Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
E é! E é!
clara campos escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
ou então não és um marxista, mas alguém que concorda com algumas ideias de marx...
Pug escreveu:clara campos escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
ou então não és um marxista, mas alguém que concorda com algumas ideias de marx...
Esse pensamento é na minha opinião fundamentalista.
Nunca viste pessoas de um mesmo partido discordarem?
O que une as pessoa de um determinado partido?
algumas ideias...nunca a totalidade...as divergências podem não ser grandes, apenas pequenas formas de ver...
Exemplo o caso aborto.
Sabemos que em Portugal quase todos os partidos ficaram divididos e todos diziam estar a defender o mesmo, a dignidade, a vida.
A divergência situou-se na forma como visualizavam a melhor forma de o fazer...
Imagine uma religião em que duas pessoas dizem defender o mesmo, só que para o fazer escolhem caminhos diferentes...
p.s. e já chega preciso ir dormir
clara campos escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
Samael escreveu:clara campos escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
Esse foi um dos meus debates com o Poindexter. Clara, o que seria um marxista? Alguém que concorda plenamente com as idéias de Marx? Para mim, não. Para mim, alguém que usa a visão estrutural e a epistemologia do ideário marxista para embasar suas idéias.
Da mesma forma, um Webberiano e um Popperiano fazem com suas ideologias: adotam a forma de verificação e conhecimento provenientes dos dois pensadores.
Muito do ideário dos três citados (principalmente Marx, que é o mais velho deles e, sendo assim, o com maior capacidade de defasagem) já foi refutado ou revisto. E isso porque a ciência é dialética.
Um marxista consegue pensar uma sociedade ou uma ontologia sem uma estruturação classista? Dificilmente.
Um webberiano consegue pensar numa estruturação epistemológica sem o uso dos seus "tipos-ideais"? Dificilmente.
Um popperiano consegue explorar a realidade sem a sua premissa racionalista prevista na sua tese de falseabilidade? Creio que não.
Agora pense o mesmo com relação às religiões. Alguém que queira adotar o melhor de determinada crença deve, acriticamente, adotar todos os escritos tidos como sagrados? Eu também creio que não. E isso não fará daquele indivíduo mais ou menos pertencente daquele meio religioso.
sim, mas existe um quadro de fundo que todos devem partilhar
os "istas" e "ismo" religiosos são geralmente muitíssimo mais abragentes que os restantes (é possível que me esteja a esquecer de algum contra-exemplo importante, se estiver é favor apontar), e por isso é muitíssimo mais complicado manter uma coerência estrita sem cair no fanatismo.
clara campos escreveu:Encosto.
Durante muitoi tempo (não sei se ainda...) pensei assim: é absolutamente hipócrita ser um religioso "moderado" (muçul,mano ou católico). Na verdade, até devo mais ao catolicismo esse ideia, porque vivo rodeada deles. Divórcio, pílula, sexo pré-matrimonial são algumas das coisas que me faziam "apontar o dedo" aos católico e pensar- hipócritas.
Contudo, depois comecei-me a perguntar, a ser assim, qual é a diferença entre uma pessoa 100% coerente e um fanático?
Hoje penso que muitos religiosos moderados chegaram a um equilíbrio intelectual saudável entre a sua religiosidade/crença e as novas normas sociais, aceitando pelo menos o laicicismo numa prespectiva de repeito pelo outro. Isto porque o laicicismo não impede ninguém de exercer a sua religião, antes impede que alguém seja obrigado a submeter-se a determinada confissão.
Assim, um muçulmano pode adorar plenamente o seu deus, ser-lhe fiel e aquelas coisas coisas todas, mas assumir também, que outras pessoas têm direito às suas próprias visões.
Samael escreveu:clara campos escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
Esse foi um dos meus debates com o Poindexter. Clara, o que seria um marxista? Alguém que concorda plenamente com as idéias de Marx? Para mim, não. Para mim, alguém que usa a visão estrutural e a epistemologia do ideário marxista para embasar suas idéias.
O ENCOSTO escreveu:O que todos nós queremos é que os maometanos passem a ser tão (ou mais) hipócritas que os católicos. Católico brasileiro é o ser mais hipócrita que existe: Não concorda com absolutamente nada que é dito pelo Papa mas se identifica como católico. E muitos ainda tem a cara de pau de criticar a própria igreja.`
O maometanismo segue o mesmo caminho. Chegará o dia em que ficar com a bunda virada para meca será motivo de piada entre os maometanos.
Será tão idiota quanto o católico que reza o terço todos os dias.
Karasu escreveu:Samael escreveu:clara campos escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
Acho que você seria um simpatizante da idéia de Marx. Poderia dizer que por causa de algumas idéias de Marx estarem ultrapassadas, adotando somente o que é de fato importante sobre o marxismo, você seria um neomarxista?
Pug escreveu:clara campos escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
Esse pensamento é na minha opinião fundamentalista.
Nunca viste pessoas de um mesmo partido discordarem?
O que une as pessoa de um determinado partido?
algumas ideias...nunca a totalidade...as divergências podem não ser grandes, apenas pequenas formas de ver...
Exemplo o caso aborto.
Sabemos que em Portugal quase todos os partidos ficaram divididos e todos diziam estar a defender o mesmo, a dignidade, a vida.
A divergência situou-se na forma como visualizavam a melhor forma de o fazer...
Imagine uma religião em que duas pessoas dizem defender o mesmo, só que para o fazer escolhem caminhos diferentes...
p.s. e já chega preciso ir dormir
Kramer escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
E é! E é!
Pug escreveu:"As religious opinions (fatwas) change with the changing time, place, custom, and circumstances, this issue should be reexamined within the basic boundaries of Islamic jurisprudence and not simply of pressures of others. No Muslim is required to change the indisputable stable and fixed aspects of Shari`ah for the sake of pleasing others or earning the title "moderate" or "open minded." In the meantime, jurisprudent rulings and interpretations in the non-fixed area need not be permanent either.
" Dr. Jamal A. Badawi
O ENCOSTO escreveu:Pug escreveu:"As religious opinions (fatwas) change with the changing time, place, custom, and circumstances, this issue should be reexamined within the basic boundaries of Islamic jurisprudence and not simply of pressures of others. No Muslim is required to change the indisputable stable and fixed aspects of Shari`ah for the sake of pleasing others or earning the title "moderate" or "open minded." In the meantime, jurisprudent rulings and interpretations in the non-fixed area need not be permanent either.
" Dr. Jamal A. Badawi
O Alcorão não pode ser revisado.
Encosto da Silva.
PS; Se alguém ai conhecer a 2, 3, 4, ... , 100000° ed. do Alcorão, favor entrar em contato.
Pug escreveu:O ENCOSTO escreveu:Pug escreveu:"As religious opinions (fatwas) change with the changing time, place, custom, and circumstances, this issue should be reexamined within the basic boundaries of Islamic jurisprudence and not simply of pressures of others. No Muslim is required to change the indisputable stable and fixed aspects of Shari`ah for the sake of pleasing others or earning the title "moderate" or "open minded." In the meantime, jurisprudent rulings and interpretations in the non-fixed area need not be permanent either.
" Dr. Jamal A. Badawi
O Alcorão não pode ser revisado.
Encosto da Silva.
PS; Se alguém ai conhecer a 2, 3, 4, ... , 100000° ed. do Alcorão, favor entrar em contato.
E não pode mesmo.
Ricardo![]()
Só que não é isso que está em causa
O ENCOSTO escreveu:Kramer escreveu:Samael escreveu:Depois desse tópico, descobri que sou um "marxista hipócrita".
E é! E é!
Diria mais: E é.