Superpopulação Global

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:A questão da Austrália é que as cidades são todas litorâneas e no meio tem apenas deserto. Penso em transformar o deserto numa Las Vegas gigante. O que acha?


Legal.
Já imagino os shows que podem ser feitos da combinação de cangurus, aborígenes e crocodilos.


e com bumerangues, claro!
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

betossantana escreveu:
Alexandre escreveu:Levando em conta que, nos próximos 40 anos haverá mais 4 bilhões de pessoas no mundo,


Afffff, QUANTAS dessas estimativas já feitas se provaram verdadeiras??? Esse tipo de alerta vermelho não é dado há não sei quantas décadas, como os casos de fim do mundo???

Bjs


Eu não sei dessas especificamente, mas já vi umas estimativas de crescimento populacional de décadas atrás, publicadas em revistas análogas às superinteressantes da vida, que se aproximavam bastante do que, décadas mais tarde, era de fato a população dos países mencionados.

Fora isso, é um erro comparar esse tipo de coisa, feita metodologicamente, com mecanismos causais reais, conhecidos, com simples previsões de místicos de algo específico ou absurdamente fantástico.

Pode ser que as coisas não fiquem tão f*didas daqui há sei lá quantos anos, mas não é sensato esperar que esteja tudo f*dido de vez para só então tentar dar um jeito de arrumar a situação.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Ateu Tímido »

Poindexter escreveu:Viva a Esterilização Compulsória!


A começar pela dos imbecis.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

o anátema escreveu:
betossantana escreveu:
Alexandre escreveu:Levando em conta que, nos próximos 40 anos haverá mais 4 bilhões de pessoas no mundo,


Afffff, QUANTAS dessas estimativas já feitas se provaram verdadeiras??? Esse tipo de alerta vermelho não é dado há não sei quantas décadas, como os casos de fim do mundo???

Bjs


Eu não sei dessas especificamente, mas já vi umas estimativas de crescimento populacional de décadas atrás, publicadas em revistas análogas às superinteressantes da vida, que se aproximavam bastante do que, décadas mais tarde, era de fato a população dos países mencionados.

Fora isso, é um erro comparar esse tipo de coisa, feita metodologicamente, com mecanismos causais reais, conhecidos, com simples previsões de místicos de algo específico ou absurdamente fantástico.

Pode ser que as coisas não fiquem tão f*didas daqui há sei lá quantos anos, mas não é sensato esperar que esteja tudo f*dido de vez para só então tentar dar um jeito de arrumar a situação.


Sobre a queda nas taxas de natalidade no Brasil:

Em 1970 a mulher brasileira tinha, em média, 5,8 filhos. Trinta anos depois, esta média era de 2,3 filhos.

Confira no gráfico!


Imagem

Fonte: IBGE


Sobre a queda nas taxas de natalidade na América Latina:

TASA GLOBAL DE FECUNDIDAD – AMÉRICA LATINA

1950 – 1955: 5,91
1955 – 1960: 5,95
1960 – 1965: 5,99
1965 – 1970: 5,58
1970 – 1975: 5,07
1975 – 1980: 4,52
1980 – 1985: 3,95
1985 – 1990: 3,44
1990 – 1995: 3,04
1995 – 2000: 2,75

Fonte: Centro Latino Americano de Demografia das Nações Unidas



Sobre a queda nas taxas de natalidade na Europa e Estados Unidos da Amerca:

A Europa conhece hoje alterações demográficas sem precedentes pela sua escala e gravidade. Em 2003, o crescimento natural da população foi de apenas 0,04% ao ano; nos novos Estados-Membros, à excepção de Chipre e de Malta, registou-se mesmo um declínio demográfico. Em vários países, a imigração tornou-se crucial para assegurar um crescimento da população. Por todo o lado, a taxa de fecundidade é inferior ao limiar de renovação das gerações (cerca de 2,1 crianças por mulher); em muitos Estados-Membros, passou mesmo a menos de 1,5 crianças por mulher.

Imagem

Fonte: “Uma nova solidariedade entre gerações face às mutações demográficas" - COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Samael »

O Acauan está corretíssimo. A própria lógica de organização familiar que impera em quase todo mundo capitalista atualmente impediria qualquer despautério destes.

Apocaliptica

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Apocaliptica »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Acauan,

Obrigada pela aula. Acrescento que nutro profunda antipatia por jesuítas. Minha filha estudou no jardim durante uns 3 meses num dos melhores colégios da cidade ( porque o pai era ex-aluno). Já contei aqui no RV que não deu para aguentar.


Confesso que frequento o Páteo do Colégio em São Paulo com certa apreensão. Para quem não sabe, lá é território jesuita desde a fundação da cidade há mais de quatrocentos e cinquenta anos.
Sempre fico preocupado com a possibilidade de algum padre mais afoito achar que minha catequeze foi mal feita e querer terminar o serviço.

Mas apesar desta pêndega de séculos, os jesuítas eram uma organização notável. Em seu auge foram possivelmente a primeira organização atuante em nível global, com atividades em todos os continentes.

Ironicamente, foi no Páteo do Colégio que um dos responsáveis pelo local comentou comigo sobre a política de Manoel da Nóbrega com relação aos Índios, segundo quem o único modo de converter-nos era pela espada.

Isto pode chocar os politicamente corretos, mas é muito satisfatório de se ouvir de nossa parte.
Éramos uma nação guerreira e só abandonaríamos nossa cultura diante de outra nação guerreira mais poderosa.
Quem acha que ëramos convertidos por José de Anchieta com seus versos na areia, teatrinhos e outras gracinhas nos ofende mais do que Manoel da Nóbrega, que entendeu que éramos um povo que respeitava apenas a força e só a ela cederíamos.


Hum...coincidentemente ou não, o nome da escola à qual me referi é justamente Colégio Anchieta. Os alunos são chamados há mais de 100 anos de anchietanos. A despeito dos despautérios que observei lá, incluisive de uma tiranos velada por parte de alguns beatos que trabalham na pré escola, o lema do estabelecimento é criar cidadãos livres para vida, em ações e pensamento. Sei, não....

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Mensagem por Alexandre »

Acauan escreveu:
o anátema escreveu:
betossantana escreveu:
Alexandre escreveu:Levando em conta que, nos próximos 40 anos haverá mais 4 bilhões de pessoas no mundo,


Afffff, QUANTAS dessas estimativas já feitas se provaram verdadeiras??? Esse tipo de alerta vermelho não é dado há não sei quantas décadas, como os casos de fim do mundo???

Bjs


Eu não sei dessas especificamente, mas já vi umas estimativas de crescimento populacional de décadas atrás, publicadas em revistas análogas às superinteressantes da vida, que se aproximavam bastante do que, décadas mais tarde, era de fato a população dos países mencionados.

Fora isso, é um erro comparar esse tipo de coisa, feita metodologicamente, com mecanismos causais reais, conhecidos, com simples previsões de místicos de algo específico ou absurdamente fantástico.

Pode ser que as coisas não fiquem tão f*didas daqui há sei lá quantos anos, mas não é sensato esperar que esteja tudo f*dido de vez para só então tentar dar um jeito de arrumar a situação.


Sobre a queda nas taxas de natalidade no Brasil:

Em 1970 a mulher brasileira tinha, em média, 5,8 filhos. Trinta anos depois, esta média era de 2,3 filhos.

Confira no gráfico!


Imagem

Fonte: IBGE


Sobre a queda nas taxas de natalidade na América Latina:

TASA GLOBAL DE FECUNDIDAD – AMÉRICA LATINA

1950 – 1955: 5,91
1955 – 1960: 5,95
1960 – 1965: 5,99
1965 – 1970: 5,58
1970 – 1975: 5,07
1975 – 1980: 4,52
1980 – 1985: 3,95
1985 – 1990: 3,44
1990 – 1995: 3,04
1995 – 2000: 2,75

Fonte: Centro Latino Americano de Demografia das Nações Unidas



Sobre a queda nas taxas de natalidade na Europa e Estados Unidos da Amerca:

A Europa conhece hoje alterações demográficas sem precedentes pela sua escala e gravidade. Em 2003, o crescimento natural da população foi de apenas 0,04% ao ano; nos novos Estados-Membros, à excepção de Chipre e de Malta, registou-se mesmo um declínio demográfico. Em vários países, a imigração tornou-se crucial para assegurar um crescimento da população. Por todo o lado, a taxa de fecundidade é inferior ao limiar de renovação das gerações (cerca de 2,1 crianças por mulher); em muitos Estados-Membros, passou mesmo a menos de 1,5 crianças por mulher.

Imagem

Fonte: “Uma nova solidariedade entre gerações face às mutações demográficas" - COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS


"População e bem-estar
A taxa de crescimento da população mundial está diminuindo. Em muitos países a expectativa de vida está aumentando, a mortalidade infantil está diminuindo e a fração de crianças que freqüentam escolas está crescendo. Todos estes índices mostram a melhora do bem-estar humano. Mas, ao mesmo tempo, em muitos países em desenvolvimento, permanecem misérias como fome, doenças, analfabetismo e restrição de liberdade. O aumento contínuo da população e a falta de terra e água são fatores que impedem a melhora do bem-estar em alguns países menos desenvolvidos. Muitas cidades nos países subdesenvolvidos estão com dificuldades em construir infra-estruturas básicas ao ritmo da migração contínua da população rural.
População mundial: A população mundial atualmente (2003) é 6,3 bilhões, está crescendo cerca de 80 milhões por ano, e chegará a 8,9 bilhões em 2050 na projeção média pela Divisão de População da ONU [6]. A maioria do aumento ocorrerá nos países em desenvolvimento na Ásia e na África. A fertilidade total (número médio de filhos por mulher) no período de 2000 a 2005 é maior que 6 em 17 países, entre 5 e 6 em 17 países e entre 4 e 5 em 22 países, com a média mundial de 2,69. Na projeção média na Ref. [6] para o período de 2045 a 2050, é suposta a fertilidade de 1,85 na maioria dos países, sendo a média mundial 2,02."

fonte: voanews

"Escassez

A água tem se tornado um elemento de disputa entre nações. Um relatório do Banco Mundial, datado de 1995, alerta para o fato de que "as guerras do próximo século serão por causa de água, não por causa do petróleo ou política".

Em 30 anos, o número de pessoas saltará para 3 bilhões em 52 países. Nesse período, a quantidade de água disponível por pessoa em países do Oriente Médio e do norte da África estará reduzida em 80 por cento. A projeção que se faz é que, nesse período, 8 bilhões de pessoas habitarão a terra, em sua maioria concentradas nas grandes cidades. Daí, será necessário produzir mais comida e mais energia, aumentando o consumo doméstico e industrial de água. Essas perspectivas fazem crescer o risco de guerras, porque a questão das águas torna-se internacional.

Em 1967, um dos motivos da guerra entre Israel e seus vizinhos foi justamente a ameça, por parte dos árabes, de desviar o fluxo do rio Jordão, cuja nascente fica nas montanhas no sul do Líbano. O rio Jordão e seus afluentes fornecem 60 por cento da água necessária à Jordânia. A Síria também depende desse rio.

A populosa China também sofre com o problema. O grande crescimento populacional e a demanda agroindustrial estão esgotando o suprimento de água. Das 500 cidades que existem no país, 300 sofrem com a escassez de água. Mais de 80 milhões de chineses andam mais de um quilômetro e meio por dia para conseguir água, e assim acontece com inúmeras nações.

Um levantamento da ONU aponta duas sugestões básicas para diminuir a escassez de água: aumentar a sua disponibilidade e utilizá-la mais eficazmente. Para aumentar a disponibilidade, uma das alternativas seria o aproveitamento das geleiras; a outra seria a dessalinização da água do mar.

Esses processos são muito caros e tornam-se inviáveis para a maioria dos países que sofrem com a escassez. É possível, ainda, intensificar o uso dos estoques subterrâneos profundos, o que implica utilizar tecnologias de alto custo e o rebaixamento do lençol freático."

Fonte: Sabesp

Que a taxa de natalidade no continente europeu vem sendo reduzida há décadas, eu já estou ciente, graças as aulas de geografia na terceira série. Também já sei da queda da taxa de natalidade na américa latina, embora, quanto aos índices desta última, eu pensava serem mais sutis. Mas, com esses gráficos, você está maquiando um problema muito grave. Nos continentes africanos e asiáticos, justamente os que possuem os piores índices de distribuição de recursos hídricos, a população continuará aumentando, até atingir a escala de 9.5, á 10 bilhões de pessoas, até o ano de 2050. Nesses países, as políticas de redução das taxas de natalidade (se é que há alguma), são tímidas demais para surtir algum efeito.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Alexandre »

Samael escreveu:O Acauan está corretíssimo. A própria lógica de organização familiar que impera em quase todo mundo capitalista atualmente impediria qualquer despautério destes.


Olhar somente para o próprio umbigo, é sempre mais cômodo.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

Acauan escreveu:
Sobre a queda nas taxas de natalidade no Brasil:


Não questiono isso, mas a população mundial pode crescer a despeito de reduções nas taxas de natalidade.

Imagem
http://www.iiasa.ac.at/Research/LUC/Pap ... /chap1.htm
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Samael »

Alexandre escreveu:
Samael escreveu:O Acauan está corretíssimo. A própria lógica de organização familiar que impera em quase todo mundo capitalista atualmente impediria qualquer despautério destes.


Olhar somente para o próprio umbigo, é sempre mais cômodo.


Alguma refutação?

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Alexandre »

Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:O Acauan está corretíssimo. A própria lógica de organização familiar que impera em quase todo mundo capitalista atualmente impediria qualquer despautério destes.


Olhar somente para o próprio umbigo, é sempre mais cômodo.


Alguma refutação?


Na próxima vez que tirar férias, dê uma passadinha no Niger, para conhecer um pouco mais a "lógica de organização familiar" que impera por lá... O sistema econômico do Niger também é o capitalismo.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Poindexter »

Vocês ficam mostrando queda nas taxas de fecundidade, só que isso de nada adianta sem a velocidade necessária para fazer frente ao aumento da base. O planeta é finito, ainda não criamos meios de viver sem ser pertinho da superfície dele e não temos garantias de que o desenvolvimento tecnológico vá limpar a barra da Humanidade.

Desta forma, o mínimo que deveríamos fazer seria racionar MUITO e ser ainda mais incisivos na queda das taxas de mortalidade. Seria ridículo o mundo se tornar imprestável só para evitar uma crise mundial da previdência, ferrando ao invés de uma geração, essa mesma e todas as vindouras.
Editado pela última vez por Poindexter em 24 Fev 2007, 17:47, em um total de 1 vez.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Samael »

Alexandre escreveu:
Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:O Acauan está corretíssimo. A própria lógica de organização familiar que impera em quase todo mundo capitalista atualmente impediria qualquer despautério destes.


Olhar somente para o próprio umbigo, é sempre mais cômodo.


Alguma refutação?


Na próxima vez que tirar férias, dê uma passadinha no Niger, para conhecer um pouco mais a "lógica de organização familiar" que impera por lá... O sistema econômico do Niger também é o capitalismo.


Até onde eu saiba, o Niger possui uma pirâmide social parecida com a de quase todos os países de terceiro mundo: alto número de crescimentos e mortalidade altíssima. E até onde eu saiba, o Niger não representa nem 1% da população mundial.

E, ah, o capitalismo no Niger se mescla a modos de produção de vida material, onde impera a subsistência. O país não é plenamente capitalista.

E, além disso, você se esqueceu de postar aqui os dados do alto crescimento demográfico da população do Niger nos últimos anos e de que maneira esta mesma população poderá destruir o planeta, ocupando-o por inteiro.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Lúcifer »

Por que tanta preocupação? Não há motivos para se alarmarem.
O ser humano tem um método infalível para controlar a superpopulação.
Quando começar a escassez, algum país vai querer invadir o outro por causa da água, do mesmo modo que fazem hoje por pausa do petróleo.
Resultado: Milhões de pessoas morrerão e o equilíbrio será refeito.
Como diz o pai de uma amiga minha: Infelizmente a guerra é um mal necessário.
E é isso o que acontecerá.
E, como diria o velho deitado: Quem viver, verá. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Apocaliptica

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Apocaliptica »

Lúcifer escreveu:Por que tanta preocupação? Não há motivos para se alarmarem.
O ser humano tem um método infalível para controlar a superpopulação.
Quando começar a escassez, algum país vai querer invadir o outro por causa da água, do mesmo modo que fazem hoje por pausa do petróleo.
Resultado: Milhões de pessoas morrerão e o equilíbrio será refeito.
Como diz o pai de uma amiga minha: Infelizmente a guerra é um mal necessário.
E é isso o que acontecerá.
E, como diria o velho deitado: Quem viver, verá. :emoticon16: :emoticon16:


Endossado. mas ninguém bebe petróleo. Faltar água é um pesadelo.... :emoticon8:

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por o anátema »

Poindexter escreveu:Vocês ficam mostrando queda nas taxas de fecundidade, só que isso de nada adianta sem a velocidade necessária para fazer frente ao aumento da base. O planeta é finito, ainda não criamos meios de viver pertinho da superfície dele e não temos garantias de que o desenvolvimento tecnológico vá limpar a barra da Humanidade.

Desta forma, o mínimo que deveríamos fazer seria racionar MUITO e ser ainda mais incisivos na queda das taxas de mortalidade. Seria ridículo o mundo se tornar imprestável só para evitar uma crise mundial da previdência, ferrando ao invés de uma geração, essa mesma e todas as vindouras.


:emoticon5:

me surpreendeu..... algo assim, vindo de você, esperava que estivesse em verde-lima... mas ao mesmo tempo não está tão "poético" falando da Mãe Terra e tal para achar que se esqueceu desse detalhe :emoticon12:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Poindexter »

o anátema escreveu:me surpreendeu..... algo assim, vindo de você, esperava que estivesse em verde-lima... mas ao mesmo tempo não está tão "poético" falando da Mãe Terra e tal para achar que se esqueceu desse detalhe :emoticon12:


Uma legítima paródia em verde-lima diria que os países ricos estariam disseminando o pânico ecológico só para que os países pobres reduzissem as suas taxas de reprodução de modo que a massa explorada não saísse do controle dos ricos.

Eu, pessoalmente, sou a favor do Protocolo de Kyoto, mas entendo perfeitamente que os E.U.A. não queiram assiná-lo a menos que todos os países industrializados também o façam. Lógica simples: se alguns não precisarem se controlar, então esse acordo fica totalmente sem moral.

Também penso que a Humanidade deve sempre procurar tecnologias cada vez mais ecológicas e controlar severamente a reprodução humana, daí eu ser favorável medidas como a Esterilização Compulsória.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
M ! g
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Fev 2007, 17:37

Mensagem por M ! g »

Quem acha que há demasiada gente que comece por se matar...

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Alexandre »

Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:O Acauan está corretíssimo. A própria lógica de organização familiar que impera em quase todo mundo capitalista atualmente impediria qualquer despautério destes.


Olhar somente para o próprio umbigo, é sempre mais cômodo.


Alguma refutação?


Na próxima vez que tirar férias, dê uma passadinha no Niger, para conhecer um pouco mais a "lógica de organização familiar" que impera por lá... O sistema econômico do Niger também é o capitalismo.


Até onde eu saiba, o Niger possui uma pirâmide social parecida com a de quase todos os países de terceiro mundo: alto número de crescimentos e mortalidade altíssima. E até onde eu saiba, o Niger não representa nem 1% da população mundial.

E, ah, o capitalismo no Niger se mescla a modos de produção de vida material, onde impera a subsistência. O país não é plenamente capitalista.

E, além disso, você se esqueceu de postar aqui os dados do alto crescimento demográfico da população do Niger nos últimos anos e de que maneira esta mesma população poderá destruir o planeta, ocupando-o por inteiro.


Em nenhum momento eu disse que a "população poderá destruir o planeta, ocupando-o por inteiro", embora, você deve saber que tal fenômeno já vem acontecendo na europa, mas essa é uma outra história.

O que determina o índice de natalidade de um país, é o seu nível cultural e de conscientização, a lógica de organização familiar capitalista não vale nada para aqueles que estão á margem da sociedade, ou que vivem abaixo da linha da pobreza.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Samael »

Alexandre escreveu:
Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:O Acauan está corretíssimo. A própria lógica de organização familiar que impera em quase todo mundo capitalista atualmente impediria qualquer despautério destes.


Olhar somente para o próprio umbigo, é sempre mais cômodo.


Alguma refutação?


Na próxima vez que tirar férias, dê uma passadinha no Niger, para conhecer um pouco mais a "lógica de organização familiar" que impera por lá... O sistema econômico do Niger também é o capitalismo.


Até onde eu saiba, o Niger possui uma pirâmide social parecida com a de quase todos os países de terceiro mundo: alto número de crescimentos e mortalidade altíssima. E até onde eu saiba, o Niger não representa nem 1% da população mundial.

E, ah, o capitalismo no Niger se mescla a modos de produção de vida material, onde impera a subsistência. O país não é plenamente capitalista.

E, além disso, você se esqueceu de postar aqui os dados do alto crescimento demográfico da população do Niger nos últimos anos e de que maneira esta mesma população poderá destruir o planeta, ocupando-o por inteiro.


Em nenhum momento eu disse que a "população poderá destruir o planeta, ocupando-o por inteiro", embora, você deve saber que tal fenômeno já vem acontecendo na europa, mas essa é uma outra história.

O que determina o índice de natalidade de um país, é o seu nível cultural e de conscientização, a lógica de organização familiar capitalista não vale nada para aqueles que estão á margem da sociedade, ou que vivem abaixo da linha da pobreza.


Cara, onde estão os dados de que este fenômeno está ocorrendo na Europa? Itália e Holanda estavam, até ontem, preocupados com seu sistema de previdência devido ao envelhecimento da sua população.

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Alexandre »

Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:
Alexandre escreveu:
Samael escreveu:O Acauan está corretíssimo. A própria lógica de organização familiar que impera em quase todo mundo capitalista atualmente impediria qualquer despautério destes.


Olhar somente para o próprio umbigo, é sempre mais cômodo.


Alguma refutação?


Na próxima vez que tirar férias, dê uma passadinha no Niger, para conhecer um pouco mais a "lógica de organização familiar" que impera por lá... O sistema econômico do Niger também é o capitalismo.


Até onde eu saiba, o Niger possui uma pirâmide social parecida com a de quase todos os países de terceiro mundo: alto número de crescimentos e mortalidade altíssima. E até onde eu saiba, o Niger não representa nem 1% da população mundial.

E, ah, o capitalismo no Niger se mescla a modos de produção de vida material, onde impera a subsistência. O país não é plenamente capitalista.

E, além disso, você se esqueceu de postar aqui os dados do alto crescimento demográfico da população do Niger nos últimos anos e de que maneira esta mesma população poderá destruir o planeta, ocupando-o por inteiro.


Em nenhum momento eu disse que a "população poderá destruir o planeta, ocupando-o por inteiro", embora, você deve saber que tal fenômeno já vem acontecendo na europa, mas essa é uma outra história.

O que determina o índice de natalidade de um país, é o seu nível cultural e de conscientização, a lógica de organização familiar capitalista não vale nada para aqueles que estão á margem da sociedade, ou que vivem abaixo da linha da pobreza.


Cara, onde estão os dados de que este fenômeno está ocorrendo na Europa? Itália e Holanda estavam, até ontem, preocupados com seu sistema de previdência devido ao envelhecimento da sua população.


E de onde é que você acha que eles vão importar mão-de-obra operária?
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

M ! g escreveu:Quem acha que há demasiada gente que comece por se matar...


Isso meio que vai contra o princípio da coisa toda que seria tornar a humanidade algo sustentável... além do que, se eu me mato, não espalho o meme :emoticon12:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Alexandre »

Samael escreveu:
Cara, onde estão os dados de que este fenômeno está ocorrendo na Europa? Itália e Holanda estavam, até ontem, preocupados com seu sistema de previdência devido ao envelhecimento da sua população.


Aí é que está o problema: O Acauan apresentou gráficos sobre a redução da taxa de natalidade na europa como se isso fosse um indicativo de que a população global está se reduzindo. Ledo engano.
Para que a economia do continente não vá por água abaixo, a união européia precisará acolher pelo menos 50 milhões de imigrantes nas próximas décadas. Essa migração ainda não acontece em massa por causa de xenofobia, e do medo que os europeus têm de perder sua identidade. Mas não há muita escolha: Ou abraça a imigração, ou a europa terá que começar a matar seus velhinhos (o que acontece na Holanda, mas lá eles chamam isso de eutanásia). Mesmo que a europa importe mão-de-obra, ainda assim não seria suficiente para equilibrar a geografia populacional do globo, ou, em outras palavras, estancar o aumento dos índices de natalidade no resto do mundo. Não adianta tentar tapar o sol com a peneira.

Off topic: Coincidência, mas eu já havia entrado no seu blog há algum tempo atrás, quando eu procurava no google por: "Britney Spears sem calcinha". Mundo pequeno, né?!
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Superpopulação Global

Mensagem por zumbi filosófico »

Série de vídeos (uma só palestra) pertinentes ao assunto:



Arithmetic, Population and Energy - a talk by Al Bartlett

Professor Bartlett has given his celebrated one-hour lecture, "Arithmetic, Population and Energy: Sustainability 101" over 1,600 times to audiences with an average attendance of 80 in the United States and world-wide. His audiences have ranged from junior high school and college students to corporate executives and scientists, and to congressional staffs. He first gave the talk in September, 1969, and subsequently has presented it an average of once every 8.5 days for 36 years. His talk is based on his paper, "Forgotten Fundamentals of the Energy Crisis," originally published in the American Journal of Physics, and revised in the Journal of Geological Education.

Professor Al Bartlett begins his one-hour talk with the statement, "The greatest shortcoming of the human race is our inability to understand the exponential function."

He then gives a basic introduction to the arithmetic of steady growth, including an explanation of the concept of doubling time. He explains the impact of unending steady growth on the population of Boulder, of Colorado, and of the world. He then examines the consequences steady growth in a finite environment and observes this growth as applied to fossil fuel consumption, the lifetimes of which are much shorter than the optimistic figures most often quoted.

He proceeds to examine oddly reassuring statements from "experts", the media and political leaders - statements that are dramatically inconsistent with the facts. He discusses the widespread worship of economic growth and population growth in western society. Professor Bartlett explains "sustainability" in the context of the First Law of Sustainability:

"You cannot sustain population growth and / or growth in the rates of consumption of resources.

The talk brings the listener to understand and appreciate the implications of unending growth on a finite planet, and closes noting the crucial need for education topic.

http://www.albartlett.org/presentations ... ideo1.html








Aparentemente o mesmo conteúdo da apresentação em vídeo, mas em forma melhor para ver em texto do que as transcrições puras, contendo gráficos e melhor organização:

http://hawaii.gov/dbedt/ert/symposium/b ... tlett.html
Imagem

Trancado