presidente israelita acusado

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

presidente israelita acusado

Mensagem por clara campos »

Israel: Presidente Katsav vai ser acusado de violação
23.01.2007 - 16h19 AFP, AP

[center]Imagem[/center]

O procurador-geral israelita decidiu acusar o Presidente Moshe Katsav dos crimes de violação e abuso de poder, num caso que poderá obrigar o chefe de Estado a demitir-se.

"O procurador-geral, com o acordo do procurador de Estado, chegou à conclusão de que há indícios suficientes para acusar o Presidente", lê-se num comunicado, divulgado esta tarde pelo Ministério da Justiça.

Segundo uma fonte judicial, o Presidente já foi notificado da decisão, mas a iniciativa só será formalizada após uma audiência preliminar, durante a qual Katsav terá hipótese de se defender das acusações.

Caso o processo siga para julgamento, Katsav será o primeiro Presidente israelita em exercício a ser acusado de um crime. Contudo, Katsav goza de imunidade, enquanto Presidente, razão pela qual que só poderá ser julgado após o fim do mandato, no final de Julho.

Alguns analistas admitem, no entanto, que a pressão mediática e política em torno deste caso podem obrigar o chefe de Estado a apresentar a demissão – uma hipótese que o próprio admitiu caso viesse a ser formalmente acusado.

O escândalo rebentou no ano passado, quando quatro antigas colaboradoras apresentaram queixa na polícia, acusando Katsav de assédio sexual. Segundo o ministério da Justiça, o procurador-geral encontrou indícios suficientes para acusar o Presidente da violaçlão de pelo menos uma das colaboradoras.

Katsav sempre negou qualquer conduta menos própria e garantia estar a ser alvo de uma conspiração por parte dos seus inimigos políticos.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1283295
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Clara,

Uma dúvida.
No Brasil, o termo "violação", no sentido sexual, embora em desuso é sinônimo de estupro.

Em Portugal o significado é o mesmo?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: presidente israelita acusado

Mensagem por clara campos »

sim, nós usamos violação comummente, esturpo é sinónimo mas é mais "erudito".
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Trancado