presidente israelita acusado
Enviado: 02 Fev 2007, 14:01
Israel: Presidente Katsav vai ser acusado de violação
23.01.2007 - 16h19 AFP, AP
[center][/center]
O procurador-geral israelita decidiu acusar o Presidente Moshe Katsav dos crimes de violação e abuso de poder, num caso que poderá obrigar o chefe de Estado a demitir-se.
"O procurador-geral, com o acordo do procurador de Estado, chegou à conclusão de que há indícios suficientes para acusar o Presidente", lê-se num comunicado, divulgado esta tarde pelo Ministério da Justiça.
Segundo uma fonte judicial, o Presidente já foi notificado da decisão, mas a iniciativa só será formalizada após uma audiência preliminar, durante a qual Katsav terá hipótese de se defender das acusações.
Caso o processo siga para julgamento, Katsav será o primeiro Presidente israelita em exercício a ser acusado de um crime. Contudo, Katsav goza de imunidade, enquanto Presidente, razão pela qual que só poderá ser julgado após o fim do mandato, no final de Julho.
Alguns analistas admitem, no entanto, que a pressão mediática e política em torno deste caso podem obrigar o chefe de Estado a apresentar a demissão – uma hipótese que o próprio admitiu caso viesse a ser formalmente acusado.
O escândalo rebentou no ano passado, quando quatro antigas colaboradoras apresentaram queixa na polícia, acusando Katsav de assédio sexual. Segundo o ministério da Justiça, o procurador-geral encontrou indícios suficientes para acusar o Presidente da violaçlão de pelo menos uma das colaboradoras.
Katsav sempre negou qualquer conduta menos própria e garantia estar a ser alvo de uma conspiração por parte dos seus inimigos políticos.
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1283295