RESPOSTA PÚBLICA AO PARTICIPANTE IDENTIFICADO COMO FAMADO

Aqui você pede, reclama, pergunta, implora, malha, sugere, e até elogia os moderadores.
Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

RESPOSTA PÚBLICA AO PARTICIPANTE IDENTIFICADO COMO FAMADO

Mensagem por Acauan »

Foi-me encaminhada pela administração do fórum Religião é Veneno o seguinte contato feito pelo participante identificado como famado:

famado escreveu:Gostaria de apelar a esta honrada e imparcial Administração, para que reconsidere o meu banimento. Entendo que não há motivos para tal. As discussões no âmbito deste fórum, assim como em quaisquer outros, sempre foram recheadas de ofensas de parte a parte. Da mesma maneira que o Sr. Acauan se sentiu ofendido, eu Tb me senti. Até posso concordar que as qualidades com as quais lhe atingi foram um pouco mais graves que as usadas por ele, mas ao mesmo tempo, me senti profundamente humilhado a cada momento em que me chamava de Mané, burro, analfabeto e outras coisas. Penso que se a egrégia Administração me baniu, deveria tê-lo feito a ele Tb. Ao que se soma, é importante dizer que não foi o nome por trás do famado que ofendeu o Acauan, nem foi o nome por trás do Acauan o ofendido. Foram dois pseudônimos que se atacaram, mas os bastidores continuam incólumes. Se eu ou ele sairmos na rua, ninguém saberá que somos o famado e o Acauan. Por último, gostaria de pedir a esta competente Administração que solicite ao meu desafeto que pare de publicar coisas relativas a minha vida pessoal, como o meu sistema de internet residencial e a empresa por onde eventualmente eu escrevi alguns posts. Até porque, enredar a empresa não seria o caso, pois as supostas injúrias foram postadas de minha residência.

Certo da compreensão e contando com a ajuda de vós outros, subscrevo-me

famado


Respondo publicamente ao participante identificado como famado:

famado escreveu:Gostaria de apelar a esta honrada e imparcial Administração, para que reconsidere o meu banimento. Entendo que não há motivos para tal. As discussões no âmbito deste fórum, assim como em quaisquer outros, sempre foram recheadas de ofensas de parte a parte. Da mesma maneira que o Sr. Acauan se sentiu ofendido, eu Tb me senti. Até posso concordar que as qualidades com as quais lhe atingi foram um pouco mais graves que as usadas por ele,...


O primeiro ponto a ser questionado é qual a escala de valores comparativos utilizada para concluir que associar falsamente alguém a crimes diversos, dentre eles estupro e pedofilia, é apenas "pouco mais grave" que chamar alguém de "Mané".

Vindo de alguém que se diz religioso, espero que não tenha aprendido tal escala de valores na igreja.


famado escreveu:...mas ao mesmo tempo, me senti profundamente humilhado a cada momento em que me chamava de Mané, burro, analfabeto e outras coisas.


Porém não se preocupou nem um pouco com os sentimentos dos participantes deste fórum quando apareceu aqui chamando a todos de filhos do diabo, assassinos em potencial e outros depreciativos, sem conhecer quem quer que fosse e baseando suas ofensas exclusivamente no seu preconceito arraigado que chama assim a todos que não compartilham de sua crença pessoal.

Mesmo assim entendo seus sentimentos e declaro publicamente que não era minha atenção fustigá-los. Todos os meus comentários se restringiram à abrangência do debate em curso e se referiam apenas à inabilidade demonstrada no uso das ferramentas elementares da contenda intelectual, como leitura atenta e completa dos textos, análise dos fatos e dados, com checagem e qualificação de suas fontes.
Tais comentários não ferem a moral de ninguém, mesmo porque, não passam de minha opinião.

No mais, só há humilhação quando uma das partes detém poder sobre a outra.
Um empregador pode humilhar um empregado que não reage por medo de perder o sustento ou um homem armado pode humilhar outro desarmado, que morrerá se reagir.

Em um confronto entre iguais só há humilhação se uma das partes renuncia à igualdade assumindo, por conta própria, a condição de inferior.

Os parágrafos em questão registram que quando você me chamou de Manézão e bobalhão me limitei a declarar que não me importava com sua opinião sobre mim.

Não há nos precedentes qualquer justificativa para a opção pela calúnia, injúria e difamação tomada.


famado escreveu:...Penso que se a egrégia Administração me baniu, deveria tê-lo feito a ele Tb. Ao que se soma, é importante dizer que não foi o nome por trás do famado que ofendeu o Acauan, nem foi o nome por trás do Acauan o ofendido. Foram dois pseudônimos que se atacaram, mas os bastidores continuam incólumes. Se eu ou ele sairmos na rua, ninguém saberá que somos o famado e o Acauan.


Este não é um argumento válido.
Se algum jornal publicar a manchete "Pelé é ladrão", não poderá se defender de uma ação judicial do caluniado argumentando que o verdadeiro nome do reclamante é Edson Arantes do Nascimento.
Tanto quanto, no seu tempo, eventuais difamações publicadas contra Paulo Francis não poderiam ser escusadas alegando-se que não houve menção a Franz Paul Heilborn, verdadeiro nome do jornalista e escritor.

Se é verdade que não sou Pelé ou Paulo Francis, também é verdade que sou o único Acauan Guajajara de toda a Internet, pelo que diz o Google.
Este nome remete única e exclusivamente à minha pessoa, conhecida de muitos participantes deste fórum, de fora dele e de tantos quantos lêem meus textos reproduzidos pela web afora, a esta altura, muita gente.

Minha tese se sustenta na quantidade expressiva de pessoas que se apresentaram voluntariamente para servir de testemunhas de acusação.
Pessoas de carne e osso, com endereço, RG, CPF e telefone, que não se apresentariam para defender a causa de uma entidade virtual fictícia.


famado escreveu:Por último, gostaria de pedir a esta competente Administração que solicite ao meu desafeto...


Não há desafeto. Este caso é uma defesa de direitos fundamentais, que vez por outra é necessário que alguém assuma.

famado escreveu:... que pare de publicar coisas relativas a minha vida pessoal,...


O único objetivo das notificações é tornar público que nada foi ou será feito às suas escondidas, dando-lhe todas as oportunidades de intervir, caso queira, para que o caso tome outro rumo que não o anunciado.

famado escreveu:... como o meu sistema de internet residencial e a empresa por onde eventualmente eu escrevi alguns posts. Até porque, enredar a empresa não seria o caso, pois as supostas injúrias foram postadas de minha residência.


Não houve supostas injúrias, como provam suas mensagens, que falam por si só.
No mais, o caso se define em um contexto no qual se incluem as mensagens enviadas da empresa.


famado escreveu:... Certo da compreensão e contando com a ajuda de vós outros, subscrevo-me

famado


Relembro as palavras postadas pelo participante identificado como famado em 07 de dezembro de 2008, às 13h37min:

famado, no tópico Fomos projetados por Deus. Famado está certo., escreveu: Já é ateu mesmo, a delinqüência já corre no seu sangue mesmo! Por favor, só não evolua para estuprador e pedófilo, que ai a coisa fica feia marginal.


Este discurso é bastante conhecido.

Troque a palavra ateu por negro, judeu ou homossexual e teremos apenas a repetição do velho discurso daqueles que decretam por conta própria a superioridade de seu grupo e passam a julgar como inferiores todos os demais, não pelo que são ou fazem como indivíduos, mas por não se incluírem entre os eleitos auto-proclamados.

Que tais preconceitos dominem as mentes daqueles que da boca para fora dizem amar seu próximo como a ti mesmo não nos é novidade, e pouco me importa.

Este fórum não existe para defender o direito das pessoas não acreditarem em Deus.
Este fórum existe para defender o direito das pessoas acreditarem naquilo que sua consciência lhe diz para acreditar, protegidos de toda e qualquer coerção externa.

Que preconceitos sejam cultivados e vicejados nos redutos daqueles que se dizem santos é problema deles.

O que não se admite é que tragam seus preconceitos à nossa casa.

Como a mensagem encaminhada pela administração do fórum, vinda do participante identificado como famado, pode ser entendida como uma tentativa de conciliação, as ações notificadas serão temporariamente suspensas, aguardando uma manifestação dele, pelo mesmo canal da administração deste fórum, quanto às calúnias, injúrias e difamações proferidas.

Acauan Guajajara
14 de dezembro de 2008
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado