O Ateu é Deus .

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Re.: O Ateu é Deus .

Mensagem por videomaker »

Claudio Loredo escreveu:

Olá Video!

Realmente este negócio de viver sem sentido é um duro aprendizado. Principalmente quando a pessoa nasce num país muito influenciado pela cristianismo. Normalmente, quando a pessoa deixa de ser religiosa e se torna ateísta ela substitui deus pela humanidade. Ao invés de acreditar em deus, passa a acreditar no ser humano e no seu progresso. Por isso, muitos ateus passam a acreditar cegamente em ideologias políticas, acreditando que elas aperfeiçoarão o ser humano, mas só se iludem. Com o tempo e a vivência o ateu acaba perdendo a fé na humanidade também e ai vem o que é o mais dificíl de tudo: saber viver sem fé alguma e sem sentido algum. Viver apenas para contemplar a natureza e mais nada. Sabendo realmente que sua vida não significa absolutamente nada. É dureza, mas é a realidade e a gente tem que escolher se quer viver se iludindo ou se quer viver apenas observando todas as ilusões.

Fala Claudio !
Sempre sensato em suas palavras , por isso acho valido me manter neste forum .
Viver da melhor forma possivel já é DAR SENTIDO EM SUA VIDA , seja acreditando ou não em um por vir .

um abraco.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Claudio Loredo escreveu:Olá Video!

Realmente este negócio de viver sem sentido é um duro aprendizado. Principalmente quando a pessoa nasce num país muito influenciado pela cristianismo. Normalmente, quando a pessoa deixa de ser religiosa e se torna ateísta ela substitui deus pela humanidade. Ao invés de acreditar em deus, passa a acreditar no ser humano e no seu progresso. Por isso, muitos ateus passam a acreditar cegamente em ideologias políticas, acreditando que elas aperfeiçoarão o ser humano, mas só se iludem. Com o tempo e a vivência o ateu acaba perdendo a fé na humanidade também e ai vem o que é o mais dificíl de tudo: saber viver sem fé alguma e sem sentido algum. Viver apenas para contemplar a natureza e mais nada. Sabendo realmente que sua vida não significa absolutamente nada. É dureza, mas é a realidade e a gente tem que escolher se quer viver se iludindo ou se quer viver apenas observando todas as ilusões.

Cláudio, você está evoluindo, logo será um espírito superior. :emoticon13:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:

Aceitar a impermanência...

abandono das ilusões...

Flávio, faça logo seu proselitismo :emoticon12:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

g0n

Mensagem por g0n »

"O que é preciso é ter calma, não dar o corpo pela alma"
Pedro Abrunhosa

O resto é conversa... :emoticon1:

videomaker

Re: O Ateu é Deus .

zencem escreveu:
videomaker escreveu:Por Fiodor Dostoievski, in 'Os Possessos'.

Deus não existe ...
Mato-me para afirmar a minha insubmissão e a minha terrível liberdade nova.

Pois é, Video, agora vais ter que te enfrentar.
Não haverá mais um Deus, pra carregar esse trator nas costas.
Teus pés procurarão o chão, e não mais o terás, sustentando este andar de hipopótamo.
Procurando as grades da prisão, vais sentir que a liberdade as levou embora,
Como um astronauta, vais ter a sensação de estar desgovernado no espaço, mas relaxa!
Os fios, que controlavam a tua marionetice, escaparam da mão do controlador e agora quem vai decidir cada movimento és tú.
Morreu o piloto automático. hehehe!!! :emoticon16:

Quem disse que nunca tive as redias da minha vida em meu controle ?
As leis que nos cerca independe do que quero , ela é implacavel tanto quanto aquela que atrai corpos para a terra !
Não creio em um DEUS me julgando , nem temo sua ira ou seja lá que for que venha desse criador !
Sei o que posso ou não por discernimento e não por temor de justica NENHUMA !
Mesmo tendo a CERTEZA que ela esteja lá a espera de me cobrar quando for preciso .
Não existe controle remoto algum ! , apenas a satisfacão de ser um ser humano melhor e justo .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Pug

Mensagem por Pug »

videomaker escreveu:

Fala Claudio !
Sempre sensato em suas palavras , por isso acho valido me manter neste forum .
Viver da melhor forma possivel já é DAR SENTIDO EM SUA VIDA , seja acreditando ou não em um por vir .

um abraco.

Concordo, a vida é viver...

Dificel é aceitar, aceita-lo provavelmente eliminaria metade dos problemas que nos criamos a nós mesmos.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

videomaker

Flavio Costa escreveu:

Grande Flavio !
Talvez ele e vc já sejam ... quem sabe ?

karas

Re.: O Ateu é Deus .

Mensagem por karas »

puá, que besteirada de evolução, espiritóides superiores, esse pessoal sofreu mesmo uma lavagem cerebral da doutrina que afirma a existência de uma colônia espírita que mais parece um bunker alemão

Flavio Costa
Contato:

Pug escreveu:Aceitar a impermanência...

abandono das ilusões...

Flávio, faça logo seu proselitismo :emoticon12:

Dizem que ao jogar o sapo na água quente ele salta fora, mas ao esquentar a água aos poucos com ele dentro, o sapo fica até cozinhar. :emoticon16:
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Flavio Costa
Contato:

videomaker escreveu: Grande Flavio !

Quem sabe um dia, meu caro videomaker. :emoticon1:
- William Shakespeare
- William James

videomaker

Flavio Costa escreveu:

A inteligencia é marca registrada dos grandes caras evoluidos , logo sei que a sua é sempre usada para o bem , estais no caminho garoto ! :emoticon4:

karas

Mensagem por karas »

grouf!! agora eu o peguei em contradição. como a inteligência pode ser a marca registrada dos" grandes caras superiores" se no momento seguinte vc fala que a dele é sempre usada para o bem?? logo você deu a entender que há inteligências usadas para o mal, o que já deixa de ser marca registrada só caras superiores.

karas, o gorila

videomaker

karas escreveu:grouf!! agora eu o peguei em contradição. como a inteligência pode ser a marca registrada dos" grandes caras superiores" se no momento seguinte vc fala que a dele é sempre usada para o bem?? logo você deu a entender que há inteligências usadas para o mal, o que já deixa de ser marca registrada só caras superiores.

karas, o gorila

iiiiiiiiii agora ?
Vamos lá experto , a inteligencia quando usada para o bem , reflete que o cara é evoluido !
Porem quando usada de forma equivocada é prova contraria !
Por isso disse : COMO SEI QUE VC USA PARA O BEM ...

Gorila ...

karas

Mensagem por karas »

grouf!!! a inteligência quando usada para o que chamamos de bem, prova apenas que o sujeito raciocina, nada mais que isso.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Claudio Loredo escreveu:

Com o tempo e a vivência o ateu acaba perdendo a fé na humanidade também e ai vem o que é o mais dificíl de tudo: saber viver sem fé alguma e sem sentido algum. Viver apenas para contemplar a natureza e mais nada. Sabendo realmente que sua vida não significa absolutamente nada. É dureza, mas é a realidade e a gente tem que escolher se quer viver se iludindo ou se quer viver apenas observando todas as ilusões.

Não posso concordar com esta generalização cláudio. Talvez esta desilusão e sentimento de vazio tenha acontecido contigo e com muitos ateus, mas não acontecerá com todos. Não é a religião que enche a vida, ou a ausência dela que a suga, por isso não tem que ser preenchida por outra coisa!
Andas meio deprimidito hein!?!?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Maurício escreveu:salve pessoal, blz??

eu nunca lí dostoeviski, mas só por essa resenha aí me parece que esse cara é bem xarope !!! ele era ateu ?? o cara escreve uns negócios que num tem a menor lógica:
"os ateus sabendo da não existência de deus, deveriam suicidar-se..."

ué ?!?! porque eu deveria me suicidar, então ?? não deveria ser o contrário ?? já que os crentes "acham" que o "prêmio" vem depois dessa vida, porque então todos os crentes não se suicidam ?? eles não confiam, nem acreditam no deus deles ?? então, os caras são mais ateus do que eu !!! :emoticon12: :emoticon12:

em uma briga com 1 bilhão de espermatozóides, só eu fui premiado !! e agora vou abandonar a zona de bandeja ???
ehehehehe
num é assim, não !!

o cara é bem xarope, mesmo !!

abraços descrentes !!

xau.

...

Já sei, começa pelo nível mais básico!

Imagem

:emoticon116:

karas

Mensagem por karas »

boa idéia, os crentes e os comunistóides poderiam fazer suicídio coletivo, a gente até dava uma mãozinha

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

clara campos escreveu:Não posso concordar com esta generalização cláudio. Talvez esta desilusão e sentimento de vazio tenha acontecido contigo e com muitos ateus, mas não acontecerá com todos. Não é a religião que enche a vida, ou a ausência dela que a suga, por isso não tem que ser preenchida por outra coisa!

Olá Clara!

O que eu irei dizer irá contradizer muito do que eu já disse aqui neste fórum, mas na vida sempre estamos sujeitos a mudanças e a rever nossos pensamentos.

Comigo aconteceu a seguinte mudança: eu me tornei um niilista. Nem todos os ateus partem para o niilismo, mas aqueles que partem realmente se libertam de todo e qualquer tipo de fé, ou pelo menos buscam este ideal.

Descobri que eu tinha uma espécie de religião sem saber. Eu era um humanista. Colocava o ser humano acima de tudo e tinha fé na sua evolução. Agora não sou mais um humanista e não tenho qualquer esperança de que a vida humana melhore.

Para mudar deste jeito, tive que passar por um período de tristeza, mas já estou me recuperando. Esta tristeza teve origem aqui neste fórum. Vi que eu não tinha respostas para justificar o humanismo diante de argumentos que defendiam a morte de seres humanos. A única coisa que conseguia fazer era apelar para o sentimento. Percebi então que o humanismo não tinham respostas para muitas questões. Daí, decidi abandoná-lo.

Vi que muitos abandonam a religião, mas em troca adotam uma crença irracional em ideologias políticas. Fazem isto como uma forma de substituir a crença em deus, pela crença no homem. Só que os humanos não tem nada de especial. Somos seres que desenvolveram sua inteligência apenas com o fim de matar, enganar e destruir. Existem seres humanos bons, é claro, mas eles são raros e não tem forças suficientes para lutar contra o sofrimento imposto a outros seres.

Tenho pensado muito nas últimas semanas e revisto muitos de minhas crenças. Não dá para escrever tudo o que tenho aprendido. Para resumir tudo só tenho a dizer que abracei o niilismo. Finalmente!

karas

Mensagem por karas »

e fez bem. os teístas e comunistas vivem de esperanças, mas esperança nada mais é do que um mecanismo de defesa que a mente humana bolou para ignorar as adversidades

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Claúdio, será assim tão importante saltar de ismo em ismo?
É fácil um humanista desmotivar-se e deprimir-se perante a óbvia obscenidade humana, mas porra!tem que ser 8 ou 80?
Entre o HEI PESSOAL, BORA SALVAR O MUNDO e o "mundo é uma merda, tou-me a cagar", existem mil gradações possíveis!
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Hugo

Mensagem por Hugo »

clara campos escreveu:Entre o HEI PESSOAL, BORA SALVAR O MUNDO e o "mundo é uma merda, tou-me a cagar", existem mil gradações possíveis!

Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Oi Claudio

Esse é um momento ímpar que vc está vivendo e esperado em alguém que vive seus ideais com paixão. Torço prá que vc encontre o equilíbrio e não caia no niilismo porque ele não tem nada a ver com a sua vibração natural. O que importa na realidade é quem se é. Salvar o mundo ? Ninguém o fará mas toda criatura tem uma enorme importância no seu microcosmos e abrir mão disso é no mínimo lamentável. Talvez vc não tenha nem idéia do quanto só a manutenção desse espaço já serviu como influência na vida de muitos, até porque a grande maioria das pessoas não sabem nem lidar com algo que parece tão simples como a liberdade de expressão e de idéias. Pensar, analisar, refletir, dói, machuca mas faz crescer

Caminhos só são achados se buscados, é pueril mas verdadeiro.

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Claudio Loredo escreveu:
clara campos escreveu:Não posso concordar com esta generalização cláudio. Talvez esta desilusão e sentimento de vazio tenha acontecido contigo e com muitos ateus, mas não acontecerá com todos. Não é a religião que enche a vida, ou a ausência dela que a suga, por isso não tem que ser preenchida por outra coisa!

Olá Clara!

O que eu irei dizer irá contradizer muito do que eu já disse aqui neste fórum, mas na vida sempre estamos sujeitos a mudanças e a rever nossos pensamentos.

Comigo aconteceu a seguinte mudança: eu me tornei um niilista. Nem todos os ateus partem para o niilismo, mas aqueles que partem realmente se libertam de todo e qualquer tipo de fé, ou pelo menos buscam este ideal.

Descobri que eu tinha uma espécie de religião sem saber. Eu era um humanista. Colocava o ser humano acima de tudo e tinha fé na sua evolução. Agora não sou mais um humanista e não tenho qualquer esperança de que a vida humana melhore.

Para mudar deste jeito, tive que passar por um período de tristeza, mas já estou me recuperando. Esta tristeza teve origem aqui neste fórum. Vi que eu não tinha respostas para justificar o humanismo diante de argumentos que defendiam a morte de seres humanos. A única coisa que conseguia fazer era apelar para o sentimento. Percebi então que o humanismo não tinham respostas para muitas questões. Daí, decidi abandoná-lo.

Vi que muitos abandonam a religião, mas em troca adotam uma crença irracional em ideologias políticas. Fazem isto como uma forma de substituir a crença em deus, pela crença no homem. Só que os humanos não tem nada de especial. Somos seres que desenvolveram sua inteligência apenas com o fim de matar, enganar e destruir. Existem seres humanos bons, é claro, mas eles são raros e não tem forças suficientes para lutar contra o sofrimento imposto a outros seres.

Tenho pensado muito nas últimas semanas e revisto muitos de minhas crenças. Não dá para escrever tudo o que tenho aprendido. Para resumir tudo só tenho a dizer que abracei o niilismo. Finalmente!

Olá Claudio.

Por um lado, acho bom que você esteja refletindo sobre o humanismo. Eu percebo que algumas pessoas tomam o humanismo como um ideal, uma verdade absoluta. Acreditam que ser "humanista" pode tornar uma pessoa "mais humana". Só porque o nome desse conjunto de idéias é "humanismo". Posso estar errado mas foi isso que concluí ao analisar o discurso de humanistas na finada STR.

Se você analisar a fundo irá perceber que o humanismo tem coisas interessantes (assim como qualquer outra filosofia).

Só que as idéias humanistas também são inocentes muitas vezes.

O mais difícil é tentar captar tudo que há de bom em todas essas idéias e descartar o lixo.

Sobre niilismo, se você ler o significado do termo irá notar que não se identifica totalmente com ele:

do Lat. nihil, nada

s. m.,
redução ao nada;

descrença absoluta;

doutrina política russa que recusava toda e qualquer imposição social e que defendia que o progresso da sociedade só seria possível após a destruição de tudo o que socialmente existe;

Filos.,
doutrina segundo a qual não existe nada de absoluto (inexistência de realidade substancial) nem possibilidade de conhecimento do real e que, por isso, se caracteriza por um pessimismo metafísico e por um cepticismo relativamente aos valores tradicionais (morais, teológicos, estéticos).

Eu já pensei um dia que as pessoas poderiam me classificar como niilista e refleti por algum tempo. Descobri que estou muito distante disso, por motivos pessoais.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Claudio Loredo escreveu:O que eu irei dizer irá contradizer muito do que eu já disse aqui neste fórum, mas na vida sempre estamos sujeitos a mudanças e a rever nossos pensamentos.

Claudio,

Como teu amigo, assumo o encargo de em horas como estas dizer o que precisa ser dito e não o que lhe agradaria.

E o que precisa ser dito agora é deixa de frescura, cara.

Dê uma relida no que escrevi em Santa Croce, o triunfo do espírito e pense nos significados.

Mais que isto, decida se você quer seguir o exemplo de Galileu ou do bando de Zé Manés que constitui a maioria da humanidade.
A escolha é sua, mas niilismo é bobagem.

Espero que entenda minhas intenções e desculpe a franqueza.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:
Flavio Costa escreveu:

A inteligencia é marca registrada dos grandes caras evoluidos , logo sei que a sua é sempre usada para o bem , estais no caminho garoto ! :emoticon4:

Muitos cientistas trabalhavam para a alemanha Nazista. A tecnologia militar da alemanha nazista foi a responsável pelas conquistas alemãs. Era a mais EVOLUIDA da época.

Com inteligencia, a França foi derrotada em 1 mês.

Logo, este seu comentário é extremamente estúpido.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado