Pensamentos positivos
Enviado: 09 Fev 2007, 09:27
Os seres humanos são animais pensantes. Desde o início dos tempos, sempre existiu gente fantasiosa, iludida, sonhadora – e também idealista. Ao nos deitar à noite, deveríamos estar livres de preocupações. No entanto, é comum que pensamentos sobre nossa vida venham à tona nesse momento – pensamentos relativos à família, ao país, ao mundo. Tudo está dentro da nossa mente.
Um dos sutras budistas ensina que o ser humano é a combinação dos cinco agregados – uma outra denominação para o que chamamos de “eu”. Os cincos agregados são: forma sensação, percepção, atividade mental e consciência. A percepção, ou pensamento, é uma das cinco partes do “eu”. Forma e consciência equivalem ao corpo e à mente, respectivamente. A sensação encontra-se tanto no corpo quanto na mente. Há diferentes tipos de sensação: sofrimento, júbilo e até sentimentos neutros e de indiferença. Quanto ao pensamento, existem os bondosos, os maléficos e os neutros.
Em geral, as pessoas costumam pensar em si mesmas sob uma ótica positiva, tendo pensamentos negativos sobre os demais. Em nossos pensamentos, quando algo nos diz respeito, mesmo que seja negativo, tendemos a nos perdoar. Já quando o ponto negativo diz respeito aos outros, o perdão é menos provável. Os humanos tendem a ser compreensivos consigo mesmos e rigorosos com os demais. Se fôssemos tão críticos a nosso respeito quanto somos com os outros – e tão positivos e compreensivos com os outros quanto somos conosco –, a vida seria realmente maravilhosa.
Como diz o sutra: “Os três mundos estão todos na mente e todos os darmas estão em nossa própria consciência”. Vivemos iludidos e, com nossos pensamentos, criamos cotidianamente fantasias de todos os tipos. Por ser impossível aos humanos viver sem pensamento, deveríamos nos esforçar para purificá-lo. A água de um tanque deve ser purificada para que possa ser bebida. E quando a torrente do pensamento é purificada, beneficia tanto a nós quanto aos outros.
Se analisarmos os pensamentos dos santos e sábios, observaremos que seus pensamentos são todos sobre carregar as responsabilidades do mundo em seus próprios ombros. Ao examinar o pensamento dos maus, no entanto, veremos que eles só pensam em como levar vantagem sobre os outros. Neste mundo, há muitos que desejam favorecer e ajudar – e, por isso, se sacrificam pelo bem da humanidade. Em contrapartida, muitos outros conspiram e tramam com a intenção de causar problemas. Assim, um pensamento tanto pode ser o céu quanto o inferno.
Um pensamento pode se ocupar da própria pessoa ou do outro, pode ser sobre ele ou sobre ela. Estamos todos entrelaçados, uns nos pensamentos dos outros. Há pensamentos sobre a Terra do Buda e a Terra Pura. Há pensamentos sobre outras pessoas baseados em intrigas. Há, também, pensamentos sobre maus espíritos ou animais. Se todos os pensamentos abstratos fossem reunidos, o universo inteiro não seria suficientemente grande para conter tantos pensamentos problemáticos e ilusões.
Desde tempos remotos, questões sobre como considerar o pensamento humano têm trazido grandes problemas ao mundo. Há quem pense que os intelectuais devem ser respeitados, ainda que muitos grandes pensadores tenham sido condenados à morte por causa de suas idéias. Mesmo assim, defendem a liberdade de pensamento. O pensamento deve mesmo ser livre, mas dentro dos limites de razão. Uma pessoa que seja capaz de pensar com correção, verdade, bondade, beleza e positividade sobre qualquer coisa é verdadeiramente sábia.
Um dos sutras budistas ensina que o ser humano é a combinação dos cinco agregados – uma outra denominação para o que chamamos de “eu”. Os cincos agregados são: forma sensação, percepção, atividade mental e consciência. A percepção, ou pensamento, é uma das cinco partes do “eu”. Forma e consciência equivalem ao corpo e à mente, respectivamente. A sensação encontra-se tanto no corpo quanto na mente. Há diferentes tipos de sensação: sofrimento, júbilo e até sentimentos neutros e de indiferença. Quanto ao pensamento, existem os bondosos, os maléficos e os neutros.
Em geral, as pessoas costumam pensar em si mesmas sob uma ótica positiva, tendo pensamentos negativos sobre os demais. Em nossos pensamentos, quando algo nos diz respeito, mesmo que seja negativo, tendemos a nos perdoar. Já quando o ponto negativo diz respeito aos outros, o perdão é menos provável. Os humanos tendem a ser compreensivos consigo mesmos e rigorosos com os demais. Se fôssemos tão críticos a nosso respeito quanto somos com os outros – e tão positivos e compreensivos com os outros quanto somos conosco –, a vida seria realmente maravilhosa.
Como diz o sutra: “Os três mundos estão todos na mente e todos os darmas estão em nossa própria consciência”. Vivemos iludidos e, com nossos pensamentos, criamos cotidianamente fantasias de todos os tipos. Por ser impossível aos humanos viver sem pensamento, deveríamos nos esforçar para purificá-lo. A água de um tanque deve ser purificada para que possa ser bebida. E quando a torrente do pensamento é purificada, beneficia tanto a nós quanto aos outros.
Se analisarmos os pensamentos dos santos e sábios, observaremos que seus pensamentos são todos sobre carregar as responsabilidades do mundo em seus próprios ombros. Ao examinar o pensamento dos maus, no entanto, veremos que eles só pensam em como levar vantagem sobre os outros. Neste mundo, há muitos que desejam favorecer e ajudar – e, por isso, se sacrificam pelo bem da humanidade. Em contrapartida, muitos outros conspiram e tramam com a intenção de causar problemas. Assim, um pensamento tanto pode ser o céu quanto o inferno.
Um pensamento pode se ocupar da própria pessoa ou do outro, pode ser sobre ele ou sobre ela. Estamos todos entrelaçados, uns nos pensamentos dos outros. Há pensamentos sobre a Terra do Buda e a Terra Pura. Há pensamentos sobre outras pessoas baseados em intrigas. Há, também, pensamentos sobre maus espíritos ou animais. Se todos os pensamentos abstratos fossem reunidos, o universo inteiro não seria suficientemente grande para conter tantos pensamentos problemáticos e ilusões.
Desde tempos remotos, questões sobre como considerar o pensamento humano têm trazido grandes problemas ao mundo. Há quem pense que os intelectuais devem ser respeitados, ainda que muitos grandes pensadores tenham sido condenados à morte por causa de suas idéias. Mesmo assim, defendem a liberdade de pensamento. O pensamento deve mesmo ser livre, mas dentro dos limites de razão. Uma pessoa que seja capaz de pensar com correção, verdade, bondade, beleza e positividade sobre qualquer coisa é verdadeiramente sábia.