Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por emmmcri »

o anátema escreveu:Essa de "pena de morte existe, mas não está legalizada ainda" é espantalho bem esfarrapado.

As pessoas mortas pela polícia não foram condenadas especificamente por qualquer processo legal.

Pena de morte é meio como RDD. Não é qualquer um que vai parar lá, possivelmente um monte de inocentes. O RDD pega tantos inocentes a ponto de se defender que não existisse? Ou se pode ter um bom grau de certeza que quem é condenado ao RDD de fato fez por merecer?



"As pessoas mortas pela polícia não foram condenadas especificamente por qualquer processo legal."

Você confia no sistema judicial do País???
Confia?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por emmmcri »

zencem escreveu:
emmmcri escreveu:
zencem escreveu:
emmmcri escreveu:O menino nasce em um lugar muito pobre do Brasil.Seu pai ganha pouco e bebe muito,a ponto de espancar ele e sua mãe também.Não tem nada na vida nem esperança de um futuro.
Perto dele estão traficantes, armados,temidos,admirados,a população local tem até certa gratidão destes, que dão alguma assintência onde o Estado abandonou a tempos.Sua mãe e sua irmão já até enrolaram uns papelotes para eles a fim de defender uns trocados a mais.Crece a admiração deste menino por eles,estão sempre com dinheiro , com belas meninas,comandam bailes.Sim , ele agora quer ser um deles, estes passam a ser não só uma nova,mas como a única esperança dele se sentir respeitado,digno.O menino se torna um deles.

***
Sou CONTRA a pena capital!!


Seguinte: Prende o traficante respeitado, condenando-o à morte na fôrca, como o SADAM.

Depois, grava o enforcamento no You Tube para que todo o mundo possa ver na INTERNET, incluindo uma mostra dos crimes bárbaros que eles cometeram.

Agora, se você prefere que ele continue a ser visto como um traficante respeitado, o problema é teu.

Se você tem uma solução mais barata, apresente.

Nunca esquecendo que aqueles inocentes que não iriam mais morrer, por conta dessas medidas saneadoras, te agradeceriam antecipadamente.

Quanto àqueles meninos que passariam a não adotar o tráfico, por perda de interesse, talvêz encontrem o caminho do bem e resolvam pensar em fazer alguma coisa de útil que os torne dignos de suas existências.

Quero aqui prestar minha homenagem póstuma ao inocente desconhecido, que tenha sido vítima dos escrúpulos de um cristão hipócrita.





Você "justificou" a matança do Estado com argumentação CRETINA e quer que eu leve a sério?Se pena de morte fosse solução para alguma coisa,o Brasil estaria sem crimes,pois ela já existe só não esta legalizada ainda!
:emoticon14: :emoticon14: :emoticon14:

Argumentação cretina é aquela que confessa ter tanto escrúpulo com os destinos de um facínora, enquanto nega condecendência aos inocentes que serão vítimas dele.

É uma questão de escolha meu caro; e pra você, um inocente assassinado não requer tanta indignação quanto um pulha que, alem de representar um perígo, serve como mau exemplo para os inúmeros amigos engraxates que tu vais encontrar na vida.



Você não pode estar falando sério,seria muito podre!
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por emmmcri »

zencem escreveu:
Neuromancer escreveu:Por quê sempre dão como exemplo uns meninos com uma infância ruim e triste?

***
Isso não´é desculpa, se formos relevar por levar em consideração a vida de cada assassino, ninguém pagará pelos seus crimes.


É isso mesmo, Neuromancer!

A árvore da impunidade cresce vigorosamente nesse terreno de falsa aflição de consciência.





É facil colocar a culpa nas "escolhas" que as pessoas fizeram!
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por emmmcri »

Neuromancer escreveu:Por quê sempre dão como exemplo uns meninos com uma infância ruim e triste?

[b]Porquê são a grande maioria nestes casos , entendeu?


Temos um caso recentemente de um cara que para pagar uma dívida num banco seqüestrou e matou o gerente de uma agência.
Temos também não muito longe daqui, de onde estou, o caso de alguns fazendeiros que resolveram dar fim a uns agentes do ministério do trabalho, o famoso caso de Unaí. Não eram pobres nem tiveram infância triste, como justificar?
Mulheres que matam por ciúmes, por inveja, por uma variedade enorme de motivos, como entender?
Isso não´é desculpa, se formos relevar por levar em consideração a vida de cada assassino, ninguém pagará pelos seus crimes.[/b]


Não se trata de desculpa e sim de análise de FATOS!
Os exemplos que você usou são poucos, os que eu usei são a estúpida maioria !!
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por emmmcri »

Apocaliptica escreveu:
Neuromancer escreveu:Por quê sempre dão como exemplo uns meninos com uma infância ruim e triste?
Temos um caso recentemente de um cara que para pagar uma dívida num banco seqüestrou e matou o gerente de uma agência.
Temos também não muito longe daqui, de onde estou, o caso de alguns fazendeiros que resolveram dar fim a uns agentes do ministério do trabalho, o famoso caso de Unaí. Não eram pobres nem tiveram infância triste, como justificar?
Mulheres que matam por ciúmes, por inveja, por uma variedade enorme de motivos, como entender?
Isso não´é desculpa, se formos relevar por levar em consideração a vida de cada assassino, ninguém pagará pelos seus crimes.



Exatamente. Justificar o crime com base na origem ou nos traumas da vida do criminoso abre um precedente perigoso.


Fechar os olhos para FATOS é tentar enganar a si mesmo!!
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

Huxley escreveu:Começou aquela falácia."O coitadinho cresceu num lugar pobre, vivia com uma pai que batia na mãe,não tinha perspectiva de vida e nem onde cair morto e de repente enxergou uma solução no tráfico.Tava escrito nas estrelas tudo isso.Até Nostradamus previu isso de tão inevitável que era tal acontecimento".

Não é falácia e não estava escrito nas estrelas é o que acontece com nossas crianças carentes infelizmente.
Isso se chama FATOS, contra o qual não há argumentos!


Esse engodo tem como base a idéia que a mente de um feto é a uma tábula rasa a ser preenchida pelos pais e pela sociedade e a concepção de que o homem em seu estado primitivo é um “bom selvagem”.
Digamos que determinada pessoa teve a probabilidade de ter uma escolha errada aumentada por causa de um gene que aumenta a agressividade ou porque cresceu num lugar pobre e sem perspectiva de vida.Mas será que isso quer dizer que estamos liberando explicações absurdas para crime como: "Não fui eu, foi minha amídala?" ou"Não fui eu, foi tudo culpa de minha falta de perspectiva de vida".Claro que não.Não há determinismo biológico, nem psicológico.A última coisa que desejamos é fazer tudo que a nossa alma bem entender.No momento em que temos a sensação que a conseqüência de uma atitude danosa será a repressão da justiça, da sociedade ou a vergonha, então o nosso cérebro pode vir com uma mensagem a bordo:"Se você cometer atitude X te fizer passar por mal educado ou mal, não faça X".
A questão é que o comportamento de um bandido é probabilístico e não determinístico.

Mê de aí um cálculo que justifique a matança de jovens pelo estado.

É claro que explicar um comportamento não é a mesma coisa que desculpá-lo.

100% de acordo!


Mas se o comportamento não é algo totalmente aleatório, há de haver alguma explicação.Se o comportamento fosse aleatório, então não poderíamos condenar ninguém porque uma pessoa não se deteria na primeira mínima vontade que tivesse de fazer algo.O fato de o adultério ser muito mais comum entre os homens do que em mulheres é um exemplo perfeito de como os genes de nosso corpo têm grande influência no nosso comportamento.E também já se descobriu que um gene tende a aumentar a probabilidade de uma pessoa cometer estupro.Imagine aí.Um menino que tem esse gene,sofreu abuso sexual na infância e sempre teve trauma porque era feio, mané e nunca pegava mulher.Mas se um dia ele estupra a sua filha, o que você diz?Será, que algo como “Oh, eu sou contra que esse pobrezinho pague a mesma quantidade de dias na cadeia que um estuprador comum”.Ou começa esse discurso:

"O menino nasce feio em um lugar muito pobre do Brasil.Ele sofre abuso na infância...blá, blá...Você pensa que esta é só uma ficção? "


PQP! Onde foi que eu falei em impunidade???
Minha luta é contra a pena capital que só daria carta branca para o Estado matar muitos daqueles que ele mesmo fabricou!!!
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

A partir desta postagem eu não responderei a quem colocar palavras na minha boca insinuando que estou defendendo impunidade,não é isso q estou fazendo, estou radicalmente contra a pena de morte por saber que esta só seriam aplicadas em pobres e se um só inocente for condenado, para mim já é motivo para que digamos um sonoro não a ela!A pena de morte é e é a única punição na qual não pode haver nenhum tipo de reparo no caso de erro
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

emmmcri escreveu:
Huxley escreveu:Começou aquela falácia."O coitadinho cresceu num lugar pobre, vivia com uma pai que batia na mãe,não tinha perspectiva de vida e nem onde cair morto e de repente enxergou uma solução no tráfico.Tava escrito nas estrelas tudo isso.Até Nostradamus previu isso de tão inevitável que era tal acontecimento".

Não é falácia e não estava escrito nas estrelas é o que acontece com nossas crianças carentes infelizmente.
Isso se chama FATOS, contra o qual não há argumentos!


Esse engodo tem como base a idéia que a mente de um feto é a uma tábula rasa a ser preenchida pelos pais e pela sociedade e a concepção de que o homem em seu estado primitivo é um “bom selvagem”.
Digamos que determinada pessoa teve a probabilidade de ter uma escolha errada aumentada por causa de um gene que aumenta a agressividade ou porque cresceu num lugar pobre e sem perspectiva de vida.Mas será que isso quer dizer que estamos liberando explicações absurdas para crime como: "Não fui eu, foi minha amídala?" ou"Não fui eu, foi tudo culpa de minha falta de perspectiva de vida".Claro que não.Não há determinismo biológico, nem psicológico.A última coisa que desejamos é fazer tudo que a nossa alma bem entender.No momento em que temos a sensação que a conseqüência de uma atitude danosa será a repressão da justiça, da sociedade ou a vergonha, então o nosso cérebro pode vir com uma mensagem a bordo:"Se você cometer atitude X te fizer passar por mal educado ou mal, não faça X".
A questão é que o comportamento de um bandido é probabilístico e não determinístico.

Mê de aí um cálculo que justifique a matança de jovens pelo estado.

É claro que explicar um comportamento não é a mesma coisa que desculpá-lo.

100% de acordo!


Mas se o comportamento não é algo totalmente aleatório, há de haver alguma explicação.Se o comportamento fosse aleatório, então não poderíamos condenar ninguém porque uma pessoa não se deteria na primeira mínima vontade que tivesse de fazer algo.O fato de o adultério ser muito mais comum entre os homens do que em mulheres é um exemplo perfeito de como os genes de nosso corpo têm grande influência no nosso comportamento.E também já se descobriu que um gene tende a aumentar a probabilidade de uma pessoa cometer estupro.Imagine aí.Um menino que tem esse gene,sofreu abuso sexual na infância e sempre teve trauma porque era feio, mané e nunca pegava mulher.Mas se um dia ele estupra a sua filha, o que você diz?Será, que algo como “Oh, eu sou contra que esse pobrezinho pague a mesma quantidade de dias na cadeia que um estuprador comum”.Ou começa esse discurso:

"O menino nasce feio em um lugar muito pobre do Brasil.Ele sofre abuso na infância...blá, blá...Você pensa que esta é só uma ficção? "


PQP! Onde foi que eu falei em impunidade???
Minha luta é contra a pena capital que só daria carta branca para o Estado matar muitos daqueles que ele mesmo fabricou!!!


Não falei que você falou em impunidade.Mas se você acha que a pena de morte não deve ser institucionalizada apenas por causa das razões expostas acima, então deveria considerar também que os crimes que eles cometeram tem menos gravidade que se eles tivessem cometido em outra circunstância.

O Estado não fabrica criminosos, ele simplesmente aumenta a chance de um criminoso em potencial ser um criminoso real.Qualquer pessoa de má indole é um criminoso em potencial.

E claro, a estória que você contou sobre o menino pobre sem perspectiva de vida foi linda.Sarcástico do jeito que é, Fernandinho Beira-Mar também já deve ter cointado ela mais de uma vez, dizendo que foi a história dele.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

Não falei que você falou em impunidade.Mas se você acha que a pena de morte não deve ser institucionalizada apenas por causa das razões expostas acima, então deveria considerar também que os crimes que eles cometeram tem menos gravidade que se eles tivessem cometido em outra circunstância.

Veja o q vc escreveu Huxley:
"É claro que explicar um comportamento não é a mesma coisa que desculpá-lo."
Assim eu entendi que você estava me acusando de justificar crimes, e eu não estou justificando ao ponto de não se dar nenhuma punição, sou contra a Pena Capital.


O Estado não fabrica criminosos, ele simplesmente aumenta a chance de um criminoso em potencial ser um criminoso real.Qualquer pessoa de má indole é um criminoso em potencial.

Você já conviveu em uma favela Huxley?E...eu lhe dei FATOS!

E claro, a estória que você contou sobre o menino pobre sem perspectiva de vida foi linda.Sarcástico do jeito que é, Fernandinho Beira-Mar também já deve ter cointado ela mais de uma vez, dizendo que foi sua história.

Em nada esta história que eu contei eu pedi impunidade, esta foi a impressão que tive com suas colocações.Quero Fernandino Beiramar e outros preso e Trabalhando para se sustentar.Na história que eu contei gostaria que o sistema desse condições aos meninos , lembro que durante cerca de tres anos eles foram engraxates, honradamente.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

emmmcri escreveu: Veja o q vc escreveu Huxley:
"É claro que explicar um comportamento não é a mesma coisa que desculpá-lo."
Assim eu entendi que você estava me acusando de justificar crimes, e eu não estou justificando ao ponto de não se dar nenhuma punição, sou contra a Pena Capital.


Você se esqueceu que escrevi isso:"Mas se o comportamento não é algo totalmente aleatório, há de haver alguma explicação.Se o comportamento fosse aleatório, então não poderíamos condenar ninguém porque uma pessoa não se deteria na primeira mínima vontade que tivesse de fazer algo."
Foi justamente isso que você quis dizer e foi algo que repeti.


emmmcri escreveu: Você já conviveu em uma favela Huxley?E...eu lhe dei FATOS!


Não mude de assunto.Que fatos você me deu?A sua percepção subjetiva de três caras que pareciam "bacanas"?

Eu disse e repito:

O Estado não fabrica criminosos, ele simplesmente aumenta a chance de um criminoso em potencial ser um criminoso real.Qualquer pessoa de má indole é um criminoso em potencial.

Esse é o verdadeiro FATO!


Eu disse:
E claro, a estória que você contou sobre o menino pobre sem perspectiva de vida foi linda.Sarcástico do jeito que é, Fernandinho Beira-Mar também já deve ter cointado ela mais de uma vez, dizendo que foi sua história.

emmmcri escreveu:
Na história que eu contei gostaria que o sistema desse condições aos meninos , lembro que durante cerca de tres anos eles foram engraxates, honradamente.


E se Beira-Mar contasse essa mesma história?E se ele tiver dito tentou ser uma pessoa honrada e não conseguiu?O que você diria?
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por o anátema »

emmmcri escreveu:

"As pessoas mortas pela polícia não foram condenadas especificamente por qualquer processo legal."

Você confia no sistema judicial do País???
Confia?


Te devolvo outra pergunta: você acha que nas cadeias tem tanto inocentes quanto culpados, com penas praticamente aleatórias, isso é, um inocente sentenciado a 200 anos (cumprindo 30), um assassino e estuprador que matou 15 pessoas pegando 1 ano e 6 meses naquele sistema em que pode sair de dia para trabalhar mas tem que voltar à prisão para dormir e outras disparidades desse tipo?

Que as pessoas que estiveram em RDD muito provavelmente estiveram injustamente, e que deviam ser também libertados, porque o judiciário é tão tosco que simplesmente não se pode afirmar sequer que sejam criminosos?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por Neuromancer »

emmmcri escreveu:
zencem escreveu:
Neuromancer escreveu:Por quê sempre dão como exemplo uns meninos com uma infância ruim e triste?

***
Isso não´é desculpa, se formos relevar por levar em consideração a vida de cada assassino, ninguém pagará pelos seus crimes.


É isso mesmo, Neuromancer!

A árvore da impunidade cresce vigorosamente nesse terreno de falsa aflição de consciência.





É facil colocar a culpa nas "escolhas" que as pessoas fizeram!

Como vc já deve ter visto em um post anterior, eu não sou a favor da pena de morte...
Quanto às escolhas: as pessoas fazem escolhas o tempo todo, algumas certas e outras erradas...
Quando vc defender o seu ponto de vista (vide assinatura embaixo) sempre faça de modo mais generalizado possível. Eu não defendo uma punição mais rigorosa só para os coitados que não tiveram nada na vida quando comentem algum crime, eu defendo para todos, sejam ricos ou pobres, brancos ou negros...
Não vejo como podemos condenar aquele cara que matou o gerente de banco a mais anos de prisão do que aquele marginal que matou um motorista quando foi lhe roubar o carro.
O crime é o mesmo e deve ser tratado da mesma forma.Lembre-se: A lei é igual para todos.
Tratar as pessoas de forma diferente abre precedentes perigosos, quem julgará o que é justo pra um e injusto para outro?
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por Neuromancer »

É interessante o preconceito desse povo, até parece que só pobre e lascado comete crimes...
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Re: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por André »

emmmcri escreveu:O menino nasce em um lugar muito pobre do Brasil.Seu pai ganha pouco e bebe muito,a ponto de espancar ele e sua mãe também.Não tem nada na vida nem esperança de um futuro.
Perto dele estão traficantes, armados,temidos,admirados,a população local tem até certa gratidão destes, que dão alguma assintência onde o Estado abandonou a tempos.Sua mãe e sua irmão já até enrolaram uns papelotes para eles a fim de defender uns trocados a mais.Crece a admiração deste menino por eles,estão sempre com dinheiro , com belas meninas,comandam bailes.Sim , ele agora quer ser um deles, estes passam a ser não só uma nova,mas como a única esperança dele se sentir respeitado,digno.O menino se torna um deles.
Você pensa que esta é só uma ficção?
Não isso esta acontecendo agora no seu País ,no meu Estado,sou testemunha ocular destes acontecimentos, faço trabalho em áreas carentes.
Mas e se eu nunca tivesse contatos com estes atravéz destes trabalhos?
Mesmo assim saberia que isso acontece,é muito próximo não dá para esconder!
Vejam só o que me aconteceu:
Haviam tres meninos de uns 11 anos a 13 anos que eram engraxates ambulantes.Fiz amizade com eles eram tres vascainos e eu gostava muito deles,admirava e elogiava a brava luta que travavam para sobreviver. Eles moravam na Barreira do Vasco, uma área carente.Uma semana atráz senti a falta deles, comentei com o seguança da minha rua e ele me disse o seguinte :
Estão todos no tráfico da barreira.
Agora vocês querem que eu os leve para a pena de morte?
Sinto muito,mas por uma questão de bom senso eu não farei isso.Sou CONTRA a pena capital!!


Eu sempre fui contra a pena de morte.Por uma questão de principios o Estado não deve estar decidindo quem vive e quem morre.E a morte de 1 inocente que seja, já faz todo o processo perder seu valor, se é que tinha algum.

Agora sou favoravel a penas pesadas, e prisoes de segurança maxima, especiais para criminosos perigosos.E fornecer o minimo, se quiser mais vai ter que trabalhar.Além do que criar um ambiente aonde a pessoa vai ter muito tempo para pensar no que fez.Nisso os inocentes podem nesse tempo apelar e um advogado pode descobrir algo, ou alguém que mude o veredito.Já os culpados ficam a vida inteira lá, e a sociedade se protege deles, fora que é muito pior viver em um ambiente ruim por muitos anos, a morte dependendo do destino do cara, pode ser um alivio.

A unica excesão são ditadores sanguinarios que cometeram crimes contra humanidade.Nesse caso pela questão humana e política, entendo que sejam mortos, embora não seja um entusiasta disso, pq de certa forma é necessario se ver livre deles para acabar com a ameaça que voltem ao poder.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por o anátema »

André escreveu:[
Eu sempre fui contra a pena de morte.Por uma questão de principios o Estado não deve estar decidindo quem vive e quem morre.E a morte de 1 inocente que seja, já faz todo o processo perder seu valor, se é que tinha algum.


E se sem a pena de morte, acabam ocorrendo mais mortes de inocentes do que se fosse aplicada a pena de morte?

Eu creio que fosse ser esse mesmo o caso. Não acho que a maioria das penas (de prisão) seja totalmente descabida, e que imensa maioria dos criminosos mais notórios tenha razoável possibilidade de ser na verdade inocente.

Penso que o argumento da hipotética morte de inocentes pelo estado vê apenas esse lado, o lado da ação, e lava as mãos para as conseqüências da omissão.

Por "medo" de erros ao assumir a responsabilidade de tomar medidas mais drásticas, é indiretamente responsável por danos muito maiores do que aqueles que (im)provavelmente poderia causar.

É o que acho.

A unica excesão são ditadores sanguinarios que cometeram crimes contra humanidade.Nesse caso pela questão humana e política, entendo que sejam mortos, embora não seja um entusiasta disso, pq de certa forma é necessario se ver livre deles para acabar com a ameaça que voltem ao poder.


Eu vejo chefões de crime organizado como ditadores sangüinários regionais, e os assassinos cruéis, reincidentes, não relacionados ao crime organizado, como "anarco-ditadores" sangüinários.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Re: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por André »

o anátema escreveu:
André escreveu:[
Eu sempre fui contra a pena de morte.Por uma questão de principios o Estado não deve estar decidindo quem vive e quem morre.E a morte de 1 inocente que seja, já faz todo o processo perder seu valor, se é que tinha algum.


1)E se sem a pena de morte, acabam ocorrendo mais mortes de inocentes do que se fosse aplicada a pena de morte?

Eu creio que fosse ser esse mesmo o caso. Não acho que a maioria das penas (de prisão) seja totalmente descabida, e que imensa maioria dos criminosos mais notórios tenha razoável possibilidade de ser na verdade inocente.

Penso que o argumento da hipotética morte de inocentes pelo estado vê apenas esse lado, o lado da ação, e lava as mãos para as conseqüências da omissão.

Por "medo" de erros ao assumir a responsabilidade de tomar medidas mais drásticas, é indiretamente responsável por danos muito maiores do que aqueles que (im)provavelmente poderia causar.

É o que acho.

A unica excesão são ditadores sanguinarios que cometeram crimes contra humanidade.Nesse caso pela questão humana e política, entendo que sejam mortos, embora não seja um entusiasta disso, pq de certa forma é necessario se ver livre deles para acabar com a ameaça que voltem ao poder.


2)Eu vejo chefões de crime organizado como ditadores sangüinários regionais, e os assassinos cruéis, reincidentes, não relacionados ao crime organizado, como "anarco-ditadores" sangüinários.


1)Estudos nos EUA demonstram que a pena de morte não diminui criminalidade, já vi um documentário sobre isso.Logo não acredito que mais inocentes seriam poupados com sua implantação para mim isso simplesmente não procede.

A criminalidade é mais baixa em Estados que não tem pena de morte a única grande exceção é a China, mais ai fatores culturais influenciam, além do que o sistema Jurídico de lá acho que não é modelo para ninguém.

Além do que matar alguém é muito caro, mais caro do que manter vivo, pelo menos nos EUA é assim.Enfim uma reforma no judiciário para fechar os buracos, e colocar penas pesadas e duras contra crimes hediondos, é necessário, mas dar o poder do Estado decidir sobre a vida, não concordo.Tanto por motivos éticos como práticos.

2)Sou a favor de operações policiais, com ajuda da policia federal para desmontar essas lideranças e se no processo de captura o cara reagir, mata ele no flagrante.E ai o discernimento é da policia no momento da captura.Levantou armas e atirou, perdeu a razão.Agora o Estado sair matando, não diminui criminalidade, é caro, e estimula sentimentos de vingança algo que o Estado visando a paz, não deve fazer.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por o anátema »

André escreveu:
1)Estudos nos EUA demonstram que a pena de morte não diminui criminalidade, já vi um documentário sobre isso.Logo não acredito que mais inocentes seriam poupados com sua implantação para mim isso simplesmente não procede.


Não sei que impactos pode ter sobre a criminalidade de modo geral, mas não tem como negar que os criminosos executados não voltam a cometer crimes/comandar gangues e crime organizado, e a menos que haja algo como uma "constante física de criminalidade", que garanta para que cada criminoso executado surja outro compensando, cometendo os mesmos crimes que o executado cometeria se estivesse vivo, há diminuição dos crimes cometidos sim.

Imagine o Fernandinho Beira Mar, ou algum do tipo. Se tivesse morrido em ação policial quando sua ficha fosse apenas a metade do que é. Não teria cometido metade dos crimes que cometeu depois disso, e logo muitas vidas inocentes teriam sido salvas.

Eu simplesmente não acho que se, numa cidade pequena tem um criminoso perigoso, e esse morre, imediatamente vem outrp para a cidade, ou uma pessoa ou pessoas até então não criminosa(s) se torna(m) criminosa(s), compensando a morte dele.

Me parece uma lógica bem difícil de ser contestada, mesmo por "pesquisas".



A criminalidade é mais baixa em Estados que não tem pena de morte

A relação da causa inversa, pena de morte causando criminalidade, é muito bizarra para sequer ser cogitada. Como se os crimes fossem existindo a partir da invenção das penas, coisa de "além da imaginação".

O mais provável, imagino, é que os estados que tem maior criminalidade tenham implementado a pena de morte.

E o simples fato de terem implementado pena de morte não garante que ela tenha sido feito de forma realmente eficaz e não meramente populista. Também não sugiro que seja algo como "A Solução" que se implemente pena de morte e não se precise mais se preocupar com nada. Esses estados podem ter pena de morte e ser ao mesmo tempo muito falhos em outros pontos cruciais, mais importantes até.

2)Sou a favor de operações policiais, com ajuda da policia federal para desmontar essas lideranças e se no processo de captura o cara reagir, mata ele no flagrante.E ai o discernimento é da policia no momento da captura.Levantou armas e atirou, perdeu a razão.Agora o Estado sair matando, não diminui criminalidade, é caro, e estimula sentimentos de vingança algo que o Estado visando a paz, não deve fazer.

Bem, eu acho que não tem sentido algum em mantê-los vivos, e como você mesmo colocou no caso de ditadores de nível nacional, matá-los previne que voltem ao poder de forma mais eficaz.

O único sentido em mantê-los vivos é se defender que o estado não deve ter esse direito de decidir sobre a vida das pessoas, o que até acho louvável, mas como já disse, acho que ao fugir dessa responsabilidade se é indiretamente reponsável por um número muito maior de mortes, causadas pelos criminosos que poderiam ter sido mortos. Como essas mortes não foram por deliberação "nossa" ou do estado, são psicológicamente, emocionalmente, mais aceitáveis, mas não acho que sejam moralmente mais aceitáveis sob uma perspectiva mais racional.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por Flavio Costa »

Neuromancer escreveu:Esse negócio de que a pessoa é "produto do meio" é conversa pra boi dormir, conheço pessoas, vários irmãos que agem de forma diferente, mesmo vivendo sob às mesmas condições. É só mais um artifício usado para tentar minimizar algum mal-feito.

Dois conceitos que penso e repenso e não consigo gostar muito deles é o de "culpa" e o de "justiça".

Quando a pessoa começa a querer justificar o crime pelo contexto social, o que ela quer dizer é que "ela não tem culpa de terr feito isso".

Como eu não aceito nem o determinismo, nem o livre-arbítrio (me parecem duas posturas teóricas cheias de inadequações aos fastos observados), acabo tendo que deixar as considerações de culpa e de dolo fora da discussão quando o assunto é de ordem moral (discussão jurídica é outra coisa, relacionada, mas distinta).

O que eu vejo é que o crime perturba a ordem social, com sentimentos de insegurança, raiva, temor, e outros que para mim são claramente indesejáveis, e por isso o crime deve ser coibido. Com isso, sinto muito se a pessoa foi fruto do seu meio ou qualquer coisa assim, essa lógica pode se aplicar para justificar qualquer um. O erro deve ser repreendido, para impedir que a impunidade se torne escudo de marginais.

Quanto à pena de morte, eu sou contra a pena de morte compulsória, assim como sou contra a tortura, contra pena perpétua e contra limite máximo de pena.

Prisão perpétua é ridícula, se não existe crime infinito, porque a pena deveria ser infinita? É a mesma lógica que me faz repudiar a visão cristã ortodoxa do inferno. E porque um cara que cometeu um crime grave e outro que cometeu vários crimes gravíssimos deveriam ambos ficar no máximo 30 anos na cadeia? A pena deveria ser sempre proporcional aos crimes, sem limite mínimo e sem limite máximo. Uma pena de, digamos 120 anos, seria naturalmente e proporcionalmente "perpétua".

Ademais, sou favorável à pena de morte facultativa. Às pessoas que cometam crimes hediondos ou sujeitas a encarceramento de no mínimo 10 anos e cuja idade prevista de soltura ultrepasse os 65 anos, deveria ser facultado o direito à pena de morte. Se o meliante acha que merece morrer, quem sou eu para dizer que não? Seria uma medida financeiramente interessante e que ameniza injustiças irreversíveis com inocentes falsamente acusados.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por Alter-ego »

No livro que acabei de ler: O monge e o executivo, se lança uma forte discussão sobre o determinismo em dado ponto.
Assim, considera o autor, depois que "inventaram" moda de determinismo genético, psíquico e ambiental, ninguém assume mais a culpa por nada...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Dá pra continuar a favor da pena de morte?

Mensagem por Alter-ego »

"Fui ao meu psiquiatra - para ser psicanlisado
Esperando que ele pudesse me dizer por que esmurrei ambos os olhos do meu amor.
Ele me fez deitar em seu sofá para ver o que poderia descobrir
E eis que ele pescou do meu subconsciente:
Quando eu tinha um ano mamãe trancou minha bonequinha num baú
E por isso é natural que eu esteja sempre bêbada.
Um dia, quando eu tinha dois anos, vi papai beijar a empregada.
E por isso agora sofro de cleptomania.
Quando eu tinha três anos senti amor e ódio por meus irmãos
E é exatamente por isso que espanco todos os meus amantes!
Agora estou tão feliz por ter aprendido essas lições que me foram ensinadas
de que tudo o que faço de errado é culpa de alguém!
Que tenho vontade de gritar: viva Sigmund Freud!"
"Noite escura agora é manhã..."

Trancado