Documentário sobre corrupção no Brasil não será exibido aqui

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Documentário sobre corrupção no Brasil não será exibido aqui

Mensagem por SickBoy »

Imagem

SÃO PAULO - "Esse filme não é para ser exibido no Brasil". É com este aviso nada ortodoxo que começa Manda Bala! (Send a Bullet), documentário dirigido pelo americano Jason Kohn, que venceu o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cinema de Sundance, o mais importante festival de cinema independente do mundo, que foi encerrado no domingo em Park City, Utah, EUA.

Kohn se recusa a falar com jornalistas brasileiros. E, a julgar pelo aviso, não pretende exibir seu filme no país onde nasceu a idéia de seu filme, que, como antecipou o Estado, já está fazendo barulho por botar o dedo na ferida escancarada da corrupção e da impunidade brasileira.

No debate que se seguiu ao filme, o diretor foi questionado por Helvécio Marins Jr, cineasta mineiro e produtor de Acidente, que concorria no festival: Por que, diante da coragem de tratar da corrupção no Brasil, não sobra vontade para exibir este filme no País? “Porque meu pai mora no Brasil e seria perigoso”, respondeu o diretor americano, que é filho de pai americano e mãe brasileira e fala português fluentemente.

Equipe brasileira

Além do conteúdo polêmico, Kohn, que tem apenas 23 anos e se mudou para o Brasil durante as filmagens, fez questão de trabalhar com equipe brasileira em seu filme. A diretora de fotografia Heloísa Passos levou por Manda Bala! o Prêmio de Excelência em Cinematografia para Documentários. Os brasileiros que concorreram em Sundance e assistiram ao filme levantam prós e contras Manda Bala!. “Mesmo diante da justificativa, acho questionável. O filme consegue até criar situações e personagens bem interessantes. Mas começar assim não é nada bom”, declarou Marins, que nesta semana participa do festival de Roterdã com seu curta Trecho.

Até ser exibido no festival, Kohn pouco falava de seu filme. As informações oficiais se restringiam a uma breve sinopse. Manda Bala! investiga a corrupção no Brasil, acompanhando três personagens-chave. Um deles é um político que, para lavar bilhões de dólares, abre uma fazenda de fachada. O outro personagem é um empresário que gasta milhões para blindar seus carros. Os depoimentos deste e de outros personagens que já foram seqüestrados revelam como a indústria do seqüestro é um ramo rentável no Brasil. O terceiro, ironicamente, é um cirurgião plástico, que reconstrói orelhas de vítimas de seqüestro.

Entrevista no YouTube

Em entrevista disponível no site YouTube, o diretor afirma que produziu Manda Bala! com foco principal em um escândalo político e conta histórias de corrupção. Não por acaso, Kohn ensina o beabá da lavagem de dinheiro no Brasil. E o exemplo dado é o caso do ranário (the frog farm) de Jader Barbalho, que foi acusado de desviar US$ 9 milhões da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), operando um orçamento de R$ 300 mil. "O "crime organizado chegou ao centro do poder" no Brasil. Jader fez o que queria na Sudam. Aprovava o que queria pelo valor que queria", declara o diretor. Em uma outra cena, surge um entrevistado brasileiro, não identificado, que fala em português e diz: "Sempre recebendo propina, sempre recebendo suborno".

“De fato. É um filme chocante. Grotesco. E não só pelo lado político, que é sórdido. Mas também pelas cenas de seqüestro. Mas é real. Kohn conseguiu vídeos caseiros feitos pelos seqüestradores. Há cenas de criança implorando para não ter a orelha decepada”, conta Fellipe Gamarano Barbosa, jovem diretor brasileiro, que concorria no festival com seu curta Beijo de Sal.

"É totalmente estúpido decidir fazer um filme como esse, porque é difícil de realizar, difícil de vender", disse Kohn em entrevista ao site do Sundance Festival. "Quando negociamos com pessoas de uma sociedade tão injusta, que se beneficiam do desequilíbrio, é muito difícil contar a história, ninguém quer falar sobre isso. Eu pessoalmente gostaria de ter capacidade de continuar a fazer isso", diz o diretor.

“O Konh conversa com pessoas da fazenda de rãs e chega a entrevistar o Barbalho que, no momento em que é questionado sobre o ranário, levanta-se e vai embora dizendo que ‘eles teriam de conversar horas sobre aquele assunto’. É impressionante. E é baseado na impunidade que o Kohn fundamenta seu filme. No fato de que, tanto na corrupção quanto na indústria da violência, os crimes continuam sendo cometidos porque ninguém é punido no Brasil. O Barbalho foi preso e reeleito”, completa Fellipe, que, assim como Kohn, mora e estudou cinema em Nova York. Outro entrevistado, também brasileiro, fala em inglês da violência nos grandes centros urbanos brasileiros. Diz que já teve um sócio e pessoas próximas seqüestradas na cidade de São Paulo. "Uma pessoa é seqüestrada todo dia em São Paulo. A situação está totalmente fora de controle".

Trilha desconcertante

A trilha sonora do filme também é totalmente brasileira, mas mesmo assim incomodou os diretores brasileiros. Como fundo das cenas que investigam a contradições do País, há Caetano, Mutantes, Tim Maia Racional, Jorge Mautner, Lo Borges, Jorge Ben...

“Mas, no final, o que se sente é que, mesmo ótimas, as músicas não têm nada a ver com o filme, ficam presentes full time... Ele deveria ter pesquisado Racionais, Chico Science e outras coisas mais modernas e que batessem mais com a proposta”, completa Marins.

“Talvez seja uma ironia. O fato de exibir imagens tão grotescas e se ouvir uma música tão maravilhosa de um mesmo país. Mas, assim como a primeira e a última cena, nunca saberemos se ele era um punk kid querendo chocar que acabou fazendo um belo filme ou um diretor sério que queria fazer um filme que conscientizasse”, comenta Gamarano.

A tal última cena é a bandeira do Brasil tremulando. “Eu disse a ele que a primeira cena era sensacionalismo e ele disse que iria cortar. Mas a última ele disse que vai manter porque é para alertar, não só brasileiros, mas estrangeiros, de que o que está escrito ali é, ironicamente, "Ordem e Progresso”, finaliza Gamarano Barbosa.


------------------------


Uma pena um documentário desses não ser exibido aqui. vamos ver se aparece na Internet.

em tempo, procurando por esse documentário, achei outro, sobre violência e tráfico nos morros cariocas. vale a pena uma olhada ;)

http://cinemadown.blogspot.com/2007/01/ ... cular.html

Apocaliptica

Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exibido

Mensagem por Apocaliptica »

Pena mesmo que não seja exibido aqui.

É um misto de censura da ditadura da violência do tráfico e da incapacidade política da elite dominante ( uma mistura de Congresso Nacional com PCC e outros departamentos afins).

Mesmo assim, se o Cinema Nacional Brasileiro tem tanto orgulho das porcarias que faz mostrando só essas facetas do mundo tupiniquim , mandando lá para fora ( porque aquilo é coisa prá turista), qual o problema em vermos mais um quadro da dor aqui?

Só se for o pai do autor mesmo.

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exibido

Mensagem por SickBoy »

olhando bem, apesar de estar curioso para ver o filme, pois acho importante a ótica de alguém de fora da nossa sociedade, acho que o cara errou na mão em algumas coisas. Não vejo necessidade em colocar no filme uma criança chorando pra não ter sua orelha arrancada.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exi

Mensagem por betossantana »

SickBoy escreveu:Não vejo necessidade em colocar no filme uma criança chorando pra não ter sua orelha arrancada.


Eu vejo.

E me junto ao côro dos decepcionados pela não-exibição no país, que BOSTA. Esse é um dos filmes que tinha que passar em Multiplex, que toda a sociedade brasileira deveria assistir e DISCUTIR.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Re: Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exi

Mensagem por Apocaliptica »

betossantana escreveu:
SickBoy escreveu:Não vejo necessidade em colocar no filme uma criança chorando pra não ter sua orelha arrancada.


Eu vejo.

E me junto ao côro dos decepcionados pela não-exibição no país, que BOSTA. Esse é um dos filmes que tinha que passar em Multiplex, que toda a sociedade brasileira deveria assistir e DISCUTIR.


Brasileiro precisa enfiar na cabeça que a nossa imagem lá fora não é nada glamurosa. Pode ser que se enxergando no espelho dos horrores enxerguem a baixaria que estamos vivendo e parem de enumerar as maravilhas do país do carnaval, do samba e do futebol. Argh odeio esse nacionalismo barato!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exi

Mensagem por betossantana »

Apocaliptica escreveu:Brasileiro precisa enfiar na cabeça que a nossa imagem lá fora não é nada glamurosa. Pode ser que se enxergando no espelho dos horrores enxerguem a baixaria que estamos vivendo e parem de enumerar as maravilhas do país do carnaval, do samba e do futebol. Argh odeio esse nacionalismo barato!


Também odeio... depois reclamam de filmes como Turistas, que nem vi ainda.

Mas uma coisa que me impressionada: NADA consegue afetar o turismo no Rio, NADA. É incrível mesmo.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Re: Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exi

Mensagem por Apocaliptica »

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Brasileiro precisa enfiar na cabeça que a nossa imagem lá fora não é nada glamurosa. Pode ser que se enxergando no espelho dos horrores enxerguem a baixaria que estamos vivendo e parem de enumerar as maravilhas do país do carnaval, do samba e do futebol. Argh odeio esse nacionalismo barato!


Também odeio... depois reclamam de filmes como Turistas, que nem vi ainda.

Mas uma coisa que me impressionada: NADA consegue afetar o turismo no Rio, NADA. É incrível mesmo.


Não sei até quando. As agências estão cada vez mais preocupadas em dar um manual de sobrevivência aos clientes que embarcam para o Rio.

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exi

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:
betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Brasileiro precisa enfiar na cabeça que a nossa imagem lá fora não é nada glamurosa. Pode ser que se enxergando no espelho dos horrores enxerguem a baixaria que estamos vivendo e parem de enumerar as maravilhas do país do carnaval, do samba e do futebol. Argh odeio esse nacionalismo barato!


Também odeio... depois reclamam de filmes como Turistas, que nem vi ainda.

Mas uma coisa que me impressionada: NADA consegue afetar o turismo no Rio, NADA. É incrível mesmo.


Não sei até quando. As agências estão cada vez mais preocupadas em dar um manual de sobrevivência aos clientes que embarcam para o Rio.



lembrei dessa tirinha

Imagem

Apocaliptica

Re: Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exi

Mensagem por Apocaliptica »

SickBoy escreveu:
Apocaliptica escreveu:
betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Brasileiro precisa enfiar na cabeça que a nossa imagem lá fora não é nada glamurosa. Pode ser que se enxergando no espelho dos horrores enxerguem a baixaria que estamos vivendo e parem de enumerar as maravilhas do país do carnaval, do samba e do futebol. Argh odeio esse nacionalismo barato!


Também odeio... depois reclamam de filmes como Turistas, que nem vi ainda.

Mas uma coisa que me impressionada: NADA consegue afetar o turismo no Rio, NADA. É incrível mesmo.


Não sei até quando. As agências estão cada vez mais preocupadas em dar um manual de sobrevivência aos clientes que embarcam para o Rio.



lembrei dessa tirinha

Imagem



:emoticon13:


Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exibido

Mensagem por Fedidovisk »

Quero ver, T-D-E.

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exi

Mensagem por spink »

SickBoy escreveu:olhando bem, apesar de estar curioso para ver o filme, pois acho importante a ótica de alguém de fora da nossa sociedade, acho que o cara errou na mão em algumas coisas. Não vejo necessidade em colocar no filme uma criança chorando pra não ter sua orelha arrancada.



Você já assistiu "A Revolução não será televisionada" ?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Minuteman
Mensagens: 1164
Registrado em: 24 Out 2005, 15:40

Mensagem por Minuteman »

Se alguém achar onde baixar esse filme na web diz aí !

vlw
-- Anderson
Tudo é vaidade e correr atrás do vento

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exibido

Mensagem por spink »

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exibido

Mensagem por SickBoy »

opa, vou assistir!

valeu carlos. digo, spink :emoticon16:

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Documentário sobre corrupção no Brasil não será exibido

Mensagem por Fedidovisk »

Eu to cagando e andando pra nossa imagem lá fora, isso não tem nenhuma relação com a necessidade prática de tomar ações aqui e hoje...

Então se fosse interesse do mundo ter um zoologico de violência como o Brasil não teria problema algum... aliás é interesse, não que eles tenham que se preocupar com o Brasil, e que eles estão mais preocupados consigo mesmos... o Brasil deveria fazer o mesmo, e uma forma, é passar essa porra de filme e não liga para o que o mundo diz, isso porque continuarão a dizer, com ou sem a gente vendo, ou melhor com só eles vendo.

Ps: o que aconteceu com o usuário da crianca triste ?

Trancado