Página 1 de 1

Inteligência Emocional.

Enviado: 06 Fev 2007, 20:17
por Storydor
Bem, hoje meu professor de redação mandou uma 'missãozinha' para casa. Pesquisar sobre o assunto Inteligência Emocional e escrever uma redação sobre o tema. Alguém disposto a dissertar um pouco?
:emoticon1:


[ Enquanto isso, continuo pesquisando, aqui seria mais como uma fonte adicional :emoticon19: ]

Re: Inteligência Emocional.

Enviado: 06 Fev 2007, 20:33
por Will
Storydor escreveu:Bem, hoje meu professor de redação mandou uma 'missãozinha' para casa. Pesquisar sobre o assunto Inteligência Emocional e escrever uma redação sobre o tema. Alguém disposto a dissertar um pouco?
:emoticon1:


[ Enquanto isso, continuo pesquisando, aqui seria mais como uma fonte adicional :emoticon19: ]


Bom vc pode começar sua redação assim:

Inteligência Emocional é não se estressar, nem mandar para tudo quanto é lugar o Vitor Moura e o VideoMaker, quando estes falam as merdas deles de constume...

Se o seu professor chiar, manda ele entrar aqui e ler os tópicos...


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 06 Fev 2007, 20:46
por Storydor
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Eu até já fiz o esboço da introdução: [20 a 30 linhas de caderno, modelo dissertativo comum]
"_Na era da informação, a inteligência emocional é uma peça-chave para o trabalhador. Tendo sua capacidade laboral freqüentemente questionada, o empregado deve ser estável para poder de ter capacidade de lidar com seu dia-a-dia."

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 13:31
por Storydor
Ninguém? :emoticon8:

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 14:02
por Edson Jr
Espere um pouquinho....

Vou procurar mandar por partes o que entendo sobre o assunto....

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 14:04
por Edson Jr
vou procurar ser didático...

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 14:33
por Edson Jr
Olá Storydor!

Vamos observar as seguintes frases:

“Não sei o que faço, minha esposa me deixa louco!”

“Seria mais feliz, se não fosse esse maldito governo!”

“Aquele idiota me tira do sério!”

“Não respondo por mim, se você for para a praia agora.”

Observe, Storydor, que em todas essas frases, as pessoas se colocam no papel de vítima. Elas não assumem a responsabilidade pelos seus sofrimentos. Preferem colocar a responsabilidade nas pessoas e circunstâncias.

Quando isso ocorre, acabamos nos desviando de uma possível solução, pois a solução já não depende de nós e, sim, dos outros.

Pessoas com tais características não são vistas como possuidoras de uma boa inteligência emocional. São encaradas como pessoas reativas, que respondem a um determinado estímulo de forma mecânica, irracional e previsível.

Somente quando assumimos a responsabilidade por nossas mazelas é que temos a chance de buscarmos uma possível solução. Para isso, precisamos analisar e refletir sobre os estímulos que recebemos, buscando adotar a melhor postura possível.

Isso se chama proatividade. Assumir a responsabilidade pelos nossos fracassos e não nos fazermos de vítimas. Quanto mais exercitamos nossa natureza proativa, maior nossa sensação de liberdade. Deixamos de ser reféns das circunstâncias e nos tornamos construtores conscientes de nosso próprio destino.

Podemos considerar o exercício da proatividade como o primeiro passo para o fortalecimento de nossa inteligência emocional.

Continua...

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 14:37
por Storydor
Interessante, continue!

Estou lendo isso:
http://www.din.uem.br/ia/emocional/

O primeiro que veio no Google :emoticon12:

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 15:29
por Edson Jr
Storydor;

Talvez eu mesmo possa me colocar como exemplo. Vou tentar lhe explicar o motivo.

Sou uma pessoa que têm tdah (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade). Felizmente existe tratamento e já estou há um tempinho cuidando disso.

Quem tem tdah, quando não tratado, sofre muito com a desatenção e impulsividade. Possui muitas idéias criativas e imaginação fértil, mas dificilmente consegue levar adiante suas idéias, bem como se manter focado numa determinada tarefa por um longo tempo, especialmente aquelas que exigem esforço mental prolongado.

Um tdah é um típico exemplo de baixa inteligência emocional. Boa inteligência emocional requer a capacidade em controlar seus impulsos, trabalhar arduamente num projeto por um longo período com a paciência e perseverança de que um dia será recompensado. Os tdahs, com sua inteligência emocional precária, não conseguem adiar suas satisfações, querem uma recompensa imediata.

Podemos afirmar que quanto maior nossa capacidade em compreender e refletir sobre nossas emoções e impulsos, maior nossa capacidade de escolher uma melhor postura e solução. Um tdah, com sua precária inteligência emocional, responde imediatamente a um determinado estímulo e, muitas das vezes, em função disso, o resultado é desastroso.

Por exemplo: Nós vemos uma mulher bonita, e chamamos de gostosa imediatamente! Depois vemos um cara fortão com um pedaço de pau correndo atrás da gente, pois não nos demos conta que ela estava acompanhada. Que desastre! Que mico!

Agora, uma pessoa com boa inteligência emocional, quando sente um impulso em chamar uma mulher de gostosa, refreia esse impulso, observa se ela esta acompanhada, analisa o ambiente e decide se será uma boa ceder a tal estímulo ou não.

Um tdah tratado consegue capacidades que antes ele não tinha. Sua capacidade de aperfeiçoar seu lado emocional aumenta drasticamente. Com tratamento, a parte cerebral responsável pelo controle das emoções é ativada e dessa forma se torna possível a melhor administração das emoções. No caso do tdah, a falta de inteligência emocional é devido à má distribuição de determinados neurotransmissores no córtex cerebral, especialmente a dopamina.

E, sinceramente, tenho dúvidas de que seja diferente com outras pessoas. Talvez muitas pessoas não consigam controlar seus impulsos não porque não querem, mas porque sua distribuição química cerebral não permite que seja diferente.

Continua...

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 15:32
por Edson Jr
Quanto sua leitura, o site é bom sim.

Agora, caso queira se aprofundar mais sobre o tema, leia o livro "inteligência emocional, de Daniel Goleman".

Dgite no google: "e-books grátis" "inteligência emocional"

Este livro está disponível para dowload gratuitamente!

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 15:40
por Edson Jr
Um outro bom indicativo de inteligência emocional é o de ter a sensibilidade de se colocar no lugar do outro. É através disso que se é possível o exercício da compaixão, que infelizmente está muito em falta nos tempos atuais.

Agora, o mais difícil e importante: Se colocar no lugar do outro, mas sem assumir o problema do outro.

Procurar ajudar o próximo, servir, colaborar são gestos nobres e fundamentais para nossa felicidade, mas se assumirmos um problema que não é nosso, corremos o risco e nos enfraquecer a ponto de não mais ter força e capacidade de ajudar.

Se colocar no lugar de outra pessoa e procurar fazer o melhor, sem se deixar abater, também é característica daqueles que possuem uma boa inteligência emocional.

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 15:42
por Edson Jr
Acho que, por enquanto, é o suficiente!

Qualquer coisa a mais que queira saber, é só perguntar, que responderei na medida do meu conhecimento.

Um grande abraço, meu camarada.

Espero que o tenha ajudado!

Re.: Inteligência Emocional.

Enviado: 07 Fev 2007, 15:48
por Storydor
Valeu, Edson, explicou muito!
Brigadão :emoticon13: