Religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Re.: Religião

Mensagem por videomaker »

Perseus escreveu:Para que?
Para depois ficarmos nos perguntando uns aos outros "seria interessante deixar dde existir?"

O que importa é viver bem esta vida e ponto. Se tiver algo após a morte, ótimo.
Se não existir nada, pelo menos não desperdicei meu tempo na Terra pedindo mundos e fundos para um amigo imaginário.

Viver bem esta vida pra sempre seria melhor ?
Ou viver, de vez em quando, cansa ?
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Edson Jr
Gênero: Masculino

Re: Religião

Mensagem por Edson Jr »

mana_sibele escreveu:Conceitue você o que é religião
Fique livre para responder

Na minha opinião, a religião é uma conseqüência natural, mas não necessária, advinda da inclinação humana de pertencer a algum grupo ou algo maior.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:
Para depois ficarmos nos perguntando uns aos outros "seria interessante deixar dde existir?"

Se não existir nada, pelo menos não desperdicei meu tempo na Terra pedindo mundos e fundos para um amigo imaginário.

A religião ideal para mim é aquela que prega que você viva quantos anos lhe der na telha. Se acha bom viver 1000 anos que viva.

E melhor ainda: Ao nascer, todo mundo nasce velho e vai ficando jovem com o passar do tempo. Você acumula conhecimento quando é velho e depois aproveita tudo isso quando a juventude chega.

O deus ideal seria aquele que nos criou SEM uma consulta prévia (por motivos óbvios) mas que, ao mesmo tempo, permite que cada um dê um fim na sua vida se não tiver gostando dela. E sem castigos futuros.

Isso sim seria uma forma de livre arbitrio justo.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:
Perseus escreveu: ... Se tiver algo após a morte, ótimo.
..

Aí Perseus,tomara que nâo exista inferno :emoticon16:

La pelo menos eu vou encontrar pessoas que sabem fazer conta :emoticon2:
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Silvio

o que é ?

Mensagem por Silvio »

Para a ciência, todo aquele que afirma algo sobre a realidade passa a ter o ônus da prova. Tanto pessoas que afirmem que um deus existe quanto aquelas que afirmam não haver deuses precisam apresentar provas daquilo que estão dizendo.
Fé significa não querer saber o que é a verdade." -- Friedrich Nietzsche

Leo
Contato:

Mensagem por Leo »

Edson Jr escreveu:

Na minha opinião, a religião é uma conseqüência natural, mas não necessária, advinda da inclinação humana de pertencer a algum grupo ou algo maior.

GRAAAAAAAAAANDE EDSON!!!!

Sumido porra!!!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

carlospe escreveu:
Aurelio Moraes escreveu:Coisa mais imbecil que a humanidade já inventou.

Comecei a ler Durkheim essa semana...

Ele diz que, de fato, era preferível que ela não existisse, mas que a religião é um importantíssimo regulador social... Logo, não é a coisa mais imbecil...

Fico com a opinião dele... =]

Durkheim é um pouco mais interessante do que uma pedra...

Samael
Contato:

Re.: Religião

Mensagem por Samael »

Religião já é um conceito, menina. Agora, se você quer explicá-lo, tente se ater a religiões específicas. Seu processo de formação e sua composição moral.

A "religião", por si só, não é nada. Apenas um nome genérico dado à visão sobrenatural e a fé de cada cultura.

karas

Mensagem por karas »

quando esse pessoal vai aprender que a religião é uma das formas de negação da realidade dura pelos mais inaptos??

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Vamos lá então:
karas escreveu:quando esse pessoal vai aprender que a religião é uma das formas de negação da realidade dura pelos mais inaptos??

Pergunta:
o que é um inapto?
Editado pela última vez por clara campos em 20 Jun 2006, 21:41, em um total de 1 vez.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

karas

Mensagem por karas »

quando não se consegue refutar o argumento, ataca-se o autor, né??

karas

Mensagem por karas »

e procure prestar atenção nas parvoices com pretensões de seriedade que VOCÊ falou, notei que não foram poucas

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

karas escreveu:quando não se consegue refutar o argumento, ataca-se o autor, né??

Perguntas:
a)O que é um inapto?
b)O que é um argumento?
c)Quando é que neste fórum usaste um argumento?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Basicamente é um meio de ganhar dinheiro fácil, ou de perder, depende do lado do altar que você estiver.

O resto é uma discussão interminável em torno de filosofísmos teológicos que encobrem a real finalidade do ''religare''(sei lá se é assim que se escreve).
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Joao Valle

Mensagem por Joao Valle »

É o rastejar da consciência na busca de explicações, que evolui para filosofia e por fim para ciência.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Joao Valle escreveu:

É o rastejar da consciência na busca de explicações, que evolui para filosofia e por fim para ciência.

A maioria sequer consegue deixar a fase do rastejar.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Pug

Mensagem por Pug »

clara campos escreveu:Vamos lá então:
karas escreveu: quando esse pessoal vai aprender que a religião é uma das formas de negação da realidade dura pelos mais inaptos??

Pergunta:
o que é um inapto?

karas escreveu: quando não se consegue refutar o argumento, ataca-se o autor, né??

karas escreveu:e procure prestar atenção nas parvoices com pretensões de seriedade que VOCÊ falou, notei que não foram poucas

clara campos escreveu:Vamos lá então:
karas escreveu: quando não se consegue refutar o argumento, ataca-se o autor, né??

Perguntas:
a)O que é um inapto?
b)O que é um argumento?
c)Quando é que neste fórum usaste um argumento?

:emoticon266:

Pena já está banido :emoticon12:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Para depois ficarmos nos perguntando uns aos outros "seria interessante deixar de existir?"

Aí está o problema.

Acreditar em Deus não é ficar perder tempo pedindo mundo e fundos.

Muitos fazem-no, normalmente os propícios a tornarem-se ateus, isso explica o tantas vezes falarem em muleta.
Se enquanto religiosos ficavam pedindo/esperando, então penso que o ateísmo lhes é no momento mais útil como religião :emoticon12:

Os que tudo pedem e ficam esperando acabam sempre desiludidos, esses tendem a esquecer as parte da religião que lembram a responsabilidade dos nossos actos, a de agirmos para nos melhorarmos, para obter o que necessitamos.
Não conheço nenhuma que diga que a solução aos problemas é ficar em casa a rezar.

Como a maioria conhece mais a religião cristã, pode-se verificar o que acabei de dizer na parábola dos talentos...no ensinar a pescar...tudo informações visando a autonomia...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Eu penso que religião não se faz normalmente. Nascemos ateus, tomamos contato com religião através do meio cultural em que nascemos/vivemos e muitos acabam incorporando a religião como se natural fosse... mas não é.
Ilusão é tomar algo que pertence a uma cultura em específico e tornar esta ilusão como explicação para todo um planeta... logo, pela etimologia os ateus são desiludidos, não vivem na ilusão dos crentes (no sentido amplo do termo).
Volto a repetir... responsabilidade, ética, moral e espectativas de progresso, não são monopólio das religiões... elas é que querem tomar este controle. :emoticon4:

Pug

Mensagem por Pug »

Spitfire escreveu:Eu penso que religião não se faz normalmente. Nascemos ateus, tomamos contato com religião através do meio cultural em que nascemos/vivemos e muitos acabam incorporando a religião como se natural fosse... mas não é.
Ilusão é tomar algo que pertence a uma cultura em específico e tornar esta ilusão como explicação para todo um planeta... logo, pela etimologia os ateus são desiludidos, não vivem na ilusão dos crentes (no sentido amplo do termo).
Volto a repetir... responsabilidade, ética, moral e espectativas de progresso, não são monopólio das religiões... elas é que querem tomar este controle. :emoticon4:

Volto a repetir, ateu é religioso.
Não existe espaço a monopólio, ateu é o religioso que vive sem crença em Deus :emoticon1:

Alguns ateus substituiem a religião tradicional por novas ideologias...forma geral mantêm principios tradicionais sobe nova roupagem e o curioso é não se darem conta disso...
Quantas vezes referimos que enumeras religiões pregam o bem estar, paz, tolerância, justiça, etc ?
E depois na prática todos os problemas observados que não conseguem resolver..ilusão..

A ideologia que prega que a religião é veneno e que os problemas se resolveriam se religião não existisse (essencialmente ateus)...na prática quando os vemos debater observamos os mesmíssimos...ilusão...

Afirmar não viver na ilusão...a seu tempo se verá, não é raro ver um ateu descobrir...

Todos vivemos nas nossas ilusões...conseguir ver o mundo como ele realmente é, consiste num esforço sem precedentes e nada nos garante que acabemos de novo por nos auto-iludir...

Se um ateu pensa ser menos iludido e menos dependente que os outros, certamente estará a viver a sua ilusão :emoticon12:
idem para qualquer teísta, deísta...

Todos temos muleta, acho engraçado pensar-se que uns podem ter uma muleta menor quando todos vivemos inter-ligados e dependentes uns dos outros ( humanos) e com todo o meio que nos rodeia...
ai dose ilusão da liberdade...

tristeza por sentir-se aprisionado
tristeza por pensar ser "livre".
Editado pela última vez por Pug em 21 Jun 2006, 06:26, em um total de 1 vez.

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:

A religião ideal para mim é aquela que prega que você viva quantos anos lhe der na telha. Se acha bom viver 1000 anos que viva.

E melhor ainda: Ao nascer, todo mundo nasce velho e vai ficando jovem com o passar do tempo. Você acumula conhecimento quando é velho e depois aproveita tudo isso quando a juventude chega.

O deus ideal seria aquele que nos criou SEM uma consulta prévia (por motivos óbvios) mas que, ao mesmo tempo, permite que cada um dê um fim na sua vida se não tiver gostando dela. E sem castigos futuros.

Isso sim seria uma forma de livre arbitrio justo.

É isto que leva muitos a tornarem-se ateus, sentimento de culpa insuportável...entre outras coisas...
Também o senti recentemente, só que reconheço minhas limitações.

Faço a minha jihad pessoal como todos vós, nunca com sentido de recompensa, porque haveria alguém de esperar por algo, quando é a própia pessoa que realiza o esforço ( jihad) para desenvolver as suas potencialidades o principal beneficiado.

Quanto á religião ideal, essa descrição mostra que o mundo seria muitissimo monotono.
Imagine bem o significado de fazer absolutamente tudo o que deseja.

Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Pug escreveu:

É isto que leva muitos a tornarem-se ateus, sentimento de culpa insuportável...entre outras coisas...
Também o senti recentemente, só que reconheço minhas limitações.

Não lembro de me sentir culpado ou de culpar deus quando passei a me identificar como ateu.

Faço a minha jihad pessoal como todos vós, nunca com sentido de recompensa, porque haveria alguém de esperar por algo, quando é a própia pessoa que realiza o esforço ( jihad) para desenvolver as suas potencialidades o principal beneficiado.

Não entendo por quê então você se converteu ao maometanismo.

Não se pode fazer a tal jihad sendo ateu? Por quê você precisa reconhecer Maomé como profeta e o alcorão como revelação de deus?

Quanto á religião ideal, essa descrição mostra que o mundo seria muitissimo monotono.
Imagine bem o significado de fazer absolutamente tudo o que deseja.

Não disse em lugar algum que todo mundo poderia fazer tudo que deseja.

E aproveito para perguntar se a vida de deus é monotona para você.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Pug escreveu:
Spitfire escreveu:Eu penso que religião não se faz normalmente. Nascemos ateus, tomamos contato com religião através do meio cultural em que nascemos/vivemos e muitos acabam incorporando a religião como se natural fosse... mas não é.

Volto a repetir, ateu é religioso.
Não existe espaço a monopólio, ateu é o religioso que vive sem crença em Deus :emoticon1:

Alguns ateus substituiem a religião tradicional por novas ideologias...forma geral mantêm principios tradicionais sobe nova roupagem e o curioso é não se darem conta disso...
Quantas vezes referimos que enumeras religiões pregam o bem estar, paz, tolerância, justiça, etc ?
E depois na prática todos os problemas observados que não conseguem resolver..ilusão..

A ideologia que prega que a religião é veneno e que os problemas se resolveriam se religião não existisse (essencialmente ateus)...na prática quando os vemos debater observamos os mesmíssimos...ilusão...

Afirmar não viver na ilusão...a seu tempo se verá, não é raro ver um ateu descobrir...

Todos vivemos nas nossas ilusões...conseguir ver o mundo como ele realmente é, consiste num esforço sem precedentes e nada nos garante que acabemos de novo por nos auto-iludir...

Se um ateu pensa ser menos iludido e menos dependente que os outros, certamente estará a viver a sua ilusão :emoticon12:
idem para qualquer teísta, deísta...

Todos temos muleta, acho engraçado pensar-se que uns podem ter uma muleta menor quando todos vivemos inter-ligados e dependentes uns dos outros ( humanos) e com todo o meio que nos rodeia...
ai dose ilusão da liberdade...

tristeza por sentir-se aprisionado
tristeza por pensar ser "livre".

Todos devem ter suas muletes: religião, bebida, drogas, mulher, marido, filhos, etc, etc, etc

O problema é achar que a sua muleta é melhor que as outras mas sem argumentar o motivo.

Aposto que um religioso não se sentiria a vontade para provar que acreditar em deus é mais importante que amar um filho, por exemplo.
O ENCOSTO

Pug

Mensagem por Pug »

Claro que a tua conversão ao ateísmo te libertou do sentimento de culpa :emoticon12:

A jihad é feita por todos...

Desconheço a natureza de Deus, não posso responder.

Sobre conversão...ai recai o problema, quando reconfirmar o laço ou não, então poderei responder até lá não adianta acrescentar muito mais.

Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Pug escreveu:Claro que a tua conversão ao ateísmo te libertou do sentimento de culpa :emoticon12:

?

Continuo me sentindo culpado sempre que realizo alguma coisa errada.

A jihad é feita por todos...

Desconheço a natureza de Deus, não posso responder.

Sobre conversão...ai recai o problema, quando reconfirmar o laço ou não, então poderei responder até lá não adianta acrescentar muito mais.

Já imaginava.
O ENCOSTO

Trancado