O Ateu é Deus .

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O Ateu é Deus .

Mensagem por Márcio »

Claudio Loredo escreveu:
clara campos escreveu:Não posso concordar com esta generalização cláudio. Talvez esta desilusão e sentimento de vazio tenha acontecido contigo e com muitos ateus, mas não acontecerá com todos. Não é a religião que enche a vida, ou a ausência dela que a suga, por isso não tem que ser preenchida por outra coisa!
Andas meio deprimidito hein!?!?

Olá Clara!

O que eu irei dizer irá contradizer muito do que eu já disse aqui neste fórum, mas na vida sempre estamos sujeitos a mudanças e a rever nossos pensamentos.

Comigo aconteceu a seguinte mudança: eu me tornei um niilista. Nem todos os ateus partem para o niilismo, mas aqueles que partem realmente se libertam de todo e qualquer tipo de fé, ou pelo menos buscam este ideal.

Descobri que eu tinha uma espécie de religião sem saber. Eu era um humanista. Colocava o ser humano acima de tudo e tinha fé na sua evolução. Agora não sou mais um humanista e não tenho qualquer esperança de que a vida humana melhore.

Para mudar deste jeito, tive que passar por um período de tristeza, mas já estou me recuperando. Esta tristeza teve origem aqui neste fórum. Vi que eu não tinha respostas para justificar o humanismo diante de argumentos que defendiam a morte de seres humanos. A única coisa que conseguia fazer era apelar para o sentimento. Percebi então que o humanismo não tinham respostas para muitas questões. Daí, decidi abandoná-lo.

Vi que muitos abandonam a religião, mas em troca adotam uma crença irracional em ideologias políticas. Fazem isto como uma forma de substituir a crença em deus, pela crença no homem. Só que os humanos não tem nada de especial. Somos seres que desenvolveram sua inteligência apenas com o fim de matar, enganar e destruir. Existem seres humanos bons, é claro, mas eles são raros e não tem forças suficientes para lutar contra o sofrimento imposto a outros seres.

Tenho pensado muito nas últimas semanas e revisto muitos de minhas crenças. Não dá para escrever tudo o que tenho aprendido. Para resumir tudo só tenho a dizer que abracei o niilismo. Finalmente!

Entendo você Cláudio, as vêzes me sinto desta forma, invadido por uma melancolia insuportável, quando tudo fica meio que sem saída, sem saber no que acreditar como se o mundo fosse construído de ilusões bizarras, contraditórias e antagônicas.

Então entendí que o mundo é puramente humano, pela própria predominância dos atos e pensamentos desta raça impar.

A palavra humanismo perdeu o sentido quando tenta ser sinônimo de coisas boas, altruístas; pois ''humano'' abrange tudo, todos os caminhos, qualquer coisa entre a escuridão e a luz mais intensa, entre o bem e o mal, covardia e coragem, crença e descrença; enfim: humanos podem navegar por onde bem entenderem, por qualquer caminho, por mais obscuro que possa ser, é justamente esta característica que nos torna únicos neste planeta, é isso que nos faz justamente ... HUMANOS.

Hoje ainda tenho conflitos, (impossível não te-los) mas procuro seguir um caminho que traga à mim uma suposta paz interior, me traga conhecimentos que preciso para poder seguir em frente nesta trilha que eu imagino, pretenciosamente, poder escolher e viver meu próprio mundo interior.

Às vezes tenho uma louca impressão de que tudo é um jogo estranho, neste tabuleiro chamado mundo.

Boa sorte, na escolha do seu caminho, seu jogo.

Abraços.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Najma
Gênero: Feminino

Re.: O Ateu é Deus .

Mensagem por Najma »

Mas mas... a pessoa tem que ser feliz por si mesma, pelos seus feitos e atos. Nada de esperar recompensa dos outros nem ser aceito, muito menos aclamado.

Amigos verdadeiros são raríssimos e quando encontramos algum por aí, não há dúvidas nem descrença. Só a convicção de que "eu mereci"... :emoticon1: Niilismo? Pra que?

Ah, sim, querer/pretender agradar a todos tem seu preço. O mais "custoso" é descobrir que ninguém faz agrados a alguém sem algum interesse que invariavelmente é escuso. Seja você mesmo, Claudio... descubra-se primeiro. E seja feliz POR VOCÊ. Os que se alegrarem com a sua felicidade festejarão junto. Os que só quiserem tirar proveito da sua sombra, se afastarão. Nunca chore por eles.

Beijos
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Em síntese, cara Lígia, devemos agradar à quem nos agrada.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Silvio

Mensagem por Silvio »

preciso aprender a aprender a ser ateu. Preciso de ajuda. :emoticon16:
Fé significa não querer saber o que é a verdade." -- Friedrich Nietzsche

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Silvio escreveu:preciso aprender a aprender a ser ateu. Preciso de ajuda. :emoticon16:

Eu preciso aprender à aprender à ser rico. Preciso de ajuda. :emoticon16:

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Opa Pug, agora sim é a hora do meu proselitismo! :emoticon1:

Claudio Loredo escreveu:Descobri que eu tinha uma espécie de religião sem saber. Eu era um humanista. Colocava o ser humano acima de tudo e tinha fé na sua evolução. Agora não sou mais um humanista e não tenho qualquer esperança de que a vida humana melhore.
(...)
Só que os humanos não tem nada de especial. Somos seres que desenvolveram sua inteligência apenas com o fim de matar, enganar e destruir. Existem seres humanos bons, é claro, mas eles são raros e não tem forças suficientes para lutar contra o sofrimento imposto a outros seres.

Cláudio, dá para ver que você está num momento de auto-descoberta e demora algum tempo até a nova personalidade se assentar. Você está dando um passo na direção certa, mas na medida errada.

A direção é certa porque você está enxergando que todas as ideologias são limitadas (ao leitor atento: o paradoxo dessa afirmação é inevitável). Entretanto, você está abraçando outra ideologia sem perceber. Quando você diz que não tem esperanças na utopia humana, isso não é uma "visão sem ideologia", é apenas o contrário da ideologia que você defendia antes. Quando você diz que os seres humanos bons são raros, essa também é uma afirmação pautada numa ideologia. O que no momento parece ser uma libertação para você, na verdade é uma libertação daquilo que você estava vivendo, libertando-se de suas antigas crenças, mas não é uma libertação completa.

Você abandonou o humanismo porque percebeu que ele não é satisfatório, isso é bom. Agora você pode abraçar alguma forma de niilismo, mas vai acabar percebendo que ele também não é satisfatório. Aliás, só acreditam que estão satisfeitos aqueles que não se dão ao trabalho de analisar a fundo seus pensamentos e sentimentos. Quem os analisa, acaba percebendo a insatisfação camuflada no meio deles, por mais que tentemos disfarçá-la. Sempre teremos momentos de dúvida, sempre faltarão respostas, sempre haverá conflito consigo mesmo diante dos fatos que nos saltam aos olhos, pois ideologia nenhuma será capaz de explicar completamente a complexidade paradoxal da vida.

O ateísmo vem de ideologia, o teísmo vem de ideologia, o deísmo vem de ideologia, o agnosticismo vem de ideologia. Tudo se baseia em algum pressuposto e esse pressuposto sempre enfrentará resistência frente à vida. A religião nada mais é que mais uma forma de ideologia e a ideologia faz parte do processo natural de pensamento humano. Uma processo que esbarra com perplexidade o paradoxo da existência e se debate em busca de respostas, conceitos, de uma identidade à qual possamos nos agarrar e nos sentirmos confortáveis. Termos um rótulo: "esse sou eu".

Pense nisso, a negação das ideologias é apenas mais uma ideologia. A única maneira de escapar disso é vendo as explicações ideológicas como meras ferramentas descartáveis do pensamento e não como descrições da verdade. A única verdade é o paradoxo e o paradoxo está além do pensamento discursivo. Uma luneta permite ver as estrelas, mas ela não explica as estrelas, é apenas uma ferramenta da visão. Assim devem ser as ideologias, nos permitindo pensar sobre o mundo, mas sem explicá-lo. São apenas ferramentas do pensamento.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Najma

Mensagem por Najma »

Márcio escreveu:Em síntese, cara Lígia, devemos agradar à quem nos agrada.

E começar sempre por si mesmo. Agradar e agradar-se de si mesmo. :emoticon1:

Eu me amo. O resto que me siga, ou não... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Beijos!
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Najma escreveu:

Eu me amo. O resto que me siga, ou não... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Beijos!

Sim. Agradar-se de si mesmo. Essa é a parte mais difícil. A autocrítica pode ser muito severa. Podemos ser terríveis ao lidarmos conosco mesmo.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Kramer escreveu:Imagem

Muito Legal! :emoticon12: Agora eu faço parte dos 2% mais sábios. Sou um privilegiado. :emoticon10:

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Olhe só a tirinha dos malvados de hoje. A mensagem é: nove em cada dez pacifistas morrem a bala.

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Repetido...
Editado pela última vez por Aranha em 20 Jun 2006, 09:14, em um total de 1 vez.
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Flavio Costa escreveu:Opa Pug, agora sim é a hora do meu proselitismo! :emoticon1:

Claudio Loredo escreveu:Descobri que eu tinha uma espécie de religião sem saber. Eu era um humanista. Colocava o ser humano acima de tudo e tinha fé na sua evolução. Agora não sou mais um humanista e não tenho qualquer esperança de que a vida humana melhore.
(...)
Só que os humanos não tem nada de especial. Somos seres que desenvolveram sua inteligência apenas com o fim de matar, enganar e destruir. Existem seres humanos bons, é claro, mas eles são raros e não tem forças suficientes para lutar contra o sofrimento imposto a outros seres.

Cláudio, dá para ver que você está num momento de auto-descoberta e demora algum tempo até a nova personalidade se assentar. Você está dando um passo na direção certa, mas na medida errada.

A direção é certa porque você está enxergando que todas as ideologias são limitadas (ao leitor atento: o paradoxo dessa afirmação é inevitável). Entretanto, você está abraçando outra ideologia sem perceber. Quando você diz que não tem esperanças na utopia humana, isso não é uma "visão sem ideologia", é apenas o contrário da ideologia que você defendia antes. Quando você diz que os seres humanos bons são raros, essa também é uma afirmação pautada numa ideologia. O que no momento parece ser uma libertação para você, na verdade é uma libertação daquilo que você estava vivendo, libertando-se de suas antigas crenças, mas não é uma libertação completa.

Você abandonou o humanismo porque percebeu que ele não é satisfatório, isso é bom. Agora você pode abraçar alguma forma de niilismo, mas vai acabar percebendo que ele também não é satisfatório. Aliás, só acreditam que estão satisfeitos aqueles que não se dão ao trabalho de analisar a fundo seus pensamentos e sentimentos. Quem os analisa, acaba percebendo a insatisfação camuflada no meio deles, por mais que tentemos disfarçá-la. Sempre teremos momentos de dúvida, sempre faltarão respostas, sempre haverá conflito consigo mesmo diante dos fatos que nos saltam aos olhos, pois ideologia nenhuma será capaz de explicar completamente a complexidade paradoxal da vida.

O ateísmo vem de ideologia, o teísmo vem de ideologia, o deísmo vem de ideologia, o agnosticismo vem de ideologia. Tudo se baseia em algum pressuposto e esse pressuposto sempre enfrentará resistência frente à vida. A religião nada mais é que mais uma forma de ideologia e a ideologia faz parte do processo natural de pensamento humano. Uma processo que esbarra com perplexidade o paradoxo da existência e se debate em busca de respostas, conceitos, de uma identidade à qual possamos nos agarrar e nos sentirmos confortáveis. Termos um rótulo: "esse sou eu".

Pense nisso, a negação das ideologias é apenas mais uma ideologia. A única maneira de escapar disso é vendo as explicações ideológicas como meras ferramentas descartáveis do pensamento e não como descrições da verdade. A única verdade é o paradoxo e o paradoxo está além do pensamento discursivo. Uma luneta permite ver as estrelas, mas ela não explica as estrelas, é apenas uma ferramenta da visão. Assim devem ser as ideologias, nos permitindo pensar sobre o mundo, mas sem explicá-lo. São apenas ferramentas do pensamento.

Caro amigo Cláudio,

- Eu ia postar algo também, mas faço minhas as palavras do Flávio, aliás, eu não conseguiria transmitir melhor, só quero acrescentar um detalhe.

- Foi por isso que abandonei as religiões, se você juntar partes de cada uma delas, fatalmente chegará em uma que cabe para você, só que esta opção não lhe é dada, porque cada uma é hermeticamente fechada em si mesma, seja livre, não se prenda a nada, não siga gurus, não tenha livros de regras, desconfie de verdades absolutas e confie no seu bom senso.

Um Abraço,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Pug

Mensagem por Pug »

Flávio e Abmael assino em baixo.

"Foi por isso que abandonei as religiões, se você juntar partes de cada uma delas, fatalmente chegará em uma que cabe para você, só que esta opção não lhe é dada, porque cada uma é hermeticamente fechada em si mesma"

Ligar-se a alguma ideologia não impede de sermos livres, na minha opinião a liberdade vem de aceitarmos outras soluções, no momento em que tomar-mos uma das ideologias como verdade absoluta descartando toda e qualquer visão divergente acabaremos desiludidos...

O meu conflito centra-se precisamente em ver tanta coisa boa em várias ideologias...

e depois responder a,

O que sou?

Tudo...mas, sobretudo EU :emoticon1:
Editado pela última vez por Pug em 20 Jun 2006, 10:10, em um total de 1 vez.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Claudio Loredo escreveu:

Olhe só a tirinha dos malvados de hoje. A mensagem é: nove em cada dez pacifistas morrem a bala.

Imagem

A VERDADE é que somos NADA mas demora para as fichas caírem... então, bravo cavaleiro, olhe para o céu!!! Deixar-se morrer e renascer das cinzas de seus próprios ideais é o único caminho para no final observar atentamente apenas o que sobra... SIM, a si mesmo, sem maquiagem, todo borrado, com medo do desconhecido... mas veja: é você quem observa o desconhecido... e aí o que resta fazer é... "ater-se ao presente e simplesmente vivê-lo... é estar ancorado no meio do nada que se faz tudo quando é observado e vivenciado a partir da inteligência seja ela humana ou animal, seja ela inerente à matéria ou não, não importa".

:emoticon1:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Márcio escreveu:
Najma escreveu:

Beijos!

Sim. Agradar-se de si mesmo. Essa é a parte mais difícil. A autocrítica pode ser muito severa. Podemos ser terríveis ao lidarmos conosco mesmo.

O autoconhecimento é o primeiro passo para o conhecimento, simplesmente porque o mundo em que vivemos é reflexo do que carregamos conosco. Ele pode ser pacífico se formos pacíficos, apaixonante se formos apaixonados, terrível se formos terríveis... feio e sujo se deixarmos a tristeza tomar conta.

O trabalho consigo mesmo é constante e sem tréguas. E quem nos mostra o caminho são aqueles que estão ao nosso redor. Eles nos apontam o que estamos refletindo no mundo circundante. É a eles que devemos observar a todo momento até que tudo que vejamos refletido não envolva mais nossos próprios sentimentos e seja apenas a expressão "daquilo que É E SEMPRE TEM SIDO" mas que enquanto imersos em nossa própria ignorância e egoísmo de querermos um mundo à nossa imagem e semelhança, somos incapazes de identificar. :emoticon1:

Beijos
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

And now... uma música que diz tudo pra mim numa versão quase impossível mas que existe...

Nothing else matters, by Apocalyptica.

É só baixar e ouvir. Ainda existe gente que vale a pena e o mundo vale a pena por conta de quem faz maravilhas com tão pouco... Nesse caso, 4 cellos e genialidade. :emoticon1:
Imagem

karas

Mensagem por karas »

grouf!!! quanta baboseira sobre coisas subjetivas. esses humanos ñão se deram conta ainda de que tudo pode ser explicado materialmente

Pug

Mensagem por Pug »

Najma escreveu:And now... uma música que diz tudo pra mim numa versão quase impossível mas que existe...

É só baixar e ouvir. Ainda existe gente que vale a pena e o mundo vale a pena por conta de quem faz maravilhas com tão pouco... Nesse caso, 4 cellos e genialidade. :emoticon1:

Eu assisti ao vivo :emoticon1:

No meio de uma multidão de tios :emoticon12: no longinquo ano de não me lembro...
Um dos melhores espectaculos de sempre a que tive o prazer de assistir. O contraste entre os estilos das pessoas presentes foi um must, tudo isso aliado a uma música espantosa...Na plateia tudo engravatados...nas galerias os metálicos com o seu modo de vestir peculiar cantando assustando as pobres senhores que foram assisir a um concerto de música clássica. :emoticon12:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

karas escreveu:grouf!!! quanta baboseira sobre coisas subjetivas. esses humanos ñão se deram conta ainda de que tudo pode ser explicado materialmente

Você leu o texto do Acauan? A única coisa que redime o homem de ser um animal bípede e desajeitado sobre a face enrugada de um planetinha de periferia são suas obras e feitos. :emoticon1: E esta é a única espiritualidade a que estamos fadados... a posteridade nos aclamará ou repudiará pelo que formos capazes de realizar de fato. A imortalidade está expressa em verso, prosa, pinturas, esculturas e principalmente, como pilares daquilo que pensamos e somos capazes de abstrair quer a partir da filosofia, quer a partir de pura e simples matemática. :emoticon1:

Agora releia tudo atentamente... :emoticon16:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:
Najma escreveu:And now... uma música que diz tudo pra mim numa versão quase impossível mas que existe...

Eu assisti ao vivo :emoticon1:

No meio de uma multidão de tios :emoticon12: no longinquo ano de não me lembro...
Um dos melhores espectaculos de sempre a que tive o prazer de assistir. O contraste entre os estilos das pessoas presentes foi um must, tudo isso aliado a uma música espantosa...Na plateia tudo engravatados...nas galerias os metálicos com o seu modo de vestir peculiar cantando assustando as pobres senhores que foram assisir a um concerto de música clássica. :emoticon12:

:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Que beleza, Pug!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Eu seria uma tia com direito a estola de pele fake e vestido de rendas feliz nesse meio... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Beijos
Imagem

karas

Mensagem por karas »

acauã está errado. as obras e os feitos do homem nada tem a ver com espiritualidade. a natureza forneceu mecanismos ao homem para que ele trabalhasse para viver melhor e dominasse as espécies inferiores. os inimigos da humanidade não se conformam com a realidade e sempre apelam para esse papo subjetivo e espiritalóide. quando toda a explicação é natural.

karas, o gorila filósofo.

Najma

Mensagem por Najma »

karas escreveu:acauã está errado. as obras e os feitos do homem nada tem a ver com espiritualidade. a natureza forneceu mecanismos ao homem para que ele trabalhasse para viver melhor e dominasse as espécies inferiores. os inimigos da humanidade não se conformam com a realidade e sempre apelam para esse papo subjetivo e espiritalóide. quando toda a explicação é natural.

karas, o gorila filósofo.

:emoticon16:

Você não entendeu NADA... já está no caminho... :emoticon12:

A explicação é toda natural. A cultura humana é filha da necessidade de adaptação de nossa natureza animal e frágil a este mundo onde somente os fortes e mais violentos sobrevivem. Nosso legado cultural é tudo o que sobra para a posteridade e é a partir dela que nossos descendentes longínquos no tempo saberão de nós e deste momento presente da história do mundo, assim como nossos antepassados nos falam através de seus feitos eternizados nas pedras dos templos em ruínas, nos afrescos ornamentando paredes, nas partituras que executamos em concertos...

É apenas ISSO que podemos chamar de "espiritualidade"... e essa espiritualidade é real. A outra, tocada adiante pelas religiòes do mundo é deturpação desta única a que estamos fadados ao repetirmos atônitos os versos de Camões, ou ouvirmos Beethovenn. :emoticon14:
Imagem

karas

Mensagem por karas »

agora você clareou tudo. concordo com o que disseste, mas poderia ter escolhido outro nome em vez de espiritualidade. a palavra combina muito pouco.

Najma

Mensagem por Najma »

karas escreveu:agora você clareou tudo. concordo com o que disseste, mas poderia ter escolhido outro nome em vez de espiritualidade. a palavra combina muito pouco.

Você sabe o que significa a palavra ESPÍRITO? Assim, olhando meio de esgueio, um zóio lá outro acolá, tenho certeza que não... :emoticon16:

Então vamos a uma definição ao termo, preste atenção: ESPÍRITO é o mesmo que "sopro", o termo "inspiração" vem da mesma origem. Significa "uma propensão" a fazer algo ao invés de fazer outra coisa. Acontece que a humanidade tem a tendência a emprestar outros significados para alguma coisa que não entende direito então, essa "propensão" de repente transformou-se em uma "entidade metafísica". :emoticon1:

No final é só isso. Espiritualidade é o pensamento humano antes de ser manifestado no mundo através de suas obras. E é através dessas obras que se conhece a "propensão", o "espírito" de quem as executou. Se ele for fadado à imortalidade, estará presente, eternizado para a posteridade e capaz de ter seu potencial de "propensão" apto a converter mais gente no futuro... :emoticon1:

Pense, Karas, pense... :emoticon16: Agora chega de ficar explicando e esmiuçando. Você tem que ser capaz de procurar o entendimento por si mesmo senão falta pouco pra outro, como você, vir dizendo que sou "proselitista do espírito"... :emoticon12:

Beijos
Imagem

karas

Mensagem por karas »

ora! mas aí só fazes concordar comigo., espiritualidade é pensamento, e pensamento nada mais é do que o resultado do trabalho químico do cérebro como já expliquei anteriormente, então espiritualidade é a mesma coisa. tudo que é subjetivo só vem de um lugar físico: do cérebro.

Trancado