Olá a todos!

Aqui você pede, reclama, pergunta, implora, malha, sugere, e até elogia os moderadores.
Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Olá a todos!

Mensagem por Jeanioz »

Olá, bom dia/tarde/noite/madrugada para todos. :emoticon16:

Meu nome é Jeanioz (apologia ao meu nome real...), tenho 19 anos, 1,80 m, 85 kg, blá, blá , blá... isso não importa muito... :emoticon12:

Sou ateu a pouco mais de dois anos, mas demorou um tempo de eu "sair do armário", devido a minha família, meus amigos, vizinhos, colegas, etc. serem de maioria católica, eu mesmo era católico, até pouco tempo...

Porém, eu sempre fui um cara muito curioso. Ao contrário das pessoas, eu comecei a refletir sobre as doutrinas pregadas por minha (ex-)igreja...

Nos cânticos "sou pequeno e sem valor... mas mesmo assim Deus me ama", hã? Eu sou pequeno e sem valor? :emoticon5:

Nos sermões eu começava a duvidar das "verdades" ditas pelo padre: "todos os seres louvam ao senhor: os pássaros louvam cantando, os sapos bocejando, e os bebês engatinhando e olhando para o padre..." (no momento da missa tinham duas crianças no meio da igreja fazendo baderna... e o padre "aproveitou" o gancho...). :emoticon8:

Bobeiras para virar ateu só com isso, não é? Na igreja ao invés de virar ateu o pessoal simplesmente opta por tirar um cochilo no sermão... :emoticon12:

Mas aí eu comecei a pensar sobre o assunto: "Poxa, eu, um cara com sede de conhecimento, tenho que ouvir essas abobrinhas... por que? Porque todo mundo acha "bonito"?" :emoticon12:

Aí comecei a pesquisar o assunto: livros (a biblioteca do colégio público...), internet (quando podia filar o computador de alguém), perguntas ao professores (nunca admitindo ser realmente um ateu), e até ao padre (idem).

Pesquisei muito coisa: cristianismo, judaismo, islamismo, budismo, taoismo, confucionismo, religiões antigas, religiões tribais... nossa...

E conclui: que idiotice... :emoticon12:

Hoje sou ateu. Não tenho nenhuma religião, pois não confio em nenhuma delas. Algumas são bonitas, outras são exóticas, outras são persuasivas demais, mas nenhuma se preocupa realmente com a verdade, e sim com a "alma", ou seja, mitos, contos, ilusões que disfarçem as realidades da vida.

Claro, nem sempre o objetivo da religião foi esse. No início os humanos tentavam encontrar explicações para tudo que acontecia ao seu redor, e começaram a inventar teorias (mesmo não sabendo o que era uma "teoria"). Mas como não tinham uma maneira de provar suas teorias, decidiram simplesmente aceitar aquilo como verdade.

Diversos povos criaram diversas teorias diferentes, que foram passadas de geração em geração, e as "verdades absolutas" foram se tornando cada vez mais "absolutas", e foram edificando os alicerces das religiões, os dogmas.

Sendo o dogma descoberto, a religião enfraquece sem duvida.

... ufa, mal estou me apresentando e já criou uma teoria da criação das religiões, Nossa! :emoticon20:

Voltando a apresentação: vim aqui para o "Religião é veneno" devido a um convite de um usuário daqui para participar dos debates. Sempre ouvi dizer que aqui rolavam os melhores debates religiosos da internet, e foi uma honra ser convidado!

Não sou nenhum grande expert em religiõa ou filosofia ou nada. Na verdade trabalho na área de informática, e não tenho nenhuma formação especial na área de humanas (só aulas de sociologia na escola pública e aulas de filosofia aqui na PUC/PR, que são obrigatórias em todos os cursos), a maioria das teorias que divulgo ou crio são por experiência pessoal e/ou pesquisa própria. Creio que participando dos debates aqui eu posso aprender muita coisa...

Obrigado a todos!
Editado pela última vez por Jeanioz em 27 Set 2006, 19:25, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Olá Jeanioz !!

Seja bem-vindo ao RV !!

Bjs


Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

Valeu, salgueiro.

Nossa, você parece uma pessoa bem sábia (a julgar pelos seis macacos, as mais de seis mil mensagens, a sua idade, etc.).

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Jeanioz escreveu:Valeu, salgueiro.

Nossa, você parece uma pessoa bem sábia (a julgar pelos seis macacos, as mais de seis mil mensagens, a sua idade, etc.).



:emoticon4: Obrigada pela gentileza :emoticon4:

Mas ... sempre tem um mas, né ? A quantidade de red monkeys está ligada ao número de postagens, então significa mesmo que sou uma tagarela :emoticon16: .

A sabedoria ... bem ... espera um pouquinho para uma melhor noção, afinal idade não quer dizer muita coisa em relação a sabedoria. :emoticon4:

Bjs


Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

salgueiro escreveu:
:emoticon4: Obrigada pela gentileza :emoticon4:

Mas ... sempre tem um mas, né ? A quantidade de red monkeys está ligada ao número de postagens, então significa mesmo que sou uma tagarela :emoticon16: .

A sabedoria ... bem ... espera um pouquinho para uma melhor noção, afinal idade não quer dizer muita coisa em relação a sabedoria. :emoticon4:

Bjs



Bom, eu também teclo um monte... :emoticon12:

Sabedoria realmente não é questão de idade, mas de buscar conhecimento. Lógico, quem busca mais tempo por conhecimento tem mais chances de ser mais sábios. :emoticon1:

Vou participar dos debates para ter uma idéia melhor, sim. Valeu! :emoticon45:

Avatar do usuário
Mig
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Set 2006, 12:47

Re.: Olá a todos! :emoticon7:

Mensagem por Mig »

A tua teoria das religioes é muito reducionista. Por exemplo, é possível que o aspecto mais importante na origem das religioes nao seja a explicaçao disto ou daquilo, mas apenas a teoria da mente (capacidade inata do ser humano para reconhecer que outros seres humanos tem mente) que extravasa para outras coisas. E depois, o pensamento religiososo está fundado na racionalidade normal do dia-á- dia. Por exemplo, nós humanos vivemos rodeados de artefactos criados por nós. Nao é dificil olhar a ordem e design da natureza e concluir que algures houve algo como uma mente que projectou tudo. Foi preciso esperar por Darwin para ter uma explicaçao alternativa no que toca á vida. Por isso, nao é tao idiota como isso a existencia de religioes. É natural...

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Olá a todos! :emoticon7:

Mensagem por Jeanioz »

Mig escreveu:A tua teoria das religioes é muito reducionista. Por exemplo, é possível que o aspecto mais importante na origem das religioes nao seja a explicaçao disto ou daquilo, mas apenas a teoria da mente (capacidade inata do ser humano para reconhecer que outros seres humanos tem mente) que extravasa para outras coisas. E depois, o pensamento religiososo está fundado na racionalidade normal do dia-á- dia. Por exemplo, nós humanos vivemos rodeados de artefactos criados por nós. Nao é dificil olhar a ordem e design da natureza e concluir que algures houve algo como uma mente que projectou tudo. Foi preciso esperar por Darwin para ter uma explicaçao alternativa no que toca á vida. Por isso, nao é tao idiota como isso a existencia de religioes. É natural...


Hum... deixa eu ver se entendi...

O pensamento religioso sugere que uma "mente" projetou o mundo, teoria feita a partir da observação de que há uma ordem e design em toda a natureza. Enfim, a religião surgiu do criacionismo, certo?

Isso não é uma forma de tentar entender o mundo ao seu redor, como eu disse antes?

Avatar do usuário
Mig
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Set 2006, 12:47

Re.: Olá a todos! :emoticon7:

Mensagem por Mig »

Bem, falar em criacionismo antes de Darwin é anacronismo. O que eu quis dizer é que o pensamento religioso é intuitivo. Nao parte de nenhum esforço para tentar entender o mundo. Já o criacionismo é claramente uma ideologia e nao uma intuiçao (embora parta dessa intuiçao primitiva, tentando justificar especificamente contra o Darwinismo).

Este artigo é interessante. Critica muitas ideias erradas sobre a religiao:

http://www.csicop.org/si/2004-03/religion.html

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Olá a todos! :emoticon7:

Mensagem por Jeanioz »

Mig escreveu:Bem, falar em criacionismo antes de Darwin é anacronismo. O que eu quis dizer é que o pensamento religioso é intuitivo. Nao parte de nenhum esforço para tentar entender o mundo. Já o criacionismo é claramente uma ideologia e nao uma intuiçao (embora parta dessa intuiçao primitiva, tentando justificar especificamente contra o Darwinismo).

Este artigo é interessante. Critica muitas ideias erradas sobre a religiao:

http://www.csicop.org/si/2004-03/religion.html


Hum... ah, sim. Entendi. O pensamento religioso não faz nenhuma reflexão profunda para realmente tentar entender o mundo. Já o criacionismo já começa a refletir melhor a questão, tendo por base o pensamento religioso.

Eu vou ler o artigo para tentar entender melhor. Obrigado! :emoticon4:

Só uma dúvida: cada religião tem sua "teoria" sobre o mundo (sua origem, etc.). Cada uma pode gerar uma teoria criacionista diferente? Ou para ser uma teoria criacionista precisa ter uma reflexão mais profunda para se tornar de fato um teoria criacionista? Existe uma teoria criacionista hinduísta, por exemplo?

Avatar do usuário
Mig
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Set 2006, 12:47

Re: Re.: Olá a todos! :emoticon7:

Mensagem por Mig »

Jeanioz escreveu: Só uma dúvida: cada religião tem sua "teoria" sobre o mundo (sua origem, etc.). Cada uma pode gerar uma teoria criacionista diferente? Ou para ser uma teoria criacionista precisa ter uma reflexão mais profunda para se tornar de fato um teoria criacionista? Existe uma teoria criacionista hinduísta, por exemplo?


Isso já nao sei. O Budismo acho que nao. O Hinduismo acho que sim... mas a ideia deles tem muito a ver com a evoluçao, e parece que os Deuses nao fazem muito.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Olá a todos! :emoticon7:

Mensagem por Jeanioz »

Mig escreveu:
Jeanioz escreveu: Só uma dúvida: cada religião tem sua "teoria" sobre o mundo (sua origem, etc.). Cada uma pode gerar uma teoria criacionista diferente? Ou para ser uma teoria criacionista precisa ter uma reflexão mais profunda para se tornar de fato um teoria criacionista? Existe uma teoria criacionista hinduísta, por exemplo?


Isso já nao sei. O Budismo acho que nao. O Hinduismo acho que sim... mas a ideia deles tem muito a ver com a evoluçao, e parece que os Deuses nao fazem muito.


Bem observado, parece que a trindade (Shiva, Vishnu e Brahma) apenas criou o mundo e depois deixou quieto, hehehe...

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Jeanioz escreveu:Valeu, salgueiro.

Nossa, você parece uma pessoa bem sábia (a julgar pelos seis macacos, as mais de seis mil mensagens, a sua idade, etc.).


Ai...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:
Jeanioz escreveu:Valeu, salgueiro.

Nossa, você parece uma pessoa bem sábia (a julgar pelos seis macacos, as mais de seis mil mensagens, a sua idade, etc.).


Ai...


Doeu não, Johnny.

Pro relógio parar, só morrendo :emoticon16:

Bjs


Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Olá a todos!

Mensagem por Johnny »

Bem vindo colega do YR. Cumpriu o que prometeu. Aqui você não só terá divertimento como principalmente, conhecimento. Porá à prova a sua falta de fé ou retornará para o berço religioso que sepulta milhares de mentes a cada dia.
Esteja sempe por aqui e coloque também você suas dúvidas. Tem muito tópico antigo interessante com debates quentes, outros tão pueris...
E sempre que puder, traga mais amigos...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:
Jeanioz escreveu:Valeu, salgueiro.

Nossa, você parece uma pessoa bem sábia (a julgar pelos seis macacos, as mais de seis mil mensagens, a sua idade, etc.).


Ai...


Doeu não, Johnny.

Pro relógio parar, só morrendo :emoticon16:

Bjs



Não foi isso que eu quis dizer. Eu não consigo ser tão "sutil"...

(ainda mando bilhetinhos, sabe...)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:
Jeanioz escreveu:Valeu, salgueiro.

Nossa, você parece uma pessoa bem sábia (a julgar pelos seis macacos, as mais de seis mil mensagens, a sua idade, etc.).


Ai...


Doeu não, Johnny.

Pro relógio parar, só morrendo :emoticon16:

Bjs



Não foi isso que eu quis dizer. Eu não consigo ser tão "sutil"...

(ainda mando bilhetinhos, sabe...)



E eu que achei que vc tinha sido prá lá de direto :emoticon16:

Bjs


Avatar do usuário
Hrrr
Mensagens: 3532
Registrado em: 22 Jan 2006, 00:02
Localização: recife

Re.: Olá a todos!

Mensagem por Hrrr »

bem vindo :emoticon1:

graças a deus que no cefet eu nao enfrentei sociologia no primeiro periodo (talvez por ser um curso tecnologico) :emoticon1:
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Olá a todos!

Mensagem por Jeanioz »

Hrrr escreveu:bem vindo :emoticon1:

graças a deus que no cefet eu nao enfrentei sociologia no primeiro periodo (talvez por ser um curso tecnologico) :emoticon1:


Valeu!

Aqui na PUC enfrentei filosofia e processos do conhecer logo no primeiro período... :emoticon12:

Até que não é o pior... é bem menos ruim que as matérias de informática. Essas sim deixem você maluco!!! :emoticon19: :emoticon12:

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:
Jeanioz escreveu:Valeu, salgueiro.

Nossa, você parece uma pessoa bem sábia (a julgar pelos seis macacos, as mais de seis mil mensagens, a sua idade, etc.).


Ai...


Doeu não, Johnny.

Pro relógio parar, só morrendo :emoticon16:

Bjs



Não foi isso que eu quis dizer. Eu não consigo ser tão "sutil"...

(ainda mando bilhetinhos, sabe...)



E eu que achei que vc tinha sido prá lá de direto :emoticon16:

Bjs



Sou meio direto ás vezes mesmo... desculpe se choquei alguém...

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Olá a todos!

Mensagem por Jeanioz »

Johnny escreveu:Bem vindo colega do YR. Cumpriu o que prometeu. Aqui você não só terá divertimento como principalmente, conhecimento. Porá à prova a sua falta de fé ou retornará para o berço religioso que sepulta milhares de mentes a cada dia.


Ahahaha, parece uma profecia do apocalipse... :emoticon12:

Johnny escreveu:Esteja sempe por aqui e coloque também você suas dúvidas. Tem muito tópico antigo interessante com debates quentes, outros tão pueris...


Beleza... :emoticon4:

Johnny escreveu:E sempre que puder, traga mais amigos...


Mais pessoal do Y!R e outros? Beleza... :emoticon4:

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Jeanioz escreveu:Sou meio direto ás vezes mesmo... desculpe se choquei alguém...


Não se preocupe, o povo por aqui está longe de ser "sensível", incluindo a meia dúzia de gatas pingadas.

Bjs


Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

salgueiro escreveu:
Jeanioz escreveu:Sou meio direto ás vezes mesmo... desculpe se choquei alguém...


Não se preocupe, o povo por aqui está longe de ser "sensível", incluindo a meia dúzia de gatas pingadas.

Bjs



Já rondei um pouco pelo site... É... as vezes o assunto esquenta... :emoticon12:

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Olá a todos!

Mensagem por clara campos »

esquenta mesmo :emoticon12:
bem vindo, diverte-te participa e relaxa porque este é um óptimo antídoto... :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Olá a todos!

Mensagem por Jeanioz »

clara campos escreveu:esquenta mesmo :emoticon12:
bem vindo, diverte-te participa e relaxa porque este é um óptimo antídoto... :emoticon12:


Beleza! :emoticon45:

Avatar do usuário
Malamen
Mensagens: 1141
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:23
Localização: 127.0.0.1
Contato:

Re.: Olá a todos!

Mensagem por Malamen »

Bem vindo Jeanioz.

Até agora, gostei do que escreveste. Espero que realmente tragas mais pessoal.

:emoticon1:
Imagem

Trancado