Ateu = Bom senso

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Mensagem por Alexandre »

Apocaliptica escreveu:SUPERSTIÇÃO


Eu notei que, em seus últimos posts, você escreveu "excuso" com "x" em pelo menos três oportunidades. Escuso, com "s", é o certo. Não ia falar nada, mas...
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Fernando »

evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


Amadurecimento intelectual. Nada mais. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Editado pela última vez por Fernando em 23 Fev 2007, 00:33, em um total de 1 vez.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Fernando »

betossantana escreveu:
Fernando escreveu:O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


Affff, como esse povinho pretensamente cult anti-Legião é um pé no saco. É obsessão, igual à obsessão de certos fãs do Legião pelo grupo.

Critique o MEU avatar. Mas não fará diferença. Sabe por quê? Porque Ivete Sangalo te despreza. Despreza rindo e despreza com iogurte.


Calma Ivete! Vc tomou o gardenal hj? Ou vai começar com aquelas cries de Magda?

Eu odeio Legião desde criança. Não tem nada a ver com ser protestante cult. Só estou respondendo uma pergunta boba com uma resposta boba. Mas a Ivete, como sempre, tem que ficar brabinha e falar bobeira. Vai lá dançar pra se desestressar um pouco..
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Fernando »

Ateu Tímido escreveu:
francioalmeida escreveu:
evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


HOMOFOBIA

RACISMO!!!


Bruno,

Vai babar ovo da sua amada.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por Ilovefoxes »

mas as afirmações religiosas podem ser comprovado pessoalmente
É, "comprovado pessoalmente" significa que não vai conseguir fazer no laboratório.
É como quando sonhamos.
Eu posso provar que ontem sonhei com um elefante amarelo?
Não, não posso provar e, a única evidência que tenho é anedótica... ou melhor dizendo, só tenho meu testemunho.
Isso não muda algo que é FATO... ontem eu REALMENTE sonhei com um elefante amarelo e, isso está longe de ser uma superstição, mesmo que eu não possa prova-lo
Existe uma diferença entre você dizer que sonha, o qual a ciência conhece, e falar de coisas "sobrenaturais" (seja por coisas descritas por teístas, espíritas ou o que for) e que já foram feitos testes e testes que ainda envolviam supostos paranormais ou objetos mágicos.
O que você não entende é que na religião nem tudo é superstição, mas tem muito conhecimento, logica e argumentação racional, bem como um meio para se verificar o que é dito.
E daí? Para isso existe a ciência, que tem um método bem razoável para verificar tais. Já a religião se põe em dúvidas muito das coisas que propõe.
A mensagem religiosa não é nada reconfortante, só se ilude com isso, quem pouco conhece sobre o assunto.
É óbvio, basta perguntar para um fundamentalista o porque crer.
5 minutos ouvindo discursos (do tipo "Um ser invisível que lê sua mente vai te punir, então tendo fé só vai nos fazer ganhar") já é suficiente para qualquer criatura com senso crítico não querer mais ouvir sobre doutrina religiosa.
Tem nego que se baseia na psicologia para falar contra a homossexualidade (o prefixo ismo, sai visto que a homossexualidade saiu da lista de doenças mentais.)
E daí?
que atribui isso de forma generalizada a todo teista.
E daí? Eu escrevi "se for analisar o crente mais fanático e conservador".
O ateismo não segue nenhum tipo de método cientifico.
Digo e repito, ser ateu significa apenas não acreditar em Deus ou Deuses.
Não, o método científico descreve o ônus da prova. Segundo tal Deus não possui méritos para que se considere sua existência.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Alexandre escreveu:
Apocaliptica escreveu:SUPERSTIÇÃO


Eu notei que, em seus últimos posts, você escreveu "excuso" com "x" em pelo menos três oportunidades. Escuso, com "s", é o certo. Não ia falar nada, mas...


É verdade. Tenho este vício e já escrevi isto errado várias vezes. Na hora fico em dúvida, acho que por causa do espanhol ou do inglês.

Obrigada por me corrigir. Agora não devo mais repetir o erro. Por isso é bom quando nos chamam à atenção.

Superstição é uma palavra que muitas pessoas escrevem assim devido a vício de pronúncia. E como repetiram mais de uma vez, achei interessante elucidar a forma correta.

Novamente, grata.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por NadaSei »

Ilovefoxes escreveu:É, "comprovado pessoalmente" significa que não vai conseguir fazer no laboratório.

Sim... ao menos hoje em dia, talvez quando a ciência evoluir seus métodos... isso não seja mais verdade.
Ilovefoxes escreveu:Existe uma diferença entre você dizer que sonha, o qual a ciência conhece, e falar de coisas "sobrenaturais" (seja por coisas descritas por teístas, espíritas ou o que for) e que já foram feitos testes e testes que ainda envolviam supostos paranormais ou objetos mágicos.

Não estou falando sobre "coisas que dizem os teístas", mas sim sobre coisas que dizem os grandes pensadores teístas, como Buda e Lao Tsé.
Coisas como a meditação, coisa que a própria ciência conhece e estuda.
A questão aqui é que algumas das coisas ditas, são semelhantes as imagens dos sonhos, coisas que a ciência atualmente não pode verificar.

Seria como se o homem por pardrão não pudesse sonhar, então alguém descobre como faze-lo e conta que nesse "mundo onirico", ele pode voar, levantar automoveis e remover montanhas.
Então ele ensina como as pessoas devem proceder para poder sonhar, alguns pensam que isso é mera superstição e que não existe esse tal "sonhar", visto que a ciência o desconhece.
Desculpe, mas eles estão errados.
Ilovefoxes escreveu:E daí? Para isso existe a ciência, que tem um método bem razoável para verificar tais. Já a religião se põe em dúvidas muito das coisas que propõe.

Engano seu, esta confundindo religião com crenças sobre a religião.
A religião não se propõe a explicar o mundo, mas apenas a nos ensinar a levar nossa mente a atingir seu potêncial maximo e, um dos resultados disso, é compreender e comprovar certas coisas sobre a existência, coisas que a ciência ainda desconhece.
Ilovefoxes escreveu:
A mensagem religiosa não é nada reconfortante, só se ilude com isso, quem pouco conhece sobre o assunto.
É óbvio, basta perguntar para um fundamentalista o porque crer.
5 minutos ouvindo discursos (do tipo "Um ser invisível que lê sua mente vai te punir, então tendo fé só vai nos fazer ganhar") já é suficiente para qualquer criatura com senso crítico não querer mais ouvir sobre doutrina religiosa.

Pois é, então sua critica não é dirigida as religiões, mas a fundamentalistas crentes...
É o mesmo que eu acusar a ciência de ser mera crendisse, afinal, os parapsicologos fundamentalistas só dizem bobagens... ou mesmo um psicologo amigo meu...
Não vê a diferença entre as duas coisas?
Ilovefoxes escreveu:
Tem nego que se baseia na psicologia para falar contra a homossexualidade (o prefixo ismo, sai visto que a homossexualidade saiu da lista de doenças mentais.)
E daí?

E daí que você usou esse argumento para querer invalidar a religião e o teismo... uai...
Alguém usar algo para falar contra a homossexualidade não significa nada, nem sei porque você disse isso.
Ilovefoxes escreveu:
que atribui isso de forma generalizada a todo teista.
E daí? Eu escrevi "se for analisar o crente mais fanático e conservador".

Mas fez isso tentando refutar minha argumentação sobre alguém que o fez de forma GENERALIZADA e, não sobre o crente mais fanático.
Não deveria ter dito isso sobre uma argumentação dirigida a alguém que estava generalizando. (leia seu primeiro post)
Ilovefoxes escreveu:
O ateismo não segue nenhum tipo de método cientifico.
Digo e repito, ser ateu significa apenas não acreditar em Deus ou Deuses.
Não, o método científico descreve o ônus da prova. Segundo tal Deus não possui méritos para que se considere sua existência.

Falou bem, o MÉTODO CIENTIFICO, não o ATEÍSMO.
Depois, o ônus da prova, não desqualifica Deus como uma questão pertinente.
Mesmo testemunhos servem como base para se iniciar pesquisas sobre o assunto.
O maior conflito aqui é o materialismo.

Toda argumentação deve ser baseada em fatos e, na religião isso não é diferente.
Fato 1: A mente pode distorcer a realidade e o faz constantemente.
Fato 2: É possivel eliminar essas distorções através de varios métodos.
Fato 3 (desconhecido pela ciência): A mente humana atual, distorce tanto a realidade, que está entregue a um tipo de "sono".
Fato 4 (desconhecido pela ciência): Existe um estado mais controlado da mente, que é MUITO mais desperto que o atual e a religião o conhece e ensina a atingi-lo.
Fato 5 (desconhecido pela ciência): É nesse estado é possivel perceber coisas reais, que não conseguimos perceber no estado da vigilia (um dos estados do sono).
Fato 6 (desconhecido pela ciência): Uma dessas coisas que podemos perceber, é o fato de que a realidade é metafisica e não material. (no sentido proposto pelo materialismo).

Bem, levando em conta esses fatos, é tolice querer que a religião prove qualquer coisa segundo métodos cientificos materialistas, visto que na compreensão religiosa, sabe-se que o materialismo (filosofia não provada) é irreal.
A proposta religiosa nem ao menos é provar nada (isso é ramo da ciência), mas sim ensinar como atingir esse estado mental... só isso.

Cabe a ciência reconhecer a lógica religiosa baseada em fatos e, estuda-la, para então comprova-la ou refuta-la.
Inclusive existem alguns cientistas e religiosos inclinados a faze-lo e o fazem juntos.
É bom lembrar que a ciência ignora muito do conhecimento religioso, isso não significa que o refute ou invalide.
A ciência é feita por cientistas e, alguns deles estudam o assunto de formas variadas.
Editado pela última vez por NadaSei em 23 Fev 2007, 01:44, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Ateu Tímido »

Fernando escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
francioalmeida escreveu:
evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


HOMOFOBIA

RACISMO!!!


Bruno,

Vai babar ovo da sua amada.


Putz...
É isso que sobra para a filosofia no Brasil.
Tente pelo menos conhecer as piadas do fórum. Acho que dá tempo. Você nem precisa deixar de frequentar os rituais da sua seita.
Editado pela última vez por Ateu Tímido em 23 Fev 2007, 01:59, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Vulto
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Fev 2007, 04:11

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Vulto »

evoluindo escreveu:O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


A VER, a Apocaliptica esqueceu esse :emoticon12: :emoticon12:

Realmente não tem nada a ver.
Só a verdade importa.

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por Ilovefoxes »

É, "comprovado pessoalmente" significa que não vai conseguir fazer no laboratório.


Sim... ao menos hoje em dia, talvez quando a ciência evoluir seus métodos... isso não seja mais verdade.
A quanto tempo tentam isso? E sabe quantos tentam?
"Experiência pessoal" pode ser resumido em má interpretação, como "orações" ou "milagres". Pois se sabe muito bem o que realmente ocorre.
Não estou falando sobre "coisas que dizem os teístas", mas sim sobre coisas que dizem os grandes pensadores teístas, como Buda e Lao Tsé.
Coisas como a meditação, coisa que a própria ciência conhece e estuda.
A questão aqui é que algumas das coisas ditas, são semelhantes as imagens dos sonhos, coisas que a ciência atualmente não pode verificar.

Seria como se o homem por pardrão não pudesse sonhar, então alguém descobre como faze-lo e conta que nesse "mundo onirico", ele pode voar, levantar automoveis e remover montanhas.
Então ele ensina como as pessoas devem proceder para poder sonhar, alguns pensam que isso é mera superstição e que não existe esse tal "sonhar", visto que a ciência o desconhece.
Desculpe, mas eles estão errados.
Como se a ciência não explicasse o fenômeno da meditação. Um estado de auto-hipnose. Alguns dizem que na meditação se pode modificar os estados da mente (alfa, beta, etc).

O sonho também seria explicado mesmo que fosse novo.
O problema é que os que alegam "paranormalidade" diriam que no sonho você é teleportado para outra dimensão.
A religião não se propõe a explicar o mundo, mas apenas a nos ensinar a levar nossa mente a atingir seu potêncial maximo e, um dos resultados disso, é compreender e comprovar certas coisas sobre a existência, coisas que a ciência ainda desconhece.
Isso nunca foi comprovado. Não há nenhum "poder da fé" ou coisa parecida, somente "auto-ilusão".
Não vê a diferença entre as duas coisas?
Quer que eu descreva o cristianismo? Assim talvez você entenda a bobagem que é uma religião.
E daí que você usou esse argumento para querer invalidar a religião e o teismo... uai...
Alguém usar algo para falar contra a homossexualidade não significa nada, nem sei porque você disse isso.
Certo. Esse foi um exemplo, eu não esperava ter de aprofundar. Se só esse não serve, posso citar a Idade das Trevas, as inquisições, cruzadas, etc...
Mas fez isso tentando refutar minha argumentação sobre alguém que o fez de forma GENERALIZADA e, não sobre o crente mais fanático.
Não deveria ter dito isso sobre uma argumentação dirigida a alguém que estava generalizando. (leia seu primeiro post)
Refutando? Minha mensagem concordava com a sua em "A mensagem religiosa não é nada reconfortante", ou desculpe se pareci irônico.
Fato 3 (desconhecido pela ciência): A mente humana atual, distorce tanto a realidade, que está entregue a um tipo de "sono".
Fato 4 (desconhecido pela ciência): Existe um estado mais controlado da mente, que é MUITO mais desperto que o atual e a religião o conhece e ensina a atingi-lo.
Fato 5 (desconhecido pela ciência): É nesse estado é possivel perceber coisas reais, que não conseguimos perceber no estado da vigilia (um dos estados do sono).
Fato 6 (desconhecido pela ciência): Uma dessas coisas que podemos perceber, é o fato de que a realidade é metafisica e não material. (no sentido proposto pelo materialismo).
Você só esta partindo para a superstição, e de que a fé possui algum poder.
E desconhecido para a ciência? Eu lhe dou uma explicação simples: pessoas querem acreditar que o mundo não é tão "malvado". Não há mistério, com uma análise do comportamento humano é fácil perceber o porque as pessoas acreditam nesses fenômenos.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por betossantana »

NadaSei escreveu:Engano seu, esta confundindo religião com crenças sobre a religião.


Que diferenciação maluca, tudo é crença.

NadaSei escreveu:A religião não se propõe a explicar o mundo, mas apenas a nos ensinar a levar nossa mente a atingir seu potêncial maximo e, um dos resultados disso, é compreender e comprovar certas coisas sobre a existência, coisas que a ciência ainda desconhece.


Esse mote seu podia ser registrado e realmente merece um livro. Como sempre, a sua interpretação do que é a religião é a mais certa dentre bilhões e bilhões de seres humanos religiosos que já existiram e existem neste planeta. Tsc, tsc.

NadaSei escreveu:É o mesmo que eu acusar a ciência de ser mera crendisse


Crendice.

NadaSei escreveu:Toda argumentação deve ser baseada em fatos e, na religião isso não é diferente.


Só na sua cabeça psicodélica.

NadaSei escreveu:Fato 3 (desconhecido pela ciência): A mente humana atual, distorce tanto a realidade, que está entregue a um tipo de "sono".
Fato 4 (desconhecido pela ciência): Existe um estado mais controlado da mente, que é MUITO mais desperto que o atual e a religião o conhece e ensina a atingi-lo.
Fato 5 (desconhecido pela ciência): É nesse estado é possivel perceber coisas reais, que não conseguimos perceber no estado da vigilia (um dos estados do sono).
Fato 6 (desconhecido pela ciência): Uma dessas coisas que podemos perceber, é o fato de que a realidade é metafisica e não material. (no sentido proposto pelo materialismo).


É, o mundo está realmente cheio de fatos "desonhecidos pela ciência" e de gente sem qualificação científica alguma que os "descobriu".

NadaSei escreveu:A proposta religiosa nem ao menos é provar nada (isso é ramo da ciência), mas sim ensinar como atingir esse estado mental... só isso.


Ridículo como sempre.

NadaSei escreveu:É bom lembrar que a ciência ignora muito do conhecimento religioso, isso não significa que o refute ou invalide.


Patético como sempre, pra dizer o mínimo.

Bjs
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por Ilovefoxes »

É, o mundo está realmente cheio de fatos "desonhecidos pela ciência" e de gente sem qualificação científica alguma que os "descobriu".
Wow! Bela resposta!

Avatar do usuário
Vulto
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Fev 2007, 04:11

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por Vulto »

NadaSei escreveu:Isso não entra no mérito cientifico, pois na ciência isso é tido como evidência anedótica e, não serve para PROVAR nada,


Evidências anedóticas são inúteis.

NadaSei escreveu:Uma evidência anedótica (para a ciência), está distante de significar que isso seja falso, significa apenas que não serve como prova "objetiva", mas serve para o individuo como comprovação pessoal.


Por não poder ser provado o individuo corre sérios riscos de não estar praticando comprovação pessoal e sim uma ilusão pessoal.

NadaSei escreveu:É como quando sonhamos.
Eu posso provar que ontem sonhei com um elefante amarelo?


Um exemplo da inutilidade da evidencia anedótica, é importante sabermos que sonhamos, não o que sonhamos.

Eu entendi o que você quis dizer, mas serviu para salientar o que eu estava dizendo antes, você pode achar que uma evidência anedótica sirva para atiçar a ciência para tentar aplicar métodos científicos e então provar, mas nem pra isso serve pois na maioria das vezes (ou sempre) não se pode aplicar nenhum método científico, logo, é totalmente inútil e improvável, deixando-o no sério risco da ilusão.

NadaSei escreveu:Não, não posso provar e, a única evidência que tenho é anedótica... ou melhor dizendo, só tenho meu testemunho.


Que não vale nada, pois você pode estar apenas iludido.

NadaSei escreveu:Isso não muda algo que é FATO... ontem eu REALMENTE sonhei com um elefante amarelo e, isso está longe de ser uma superstição, mesmo que eu não possa prova-lo.


É um fato desnecessário de ser averiguado, não tem importância.

NadaSei escreveu:Parece simples pra você, mas está longe disso.
A maioria cre em contos imaginarios não por temer, mas apenas por não questionar.


Não questionar abre espaço para a falha, a mentira.

NadaSei escreveu:E a maioria cre na ciência também, mas creem em superstições sobre coisa que a ciência ainda não explica.


Isso mostra que vocês são sedentos de curiosidade, e o que não conseguem explicar, inventam, isso não é correto, "o homem não explica x, então foi y", basta lembrar dos deuses do trovão.

NadaSei escreveu:O que você não entende é que na religião nem tudo é superstição, mas tem muito conhecimento, logica e argumentação racional, bem como um meio para se verificar o que é dito.


Por exemplo?
NadaSei escreveu:O ateismo não segue nenhum tipo de método cientifico.


Tudo é falso até que se prove o contrário, é algo, de certa forma, de origem científica.
Só a verdade importa.

Avatar do usuário
Vulto
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Fev 2007, 04:11

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por Vulto »

NadaSei escreveu:Sim... ao menos hoje em dia, talvez quando a ciência evoluir seus métodos... isso não seja mais verdade.


Não precisa nem ser cientista para saber que o que entrou em sua mente antes que fosse anteriormente comprovado, é provavelmente falso. Isso não vale é claro para um ponto inicial de descoberta científica, que pode não ter sido comprovado anteriormente mas está rumo a isso, que no caso de vocês está bem longe disso, afirmam por afirmar, por achar, por imaginar, porque simplesmente, existe na cabeça de vocês, e só, não tem como comprovar isso, é muito mais provável que seja falso do que verdadeiro.


NadaSei escreveu:A questão aqui é que algumas das coisas ditas, são semelhantes as imagens dos sonhos, coisas que a ciência atualmente não pode verificar.


Porque só existe na sua cabeça, assim como a religião na cabeça dos religiosos, fora delas, não temos nada de concreto, o que só existe em suas mentes de forte imaginação não traz nenhum beneficio para ciência de forma geral.
Só a verdade importa.

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por DaviDeMogi »

Ateu Tímido escreveu:
francioalmeida escreveu:
evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


HOMOFOBIA

RACISMO!!!


Chatice mesmo ... :emoticon6:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:
Fernando escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
francioalmeida escreveu:
evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


HOMOFOBIA

RACISMO!!!


Bruno,

Vai babar ovo da sua amada.


Putz...
É isso que sobra para a filosofia no Brasil.
Tente pelo menos conhecer as piadas do fórum. Acho que dá tempo. Você nem precisa deixar de frequentar os rituais da sua seita.


E o Ferdinando continua tão, tão TÃO... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Najma »

evoluindo escreveu:Pra se ser um ateu "de verdade", há que se ser sincero e racional.


Ah! Um teísta... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Will »

DaviDeMogi escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
francioalmeida escreveu:
evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


HOMOFOBIA

RACISMO!!!


Chatice mesmo ... :emoticon6:


Não... É Wanderleyice mesmo.... :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Najma »

Will escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
francioalmeida escreveu:
evoluindo escreveu:
Fernando escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."


O cara coloca um avatar do Legião Urbana e ainda quer falar algo de bom senso. Por favor. Se vc gosta de música escute bandinhas menos ruins. Se vc gosta de poesia procure escritores melhores que o Renato Russo, mesmo pq sem música as poesias dele se tornam iguais à música: um lixo.


O Que tem haver GOSTO musical com o assunto ???


HOMOFOBIA

RACISMO!!!


Chatice mesmo ... :emoticon6:


Não... É Wanderleyice mesmo.... :emoticon12:


Divertido isso, não, Guest? :emoticon12:

Você vem permanecendo aqui a despeito de TODAS as evidências. Que o K também permaneça... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Shanaista »

evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."

Bom senso é algo relativo. Um amigo meu que é físico quem me disse isso. Um outro amigo meu, que é filósofo, disse-me que todo bom senso é questionável.

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Najma »

Shanaista escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."

Bom senso é algo relativo. Um amigo meu que é físico quem me disse isso. Um outro amigo meu, que é filósofo, disse-me que todo bom senso é questionável.


E você, que é amiga deles todos, o que diz? :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ateu = Bom senso

Mensagem por NadaSei »

Ilovefoxes escreveu:A quanto tempo tentam isso? E sabe quantos tentam?
"Experiência pessoal" pode ser resumido em má interpretação, como "orações" ou "milagres". Pois se sabe muito bem o que realmente ocorre.

Falou bem... PODE ser... bem como PODE não ser.
Oração é parte da meditação, não passa de um mantra longo e tem sua função pratica.
Jamais falei em "acreditar" em uma experiência pessoal, nós podemos questiona-la sabia?

Essa atitude sua é a atitude do ceticismo dogmático.
Não me venha com argumento religiosos pois se não são cientificos, não preciso conhece-los para saber que são falsos...
Comportamento semelhante ao de criacionistas que dizem: "Não me venha com seus fósseis e estudos de genética... não preciso conhece-los para saber que a evolução é falsa."

Aqui cabe encarar a religião, como fazemos com a filosofia.
Na filosofia as coisas não são “cientificamente comprovadas”, mas são discutidos de forma racional diversos assuntos. Com a religião é a mesma coisa, baste entender sua lógica e discuti-la de forma apropriada, se não, as discussões ficam improdutivas como essa...
Ilovefoxes escreveu:Como se a ciência não explicasse o fenômeno da meditação. Um estado de auto-hipnose. Alguns dizem que na meditação se pode modificar os estados da mente (alfa, beta, etc).

Foi o que eu disse, a ciência conhece a meditação. A ciência não explica a meditação e isso não tem nada de auto-hipnose.
Os cientistas conhecem a meditação, a estudam e já sabem "algumas" coisas sobre ela.
A questão aqui, é o que a meditação proporciona e que é dito pela religião, coisa que a ciência ainda desconhece, mas já vem comprovando algums coisas. Claro, tudo o que é possivel medindo sinais e aplicando testes aos praticantes.
Ilovefoxes escreveu:O sonho também seria explicado mesmo que fosse novo.

Não.... tudo o que eles iriam constatar é que a pessoa altera seu estado mental. Isso não prova os sonhos.
Ilovefoxes escreveu:O problema é que os que alegam "paranormalidade" diriam que no sonho você é teleportado para outra dimensão.

É uma hipótese, da mesma forma que é uma hipótese que sejam apenas imagens irreais criadas pelo inconsciente...
Cada um tem seus motivos para achar mais provável uma hipótese ou outra.
A atitude cética é saber que são duas hipóteses e, saber que cada uma tem seus motivos de ser. Você pode escolher uma delas como a mais "provável", mas cuidado ou ter "certezas" sobre a falsidade da outra... Principalmente sem conhecer os motivos para a outra hipótese.
Ilovefoxes escreveu:
A religião não se propõe a explicar o mundo, mas apenas a nos ensinar a levar nossa mente a atingir seu potêncial maximo e, um dos resultados disso, é compreender e comprovar certas coisas sobre a existência, coisas que a ciência ainda desconhece.
Isso nunca foi comprovado. Não há nenhum "poder da fé" ou coisa parecida, somente "auto-ilusão".

Correção, isso nunca foi "cientificamente" comprovado.
Depois, eu nunca falei sobre fé, pois prefiro o ceticismo. Sem contar que a fé, tem diversos significados.
Veja que você de forma dogmática, mesmo sem saber sobre esse estado mental, está apressadamente considerando isso como "auto-ilusão".
Ilovefoxes escreveu:
Não vê a diferença entre as duas coisas?
Quer que eu descreva o cristianismo? Assim talvez você entenda a bobagem que é uma religião.

Eu conheço o cristianismo, não gosto muito dele, mas percebo sua genialidade.
Ilovefoxes escreveu:Certo. Esse foi um exemplo, eu não esperava ter de aprofundar. Se só esse não serve, posso citar a Idade das Trevas, as inquisições, cruzadas, etc...

Novamente nada disso invalida a religião, da mesma forma que a bomba átomica, tanques de guerra e armas quimicas não invalidam a ciência.

Ilovefoxes escreveu:
Fato 3 (desconhecido pela ciência): A mente humana atual, distorce tanto a realidade, que está entregue a um tipo de "sono".

Você só esta partindo para a superstição, e de que a fé possui algum poder.

Engano seu.
Primeiramente, nunca falei em fé.
Segundo, eu parto de fatos... FATO1: A mente pode distorcer a realidade e o faz o tempo todo.
Depois parto para outro fato, o fato de que essa distorção pode ser corrigida.
Foi com base nisso, que procurei um meio de corrigir essas distorções e, dessa forma, comprovei o FATO 3:A mente humana atual, distorce tanto a realidade, que está entregue a um tipo de "sono".

A lógica é simples e inegável.
Ilovefoxes escreveu:E desconhecido para a ciência? Eu lhe dou uma explicação simples: pessoas querem acreditar que o mundo não é tão "malvado". Não há mistério, com uma análise do comportamento humano é fácil perceber o porque as pessoas acreditam nesses fenômenos.

Isso pode servir para algumas pessoas, o que não é o meu caso, nem o caso de muita gente.
Em um mundo tão cruel e injusto, a existência de um Deus só piora as coisas, principalmente um Deus que como dizem os taoistas, não é nem bom nem mau.

Nem toda religião atribui bondade a Deus.
Como eu disse, não confunda as religiões com suas próprias idéias sobre elas... leia minha assinatura.
Editado pela última vez por NadaSei em 23 Fev 2007, 16:53, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Leonardo »

Shanaista escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."

Bom senso é algo relativo. Um amigo meu que é físico quem me disse isso. Um outro amigo meu, que é filósofo, disse-me que todo bom senso é questionável.


De fato. O "evoluindo" acha que o bom senso dele é, de alguma forma, superior ao dos teístas. Falta "só" comprovar o que fala. Afinal, afirmativas sem lastros assim são tão boas quanto: "Deus existe porque a natureza é perfeita".
Abç
Leo

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Will »

Najma escreveu:Divertido isso, não, Guest? :emoticon12:

Você vem permanecendo aqui a despeito de TODAS as evidências. Que o K também permaneça... :emoticon1:


Num se pode mexer com seu cupicha, que vc fica doida, né?

Óhhh, mas segundo seu amigo Wanderley :emoticon19: eu seria o Wolney e a Shanaísta o Guest.... Não se perde no enredo dessa palhaçada não, tá?

A propósito, seu avatar vem bem a calhar!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Ateu = Bom senso

Mensagem por Will »

Najma escreveu:
Shanaista escreveu:
evoluindo escreveu:O ateísmo é pura questão de bom senso , como afirmou Huxley:
"O nascimento da ciência foi a morte da supertição."

Bom senso é algo relativo. Um amigo meu que é físico quem me disse isso. Um outro amigo meu, que é filósofo, disse-me que todo bom senso é questionável.


E você, que é amiga deles todos, o que diz? :emoticon1:



Ignora lindinha, ignora... Ela só quer tumultuar o fórum, ela quer aparecer as custas de alguém!!!! Num dá confiança, não!

Beijos lindinha!!!
[center]Imagem[/center]

Trancado