Superpopulação Global

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Superpopulação Global

Mensagem por Alexandre »

Atual crescimento da população 'é insustentável'


Para britânicos, ambientalistas precisam enfrentar a questão já.

A solução dos problemas ambientais da Terra passa pelo combate à superpopulação do planeta, de acordo com o professor Chris Rapley, diretor da agência britânica de pesquisas na Antártida.

Em artigo publicado no site da BBC em inglês, Rapley argumenta que o combate dos problemas ambientais tem que ser sinônimo do combate à superpopulação.

"Se acreditamos que o tamanho da 'pegada' (ecológica) humana é um problema grave, e há muitas provas de que isso é fato, então a visão racional seria que ao lado de um pacote de medidas para reduzir as pegadas por pessoa, a questão da administração da população também fosse enfrentada", escreve o cientista.

Para o professor Rapley o tamanho da população atual da Terra, acima de 6,5 bilhões de pessoas, já é insustentavelmente grande. Ele afirma ainda que a uma taxa de 76 milhões de pessoas a mais por ano, em média, não há como combater os atuais problemas ambientais apenas com propostas para o controle de emissão de gases e a racionalização do consumo.

Rapley afirma que a questão da população, porém, é um assunto muito difícil, uma espécie de tabu, para os movimentos ambientais.

No entanto, Rapley acredita que a não ser que ele seja enfrentado, o bem-estar e a qualidade de vida das gerações futuras vão sofrer conseqüências.

O artigo de Rapley é o primeiro de uma série de opiniões sobre o meio ambiente em uma sessão especial do site da BBC em inglês, chamada The Green Room ou O Quarto Verde, em tradução literal.

Vários estudos indicam que a humanidade está esgotando os recursos naturais da Terra muito rapidamente. Mesmo assim, a questão da população dificilmente entra na pauta das reuniões ambientais ou das organizações não-governamentais "verdes".

O professor Rapley, diretor do Levantamento Britânico da Antártida, admite que a questão é espinhosa, porque envolve considerações sobre o controle de natalidade compulsório e até eugenia (na definição do dicionário Houaiss: "teoria que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas").

No entanto, Rapley evita fazer recomendações sobre como controlar a atual tendência de crescimento que deve elevar a população da Terra a oito ou nove bilhões até 2050.


Ele argumenta, porém, que a discussão do problema da superpopulação precisa ser alçado a prioridade nos meios ambientais.

"A não ser e até isso mudar, reuniões como a de Montreal (sobre as mudanças climáticas), que enfrentam apenas parte do problema, terão na melhor das hipóteses um sucesso limitado, com o bem-estar e a qualidade de vida das gerações futuras como vítima inevitável."

fonte: http://www.gabeira.com.br/causas/causa.asp?id=1610&idSubd=15

Se não houver uma medida de controle populacional global imediato, qual será o futuro da humanidade até 2050?
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Alexandre »

Usuário deletado escreveu:Malthusianos...


Estava esperando alguém dizer isso...
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Apocaliptica

Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Apocaliptica »

Malthusianos chatos...


Corram para as montanhas.

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Mensagem por docdeoz »

Companheiros,

Não se preocupem, sempre pode piorar.

Tem um texano rico que diz que o ideal é dar uma vacina nos pobres, para que não possam reporduzir-se...

:emoticon5:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Alexandre »

Apocaliptica escreveu:Malthusianos chatos...


Corram para as montanhas.


Será que ninguém percebe que essa é uma tragédia anunciada?
Os australianos já estão bebendo o próprio esgoto; os ingleses propuseram recentemente um racionamento de descargas sanitárias... Até 2050, nós teremos 9 bilhões e meio de pessoas no mundo, e até agora eu não vi nenhum ambientalista aparecendo na tv dizendo: "Fiquem tranquilos, nós já temos um solução para a escassez de água no planeta e o aumento demográfico global". Vocês não levam esse problema á sério?
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Storydor
Mensagens: 2301
Registrado em: 05 Jan 2006, 08:09
Gênero: Masculino
Localização: Recife, Pernambuco
Contato:

Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Storydor »

Eu já disse umas 500x por aqui, ainda bem que eu não vou estar vivo... :emoticon19:
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:Malthusianos chatos...


Corram para as montanhas.


Chatos e alarmistas.

As taxas de crescimento populacional vem caindo continuamente em todo mundo há décadas.
Já é negativa na maior parte da África, é muito baixa na Europa, Canadá e Japão.
Programas brutais de controle da natalidade vem reduzindo as taxas continuamente na China e Índia, os dois grandes responsáveis pelo aumento absoluto da população mundial.

Mesmo no Brasil e América Latina os índices não justificam alarmismo algum, dado que o número de filhos por mulher vem caindo continuamente até por estas bandas esquecidas por Deus.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Mensagem por Alexandre »

Acabou-se o que era doce. Um estudo das Nações Unidas, divulgado em novembro de 2001, fez uma previsão catastrófica. 2025 poderá entrar para a história como o ano do colapso no fornecimento de água doce. Nada menos que dois terços da população mundial estarão correndo o risco de viver em regiões de média ou elevada escassez de água. A Europa e a América do Norte estão mais preparadas para enfrentar o problema, mas ainda assim sentirão o efeito da seca.

Atualmente, a secura já aflige o Oriente Médio e o norte da África. No caso dos países africanos, 95% das reservas de água já são aproveitados e a tendência é usá-los até a última gota. Outra região que corre o risco de total esgotamento é a Ásia Central. Em países como Paquistão, Índia e Afeganistão, a exploração atual dos recursos hídricos já beira os 85%.

Segundo a previsão da ONU, a África do Sul e países densamente povoados, como Índia e China, podem entrar na lista. É verdade que muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte, mas, considerando o ritmo atual de explosão demográfica, uma tragédia de grandes proporções está prestes a desaguar.

Nos últimos 40 anos, a população mundial dobrou para 6,1 bilhões de habitantes. Com isso, cresce a demanda por alimentos. No Brasil, a agricultura é o setor que utiliza a maior parte da água disponível, cerca de 59%. Nas zonas urbanas dos países em desenvolvimento, as taxas de uso da água já são insustentáveis. Na Cidade do México, com mais de 20 milhões de habitantes, os aqüíferos (águas subterrâneas) diminuem na velocidade de três metros ao ano.

Nos países ricos, onde o crescimento da população é menor ou até negativo, o consumo industrial da água é o mais preocupante. A produção de papel e aço, entre outros produtos industrializados, exige quantidades colossais de água. Pelas estimativas da ONU, se o consumo dos países em desenvolvimento fosse o mesmo do primeiro mundo, o uso de água atingiria, em 2025, alarmantes 90% de todas as reservas globais do líquido.

http://www.aprendebrasil.com.br/reporta ... a/pede.asp

A população mundial vai aumentar até 2050, paralelamente, os recursos hídricos estão se esgotando... E eu sou alarmista?
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Apocaliptica

Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Apocaliptica »

Tô mais preocupada com o fim do ciclo do petróleo.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por o anátema »

Usuário deletado escreveu:Malthusianos...


Cornucopianos....
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Apocaliptica »

Malthusiano vidente:
________________________________

TEM DATA: dezembro de 2007

"Se a humanidade não tomar todas as ações possíveis até dezembro de 2007, o mundo sofrerá sanções irreversíveis".

“Se o ser humano continuar a destruir o meio ambiente, mais de 80% da população desaparecerá até o ano de 2043!”.

“Se você quer uma vida iluminada, você procura a luz, se você quer uma vida cheia de sombras, você procura a escuridão”.

Anotações feitas a partir do livro de Mario Enzio – O HOMEM À FRENTE DAS PROFECIAS – Âmbito Editores Ltda. – setembro/2005



p. 207 – O QUE PODERIA ACONTECER NO PLANETA EM 2043 – 80% população poderá desaparecer

“O meu projeto de trabalho, hoje, é tentar reverter esses problemas futuros. Fazer com que as pessoas se conscientizem, por menor número que sejam, para que mudem sua forma de pensar. Não suas idéias em relação à vontade material, mas se abrirem mais para o lado espiritual. Nós ainda temos um tempo antes que hajam essas mudanças climáticas gigantescas. Temos tempo, mas a partir de DEZEMBRO de 2007 será uma sombra negra que se alastrará para o céu do mundo. Os que estarão aqui vão ver! A partir de janeiro de 2008 começa a infelicidade do ser humano. Isso é o que me preocupa. E, talvez, eu não tenha tempo. Eu aceitei até aparecer na TV. Esse era o meu propósito, ser colocado em xeque, colocado em dúvida. Aceito todas as opiniões céticas, com maior orgulho. Todas as pessoas têm o direito de pensarem o que quiserem. Mas aceitei ser questionado mediante essas condições. Eu preciso correr contra o tempo. É muito curto o tempo, é muito curto. E os meios de comunicação são uma abertura para que a gente possa falar. Pelo menos levar ao conhecimento das pessoas, de que muitos estão indo para o caminho errado. Isso só depende de nós, isso se chama livre-arbítrio. Esse livre-arbítrio, às vezes, leva as pessoas para um buraco sem volta. E nos entristece, pois temos um trabalho conjunto com a parte divina, aí eu ficaria muito triste se algo vier acontecer. Eu não estou aqui para ser um profeta, estou simplesmente para levar a verdade. Falamos de um asteróide que está em rota de colisão com a terra, nenhum astrônomo ainda o localizou, mas ele deve aparecer por volta do ano de 2009, 2010 – vão conseguir vê-lo. E a rota é de colisão. Já enviei correspondência a vários órgãos, inclusive à NASA. Tenho AR de que eles receberam”...

Fonte:http://www.djweb.com.br/barao/videos/salette/palestra.htm

Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Re.: Superpopulação Global

Mensagem por evoluindo »

O perigo destas questões é que são abordadas sempre por extremistas , não sei se o problema é tão próximo ou tão distante , real ou fantasioso.
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Mensagem por Alexandre »

Atualmente, há 1,3 bilhões de pessoas no mundo sem acesso á aguá potável, devido á escassez de recursos hídricos, e a má distribuição dos mesmos. Um dos últimos relatórios da ONU, do ano passado, destacava que, até 2030, o mundo necessitará de 55% mais comida, o que, consequentemente acarretará uma maior demanda de irrigação nas zonas de plantio de alimentos, que atualmente já consomem 70% de toda a água doce própria para o consumo humano. Levando em conta que, nos próximos 40 anos haverá mais 4 bilhões de pessoas no mundo, e com os possíveis planos de racionamento de água á nível, mundial que deverão ser colocados em prática nas próximas décadas, a conclusão óbvia, é que teremos um número de famintos maior do que em qualquer outra época da história recente. Isso não me parece um problema fantasioso nem distante.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Alexandre escreveu:A população mundial vai aumentar até 2050, paralelamente, os recursos hídricos estão se esgotando... E eu sou alarmista?


É!

Você citou, por exemplo, a Austrália como um dos locais de risco da super-população.
Um país que tem mais de 7,5 milhões de quilometros quadrados e pouco mais de vinte milhões de habitantes, o que dá uma densidade demográfica de pouco mais de 2,5 habitantes por quilometro quadrado.

Prova de que você cita dados sem analisá-los.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:Tô mais preocupada com o fim do ciclo do petróleo.


Pode se despreocupar pelos próximos cinquenta anos, no mínimo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Apocaliptica »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Tô mais preocupada com o fim do ciclo do petróleo.


Pode se despreocupar pelos próximos cinquenta anos, no mínimo.


As previsões são de 50 anos para o esgotamento não é?

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Acauan escreveu:
Alexandre escreveu:A população mundial vai aumentar até 2050, paralelamente, os recursos hídricos estão se esgotando... E eu sou alarmista?


É!

Você citou, por exemplo, a Austrália como um dos locais de risco da super-população.
Um país que tem mais de 7,5 milhões de quilometros quadrados e pouco mais de vinte milhões de habitantes, o que dá uma densidade demográfica de pouco mais de 2,5 habitantes por quilometro quadrado.

Prova de que você cita dados sem analisá-los.


A questão da Austrália é que as cidades são todas litorâneas e no meio tem apenas deserto. Penso em transformar o deserto numa Las Vegas gigante. O que acha?

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Tô mais preocupada com o fim do ciclo do petróleo.


Pode se despreocupar pelos próximos cinquenta anos, no mínimo.


As previsões são de 50 anos para o esgotamento não é?


As previsões de cinquenta anos para as reservas já confirmadas, para os níveis atuais de consumo, para as previsões de crescimento projetadas no período.

Caso se descubram novas reservas ou as taxas de crescimento do consumo sejam inferiores ao consumo pode-se ampliar esta projeção.

Também é muito provável que as reservas já confirmadas sejam muito superiores que as oficialmente divulgadas, uma vez que é do interesse dos países produtores serem modestos quanto às estimativas das reservas, dado que o preço do petróleo sobe na proporção direta da expectativa de escassez.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por Apocaliptica »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Tô mais preocupada com o fim do ciclo do petróleo.


Pode se despreocupar pelos próximos cinquenta anos, no mínimo.


As previsões são de 50 anos para o esgotamento não é?


As previsões de cinquenta anos para as reservas já confirmadas, para os níveis atuais de consumo, para as previsões de crescimento projetadas no período.

Caso se descubram novas reservas ou as taxas de crescimento do consumo sejam inferiores ao consumo pode-se ampliar esta projeção.

Também é muito provável que as reservas já confirmadas sejam muito superiores que as oficialmente divulgadas, uma vez que é do interesse dos países produtores serem modestos quanto às estimativas das reservas, dado que o preço do petróleo sobe na proporção direta da expectativa de escassez.


Sim é isso que eu li também e é razoável.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:A questão da Austrália é que as cidades são todas litorâneas e no meio tem apenas deserto. Penso em transformar o deserto numa Las Vegas gigante. O que acha?


Legal.
Já imagino os shows que podem ser feitos da combinação de cangurus, aborígenes e crocodilos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Mensagem por Alexandre »

Acauan escreveu:
Alexandre escreveu:A população mundial vai aumentar até 2050, paralelamente, os recursos hídricos estão se esgotando... E eu sou alarmista?


É!

Você citou, por exemplo, a Austrália como um dos locais de risco da super-população.
Um país que tem mais de 7,5 milhões de quilometros quadrados e pouco mais de vinte milhões de habitantes, o que dá uma densidade demográfica de pouco mais de 2,5 habitantes por quilometro quadrado.

Prova de que você cita dados sem analisá-los.


Eu não citei a Austrália como expoente da superpopulação global, eu apenas me referi a política de racionamento de água desse país; fato é, que os australianos consomem água reciclada atualmente.

Prova de que você cita comentários sem lê-los com a devida atenção.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Storydor
Mensagens: 2301
Registrado em: 05 Jan 2006, 08:09
Gênero: Masculino
Localização: Recife, Pernambuco
Contato:

Mensagem por Storydor »

Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:
Alexandre escreveu:A população mundial vai aumentar até 2050, paralelamente, os recursos hídricos estão se esgotando... E eu sou alarmista?


É!

Você citou, por exemplo, a Austrália como um dos locais de risco da super-população.
Um país que tem mais de 7,5 milhões de quilometros quadrados e pouco mais de vinte milhões de habitantes, o que dá uma densidade demográfica de pouco mais de 2,5 habitantes por quilometro quadrado.

Prova de que você cita dados sem analisá-los.


A questão da Austrália é que as cidades são todas litorâneas e no meio tem apenas deserto. Penso em transformar o deserto numa Las Vegas gigante. O que acha?


Se quiser me por de administrador de um dos cassinos... :emoticon13:
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:A questão da Austrália é que as cidades são todas litorâneas e no meio tem apenas deserto. Penso em transformar o deserto numa Las Vegas gigante. O que acha?


Legal.
Já imagino os shows que podem ser feitos da combinação de cangurus, aborígenes e crocodilos.


Estou pensando na grana, cara! Isso ia desequilibrar a economia mundial do hemisfério norte para o sul e noutra longitude. Muitos shows e grana de turismo!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Storydor escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:
Alexandre escreveu:A população mundial vai aumentar até 2050, paralelamente, os recursos hídricos estão se esgotando... E eu sou alarmista?


É!

Você citou, por exemplo, a Austrália como um dos locais de risco da super-população.
Um país que tem mais de 7,5 milhões de quilometros quadrados e pouco mais de vinte milhões de habitantes, o que dá uma densidade demográfica de pouco mais de 2,5 habitantes por quilometro quadrado.

Prova de que você cita dados sem analisá-los.


A questão da Austrália é que as cidades são todas litorâneas e no meio tem apenas deserto. Penso em transformar o deserto numa Las Vegas gigante. O que acha?


Se quiser me por de administrador de um dos cassinos... :emoticon13:


Juro por deus (tsc). A idéia é realmente estonteante.

Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Re: Re.: Superpopulação Global

Mensagem por evoluindo »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Malthusianos chatos...


Corram para as montanhas.


Chatos e alarmistas.

As taxas de crescimento populacional vem caindo continuamente em todo mundo há décadas.
Já é negativa na maior parte da África, é muito baixa na Europa, Canadá e Japão.
Programas brutais de controle da natalidade vem reduzindo as taxas continuamente na China e Índia, os dois grandes responsáveis pelo aumento absoluto da população mundial.

Mesmo no Brasil e América Latina os índices não justificam alarmismo algum, dado que o número de filhos por mulher vem caindo continuamente até por estas bandas esquecidas por Deus.



Percebo que és um extremista , sua opinião perde qualquer valor, este sua defesa com as estatísticas a cima demontram a sua ignorância e radicalismo .
Sinceramente , pense no que escreveu...
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Trancado