Página 1 de 1
Pecuária exótica: insetos e outros animais inusitados
Enviado: 26 Fev 2007, 03:14
por o anátema
Os gases dos animais de pecuária são um dos maiores poluentes atualmente, um dos maiores contribuintes para o efeito estufa, talvez até mais que carros.
Há no entanto, diveros seres menos tradicionais que são alegadamente tão nutritivos e talvez até mais saudáveis do que os típicos gados suíno e bovino: insetos diversos, lesmas, e minhocas, basicamente eu acho.
Eu acho que poluem menos, além de muito possivelmente requererem menos espaço para o cultivo, e talvez até de quebra gerarem menos revolta em pessoas do tipo do pessoal do PETA e vegetarianos.
Artrópodes também produzem metano, mas como são pequenos, mesmo que acabe sendo igual a produção de metano para uma quantidade de seres que proporcionasse um peso de carne útil, a natureza do cultivo provavelmente permitiria a captação desse gás e utilização dele como fonte de energia. Além de ocupar menos espaço que pastos, provavelmente.
Se isso fosse subsidiado... e começasse a se tornar comum, big-mac de minhoca de verdade e coisas do tipo... será que teria bastante aceitação? Ou a tradição ocidental tenderia a vencer se não houvesse intervenção mais incisiva no mercado?
Re.: Pecuária exótica: insetos e outros animais inusitados
Enviado: 26 Fev 2007, 03:28
por Apocaliptica
Hum...delícia.
Hum...ruim ein?

Re.: Pecuária exótica: insetos e outros animais inusitados
Enviado: 26 Fev 2007, 03:33
por o anátema
Eu imagino que não precisaria ser assim.... poderiam processar os insetos de forma que a pessoa nem soubesse que está comendo formigas ou gafanhotos em vez de carne de boi. Imagino que seja possível sim, mas não sei. Assim se daria uma cara "ocidental" para a coisa. Vai ver "insetos são os novos avestruzes" no empreendedorismo culinário, quem sabe...
Advantages of entomophagy
Higher food conversion efficiency
Insects generally have a higher food conversion efficiency than more traditional meats. For example studies concerning the house cricket (Acheta domesticus) have shown it has it is a food conversion more efficient than commonly eaten vertebrate meats. When reared at 30°C or more, and fed a diet of equal quality to the diet used to rear conventional livestock, house crickets show a food conversion twice as efficient as pigs and broiler chicks, four time that of sheep, and six times higher than steers when losses in carcass trim and dressing percentage are counted.[1]
Furthermore insects reproduce at a faster rate than beef animals, a female cricket can lay from 1,200 to 1,500 in 3 to 4 weeks, in beef the ration is of four breeding animals for each market animal produced. Thus giving house crickets a true food conversion efficiency almost 20 times higher then beef.[1]
For this reason and because of the essential amino acids content of insects some people propose the development of entomophagy to provide a major source of protein in human nutrition. Protein production for human consumption would be more effective and cost less resources then animal protein. Thus making insect meat more ecological then vertebrate meat.
http://en.wikipedia.org/wiki/Entomophagy
Re.: Pecuária exótica: insetos e outros animais inusitados
Enviado: 26 Fev 2007, 03:35
por Apocaliptica
Eu estou brincando, Anátema.
Avestruz é legal. Mas formiga, por exemplo, eu não gostei muito não.

Re.: Pecuária exótica: insetos e outros animais inusitados
Enviado: 26 Fev 2007, 03:44
por o anátema
Mas e se colocassem na sua frente dois hambúrgueres, e te dissessem que um é de inseto, o outro de boi, e você não conseguisse saber qual é qual?
Re.: Pecuária exótica: insetos e outros animais inusitados
Enviado: 26 Fev 2007, 03:47
por o anátema
esse texto da wp está horroroso... depois tento arrumar
Re: Re.: Pecuária exótica: insetos e outros animais inusitad
Enviado: 26 Fev 2007, 03:52
por Apocaliptica
o anátema escreveu:Mas e se colocassem na sua frente dois hambúrgueres, e te dissessem que um é de inseto, o outro de boi, e você não conseguisse saber qual é qual?
No olho ou no sabor?
Costumamos comer ( aceitar uma novidade ) passando por 3 etapas. Uma, se a aparência é ruim , é difícil eu chegar perto. Ee me disserem que é bom, vencida esta etapa, eu sinto o cheiro, se for desagradável, dificilmente eu sigo em frente.
Se me jurarem que é muito bom, eu provo.
Bom, se o sabor agradar, está aprovado.Senão, recusado.
Bem, mas tem um fator adicional aí. A resistência cultural e repulsas primitivas.Se temos repulsa por conviver com um sapo dentro de casa, dificilmente vamos aceitar comê-lo.
Se eu tenho aversão à aranha, certamente não vou tolerar a idéia de colocá-la na minha alimentação.
No caso do hamburger, eu não provaria o de inseto não.
Re.: Pecuária exótica: insetos e outros animais inusitados
Enviado: 26 Fev 2007, 12:28
por o anátema
Eu pensava tanto em aspecto quanto sabor, ainda que ambos variem consideravelmente mesmo se tratando apenas de hambúrgueres bovinos.
Agora eu tenho que ser meio esquerdista e dizer que as pessoas seriam mais propensas a experimentar coisas novas desde que fossem chiques...... comer lesma, peixe cru, ova de peixe... e outros pratos exóticos, são até consideravelmente coisas "aceitas" e até meio "almejadas", e praticamente apenas por causa do status que representa. (se bem que o sushi acho que não chega a ser tão associado ao luxo... mas é meio fashion de toda forma)