Carreira: funcionário feliz é sinônimo de dinheiro em caixa
Enviado: 30 Jan 2007, 14:01
Framingham - Pesquisador Chester Elton constata em estudo que profissionais de TI preferem reconhecimento imediato.
Pessoas tendem trabalhar melhor em organizações onde seus esforços individuais são reconhecidos e recompensados. Companhias com funcionários engajados geralmente têm desempenho melhor. Tais constatações, por mais que parecessem óbvias até então, ganharam fundamentação comprovada a partir de uma pesquisa realizada durante dez anos com mais de 200 mil gerentes e funcionários conduzidos pela consultoria Jackson Organization in Laurel.
Em entrevista ao COMPUTERWORLD, Chester Elton, estudioso do assunto e co-autor de “The Carrot Principle”, comenta como o reconhecimento pode melhorar a produtividade dos funcionários e gerar melhores resultados de negócios. O executivo comenta particularidades inclusive dos funcionários de TI. Leia os principais trechos:
Qual tipo de reconhecimento funciona melhor?
Não se pode ter apenas uma grande cerimônia ao final de um ano onde se reconheça os desempenhos de destaque e recompense esse funcionários com uma viagem totalmente paga com acompanhante, por exemplo. É aí que geralmente as companhias falham. Muitas empresas mantêm um grande evento uma vez ao não, mas não fazem nada além disso. É necessário encorajar o esforço no dia-a-dia, com reconhecimento, um elogio verbal, uma nota de agradecimento. Quando a companhia atinge seus objetivos maiores, como crescimento de receita ou nos índices de satisfação dos clientes, aí sim pode realizar este tradicional reconhecimento de fim de ano. Se o funcionário conseguiu economizar 10 milhões de dólares de uma companhia, certamente um simples “obrigado” não é suficiente.
Pessoas tendem trabalhar melhor em organizações onde seus esforços individuais são reconhecidos e recompensados. Companhias com funcionários engajados geralmente têm desempenho melhor. Tais constatações, por mais que parecessem óbvias até então, ganharam fundamentação comprovada a partir de uma pesquisa realizada durante dez anos com mais de 200 mil gerentes e funcionários conduzidos pela consultoria Jackson Organization in Laurel.
Em entrevista ao COMPUTERWORLD, Chester Elton, estudioso do assunto e co-autor de “The Carrot Principle”, comenta como o reconhecimento pode melhorar a produtividade dos funcionários e gerar melhores resultados de negócios. O executivo comenta particularidades inclusive dos funcionários de TI. Leia os principais trechos:
Qual tipo de reconhecimento funciona melhor?
Não se pode ter apenas uma grande cerimônia ao final de um ano onde se reconheça os desempenhos de destaque e recompense esse funcionários com uma viagem totalmente paga com acompanhante, por exemplo. É aí que geralmente as companhias falham. Muitas empresas mantêm um grande evento uma vez ao não, mas não fazem nada além disso. É necessário encorajar o esforço no dia-a-dia, com reconhecimento, um elogio verbal, uma nota de agradecimento. Quando a companhia atinge seus objetivos maiores, como crescimento de receita ou nos índices de satisfação dos clientes, aí sim pode realizar este tradicional reconhecimento de fim de ano. Se o funcionário conseguiu economizar 10 milhões de dólares de uma companhia, certamente um simples “obrigado” não é suficiente.