Ateu = Bom senso

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Ateu = Bom senso

Mensagem por evoluindo »

O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por evoluindo »

Usuário deletado escreveu:Sim stevoluindo.


Cara eu creio que você está pensando que sou outra pessoa,
Ledo engano.
Abraços.
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por NadaSei »

evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."

A dúvida é pura questão de bom senso, não o ateísmo.
Um ateísmo sem um bom ceticismo filosófico, não é de muito mais bom senso que um teísmo crente.
Da mesma forma, um teísmo cético, não perde em nada para um ateísmo cético.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por evoluindo »

NadaSei escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."

A dúvida é pura questão de bom senso, não o ateísmo.
Um ateísmo sem um bom ceticismo filosófico, não é de muito mais bom senso que um teísmo crente.
Da mesma forma, um teísmo cético, não perde em nada para um ateísmo cético.


Pra se ser um ateu "de verdade", há que se ser sincero e racional.
Penso, logo sou ateu , qualquer Teísmo é pura supertição !
O sobrenatural, não existe , salvo em mentes doentias e frágeis.
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por clara campos »

evoluindo escreveu:Pra se ser um ateu "de verdade", há que se ser sincero e racional.

Puxa!
Foi a definição de ateísmo mais profunda que já vi!
Não houve um papa qualquer que disse o mesmo sobre o catolicismo?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por evoluindo »

clara campos escreveu:
evoluindo escreveu:Pra se ser um ateu "de verdade", há que se ser sincero e racional.

Puxa!
Foi a definição de ateísmo mais profunda que já vi!
Não houve um papa qualquer que disse o mesmo sobre o catolicismo?


Bah!
Eu quero que o Papa exploda!
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por clara campos »

porquê?
porque tu tens razão porque sim, e ele não porque não?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por francioalmeida »

Ateu = indiferença :emoticon46:

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por francioalmeida »

evoluindo escreveu:
clara campos escreveu:
evoluindo escreveu:Pra se ser um ateu "de verdade", há que se ser sincero e racional.

Puxa!
Foi a definição de ateísmo mais profunda que já vi!
Não houve um papa qualquer que disse o mesmo sobre o catolicismo?


Bah!
Eu quero que o Papa exploda!


O Papa é pop :emoticon14:

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por francioalmeida »

clara campos escreveu:porquê?
porque tu tens razão porque sim, e ele não porque não?


Ele tem razão porque é ateu, se fosse católico o Papa tinha razão :emoticon16: :emoticon16:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

SUPERSTIÇÃO

Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por evoluindo »

clara campos escreveu:porquê?
porque tu tens razão porque sim, e ele não porque não?


A ciência tem se mostrado muito eficaz com sua postura atéia sabe porquê?
Porquê ela lida com hipóteses reais , não imaginárias.
O ateísmo é meramente uma questão de sinceridade e bom senso.
Pense...
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Fernando »

evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Porque ela lida...

Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por evoluindo »

Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por francioalmeida »

Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


:emoticon5: :emoticon6:

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por francioalmeida »

evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


HOMOFOBIA

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Ateu Tímido »

francioalmeida escreveu:
evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


HOMOFOBIA

RACISMO!!!

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por NadaSei »

evoluindo escreveu:Pra se ser um ateu "de verdade", há que se ser sincero e racional.
Penso, logo sou ateu...

Pois é... posso dizer o mesmo do teísmo...
Para ser um teísta "de verdade", há que se ser sincero e racional.
Penso, logo sou teista...

Ser ateu significa apenas não crer em Deus ou Deuses.
Uma pessoa pode ser levada a isso, inclusive pela crença em uma idéia especifica.
Não confunda ateismo com ceticismo e, ceticismo existe de varias tipos, alguns com bom senso outros não.
evoluindo escreveu:...qualquer Teísmo é pura supertição !
O sobrenatural, não existe , salvo em mentes doentias e frágeis.

Não é de muito bom senso essa afirmação, o que prova que para ser ateu, não é necessário bom senso.
Essa afirmação tem alguns problemas, entre eles, falta de conhecimento, crença e preconceito.

"qualquer Teísmo é pura supertição"
Aqui temo a falta de conhecimento e a crença.
O desconhecimento ou ignorância, não é um grande problemas, pois todos somos ignorante em algo, no seu caso, ignorante sobre o que as religiões ensinam e suas razões.
Até ai tudo bem, algum ateus céticos e com bom senso, também tem esse desconhecimento.
O problema está em criar uma crença levada por esse desconhecimento, isso é falta de bom senso e de ceticismo.
Essa afirmação demonstra esse tipo de crença, que é diferente do mero não achar provável a existência de um Deus, mas crer que isso é impossivel e que todos os que pensam o oposto, o fazem levados por crenças irracionais... isso está longe de ser verdade.

Fazer esse tipo de afirmação não é só ignorância, mas falta de ceticismo levada por crença algumas vezes racionais (outras não), mas mal informadas e preconceituosas.
O sobrenatural, não existe , salvo em mentes doentias e frágeis.
Aqui temos o pior... soberba, ignorância e preconceito.

Primeiro a soberba de se achar o dono da verdade, coisa tipica de mentes crentes.
Segundo a ignorância dos motivos que podem levar alguém a crer no sobre natural, visto que todos temos crenças de diversos tipos (não apenas os teístas) e, que muitos podem ser os motivos racionais para alguém "acreditar" no sobrenatural.
Terceiro o preconceito de ao invés de procurar saber os motivos para isso, julgar precipitadamente que esses motivos seriam a doença ou fraqueza mental.

Sua atitude é igual a dos teístas crentes...
O ateismo não garante nada, é apenas a descrença em Deus ou Deuses... e algumas vezes, a crença de que eles não existem.
O seu ateismo me parece muito crente.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por NadaSei »

evoluindo escreveu:A ciência tem se mostrado muito eficaz com sua postura atéia sabe porquê?
Porquê ela lida com hipóteses reais , não imaginárias.
O ateísmo é meramente uma questão de sinceridade e bom senso.
Pense...

A postura da ciência não é atéia meu caro...
A postura da ciência é cética, não confunda as duas coisas...
Pense e informe-se...
Editado pela última vez por NadaSei em 22 Fev 2007, 22:57, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por betossantana »

Fernando escreveu:O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


Affff, como esse povinho pretensamente cult anti-Legião é um pé no saco. É obsessão, igual à obsessão de certos fãs do Legião pelo grupo.

Critique o MEU avatar. Mas não fará diferença. Sabe por quê? Porque Ivete Sangalo te despreza. Despreza rindo e despreza com iogurte.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
evoluindo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Nov 2005, 18:30

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por evoluindo »

NadaSei escreveu:
evoluindo escreveu:Pra se ser um ateu "de verdade", há que se ser sincero e racional.
Penso, logo sou ateu...

Pois é... posso dizer o mesmo do teísmo...
Para ser um teísta "de verdade", há que se ser sincero e racional.
Penso, logo sou teista...

Ser ateu significa apenas não crer em Deus ou Deuses.
Uma pessoa pode ser levada a isso, inclusive pela crença em uma idéia especifica.
Não confunda ateismo com ceticismo e, ceticismo existe de varias tipos, alguns com bom senso outros não.
evoluindo escreveu:...qualquer Teísmo é pura supertição !
O sobrenatural, não existe , salvo em mentes doentias e frágeis.

Não é de muito bom senso essa afirmação, o que prova que para ser ateu, não é necessário bom senso.
Essa afirmação tem alguns problemas, entre eles, falta de conhecimento, crença e preconceito.

"qualquer Teísmo é pura supertição"
Aqui temo a falta de conhecimento e a crença.
O desconhecimento ou ignorância, não é um grande problemas, pois todos somos ignorante em algo, no seu caso, ignorante sobre o que as religiões ensinam e suas razões.
Até ai tudo bem, algum ateus céticos e com bom senso, também tem esse desconhecimento.
O problema está em criar uma crença levada por esse desconhecimento, isso é falta de bom senso e de ceticismo.
Essa afirmação demonstra esse tipo de crença, que é diferente do mero não achar provável a existência de um Deus, mas crer que isso é impossivel e que todos os que pensam o oposto, o fazem levados por crenças irracionais... isso está longe de ser verdade.

Fazer esse tipo de afirmação não é só ignorância, mas falta de ceticismo levada por crença algumas vezes racionais (outras não), mas mal informadas e preconceituosas.
O sobrenatural, não existe , salvo em mentes doentias e frágeis.
Aqui temos o pior... soberba, ignorância e preconceito.

Primeiro a soberba de se achar o dono da verdade, coisa tipica de mentes crentes.
Segundo a ignorância dos motivos que podem levar alguém a crer no sobre natural, visto que todos temos crenças de diversos tipos (não apenas os teístas) e, que muitos podem ser os motivos racionais para alguém "acreditar" no sobrenatural.
Terceiro o preconceito de ao invés de procurar saber os motivos para isso, julgar precipitadamente que esses motivos seriam a doença ou fraqueza mental.

Sua atitude é igual a dos teístas crentes...
O ateismo não garante nada, é apenas a descrença em Deus ou Deuses... e algumas vezes, a crença de que eles não existem.
O seu ateismo me parece muito crente.


Eu fui teólogo , um profundo estudante de religiões ! Passei a ser ateu quando usei a razão e o bom senso, doa a quem doer.
Imagem

"...Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
Cazuza

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por NadaSei »

evoluindo escreveu:Eu fui teólogo , um profundo estudante de religiões ! Passei a ser ateu quando usei a razão e o bom senso, doa a quem doer.

E que religiões você estudou?
Praticou alguma?
Seguia os ensinamentos como não mentir, não julgar, eliminar os maus pensamentos e praticava a meditação?

Eu já fui um ateu crente, depois foi ficando mais cético e usando mais a razão e o bom senso, fui eliminando crenças, preconceitos e me informando, até que me tornei teísta.
A minha esperiência é o contrario da sua... doa a quem doer.

Conte-me a sua experiência, pois estou achando que você passou de teista crente a ateu crente e, isso é o mesmo que trocar seis por meia dúzia.
Sem ceticismo, sem eliminar crenças e buscar conhecimento e questiona-los... caindo de forma radical em dois extremos, não se alcança o bom senso.
Ser ateu ou teista é o que menos importa.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por Ilovefoxes »

"qualquer Teísmo é pura supertição"

Aqui temo a falta de conhecimento e a crença.
O desconhecimento ou ignorância, não é um grande problemas, pois todos somos ignorante em algo, no seu caso, ignorante sobre o que as religiões ensinam e suas razões.
Até ai tudo bem, algum ateus céticos e com bom senso, também tem esse desconhecimento.
O problema está em criar uma crença levada por esse desconhecimento, isso é falta de bom senso.
Essa afirmação demonstra esse tipo de crença, que é diferente do mero não achar provável a existência de um Deus, mas crer que isso é impossivel e que todos os que pensam o oposto, o fazem levados por crenças irracionais... isso está longe de ser verdade.

Fazer esse tipo de afirmação não é só ignorância, mas falta de ceticismo levada por crença muitas vezes racionais, mas mal informadas.
Não, ele está certo.
Teísmo é baseado em superstição sim, e inverter o ônus da prova tiraria o rótulo "superstição" ou qualquer outro como "crença" de qualquer coisa, simplesmente faria as palavras deixarem de existir, logo já deve de perceber o problema em fazê-lo.
Primeiro a soberba de se achar o dono da verdade, coisa tipica de mentes crentes.
Não, "sobrenatural" significa o que a ciência não consegue explicar. Não sei, conhecendo o método científico me parece que seguir tal conceito se baseia na idéia de que a ciência só é válida ao explicar e definir tudo que há no universo de maneira absolutamente perfeita e infalível, praticamente como se tivesse a obrigação de ser onipotente. Simplesmente não compreendo porque as pessoas querem algo que a ciência não explique.
Caso você observe as pessoas, perceberá que a maioria prefere explicações "mágicas", ou seja, que a ciência não explica. Me parece que simplesmente elas temem a definição científica.
Segundo a ignorância dos motivos que podem levar alguém a crer no sobre natural, visto que todos temos crenças de diversos tipos (não apenas os teístas) e, que muitos podem ser os motivos racionais para alguém "acreditar" no sobrenatural.
Na maioria dos casos é por questão emocional ou instintiva. O medo mais a auto-preservação cria o pós-vida, por exemplo.
Terceiro o preconceito de ao invés de procurar saber os motivos para isso, julgar precipitadamente que esses motivos seriam a doença ou fraqueza mental.
Depende, se for analisar o crente mais fanático e conservador, o qual acha homossexulismo doença ou condena a camisinha, eu também dou esses rótulos mesmo.
O ateismo não garante nada, é apenas a descrença em Deus ou Deuses... e algumas vezes, a crença de que eles não existem.
O seu ateismo me parece muito crente.
Ele simplesmente segue o método científico. Não precisa de idéias altamente improváveis sem evidências, para ele esse tipo de hipótese é como que não existisse.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por NadaSei »

Ilovefoxes escreveu:Não, ele está certo.
Teísmo é baseado em superstição sim, e inverter o ônus da prova tiraria o rótulo "superstição" ou qualquer outro como "crença" de qualquer coisa, simplesmente faria as palavras deixarem de existir, logo já deve de perceber o problema em fazê-lo.

Desculpe querido, mas não ser teista e, desconhecer as razões para tal, é bem diferente de acreditar que se trata de pura superstição.
Eu jamais falei sobre inverter o ônus da prova, pois Deus não pode ser provado, mas as afirmações religiosas podem ser comprovado pessoalmente.

Isso não entra no mérito cientifico, pois na ciência isso é tido como evidência anedótica e, não serve para PROVAR nada, apesar de servir como base para pesquisas em busca de evidências. (dependendo do assunto tratado)
Uma evidência anedótica (para a ciência), está distante de significar que isso seja falso, significa apenas que não serve como prova "objetiva", mas serve para o individuo como comprovação pessoal.

É como quando sonhamos.
Eu posso provar que ontem sonhei com um elefante amarelo?
Não, não posso provar e, a única evidência que tenho é anedótica... ou melhor dizendo, só tenho meu testemunho.
Isso não muda algo que é FATO... ontem eu REALMENTE sonhei com um elefante amarelo e, isso está longe de ser uma superstição, mesmo que eu não possa prova-lo.

Ilovefoxes escreveu:Não, "sobrenatural" significa o que a ciência não consegue explica.

Desculpe... mas tá faltando pensar e pesquisar um pouco.

sobrenatural

adj. 2 gén., superior ao natural;
que não se conforma às leis naturais;
sobre-humano;
s. m., aquilo que é superior à Natureza ou o que é muito extraordinário.

Se sobre natural fosse aquilo que a ciência não consegue explicar... nosso cérebro seria uma coisa sobrenatural bem como muitas outras coisas completamente reais, mas que ainda não temos conhecimento cientifico.
Que diabos de crença é essa de que a ciência explica e sabe tudo???
Ilovefoxes escreveu:Caso você observe as pessoas, perceberá que a maioria prefere explicações "mágicas", ou seja, que a ciência não explica. Me parece que simplesmente elas temem a definição científica.

Parece simples pra você, mas está longe disso.
A maioria cre em contos imaginarios não por temer, mas apenas por não questionar. E a maioria cre na ciência também, mas creem em superstições sobre coisa que a ciência ainda não explica.
O que você não entende é que na religião nem tudo é superstição, mas tem muito conhecimento, logica e argumentação racional, bem como um meio para se verificar o que é dito.

A superstição está muito mais nas idéias das pessoas sobre o que é dito, que na religião em si.

Ilovefoxes escreveu:Na maioria dos casos é por questão emocional ou instintiva. O medo mais a auto-preservação cria o pós-vida, por exemplo.

Na maioria dos casos ser assim, não significa que seja sempre assim.
A mensagem religiosa não é nada reconfortante, só se ilude com isso, quem pouco conhece sobre o assunto.

Ilovefoxes escreveu:Depende, se for analisar o crente mais fanático e conservador, o qual acha homossexulismo doença ou condena a camisinha, eu também dou esses rótulos mesmo.

Tem nego que se baseia na psicologia para falar contra a homossexualidade (o prefixo ismo, sai visto que a homossexualidade saiu da lista de doenças mentais.)
Crentes fanaticos existem muitos, assim como existem ateus crentes fanaticos... Isso é bem diferente da afirmações do rapaz, que atribui isso de forma generalizada a todo teista.

Ilovefoxes escreveu:Ele simplesmente segue o método científico. Não precisa de idéias altamente improváveis sem evidências, para ele esse tipo de hipótese é como que não existisse.

O ateismo não segue nenhum tipo de método cientifico.
Digo e repito, ser ateu significa apenas não acreditar em Deus ou Deuses.
Muitos Budistas, praticantes de uma religião que cre no sobrenatural, se dizem ateus, pois não acreditam em uma dinvidade criadora.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado