Números do aborto em Portugal

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Números do aborto em Portugal

Mensagem por O ENCOSTO »

Números do aborto em Portugal

Em 2005, 18.000 mulheres fizeram abortos ilegais em Portugal que, no próximo domingo, realizará um novo referendo sobre a descriminação da interrupção voluntária da gravidez ou IVE.

Segundo um estudo da Associação para o Planejamento Familiar (APF), 350.000 portuguesas abortaram uma vez na vida.

A seguir, outros dados sobre o aborto em Portugal: - trinta mulheres foram julgadas e 14 condenadas a penas de prisão por terem abortado desde 1998, data de um primeiro referendo que resultou no repúdio à descriminação; - cerca de mil interrupções voluntárias da gravidez são praticadas, em média, todos os anos nos hospitais públicos, segundo números do Ministério da Saúde; - A IVE só é autorizada em Portugal em caso de risco de vida para a mãe, ou em certos prazos, devido a riscos para sua saúde física ou psíquica, má-formação congênita do feto ou violências sexuais; Segundo um estudo da APF, 64,1% das mulheres que abortaram em 2005 o fizeram sem cuidados médicos, 39,4% em casa e 32,2% em clínicas privadas.

- 72,5% foram informadas sobre práticas abortivas por amigas e 22,7% por um profissional da saúde. Destas, 46,1% não usavam métodos anticoncepcionais; - mais da metade destas mulheres tinha entre 17 e 24 anos e 25% tomaram sozinhas a decisão, considerada por 40,8% como "extremamente difícil"; - interrogadas sobre o método utilizado, 35% declararam ter se submetido a curetagem, 25% com ingestão de comprimidos e 23% por aspiração. Dezesseis por cento disseram que "não sabiam" qual método foi empregado; - resultados do referendo anterior de 28 de junho de 1998: Não: 50,07% Sim: 48,28% Abstenção: 68,11%; - 8,4 milhões de eleitores (de uma população de 10,5 milhões de habitantes) estão inscritos nas listas eleitorais e foram convocados a votar no domingo.

http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... 06,00.html
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Apáte »

Primeiro: "interrupção voluntária" é uma das expressões mais bonitas que já vi pra designar assassinato. Que tal fazermos uma interrupção voluntária do fluxo sangüínio de outro sujeito cortando-lhe a garganta?
Segundo: "Destas, 46,1% não usavam métodos anticoncepcionais"
A outra metade usava e engravidou :emoticon5:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Poindexter »

Como podem saber, se são ilegais?

Mentira! Números irreais!

Viva o "NÃO" no referendo!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Shanaista »

Uia... as portuguesas andam boas na pontaria... pois dizem que por lá o aborto é feito jogando-se pedras nas cegonhas

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por betossantana »

Apáte escreveu:Primeiro: "interrupção voluntária" é uma das expressões mais bonitas que já vi pra designar assassinato.


Não é assassinato porque feto não é pessoa.

Bjs
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por videomaker »

Poindexter escreveu:Como podem saber, se são ilegais?

Mentira! Números irreais!

Viva o "NÃO" no referendo!



Como podem saber, se são ilegais?
como? como? esses abortistas são uma piada...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Moninha »

Eu acho incrível como algumas pessoas usam argumentos irracionais pra defender o aborto.
Primeiro dizem: feto não é pessoa, mas o que é pessoa? Ora, o feto é um ser humano em seu estado inicial de vida, isso é uma coisa tão clara que os defensores do aborto tem que rebolar para contestar.
Certa vez ouvi uma mulher dizer que um embrião pode ou não pode vir a ser um ser humano... :emoticon5:
Pois ele pode nascer com aberrações genéticas. Vamos pensar, se eu engravido, com certeza vou ter um ser humano e não um cachorro, um coelho, uma gata não é mesmo?
Bem, mas vamos que meu filho nasça com alguma deformação genética, ele deixará de ser humano por causa disso? Por um acaso ele será um ser da raça canina? Um anfíbio? Não! Ele será um ser humano um Homo Sapiens.
Ou seja, um aborto, é um assassinato de um ser humano e não de um possível ser humano.
É tão claro isso que fica até cansativo ter que falar a mesma coisa.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Mensagem por betossantana »

Moninha escreveu:Primeiro dizem: feto não é pessoa, mas o que é pessoa? Ora, o feto é um ser humano em seu estado inicial de vida, isso é uma coisa tão clara que os defensores do aborto tem que rebolar para contestar.
Certa vez ouvi uma mulher dizer que um embrião pode ou não pode vir a ser um ser humano... :emoticon5:
Pois ele pode nascer com aberrações genéticas. Vamos pensar, se eu engravido, com certeza vou ter um ser humano e não um cachorro, um coelho, uma gata não é mesmo?
Bem, mas vamos que meu filho nasça com alguma deformação genética, ele deixará de ser humano por causa disso? Por um acaso ele será um ser da raça canina? Um anfíbio? Não! Ele será um ser humano um Homo Sapiens.
Ou seja, um aborto, é um assassinato de um ser humano e não de um possível ser humano.
É tão claro isso que fica até cansativo ter que falar a mesma coisa.


Ser humano, homo sapiens, é um conceito biológico, mas pessoa é um conceito jurídico e político. Obviamente um feto é um ser humano em estágio potencial, mas pode ou não vir a ser pessoa. Pessoas são sujeitos de direito, isso é incontestável, já se o feto ou o embrião também são sujeitos de direitos, é discutível. Pode-se defender o aborto conferindo o status de pessoa apenas ao feto em determinado estágio de desenvolvimento. Se antes disso ele é um ser humano em potencial, matá-lo é um descarte, não um assassinato, já que não haveria pessoa sendo morta.

Na verdade, isso é pura retórica. O feto ou embrião será morto de qualquer maneira, a questão é a partir de que momento sua morte deve ser juridicamente relevante por haver vida protegível.
É um problema espiritual, chupe pau!

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Moninha »

Ok, posso não saber os termos jurídicos e tudo mais. Mas, não adianta falar bonito. O feto já é uma vida, independente de juridicamente ser ou não ser pessoa, ou seja, a mulher que aborta está matando o próprio filho. É tão simples isso!
Só que não é conveniente falar assim né? Fica melhor em falar que o feto ainda não é pessoa juridicamente falando, ou então que a mulher vai fazer uma interrupção voluntária da gravidez, ou seja, não passa de expressões amenizadoras.

Ainda não consigo entender isso: o feto pode vir a ser um ser humano em potencial. Como? Se ele vier a nascer será um ser humano, concorda?
Se vai vir a ser um ser humano em potencial, que dizer que pode não vir a ser? Não estou falando aqui de um feto que por algum motivo morreu antes do nascimento, mas sim de um feto que está indo bem em seu desenvolvimento.
Podem falar juridicamente a vontade, mas não podem negar que a mulher que faz isto, mata o próprio filho, está matando um ser vivo, mesmo que em seu estado inicial, de qualquer modo é uma vida
É incrível como nesse país se faz um projeto para defender as tartarugas ainda no ovo, mas quando trata-se de sua própria raça fazem leis que regulamenta o assassinato de inocentes.
Sempre se soube que a vida começa na concepção, só que de uns tempos pra cá o pessoal pró-aborto quer mudar isso a todo custo, interessante como gostam de mudar coisas tão claras para o seu próprio interesse.


Pode-se defender o aborto conferindo o status de pessoa apenas ao feto em determinado estágio de desenvolvimento. Se antes disso ele é um ser humano em potencial, matá-lo é um descarte, não um assassinato, já que não haveria pessoa sendo morta


Mas betossantana, vamos lá que uma lei horrorosa destas dissesse que existe pessoa com um mês de gestação, então se a mulher abortar com um dia antes do feto virar juridicamente pessoa está tudo bem! Pois o serviço foi feito até 24hs antes do prazo máximo para haver punição! Claro que isto é só um exemplo, mas usando um expressão popular: pô me poupe!!

Agora fala-se da vida humana como um estorvo descartável, claro desde que esta vida humana ainda não seja pessoa juridicamente falando :emoticon5: :emoticon5: :emoticon5:

É uma pena que tenha gente que pense assim :emoticon8: Sei que vc é um defensor disto, pelo que li até agora, e que está falando juridicamente, até parece um eufemismo, mas enfim, creio que se as pessoas pensassem seriamente o que significa defender o aborto, provavelmente o nº de defensores diminuiriam. Mas em um mundo cada vez mais relativizado acho isso difícil. Triste, mas é a realidade.

Até e um bom final de semana betossantana.

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Poindexter »

Entenda, betossantana, de uma vez por todas:

O fato de uma lei amanhã dizer que um feto é ou não um ser humano não faz dele nada diferente do que ele já é!

O fato de um crime ter uma pena prevista maior que o outro não faz com que esse de pena maior seja mais grave do que o outro. Leis não fazem nada ser bom, ou justo, ou mau, ou injusto, mas tão somente fazem serem legais ou ilegais!

A Pena de Morte, por exemplo, que eu defendo... não adianta você vir aqui me dizer que ela não é possível de ser implementada, porque seria necessária uma nova Constituição... desde quando isso é empecilho? Desde quando nossas constituições são eternas? Já tivemos várias, beto! Chávez não faz muito tempo já fez uma nova contra a Venezuela, e seu discípulo do Equador tá querendo fazer também... em 1946 o Brasil fez uma, em 1967 fez outra...

Desta forma, minha opinião sobre o AIUs (assassinatos intra-uterinos) não vai mudar uma vírgula se a lei tal diz que tal ou não, porque isso tudo é editável!
Editado pela última vez por Poindexter em 11 Fev 2007, 00:50, em um total de 1 vez.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Poindexter »

Atenção, Moninha!

Ambos sabemos que o feto é uma vida humana quer as leis assim considerem ou não, só que eu queria te contar um negócio que talvez ainda não saiba e o beto não comentou na última mensagem dele neste tópico:

A Justiça Brasileira aceitou recentemente um caso feito em nome de um feto!

Isso mesmo, de um feto!

O feto é o autor, sendo representado por sua mãe, a gestante!

A Justiça Brasileira reconhece, portanto, fetos como seres humanos e como portadores de direitos jurídicos.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Poindexter »

Betossantana...

E tem mais! Metodologicamente, essa atitude de ficar defendendo aborto por causa das leis atuais é a mesma coisa que ficar defendendo o Apartheid por causa das leis que havia até recentemente na África do Sul.

Aliás, pode ser pior ainda, pois se diz muito que a questão do feto não ser considerado personagem do Direito Brasileiro seria bem discutível.
Editado pela última vez por Poindexter em 11 Fev 2007, 00:55, em um total de 1 vez.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Poindexter »

Moninha escreveu:Sempre se soube que a vida começa na concepção, só que de uns tempos pra cá o pessoal pró-aborto quer mudar isso a todo custo, interessante como gostam de mudar coisas tão claras para o seu próprio interesse.


Exatamente. Vemos eles inventando de tudo, e mudando para eufemismos mais suaves praticamente ao mesmo tempo, como no nado sincronizado. Qualquer um que presta um pouco de atenção vê isso claramente!
Editado pela última vez por Poindexter em 11 Fev 2007, 00:49, em um total de 1 vez.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por betossantana »

Moninha e Poindexter, sinceramente... eu ENTENDO tudo que vocês disseram, mas é chover no molhado dizer que não concordo. Concordo com a parte de que usar termos eufemísticos e diferentes pra atos que VOCÊS consideram iguais faz parte do jogo de se conquistar o público para uma idéia, as palavras "assassinato", "matar", etc., são carregadas de desvalor e exaltar o "assassinato" acabaria diminuindo uma eventual popularidade da tese pró-abortista.

Mas eu TENHO que dizer a vocês que nós PRECISAMOS trabalhar com CONCEITOS pra formar opiniões e raciocínios, e CONCEITOS às vezes NÃO SÃO UNÍSSONOS. "Vida humana" pode ser um conceito instintivo, mas todas as nossas células dispõem de vida humana, tanto quanto o nosso indivíduo inteiro, o óvulo tem vida humana, o espermatozóide tem vida humana, o feto e o embrião tem vida humana. Eu SEI que vocês consideram que a partir do momento em que a união dos dois forma um NOVO SER ÚNICO EM SEU PATRIMÔNIO GENÉTICO e em sua INDIVIDUALIDADE, essa vida humana deve ser considerada um SER HUMANO E PESSOA em toda sua plenitude de direitos como eu e vocês, mas EU e outros abortistas NÃO pensamos assim. Pra mim o ser que tem vida humana PROTEGÍVEL tem que estar MINIMANENTE CONSTITUÍDO, não basta ser um produto de uma concepção em fase de crescimento, organização e organogênese. Eu não vejo nada de protegível em uma coisinha com uma notocorda, produtos de concepções são dispensados o tempo todo de formas naturais em organismos de mulheres que por um motivo ou por outro não conseguem levar a gestação a termo, e não vejo ninguém se horrorizando por essas mortes trágicas de coisinhas inocentes.

Além disso, a respeito da criminalização de condutas, pra considerarmos que um ato ofende um bem socialmente valioso de forma grave o suficiente pra que seja considerado crime, também precisamos de CONCEITOS. Pra dizer o que é assassinar, precisamos saber o que é vida e vida PROTEGÍVEL. Vocês consideram que o feto é vida humana protegível? Sim. Eu? Não. Da mesma maneira algumas pessoas podem considerar que desligar os aparelhos de pessoas cerebralmente mortas é assassinato, porque elas consideram que a vida humana artificialmente prolongada é vida humana PROTEGÍVEL. Elas PODEM pensar assim? Claro, ué. Essa opinião deve ser a socialmente prevalente e aquela de acordo com a qual deve agir o Estado? Não necessariamente, e o mesmo se dá com o aborto. Quando eu falo de condutas criminalizadas e de penas, estou falando dos valores e bens defendidos pelo Estado brasileiro, e se eu tenho a minha visão do que deve e do que não deve contar com proteção estatal, vocês também têm as suas.

E, Poindexter, por favor, você até hoje não explicou COMO É que o feto fruto da relação sexual violenta tem menos vida protegível do que a do fruto da relação consensual.
Editado pela última vez por betossantana em 11 Fev 2007, 00:53, em um total de 1 vez.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Apocaliptica »

A mãe representar o feto pelos seus direitos é como a mãe decidindo pelo filho. Ou seja, a mãe decide.
Que eu saiba, o feto não decide.

Mas essa não é defesa dos abortistas, e sim o aborto em casos extremos.
Assim como a Eutanásia. Ninguém quer assassinar um doente. Mas os casos extremos merecem piedade, decida o doente ou quem decidir por ele, assim como o feto.

Aliás, o período em que a maioria dos abortistas defende o aborto é anterior a feto. É embrião.

Apocaliptica

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Apocaliptica »

Moninha,

Sempre se soube que a vida começa na concepção, só que de uns tempos pra cá o pessoal pró-aborto quer mudar isso a todo custo, interessante como gostam de mudar coisas tão claras para o seu próprio interesse.


Que interesses tão horripilantes são esses?

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por betossantana »

Poindexter escreveu:A Justiça Brasileira aceitou recentemente um caso feito em nome de um feto!
Isso mesmo, de um feto!
O feto é o autor, sendo representado por sua mãe, a gestante!
A Justiça Brasileira reconhece, portanto, fetos como seres humanos e como portadores de direitos jurídicos.


Isso não é tão SIMPLES assim. O fato de determinado juízo ter aceitado que os próprios fetos fossem partes em um processo pleiteando o direito à gestação saudável ao invés de suas mães não pacifica nada e não vincula nenhum outro juízo no Brasil.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Phantom Of Death
Mensagens: 54
Registrado em: 31 Jan 2007, 01:04

Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Phantom Of Death »

Eu concordo em aborto de embrião, mas em fase de feto jamais, pois seus orgãos já estão em desenvolvimento e talz, já eh um ser humano feito praticamente.

É degradante ver esse tipo de discussão, mas isso sempre vai existir.
"Hey you,
Don't tell me there's no hope at all.
Together we stand, divided we fall."

"You hide, hide, hide,
Behind petrified eyes."

"...and everything under the sun is in tune
but the sun is eclipsed by the moon."

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por betossantana »

Poindexter escreveu:Betossantana...
E tem mais! Metodologicamente, essa atitude de ficar defendendo aborto por causa das leis atuais é a mesma coisa que ficar defendendo o Apartheid por causa das leis que havia até recentemente na África do Sul.


Mas eu NÃO defendo o atual status quo da criminalização do aborto no Brasil, eu acho que ela devia MUDAR: não devia mesmo ser crime, hehehe.

Poindexter escreveu:Aliás, pode ser pior ainda, pois se diz muito que a questão do feto não ser considerado personagem do Direito Brasileiro seria bem discutível.


Sempre se discutiu ATÉ ONDE vai a proteção do Estado aos eventuais direitos do feto, mas francamente eu nunca ouvi falar de país nenhum em que fetos tivesse O MESMO status de pessoas, isso implicaria em, por exemplo, prever a mesma pena pra aborto e homicídio que seriam uma única conduta, o aborto um tipo de homicídio. Mas não acho que isso aconteça em lugar nenhum. O feto sempre teve um status próprio, imagino que por não ser capaz de sobrevivência fora do útero materno, isso diferencia fundamentalmente um feto de uma pessoa pra mim.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por betossantana »

Moninha escreveu:Sempre se soube que a vida começa na concepção, só que de uns tempos pra cá o pessoal pró-aborto quer mudar isso a todo custo, interessante como gostam de mudar coisas tão claras para o seu próprio interesse.


Que com a concepção se inicia a vida de um NOVO SER isso é claro, mas SE esse novo ser merece o status de pessoa e a tutela incondicional do Estado, isso é outra coisa bem diferente. Pra mim o destino desse novo ser até determinado momento deve ser decidido pela eventual gestante e não sofrer ingerência de terceiros ou do Estado.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por betossantana »

Apocaliptica escreveu:Aliás, o período em que a maioria dos abortistas defende o aborto é anterior a feto. É embrião.


É verdade... vou falar sempre embrião a partir de agora, feto já seria o estágio posterior em que eu também concordo que erradicar essa vida é no mínimo imoral.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Apáte »

betossantana escreveu:
Apáte escreveu:Primeiro: "interrupção voluntária" é uma das expressões mais bonitas que já vi pra designar assassinato.


Não é assassinato porque feto não é pessoa.

Bjs

É claro, todo mundo sabe que não existe pessoa com menos de 18 anos.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Moninha »

Apocaliptica escreveu:Moninha,

Sempre se soube que a vida começa na concepção, só que de uns tempos pra cá o pessoal pró-aborto quer mudar isso a todo custo, interessante como gostam de mudar coisas tão claras para o seu próprio interesse.


Que interesses tão horripilantes são esses?


O interesse de ver o aborto ser legalmente aceito. Daí essa discussão toda que a vida não começa na concepção, pois aí abra-se um espaço de tempo para que o aborto seja feito.

Apocaliptica

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Apocaliptica »

betossantana escreveu:
Moninha escreveu:Sempre se soube que a vida começa na concepção, só que de uns tempos pra cá o pessoal pró-aborto quer mudar isso a todo custo, interessante como gostam de mudar coisas tão claras para o seu próprio interesse.


Que com a concepção se inicia a vida de um NOVO SER isso é claro, mas SE esse novo ser merece o status de pessoa e a tutela incondicional do Estado, isso é outra coisa bem diferente. Pra mim o destino desse novo ser até determinado momento deve ser decidido pela eventual gestante e não sofrer ingerência de terceiros ou do Estado.


Exato.
No máximo daqueles que vão estar envolvidos com a vida do ser. Isso nas situações extremas que na maioria das vezes são as defendidas pelos abortistas ( pensando na dignidade mínima de vida do embrião e da gestante). E sob avaliação de uma equipe médica. Logicamente com o deferimento de um juiz.

Essas, para mim são as pessoas que podem se envolver no processo.

Apocaliptica

Re: Re.: Números do aborto em Portugal

Mensagem por Apocaliptica »

Moninha escreveu:
Apocaliptica escreveu:Moninha,

Sempre se soube que a vida começa na concepção, só que de uns tempos pra cá o pessoal pró-aborto quer mudar isso a todo custo, interessante como gostam de mudar coisas tão claras para o seu próprio interesse.


Que interesses tão horripilantes são esses?


O interesse de ver o aborto ser legalmente aceito. Daí essa discussão toda que a vida não começa na concepção, pois aí abra-se um espaço de tempo para que o aborto seja feito.


Sim, mas quais os interesses que as pessoas que defendem o aborto tem para o defenderem?

Trancado