Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Vitor Moura »

Foi publicado um artigo numa revista indexada pelo ISI, o Explore: The Journal of Science and Healing. O artigo fala sobre mediunidade, sendo que o protocolo usado foi o triplo cego. A conclusão do artigo é que os médiuns adquiriram informações por meios paranormais. O artigo está disponibilizado gratuitamente em http://download.journals.elsevierhealth ... 00454X.pdf

Todos podem conferir por si mesmos agora. O artigo é de janeiro de 2007. Quero ver neguinho dizer agora que "não existem evidências de fenômenos paranormais"...taí, publicado e fim de papo.

Só para deixar claro: a revista consta na base CAPES.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Fernando Silva »

Se for verdade, teremos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado.

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Vitor Moura »

Fernando Silva escreveu:Se for verdade, teremos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado.


Mas como assim "se for verdade?". Pô, é só clicar no link para conferir, será que até isso os céticos tem preguiça de fazer? :emoticon5:

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Mensagem por Will »

Foi publicado um artigo numa revista indexada pelo ISI, o Explore: The Journal of Science and Healing. O artigo fala sobre analidade, sendo que o protocolo usado foi o teste da farinha. A conclusão do artigo é que os médiuns adquiriram informações por meios anais. O artigo está disponibilizado gratuitamente em

http://209.85.165.104/search?q=cache:Mu9Sy_rFk18J:www.joinville.unimedsc.com.br/medico/consentimentos/Cirurgia%2520Aparelho%2520Digestivo%2520e%2520Geral/Fistulectomia%2520anal.pdf+inurl:anal.pdf&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&lr=lang_pt

Todos podem conferir por si mesmos agora. O artigo é de janeiro de 2007. Quero ver neguinho dizer agora que "não existem evidências de fenômenos anais"...taí, publicado e fim de papo.

Só para deixar claro: a revista consta na base CAPES.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Johnny »

Ainda não me explicaram sequer de onde sairam os buracos negros, porque ainda usamos combustiveis fósseis, porque com tanta tecnologia genética temos gripe, entre outras baboseiras cientificas.

Resumindo, tá tudo aí para quem tem fé.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Stéfano
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Fev 2007, 17:50

Mensagem por Stéfano »

Um dos autores do estudo é Gary Schwartz, conhecido por ser no mínimo um ingênuo e, no máximo, um impostor. Eu apostaria nessa última hipótese (http://www.randi.org/jr/03-23-2001.html). Esse estudo, da maneira como está descrito, realmente é de algum interesse. Mas como saber de que forma foram selecionadas essas pessoas? Será os protocolos que ele descreve foram seguidos?

Acima disso, entretanto, o artigo tem dois problemas. Primeiro, o baixíssimo número de sujeitos. Oito pessoas? Um médium pra cada um? Ao que parece, houve um processo de seleção em que a melhor leitura de cada médium é que prevaleceu. Mas, enfim, é só impressão.

Outro problema do estudo é que o critério de avaliação torna muito mais fácil aceitar que houve, realmente, um fenômeno supernatural em que o médium falou com um "espírito". Cada participante só precisava dizer, de 0 a 6, se a leitura estava ou não correta. Lendo nas entrelinhas, percebe-se que mesmo o que marcou mais alto nessa categoria encontrou, ao menos, um pouco de informações corretas. A maioria ficou na opção "existem informações corretas e incorretas, mas o suficiente pra provar que houve comunicação com o falecido". Ora, isso é uma prova de que tudo isso é bobagem! Afinal, por que o morto falaria algo de errado? Por que existiria uma só informação incorreta?

Stéfano
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Fev 2007, 17:50

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Stéfano »

Usuário deletado escreveu:Off: Stéfano, você é o Stéfano do Clube Cético?


Não! Tem outro lá? Talvez seja o dr. Stéfano, que era da STR (que também não sou eu)

Avatar do usuário
v3n0w
Mensagens: 180
Registrado em: 08 Fev 2007, 16:39

Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por v3n0w »

Quero vê tira 1 milhão do randi. :emoticon3:
“...consideremos quão ingênuo é dizer: ‘o homem deveria ser de tal ou de tal modo!’ A realidade nos mostra uma encantadora riqueza de tipos, uma abundante profusão de jogos e mudanças de forma – e um miserável serviçal de um moralista comenta: ‘Não! O homem deveria ser diferente.’ Esse beato pedante até sabe como o homem deveria ser: ele pinta seu retrato na parede e diz: ‘ecce homo!’ [eis o homem]".
(Nietzsche)

Homenagem aos moralistas do fórum.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Fernando Silva »

Vitor Moura escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se for verdade, teremos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado.

Mas como assim "se for verdade?". Pô, é só clicar no link para conferir, será que até isso os céticos tem preguiça de fazer? :emoticon5:

Sim, se for verdade. A Internet aceita tudo. Se não acredito cegamente em cientistas, você acha que vou acreditar neste tipo de relato?

Pelo menos, a ciência me traz resultados. O computador à minha frente é uma prova.
Há muitas controvérsias sobre a paranormalidade. Não há controvérsias sobre a existência e a eficiência dos computadores.

Quando a paranormalidade se tornar algo mais do que artigos na Internet sobre experiências obscuras, muitas vezes envolvendo charlatãos, ou seja, quando ela se tornar uma coisa do dia-a-dia, então vou incorporá-la à minha lista de coisas aceitas.

Até lá, ela é apenas uma teoria que eu não rejeito nem aceito, apenas aguardo por evidências.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:Se for verdade, teremos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado.


Há não!!! desse jeito não vai dar...dizer que algo ainda não foi explicado extrapola qualquer bom senso!
É resposta definitiva para combater quelquer crença!!! não assim não dá...
:emoticon17:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Apocaliptica »

:emoticon234: :emoticon234: :emoticon234:

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Will »

Ian escreveu::emoticon1:


Pow, vai ficar dando na pinta Vitor?
[center]Imagem[/center]

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por betossantana »

videomaker escreveu:
dizer que algo ainda não foi explicado extrapola qualquer bom senso!
:emoticon17:


??????????
E INVENTAR uma explicação é que é bom senso???
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Puxa, betossantana... você estragou a diversão do Videomaker e do Vitor Moura...

Também, quem mandou eles não terem aprendido ainda a argumentar com honestidade intelectual?
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Judas »

Stéfano escreveu:Lendo nas entrelinhas, percebe-se que mesmo o que marcou mais alto nessa categoria encontrou, ao menos, um pouco de informações corretas. A maioria ficou na opção "existem informações corretas e incorretas, mas o suficiente pra provar que houve comunicação com o falecido


Aí que esta o problema,concordando com o que disse,porque diabos existem informações erradas?Será que o espírito gosta de controvérsias?

Avatar do usuário
skipperj05
Mensagens: 81
Registrado em: 16 Abr 2007, 09:59
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por skipperj05 »

VITOR HUGO,

A mediocridade é amplamente democrática, aparece em qualquer ambiente. No meio da comunidade científica, como em qualquer grupamento humano, ela não poderia deixar de "dar o ar de sua graça", tanto que uma universidade americana premia com o "Prêmio Ignobel" estudos publicados esdrúxulos, imbecis, falsos, etc.
O artigo que você apresenta é o chamado lixo científico. Besteiras travestidas com metodologia supostamente científica, onde o teste é conduzido para dar um resultado aprioristicamente definido, geralmente tendo relação com as concepções pessoais do "pesquisador".
No caso em tela, o artigo somente serviria na minha casa em caso de falta de papel higiênico acontecida concomitantemente a preguiça de ir ao supermercado.
Veja que foram escolhidos oito alunos da Universidade do Arizona, quatro dos quais tiveram entes queridos mortos, e quatro como "testemunha". De antermão vemos a exiguidade do universo amostral.
Oito "mediuns" que previamente foram selecionados por particulares habilidades em dar respostas precisas (selecionados? Como? Que testes são estes onde foram testadas estas "habilidades"?) foram pareados com os alunos. Assistentes dos autores "que não tiveram qualquer contato com os mediuns" entrevistavam os alunos.
As perguntas aos mediuns seguiram uma chave dicotômica, de modo que a probabilidade da resposta ser a certa era de 50%. Desta forma, por análise combinatória, o resultado seria o mesmo se os "mediuns" fossem substituídos por oito participantes do RV, escolhidos aleatoriamente.
Gaste seu tempo com coisas que prestem, e não estas baboseiras ridículas que não provam coisa alguma. Se um experimento desses fosse desenvolvido com seriedade, chamando-se o testemunho em todas as fases de um cientista insuspeito, a ciência séria realmente se interessaria em desmistificar ou confirmar de vez estas "manifestações". Mas os espíritas ficam produzindo essas "pérolas" para consumo interno em seus centros e como ferramenta de proselitismo de suas idéias, simples modo de arrebanhar fiéis, mas que prestam até um desserviço à causa espírita, que cada vez mais são estigmatizados na comunidade acadêmica.
Comparo a relação entre os espíritas e a comunidade científica como se os primeiros fossem bastardos buscando a todo tempo serem reconhecidos como filhos pelos últimos, que negam veemente a paternidade. Mas os bastardos se recusam a fazer o "fingerprint" (o popular teste do DNA), de modo que fica um impasse. Os espíritas se dizem "científicos". A comunidade científica nega a paternidade. Os primeiros não se submetem ao teste que iria esclarecer a questão de uma vez por todas, com o que os cientistas permanecem na sua negativa.
Então, meu filho, gaste suas energias com coisas produtivas e não com essas tolices.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Judas »

skipperj05 escreveu:VITOR HUGO,

A mediocridade é amplamente democrática, aparece em qualquer ambiente. No meio da comunidade científica, como em qualquer grupamento humano, ela não poderia deixar de "dar o ar de sua graça", tanto que uma universidade americana premia com o "Prêmio Ignobel" estudos publicados esdrúxulos, imbecis, falsos, etc.
O artigo que você apresenta é o chamado lixo científico. Besteiras travestidas com metodologia supostamente científica, onde o teste é conduzido para dar um resultado aprioristicamente definido, geralmente tendo relação com as concepções pessoais do "pesquisador".
No caso em tela, o artigo somente serviria na minha casa em caso de falta de papel higiênico acontecida concomitantemente a preguiça de ir ao supermercado.
Veja que foram escolhidos oito alunos da Universidade do Arizona, quatro dos quais tiveram entes queridos mortos, e quatro como "testemunha". De antermão vemos a exiguidade do universo amostral.
Oito "mediuns" que previamente foram selecionados por particulares habilidades em dar respostas precisas (selecionados? Como? Que testes são estes onde foram testadas estas "habilidades"?) foram pareados com os alunos. Assistentes dos autores "que não tiveram qualquer contato com os mediuns" entrevistavam os alunos.
As perguntas aos mediuns seguiram uma chave dicotômica, de modo que a probabilidade da resposta ser a certa era de 50%. Desta forma, por análise combinatória, o resultado seria o mesmo se os "mediuns" fossem substituídos por oito participantes do RV, escolhidos aleatoriamente.
Gaste seu tempo com coisas que prestem, e não estas baboseiras ridículas que não provam coisa alguma. Se um experimento desses fosse desenvolvido com seriedade, chamando-se o testemunho em todas as fases de um cientista insuspeito, a ciência séria realmente se interessaria em desmistificar ou confirmar de vez estas "manifestações". Mas os espíritas ficam produzindo essas "pérolas" para consumo interno em seus centros e como ferramenta de proselitismo de suas idéias, simples modo de arrebanhar fiéis, mas que prestam até um desserviço à causa espírita, que cada vez mais são estigmatizados na comunidade acadêmica.
Comparo a relação entre os espíritas e a comunidade científica como se os primeiros fossem bastardos buscando a todo tempo serem reconhecidos como filhos pelos últimos, que negam veemente a paternidade. Mas os bastardos se recusam a fazer o "fingerprint" (o popular teste do DNA), de modo que fica um impasse. Os espíritas se dizem "científicos". A comunidade científica nega a paternidade. Os primeiros não se submetem ao teste que iria esclarecer a questão de uma vez por todas, com o que os cientistas permanecem na sua negativa.
Então, meu filho, gaste suas energias com coisas produtivas e não com essas tolices.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


A frase não é minha, li aqui no RV.

"Para um bom espírita, meia comprovação basta."

Avatar do usuário
Gilson
Mensagens: 293
Registrado em: 15 Mai 2007, 12:04
Localização: Belo Horizonte MG

CABINE ERÓTICA ESPIRITUAL

Mensagem por Gilson »

Sou ateu por convicção. Mas prezo e cuido com extremo zêlo dos valores que todo homem de bem deve preservar em sua consciência - honestidade, caridade, bondade, solidariedade, compaixão, etc.etc.etc. Mas ,apenas para ilustrar meu raciocínio, vou considerar que a DE se fundamenta em princípios e fatos tão sólidos como os sinos das catedrais.
Nesta última noite, pela enézima vez, me apiedei dos fiéis da DE. Eles afirmam que os espíritos podem ser observados pelos sensitivos em todos os ambientes. Os espíritos desencarnados coabitam com os encarnados, diferenciando-se pela dimensão em que se encontram, ou o que valha como tal.
Os desencarnados têm livre transito entre nós e podem até comunicar-se com os sensitivos(que na realidade são todos os fiéis da doutrina). Creio não haver lugares censurados aos mesmos. Haja vista que alguns deles , difusos em meio à massa ignara, "arriscam um olho" e se lançam na perigosa aventura de participar de sessões de descarrego na Universal. Tanto que alguns, pêgos em flagrante, são humilhados, achincalhados e submetidos à toda sorte de constrangimentos. Não é verdade? Pergunto ; COMO OS ESPÍRITAS TRANSAM? Não os incomoda a presença dos desencarnados? Podem pedir, com jeitinho, que se retirem, que dêm um 'rolé', um tempo? Ou podem apelar para o prozaico mas eficiente e imperativo -"vai vê se eu tô na esquina"? Podem interferir na escolha dos que comporão a seleta platéia? Os espíritos podem se manifestar durante o rala-e-rola? Há o risco de algum espírito, mais afoito e destemido, quebrar as leis que regulamentam a matéria e, digamos 'pule o alambrado' e peça para dar uma reencarnada rapidinha? Há algum risco para os atletas sexuais? Pelo sim, pelo não, sugiro amarrarem uma cruz na retaguarda, em uma altura estratégica, à título de proteção. E, atenção! É AMARRAR. A outra opção(cravar) exclui, é obvio, a nescessidade de proteção.
Agora , à luz da razão terrena e materialista e, sob o ponto de vista ético e moral, qual seria o julgamento mais equilibrado à se inferir diante da situação exposta?Estariam os atletas de alcova incorrendo em falta grave face à um exibicionismo concensual ou, seria mais justo e sensato atribuir-lhes a condição de vítimas compulsórias de "voyerismo espiritual"?
À vc, espírita crítico, que está pensando em zombar de minhas angústias e desacreditar da minha boa fé, peço que entre, imediatamente, em sintonia com o ectoplasma do Nelson Cavaquinho, que vai lhe solicitar que retire seu sorriso sarcástico do caminho, para que eu possa levar meu desasossêgo à quem se propor a ajudar. Não a mim, mas a
voces próprios.
Essas novas interrogações vêm, à contra-gosto, somar-se ao meu , já pesado ,fardo de inquietações filosóficas e existenciais. Além do que, acompanham-nas, o indesejado efeito colateral de disseminar a dúvida entre os adeptos da DE que transavam , talvez, sem a exata noção e implicações de seus atos.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:Se for verdade, teremos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado.


Se me permite,caríssimo coléga.
Se foSSe verdade, terÍAmos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado. :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por videomaker »

Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se for verdade, teremos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado.


Se me permite,caríssimo coléga.
Se foSSe verdade, terÍAmos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado. :emoticon12: :emoticon12:



Bingo! "explicação futura", tambem pode ser a GRANDE SAIDA!Como argumentar contra isso...impossivel!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por o anátema »

betossantana escreveu:
videomaker escreveu:
dizer que algo ainda não foi explicado extrapola qualquer bom senso!
:emoticon17:


??????????
E INVENTAR uma explicação é que é bom senso???


Betoçantana,

Nao se trata de inventar uma explicaçao, mas de acreditar numa hipohtese jah estabelecida tradicionalmente, inventada por outras pessoas hah muito tempo atrahs.
:emoticon7:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por videomaker »

o anátema escreveu:
betossantana escreveu:
videomaker escreveu:
dizer que algo ainda não foi explicado extrapola qualquer bom senso!
:emoticon17:


??????????
E INVENTAR uma explicação é que é bom senso???


Betoçantana,

Nao se trata de inventar uma explicaçao, mas de acreditar numa hipohtese jah estabelecida tradicionalmente, inventada por outras pessoas hah muito tempo atrahs.
:emoticon7:



Hipoteze testada, a espera de ser contestada! vai tentar?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se for verdade, teremos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado.


Se me permite,caríssimo coléga.
Se foSSe verdade, terÍAmos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado. :emoticon12: :emoticon12:



Bingo! "explicação futura", tambem pode ser a GRANDE SAIDA!Como argumentar contra isso...impossivel!

Ao longo da história da humanidade, à medida em que a ciênca avança, o que parecia ser ação divina ou magia se revela apenas um fenômeno da natureza.

Acho mais fácil supor que é isto que vai continuar acontecendo do que - pela milionésima vez - apostar em uma intervenção divina.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:
Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se for verdade, teremos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado.


Se me permite,caríssimo coléga.
Se foSSe verdade, terÍAmos apenas constatado a existência de um fenômeno ainda não explicado. :emoticon12: :emoticon12:



Bingo! "explicação futura", tambem pode ser a GRANDE SAIDA!Como argumentar contra isso...impossivel!

Ao longo da história da humanidade, à medida em que a ciênca avança, o que parecia ser ação divina ou magia se revela apenas um fenômeno da natureza.

Acho mais fácil supor que é isto que vai continuar acontecendo do que - pela milionésima vez - apostar em uma intervenção divina.



Mas isso é um argumento indestrutivel seu Fernando! quem pode com ele? "Vamos esperar, pois temos trilhões de anos pela frente, e assim a ciencia vai provar que não é espirito coisa nenhuma"

Ai é bom demais....
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Médiuns passam em testes TRIPLO CEGO

Mensagem por o anátema »

videomaker escreveu:
o anátema escreveu:
betossantana escreveu:
videomaker escreveu:
dizer que algo ainda não foi explicado extrapola qualquer bom senso!
:emoticon17:


??????????
E INVENTAR uma explicação é que é bom senso???


Betoçantana,

Nao se trata de inventar uma explicaçao, mas de acreditar numa hipohtese jah estabelecida tradicionalmente, inventada por outras pessoas hah muito tempo atrahs.
:emoticon7:



Hipoteze testada, a espera de ser contestada! vai tentar?
:emoticon5:


VM,

Só vale se dizer que uma hipótese foi testada quando há algo que pudesse refutá-la especificamente. Como eu já falei várias vezes pelo fórum, se pode inventar outras explicações finais para os supostos fenômenos, tradicionalmente ditos espíritas, mesmo "pseudo-explicações" igualmente mágicas e que não realmente explicam nada, mas que dão as observações proximais como verdadeiras.

O exemplo mais freqüente que dou é, em vez de serem fantasmas, consciências flutuantes, poderiam ser só memórias flutuantes, inconscientes. Meio como CDs ou disquetes das vidas das pessoas que morreram.

Observações de aparente consciência de "fantasmas", poderiam ser o subconsciente das pessoas envolvidas, ou de alguma delas, criando uma "pseudo-consciência", da mesma forma que criamos inconscientemente pessoas nos nossos sonhos, que agem convincentemente para nós como se fossem pessoas independentes.

Tanto essa hipótese como os espiritismos tradicionais são "aprovados" por qualquer aparente verificação a favor dum espiritismo tradicional. Não tem como discernir. Aí as pessoas preferem o tradicional que foi inventado há um tempão simplesmente por ser tradicional, pela "autoridade", o culto à personalidade dos proponentes, e por ter maior apelo sentimental.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Trancado