento social critico e inovador, nada mais natural para este aluno do que ser de esquerda. É a sensibilidade em relação a sociedade em que ele vive que dará a ele a criatividade necessária para retratar e falar a esta sociedade.
Uma simples comparação entre os eletrodomésticos da antiga U.R.S.S. e os eletrodomésticos norte-americanos da época mostra muito bem onde se encontra o espírito inovador...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Niels,
Com relação a minha pesquisa rápida, eu entrei na sua faculdade, e de uns 25 perfis eu não encontrei nenhum que declarasse não ser de esquerda, exceto o caso do "apolitizado", e em contra partida encontrei 10 casos de esquerdismo (e até de extremo-esquerdismo, provavelmente um amante de pulhas do naipe de Stálin e Castro).
Donde se conclui que a sua afirmação de 20% de esquerdistas é grosseiramente distorcida.
E olhe que estamos numa época em que a esquerda está mais humilhada e retraída em função da remoção da áura de virgem de bordel com a qual ela se cobriu durante o tempo em que era oposição (embora sempre tenha sido situação).
Mr.Hammond escreveu:Sobre a esquerda, você não pode colocar no mesmo saco Eduardo Suplicy, Mercadante e as FARC. Seria como eu colocar você no mesmo saco com o nazismo, já que "é tudo direita".
E desde quando o nazismo é de direita?
Pelo que eu entendo defender um Estado Máximo é uma prática da esquerda, fora o fato do nazismo também compartilhar do mesmo populismo característico dos governos Socialistas reais, a orientação para as massas e a nulificação do indíviduo. A adoção velada do lema soviete: "o partido é tudo, o militante é nada".
Talvez a única distância, ainda que simbólica, é a da permissibilidade da propriedade privada no sistema nazista, ainda que com restrições bem grandes.
Eles eram anti-soviéticos, mas isso não implica que eles fossem de direita. O termo extrema-direita é bastante ardiloso, eu diria.
- Claudio Loredo
- Contato:
Poindexter escreveu:Uma simples comparação entre os eletrodomésticos da antiga U.R.S.S. e os eletrodomésticos norte-americanos da época mostra muito bem onde se encontra o espírito inovador...
O Marxismo é apenas uma das direções para as quais o pensamento de esquerda pode apontar. O pensamento de direita, da mesma forma, pode apontar em diversas direções, portanto, ser de esquerda não significa ser marxista e nem apoiar a experiência soviética.
Já ouviu aquela frase: "o poder se toma com a esquerda e se exerce com a direita", pois foi exatamente isto que aconteceu na antiga URSS. Uma vez no poder, os dirigentes comunistas se corromperam, porque o poder corrompe, e criaram uma burocracia imensa que atrapalhou a inovação.
Para quem é de esquerda o importante é que toda a sociedade seja beneficiada. Daí, se o capitalismo é algo bom, que trás inovações e benefícios a todos, quem é de esquerda será a favor do capitalismo (com exceção dos 100% comunistas). Se a competição beneficia toda a sociedade, então a competição deve ser estimulada. O pensamento de esquerda sempre visará o bem estar de toda a coletividade, mesmo que esse bem estar passe pelo capitalismo.
Da mesma forma como ser ateu não graça se você não for cético; ser de esquerda não tem graça se você não for democrata. As ditaduras comunistas foram uma péssima experiência pela falta da democracia.
Editado pela última vez por Claudio Loredo em 13 Dez 2005, 16:01, em um total de 1 vez.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
A burocracia, Claudio, é característica inerente dos países comandados majoritariamente pela esquerda.
Não é à toa que as nações mais liberais do mundo, como Nova Zelândia e EUA tem um aparato burocrático muito reduzido.
O tempo de espera para se abrir uma empresa em Wellinton é de aproximadamente dois dias, no Brasil, a regulamentação leva mais de um ano para se concluir.
A característica principal da esquerda é atravancar os processos comerciais e gastar de forma irracional a verba (não) disponível, em geral entulhando o serviço público e a previdência social de parasitas, que dentro de uma administração voltada para resultado, seriam sumariamente eliminados, por aumentarem a burocracia e incharem as despesas de ordenado e benefícios, e direitos absurdos dos pensionistas, cortados, só como exemplo.