Reencarnação, renascimento, ressurreição e transmigração

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Reencarnação, renascimento, ressurreição e transmigração

Mensagem por NadaSei »

Tenho visto um pessoal confuso com esses conceitos.

A reencarnação, parte da idéia de que temos uma consciência, alma ou espirito individual e eterna, essa consciência após morrer, abandona o corpo atual e reencarna em uma novo corpo.
Se não me engano, no espiritismo um ser humano só pode reencarnar como outro ser humano ou evoluir, nunca regredindo e reencarnando como um animal. (pode estacionar e não evoluir, mas nunca regredir).
No hinduismo a reencarnação pode se misturar a idéia de transmigração (ou Metempsicose ) que será explicada mais adiante.
A idéia basica da reencarnação é essa, uma alma individual e eterna que reencarna em um novo corpo.

O renascimento, é um conceito budista DIFERENTE da reencarnação. (o budismo não aceita a reencarnação e, essa é sua principal diferença do hinduismo.)
No Budismo não é aceita a idéia de alma, espirito ou consciência individual e eterna. No budismo tudo é impermanente e, não existe um "eu" que seja individual, separado do "todo".
Isso também não significa que nós sejamos "inexistentes".
O renascimento é um conceito confuso e, muito dificil de entender... (nem eu sei o quanto realmente compreendo esse conceito).

Basicamente, quando "morremos", não temos uma alma que possa reencarnar. Somos formados por cinco agregados interdependentes e impermanentes. Buda enumerou os cinco agregados e disse que cada um é vazio de "eu" ou existência inerente.
Um desses agregados (a forma) está ligado a outro conceito muito dificil de compreender, a vacuidade. (Segundo Buda, "forma é vacuidade, vacuidade é forma".)
Isso torna dificil para explica aqui, o que seria o renascimento, pois vocês teriam que estudar alguns conceito budistas bem complicados.

Para facilitar sem explicar muito, podemos usar uma analogia.
Digamos que eu acenda uma vela e, com ela, eu acendo outra vela, então eu apago a primeira vela.
A segunda vela, está ligada a primeira, mas não é exatamente a primeira. O fogo da vela, também está em constante mudança e, nunca é o "mesmo" fogo. (Assim como nós estamos sempre mudando)
Isso seriamos nós em nossos renascimento, vidas ligadas, interdependentes e, influênciadas por nossos karmas.
Como podem ver, é um conceito bem diferente da reencarnação.

A transmigração ou metempsicose, propõe que o homem pode reencarnar ou renascer de modo não-progressivo em animais, plantas ou minerais.
A transmigração pode abarcar tanto a idéia de reencarnação quanto de renascimento.
No caso da reencarnação, ela é a principal diferença entre a idéia de reencarnação espirita e hinduista, visto que a reencarnação espirita, não inclui a idéia de transmigrar em um animal, já no hinduismo isso é possivel.
A idéia de renascimento budista, também aceita a idéia de renascermos de modo não-progressivo em animais.

A ressurreição, parte da idéia de que nossa alma imortal irá ressucitar no mesmo corpo (ou em um corpo idêntico ao atual), após a morte. (no dia do julgamento final).
Dessa forma temos apenas uma vida, mas uma alma imortal que irá ressucitar em seu corpo. Isso não permite a essa alma reencarnar diversas vezes em corpos diferentes.
Muitos também julgam que ressucitariamos em um corpo "espiritual" e, não carnal.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

betossantana
Contato:

Re.: Reencarnação, renascimento, ressurreição e transmigraçã

Mensagem por betossantana »

Obrigado pelos esclarecimentos. O Budismo é realmente uma maluquice.

Bjs
É um problema espiritual, chupe pau!

NadaSei

Re: Re.: Reencarnação, renascimento, ressurreição e transmig

Mensagem por NadaSei »

betossantana escreveu:Obrigado pelos esclarecimentos. O Budismo é realmente uma maluquice.

Bjs

Não por isso.
Agora não corre o risco de dizer que o budismo é reencarnacionista... um pouco de informação nunca faz mal. :emoticon19:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

DIG

Mensagem por DIG »

É, sempre ouvi que a "reencarnação" do budismo é muuuuito diferente da do espiritismo...mas ainda não entendi :emoticon15:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

DIG escreveu:É, sempre ouvi que a "reencarnação" do budismo é muuuuito diferente da do espiritismo...mas ainda não entendi :emoticon15:

É que é dificil de explicar pra quem não conhece o assunto... Eu teria que abordar temas confusos como a vacuidade, explicar o karma e os cinco agregados que formam o ser, entre outras coisas. Depois, minha compreenção disso não é completa, creio que só uma pessoa iluminada pode realmente entender isso e saber se é verdadeiro ou não.

Bom, não sou exatamente budista e minha compreensão disso, leva em conta outras coisas que, talvez não sejam própriamente de nehuma escola budista.
Imagine que somos como uma tela de cinema, nessa tela, inumeros filmes são exibidos e, em cada um de seus pedaçõs é focado um filme.
Ficaria como uma tela com varios quadrados, onde cada quadrado é um filme diferente. (como aquelas TV enormes, formadas por varias Tvs menores.)
Imagem

Bem, nossa essência seria esse pequeno pedaço da tela, onde apenas um dos filmes será exibido.
Veja que não somos a tela inteira, mas somos uma parte do todo... bem o que chamamos de "EU" é um dos "quadros" do filme.
Um filme em movimento, é formado por uma sucessão de quadros "parados" que, quando apresentas em sequencia, criam a ilusão de movimento.
A primeira imagem do filme, é um de nossos "Eus", mas a imagem muda o tempo todo, quadro a quadro... sendo que um quadro nunca é o mesmo que o anterior, da mesma forma que nunca somos a mesma pessoa, nossos "Eus" vão mudando um a um, mas normalmente seguindo uma sequencia que contém elementos do quadro anterior. Isso significa que mesmo em vida, estamos sempre morrendo e renascendo.
Agora imagine que o filme chegue ao fim... essa é a "morte".
O ponto da tela onde o filme era apresentado, fica em branco, mas então, um novo filme começa a passar nesse pedaço da tela.

Esse novo filme, herda elementos do filme anterior, quase como uma "continuação", mas é um filme novo, diferente do filme anterior, com novos "quadros", novos "Eus".

Bom, uma forma menos precisa de explicar isso, seria dizer que nossas impressões emocionais e mentais, são como genes energéticos e que quando morremos, eles continuam existindo e encontram um novo "Ser" e fundem-se a esse novo ser, que herda esses "genes" energéticos de pensamentos, percepções, consciência e sentimentos.
Esse novo ser não é "EU" e possui suas características próprias, como as herdadas geneticamente de seus pais, mas esse novo ser, mistura-se aos agregados energéticos daquele "EU" que morreu.
Só não pense que esse novo ser é "EU", ele é um outro ser, mas que herda esses agregados energéticos de mim.

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Embora estejamos acostumados a nos ver como pessoas individuais de certa forma "estáveis", nós mudamos muito de acordo com as circunstâncias. O vocabulário e interesses, por exemplo, mudam dependendo de quem sejam nossas companhias a cada momento.

Por isso acho estranha a idéia de um "atman" ou "alma"; não há evidência convincente de algum tipo de essência pessoal duradoura nem mesmo nas pessoas vivas, que dirá nas mortas.

Reencarnação é um conceito que propõe que tal essência pessoal existe e se transmite de um corpo para outro, fazendo de alguma forma a ligação entre uma morte e um nascimento posterior.

Emanação ou renascimento é outro conceito, completamente diferente, que descarta a idéia de uma essência pessoal e focaliza em vez disso atos e suas consequências. O que renasce não são pessoas individuais, que morrem no duro, mas os efeitos que tem origem nos atos já existentes no passado.

Não é algo que acontece com pessoas, porque não há substância suficiente nas pessoas individuais para que elas voltem depois de ter morrido; o que renasce são causas e efeitos, não pessoas ou almas. Chogyam Trungpa até disse certa vez que o que renasce é a neurose. Eu acrescentaria que papéis sociais, preconceitos, expectativas, esperanças e receios também podem renascer.

A grosso modo, enquanto o Espiritismo diz que as pessoas tem uma essência que cria situações, o Budismo diz que as situações tem efeitos que moldam as pessoas, mas não é preciso se render a esses efeitos.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

betossantana
Contato:

Estou odiando cada vez mais o budismo.

Bjs

Luis Dantas
Contato:

Porque?
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

betossantana
Contato:

Luis Dantas escreveu:Porque?

"Por quê"?

Porque é muito maluco e sem sentido e eu odeio coisas malucas e sem sentido. E, aliado a isso, minha ex-ídola, Courtney Love, diz que virou budista e paralelamente parece que está perdendo praticamente qualquer resto de sanidade mental.

Eu queria que o budismo fosse erradicado da face da Terra. Defendo a Luta Contra O Budismo.

Bjs

Luis Dantas
Contato:

betossantana escreveu:

"Por quê"?

Porque é muito maluco e sem sentido e eu odeio coisas malucas e sem sentido. E, aliado a isso, minha ex-ídola, Courtney Love, diz que virou budista e paralelamente parece que está perdendo praticamente qualquer resto de sanidade mental.

Eu queria que o budismo fosse erradicado da face da Terra. Defendo a Luta Contra O Budismo.

Que tem muito maluco - e inclusive instrutor picareta - se dizendo budista não há dúvida.

Julgar o Budismo por eles, porém, é tão injusto quanto julgar o Catolicismo pelo Paulo Coelho.

A propósito, acabo de conferir na Wikipedia: aparentemente Courtney Love é ligada à Nichiren Shoshu desde os 24 anos e agora em 2005, aos 41, mudou para a Soka Gakkai. Esses são movimentos que juram ser O Verdadeiro Budismo, mas na minha opinião não fazem muito para merecer esse título. Já faz anos que digo que Soka Gakkai não é Budismo.

Sinto por sua decepção com Courtney Love, mas acho que você está misturando as bolas.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

NadaSei escreveu:É que é dificil de explicar pra quem não conhece o assunto... Eu teria que abordar temas confusos como a vacuidade, explicar o karma e os cinco agregados que formam o ser, entre outras coisas.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

O ENCOSTO escreveu:
NadaSei escreveu:É que é dificil de explicar pra quem não conhece o assunto... Eu teria que abordar temas confusos como a vacuidade, explicar o karma e os cinco agregados que formam o ser, entre outras coisas.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Proquê os risos?
Eu apenas disse que é complicado faze-lo... mas não disse que não posso se essa for sua vontade.
Está disposto a ler umas vinte paginas abordando esses temas?

O ideal eu já fiz, mostrei a diferença entre o conceito de reencarnação e renascimento e fiz algumas analogias explicando melhor o renascimento.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

betossantana escreveu:

"Por quê"?

Porque é muito maluco e sem sentido e eu odeio coisas malucas e sem sentido.

Não é maluco e sem sentido... você apenas não conhece nem procura conhecer o assunto.

A Fisica de partículas me parecem maluca e sem sentido, isso porque não conheco muito do assunto. O pouco que vejo sobre o assunto me parece maluco, mas isso pela falta de conhecimento sobre o tema e, sei que na realidade, a fisica de partículas não é realmente maluca.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Luis Dantas escreveu:
Por isso acho estranha a idéia de um "atman" ou "alma"; não há evidência convincente de algum tipo de essência pessoal duradoura nem mesmo nas pessoas vivas, que dirá nas mortas.

Só cuidado para não confundir o fato de que não há uma essência pessoal, com a idéia de que não existimos, ou existimos agora, mas deixaremos de existir.
Nossa essência não é pessoal, mas é uma parte existente no todo. Isso significa que não há uma essência pessoal, mas há uma essência.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

O renascimento, é um conceito budista DIFERENTE da reencarnação. (o budismo não aceita a reencarnação e, essa é sua principal diferença do hinduismo.)
No Budismo não é aceita a idéia de alma, espirito ou consciência individual e eterna. No budismo tudo é impermanente e, não existe um "eu" que seja individual, separado do "todo".
Isso também não significa que nós sejamos "inexistentes".
O renascimento é um conceito confuso e, muito dificil de entender... (nem eu sei o quanto realmente compreendo esse conceito).

Basicamente, quando "morremos", não temos uma alma que possa reencarnar. Somos formados por cinco agregados interdependentes e impermanentes. Buda enumerou os cinco agregados e disse que cada um é vazio de "eu" ou existência inerente.
Um desses agregados (a forma) está ligado a outro conceito muito dificil de compreender, a vacuidade. (Segundo Buda, "forma é vacuidade, vacuidade é forma".)
Isso torna dificil para explica aqui, o que seria o renascimento, pois vocês teriam que estudar alguns conceito budistas bem complicados.

Para facilitar sem explicar muito, podemos usar uma analogia.
Digamos que eu acenda uma vela e, com ela, eu acendo outra vela, então eu apago a primeira vela.
A segunda vela, está ligada a primeira, mas não é exatamente a primeira. O fogo da vela, também está em constante mudança e, nunca é o "mesmo" fogo. (Assim como nós estamos sempre mudando)
Isso seriamos nós em nossos renascimento, vidas ligadas, interdependentes e, influênciadas por nossos karmas.
Como podem ver, é um conceito bem diferente da reencarnação.

Que mingau mais doido!

É melhor deixar essa religião pros orientais mesmo, ocidentais não gostam muito de pensar nessas abstrações. Preferem analogias mais simples.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

betossantana escreveu:

"Por quê"?

Bjs

Gostaria imensamente de chamar o Nights aqui para debater sobre a simpatia dele pelo budismo....

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Só como informação NadaSei, o Luís Dantas é budista

Bjs

Apocaliptica

Samba do crioulo doido. Os agregados são dois aqui, estão interligados, mas um é outro e o outro é um.

Muita abstração. Efeito prático na minha vida: zero. Pelo menos eu não consigo avaliar. Deve ser muita limitação minha.

Prefiro me ater a coisas práticas, como a máxima da Arquitetura: " Forma segue Função". Essa é bem concreta e eu entendo.

DIG

Mensagem por DIG »

Que mingau mais doido! ²

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Ainda bem que é tudo mentira, senão a vida seria um belo samba do crioulo doido.

Apocaliptica

Usuário deletado escreveu:
Apocaliptica escreveu:
betossantana escreveu:

"Por quê"?

Bjs

Gostaria imensamente de chamar o Nights aqui para debater sobre a simpatia dele pelo budismo....

Me? :emoticon16:

Tu mesmo.

Luis Dantas
Contato:

NadaSei escreveu:(...)

Nossa essência não é pessoal, mas é uma parte existente no todo. Isso significa que não há uma essência pessoal, mas há uma essência.

De acordo, exceto talvez pela última frase em itálico. Não sei se concordo com ela.

Luis Dantas
Contato:

Apocaliptica escreveu:Prefiro me ater a coisas práticas, como a máxima da Arquitetura: " Forma segue Função". Essa é bem concreta e eu entendo.

É isso mesmo. Forma segue função. Qual é a forma e qual é a função do ser humano?

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

francioalmeida escreveu:
No Budismo (...)

Que mingau mais doido!

É melhor deixar essa religião pros orientais mesmo, ocidentais não gostam muito de pensar nessas abstrações. Preferem analogias mais simples.

Se vc soubesse o quanto das raízes (mais profundas) da cultura judaico-crsitã se aproximam destes conceitos...
Em algum ponto, preferimos a simplicidade das explicações. Ai ficamos com aquilo que é "conhecido" por todos: uma interpretação literal da Bíblia (para a massa dos cristãos e até ateus ocidentais).
Abç
Leo

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Samba do crioulo doido. Os agregados são dois aqui, estão interligados, mas um é outro e o outro é um.

É um tema complicado mesmo, mas é possivel entender, basta estudar um pouco o assunto e praticar.
Parece muito doido porque eu não abordei o tema, apenas mostrei uma complicação dele, justamente para evitar umas trinta paginas de texto sobre um conceito religioso... afinal... isso aqui é um site ateu e, o tópico não é sobre vacuidade, nem sobre os cinco agregados.
Apocaliptica escreveu:Muita abstração. Efeito prático na minha vida: zero. Pelo menos eu não consigo avaliar. Deve ser muita limitação minha.

A vacuidade é relatividade pura.
Apocaliptica escreveu:Prefiro me ater a coisas práticas, como a máxima da Arquitetura: " Forma segue Função". Essa é bem concreta e eu entendo.

Eu já não entendo... tudo dependo do tipo de conhecimento que cada um de nós tem.

Trancado