Não posso resistir!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Apostasia

Mensagem por Fernando Silva »

Mig escreveu:Ah... o grande Papa do seculo 20 nao foi Joao paulo II, foi Joao 21 (ou 23). Joao Paulo segundo foi conservador e fez andar algumas coisas para trás. A história do presevativo num mundo a abarrotar, por exemplo. Que justificaçao Biblica há para tamanha insanidade? "Crescei e multiplicai-vos"? :emoticon12:

João XXIII realmente "detonou" algumas coisas ultrapassadas, como o Juramento Antimodernista e a menção aos "pérfidos judeus" na liturgia.
E talvez tivesse aprovado os anticoncepcionais e a camisinha se não tivesse morrido. Acho que Paulo VI, mais ligado à Inquisição, abortou algumas coisas que ele tinha posto em movimento no concílio.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Concílio

Seminarista escreveu:Quanto aos casos de pedofilia, não cabe a mim responder, problemas há em todo lugar e os participantes deste fórum que são tão diversos, devem saber que casamento ou celibato não são terapias contra casos de perversão sexual.

Pedofilia é um distúrbio mental e tem que ser tratado. O problema maior são os bispos que, para preservar a imagem de sua "sacrossanta" instituição, preferem transferir o doente e abafar o caso, às vezes com dinheiro às vítimas, em vez de chamar a polícia e o médico e sair do caminho.

E o doente faz novas vítimas, apenas para ser transferido de novo, até que alguém procure os jornais.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Seminarista escreveu:Se alguém provar a sua existência, isso seria um prejuízo, pois muitos seriam obrigados a crêr. Se bem que não creio em um Deus que possa ser provado pela nossa vã ciência e sabedoria.

Se a existência de Deus (qual deus?) ficar provada, é claro que acreditarei. Só não sei se gostarei dele.
Ele não pode me fazer amá-lo nem concordar com os planos dele. Pode apenas fazer com que eu tenha medo e ódio.

Amor se conquista. E esse suposto deus não está fazendo esforço nenhum para nos conquistar.

Pug

Mensagem por Pug »

Fernando Silva escreveu:
Seminarista escreveu:Se alguém provar a sua existência, isso seria um prejuízo, pois muitos seriam obrigados a crêr. Se bem que não creio em um Deus que possa ser provado pela nossa vã ciência e sabedoria.

Se a existência de Deus (qual deus?) ficar provada, é claro que acreditarei. Só não sei se gostarei dele.
Ele não pode me fazer amá-lo nem concordar com os planos dele. Pode apenas fazer com que eu tenha medo e ódio.

Amor se conquista. E esse suposto deus não está fazendo esforço nenhum para nos conquistar.

Fernando, serás do tipo de ateu, que apenas desiludido negou Deus?

Odia-lo, medo!

Não consigo ver o mesmo.
Penso que de certa forma colocaste expectativas demasiado grandes em Deus que acabou por gerar esse desagrado.
Possivelmente fazias parte daqueles que esperavam que Deus fizesse as coisas.
Explique-me para tentar compreender!
Porque no meu caso, tenho a ideia que sou eu que devo fazer para que as coisas aconteçam, claro que as vezes sinto-me tentado em julgar as culpas em alguém ( Deus também porque não), mas os problemas que possa ter, são incomensurávelmente fruto da minha postura em determinados momentos.
Editado pela última vez por Pug em 20 Nov 2005, 16:42, em um total de 1 vez.

Acauan
Moderador

Re: Apostasia

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:
Mig escreveu:Ah... o grande Papa do seculo 20 nao foi Joao paulo II, foi Joao 21 (ou 23). Joao Paulo segundo foi conservador e fez andar algumas coisas para trás. A história do presevativo num mundo a abarrotar, por exemplo. Que justificaçao Biblica há para tamanha insanidade? "Crescei e multiplicai-vos"? :emoticon12:

João XXIII realmente "detonou" algumas coisas ultrapassadas, como o Juramento Antimodernista e a menção aos "pérfidos judeus" na liturgia.
E talvez tivesse aprovado os anticoncepcionais e a camisinha se não tivesse morrido. Acho que Paulo VI, mais ligado à Inquisição, abortou algumas coisas que ele tinha posto em movimento no concílio.

Talvez a decisão mais ousada do Concílio Vaticano II tenha sido o decreto de que a missa deveria ser realizada na língua vernacular de cada país ou região, rompendo assim a tradição milenar da liturgia em latim, que representava a unidade do rito Católico, sempre o mesmo, em qualquer tempo e lugar.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Seminarista

Deus

Mensagem por Seminarista »

Reconheço ter errado ao não nomear os autores das questões, é que são nomes tão inusitados que achei melhor usar "alguém", mas sem intensão de ser impessoal.

Fernando queria saber que Deus? E depois afirma que se for provado acredita. Eu pelo contrário, se alguém provar, não acredito, pois este realmente não seria o Deus Verdadeiro. O Deus verdadeiro é o Deus Bíblico (Pai de misericórdia, Pai amável que nos pede a justiça e o direito).

Deus que é comunidade de amor, uma família (Trindade), Deus que se fez homem em Jesus de Nazaré o Cristo. O Alfa e o Ômega (Princípio e fim).
“Sem o sentido transcendente, o homem e a cultura são condenados ao absurdo e ao nada.” (H.C. de Lima Vaz).

Acauan
Moderador

Re: Deus

Mensagem por Acauan »

Seminarista escreveu:Reconheço ter errado ao não nomear os autores das questões, é que são nomes tão inusitados que achei melhor usar "alguém", mas sem intensão de ser impessoal.

Inusitado???
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Pug

Mensagem por Pug »

Seminarista escreveu:Reconheço ter errado ao não nomear os autores das questões, é que são nomes tão inusitados que achei melhor usar "alguém", mas sem intensão de ser impessoal.

Fernando queria saber que Deus? E depois afirma que se for provado acredita. Eu pelo contrário, se alguém provar, não acredito, pois este realmente não seria o Deus Verdadeiro. O Deus verdadeiro é o Deus Bíblico (Pai de misericórdia, Pai amável que nos pede a justiça e o direito).

Deus que é comunidade de amor, uma família (Trindade), Deus que se fez homem em Jesus de Nazaré o Cristo. O Alfa e o Ômega (Princípio e fim).

hum!...pois!...

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Seminarista escreveu: O Deus verdadeiro é o Deus Bíblico (Pai de misericórdia, Pai amável que nos pede a justiça e o direito)..

Os seguidores de religiões não-cristãs dizem o mesmo sobre seus deuses. Seu argumento é muito fraco.

Seminarista

Inusitado

Pelo menos há uma vantagem aqui, as respostas fluem. Badalado este fórum.

Inusitado, inesperados, fora da normalidade, estranhos, isso que tentei afirmar.

Entre deuses e o Deus revelado nas Sagradas Escrituras há uma abismal diferença Mr. Hammond.
“Sem o sentido transcendente, o homem e a cultura são condenados ao absurdo e ao nada.” (H.C. de Lima Vaz).

Seminarista

Re.: Não posso resistir!

Muito tri o filme da caverna do dragão.Mr.Hammond,

Aurelio Moraes
Contato:

Re: Inusitado

Seminarista escreveu:Entre deuses e o Deus revelado nas Sagradas Escrituras há uma abismal diferença Mr. Hammond.

ÓÓÓÓ....existem livros religiosos "revelando" vários deuses por aí.
Prove que o seu livro sagrado foi revelado e que a "revelação do Anjo Gabriel à Mohammed não foi.
Prove que a teologia hindu está errada e a sua não..
Toda a religião diz que seu deus é o verdadeiro.
Se segundo a sua lógica não se pode provar o seu deus, então o que te garante que os outros não são os verdadeiros, sendo que os seguidores dos outros têm fé nos deles assim como você tem no seu?

Seminarista, leia este texto:
http://paginas.terra.com.br/arte/aureli ... ligiao.htm

Ah, a animação da Caverna do Dragão é legal mesmo.

:emoticon12:

Seminarista

Deus

Não posso afirmar que os deuses não sejam verdadeiros. Vós sois deuses diz o Salmo, não lembro qual não sou pentecostal. Eles realmente existem no inconsciente coletivo de quem os adora.

Mas você não pode excluir o que os Israelitas guardaram como preciosa herança, o Monoteísmo. Pouco me importa se há deuses, o importante é que tem que haver um Criador do qual tudo provém e para o qual todos nós iremos. A quem iremos Senhor?

Mr. Crowley
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

Seminarista escreveu:Não posso afirmar que os deuses não sejam verdadeiros. Vós sois deuses diz o Salmo, não lembro qual não sou pentecostal. Eles realmente existem no inconsciente coletivo de quem os adora.

Mas você não pode excluir o que os Israelitas guardaram como preciosa herança, o Monoteísmo. Pouco me importa se há deuses, o importante é que tem que haver um Criador do qual tudo provém e para o qual todos nós iremos. A quem iremos Senhor?

ah na boa... [contenha-se] (Acauan)!

TEM QUE HAVER é o caralho...
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Não posso afirmar que os deuses não sejam verdadeiros.

E se você estiver adorando ao deus errado, estará automaticamente condenado caso algum dos outros seja o verdadeiro.

Eles realmente existem no inconsciente coletivo de quem os adora.

Posso dizer a mesma coisa sobre o seu...

o importante é que tem que haver um Criador do qual tudo provém e para o qual todos nós iremos.

Por que tem que a ver?

Não vou postar este texto aqui porque é um pouco longo, mas leia:
http://paginas.terra.com.br/arte/aureli ... o/doze.htm

Aurelio Moraes
Contato:

O rosa tá bêbado..genial! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Seminarista

Deus

Então não tem que haver? Do nada, nada provém, pelo menos um pingo de racionalidade e criticidade se espera da astúcia do Chapolim rosado.

Mr. Crowley
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

Seminarista escreveu:Então não tem que haver? Do nada, nada provém, pelo menos um pingo de racionalidade e criticidade se espera da astúcia do Chapolim rosado.

isso não implica em dizer que TEM QUE HAVER um ser criador NECESSARIAMENTE... uma coisa não tem nada a ver a outra...
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Se tudo tem que vir de algum lugar e ter sido criado, então o seu deus também entra na sua lógica.

O gesto criador é inadmissível

Que se entende por criar?

É tomar materiais diferentes, separados, mas que existem, e, valendo-se de princípios experimentados e aplicando-lhes certas regras conhecidas, aproximá-los, agrupá-los, associá-los, ajustá-los, para fazer qualquer coisa deles?

Não! Isso não é criar. Exemplos: podemos dizer que uma casa foi criada? Não, foi construída; podemos dizer que um móvel foi criado? Não, foi fabricado; podemos dizer que um livro foi criado? Não, foi composto e depois impresso.

Assim, pegar materiais que já existem e fazer qualquer coisa com eles não é criar.

Que é, pois, criar?

Criar... com franqueza, encontro-me indeciso para poder explicar o inexplicável, definir o indefinível. Procurei, contudo, fazer-me compreender.

Criar é tirar qualquer coisa do nada; é, com nada, fazer qualquer coisa do todo; é formar o existente do não-existente.

Ora, eu imagino que é impossível encontrar-se uma única pessoa dotada de razão que conceba e admita que do nada se possa tirar e fazer qualquer coisa. Suponhamos um matemático. Procurai o calculador mais autorizado; colocai-o diante de uma lousa e pedi-lhe que escreva zero sobre zeros. Terminada a operação, solicitai-lhe que os multiplique da forma que entender, que os divida até se cansar, que faça enfim toda a sorte de operações matemáticas, e haveis de ver como ele não extrairá, desta acumulação de zeros, uma única unidade.

Com nada, nada se pode fazer; de nada, nada se obtém. É por isso que o famoso aforismo de Lucrécio ex nihilo nihil é de uma certeza e de uma evidência manifesta. O gesto criador é um gesto impossível de admitir, é um absurdo.

Criar é, pois, uma expressão místico-religiosa, que pode ter algum valor aos olhos das pessoas a que agrada crer naquilo que não compreendem e a quem a fé que se impõe tanto mais quanto menos o percebem. Mas devemos convir que a palavra criar é uma expressão vazia de sentido para todos os homens cultos e sensatos, para quem uma palavra só tem valor quando representa uma realidade ou uma possibilidade.

Conseqüentemente, a hipótese de um ser verdadeiramente criador é uma hipótese que a razão repudia.

O ser criador não existe, não pode existir.

Leia o texto que eu passei...

Seminarista

Mr.Hammond, Já leste Aristóteles? Receio abrir estas indicações, não sei onde nos levam. A questão onde chegamos é mais filosófica do que teológica.

Aurelio Moraes
Contato:

Aristóteles?Sim....a realidade é que existe tanto filosofia pró existencia de um deus quanto contra.
Leia Bertrand Russel.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Seminarista escreveu:
No mais, eu não acredito em encosto e não me interessa o dólar.

Não acredita porque o Chico Bento sei lá quanto ainda não quer.

Vai que a Igreja pedofila Romana resolva inventar uma nova moda? Tudo é possível.

E olha que o Chico Bento já relançou as praticas de exorcismos, oque eu acho fantástico pois já estou até pensando em voltar a frequentar a igreja pedofila romana, caso o circo seja armado novamente.

Vou responder sim as pessoas que sabem ser amigáveis, pois a Xenofobia anda pegando por aqui.

E a pedofilia anda pegando na sua igreja. Inclusive debaixo da batina do próprio papa:

Papa Bento XVI e a Pedofilia na Igreja

O Observer ( http://observer.guardian.co.uk/internat ... 55,00.html ) destaca uma carta de 2001 assinada pelo cardeal Joseph Ratzinger, atualmente Papa Bento XVI, que comprovaria a obstrução de justiça por parte do Vaticano nos casos de pedofilia envolvendo sacerdotes catolicos.

O documento interno garantia a todos os bispos do mundo que a Igreja teria jurisdição sobre os casos de abuso sexual de crianças...

It spells out to bishops the church's position on a number of matters ranging from celebrating the eucharist with a non-Catholic to sexual abuse by a cleric 'with a minor below the age of 18 years'. Ratzinger's letter states that the church can claim jurisdiction in cases where abuse has been 'perpetrated with a minor by a cleric'.

...e o direito de manter evidências confidenciais por mais de 10 anos.

The letter states that the church's jurisdiction 'begins to run from the day when the minor has completed the 18th year of age' and lasts for 10 years.

O cardeal Ratzinger assumiu a responsabilidade e ordenou segredo sob pena de excomunhão.

It orders that 'preliminary investigations' into any claims of abuse should be sent to Ratzinger's office, which has the option of referring them back to private tribunals in which the 'functions of judge, promoter of justice, notary and legal representative can validly be performed for these cases only by priests'.

'Cases of this kind are subject to the pontifical secret,' Ratzinger's letter concludes. Breaching the pontifical secret at any time while the 10-year jurisdiction order is operating carries penalties, including the threat of excommunication.

A carta assinada pelo cardeal Ratzinger já faz parte do processo contra os padres tarados americanos.

The letter is referred to in documents relating to a lawsuit filed earlier this year against a church in Texas and Ratzinger on behalf of two alleged abuse victims. By sending the letter, lawyers acting for the alleged victims claim the cardinal conspired to obstruct justice.

Quanto aos casos de pedofilia, não cabe a mim responder, problemas há em todo lugar e os participantes deste fórum que são tão diversos, devem saber que casamento ou celibato não são terapias contra casos de perversão sexual.

Oque queremos é que a Igreja pedofila tome uma ação urgente. Ou o melhor será fechar todas as paróquias mesmo.

É assim que fazemos com prostibulos que oferecem menores.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Re: Inusitado

Mensagem por O ENCOSTO »

Seminarista escreveu:
Entre deuses e o Deus revelado nas Sagradas Escrituras há uma abismal diferença Mr. Hammond.

huahuahua!

Que piada. na verdade, o único livro sagrado totalmente corrompido é a Biblia. Inclusive, com a revelação do Sagrado Alcorão, tudo ficou mais claro.

Caso alguém não saiba, o Corão (Alcorão) é o livro sagrado e divinamente inspirado dos muçulmanos. Vamos ver o que ele diz?

Afirmaram: o Clemente teve um filho!
Sem dúvida que haveis proferido uma heresia.
Pôr isso, pouco faltou para que os céus se fundissem, a terra se fendesse es montanhas, desmoronassem.
Isso, pôr terem atribuído um filho ao Clemente, quando é inadmissível que o Clemente houvesse tido um filho - 19ª Surata Mariam, versículos 88 ao 92

Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão somente um Mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria, pôr intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus Mensageiros e não digais: Trindade! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno.
Glorificado seja! Longe está hipótese de Ter tido um filho
A Ele pertence tudo quanto a nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião.
O Messias não desdenha ser um servo de Deus, assim como tampouco o fizeram os anjos próximos de Deus. - 4ª Al Nisa, versículos 171 e 172

A passagem abaixo é especial :

Os judeus dizem: Ezra é filho de Deus; os cristãos dizem: Jesus é filho de Deus. Tais são as palavras de suas bocas; repetem, com isso, as de seus antepassados incrédulos. Que Deus os combata! Como se desviam! Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Deus, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Deus - Surata 9:29-33

Continuando:

17.São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria. Dize-lhes: Quem possuiria o mínimo poder para impedir que Deus, assim querendo, aniquilasse o Messias, filho de Maria, sua mãe e todos os que estão na terra? Só a Deus pertence o reino dos céus e da terra, e tudo quanto há entre ambos. Ele cria o que Lhe apraz, porque é Onipotente.

18.Os judeus e os cristãos dizem: Somos os filhos de Deus e os Seus prediletos. Dize-lhes: Por que, então, Ele vos castiga por vossos pecados? Qual! Sois tão-somente seres humanos como os outros! Ele perdoa a quem Lhe apraz e castiga quem quer. Só a Deus pertence o reino dos céus e da terra e tudo quanto há entre ambos, e para Ele será o retorno.

72. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas, adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores.

73. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é um da Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único. Se não desistirem de tudo quanto afirmam, um doloroso castigo açoitará os incrédulos entre eles.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Seminarista

Onde falta a caridade transbunda a arrogância. Ninguém quer acobertar nenhum pecado não. Se a ICAR acabou com a inquisição, sempre há malucos tentando seguir o velho estilo.

Há uma diferença muito grande em condenar o erro e não o que erra. Se padres merecem ser julgados pelos seus erros, isso são casos particulares, não coleques todos na mesma fogueira, tu mesmo podes acabar queimado.

A pedofiia é crime e é um mal a ser combatido, agora não me venha querendo tirar a dignidade das pessoas, pois esse é o papel do pai da mentira. O seguem os seus filhos.

Aurelio Moraes
Contato:

pois esse é o papel do pai da mentira. O seguem os seus filhos.

É impressão minha ou você falou que isso é coisa do diabo?

Trancado