Livre arbitrio no espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Spitfire

Re: Re.: Livre arbitrio no espiritismo

Mensagem por Spitfire »

videomaker escreveu:
Spitfire escreveu:Temos 1/2 livre arbitrio. :emoticon12:

E quando o homem tem 100% , de qualquer coisa ?

Existem coisa que se tem ou se não tem, ou se é ou não se é. O próprio termo "livre arbitrio" é uma destas situação, ou se tem plenamente ou não se tem nada. A partir do momento em que qualquer intervenção seja podada por vontade "superior" o livre arbitrio deixa de existir... por completo.

Entenda, livre arbitrio é uma situação plena.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:Não temos livre arbítrio. O experimento de Libet comprova isso.

Você já disse isso em outro tópico.

Só que a bancada espirita disse que TEMOS LIVRE ARBITRIO.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Livre-arbítrio PLENO, TOTAL E ABSOLUTO, só os espíritos puros e os superiores é que podem ter.

Esta passagem é interessante.

O Sagrado Alcorão diz que o único ser que tem Livre Arbitrio é Lucifer (além de deus). E veja só oque ele fez com o seu livre arbitrio: deu uma de galo e deus meteu um ponta pé no traseiro do coitado.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Livre arbitrio no espiritismo

Mensagem por Johnny »

Nosso livre arbítrio é assim: Quero votar nulo mas grande parcela da população brasileira me diz que tenho que escolher alguém. Porque?
Eu escolho votar nulo, ou no Lula, ou na Dorotéia Vernek. Livre arbítrio é eu poder mudar o canal na hora da propaganda eleitoral e ver outra programação. Como não me permitem isso, vou à uma locadora e pego um DVD ou vou ler um livro.
Matar é crime mas eu não posso matar um bandido que está prestes a matar alguém, há alivio de pena, mas não posso por lei.
Resumindo, não existe livre arbítrio mas temos como escolher entre opções pré-estabelecidas.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:
Ah! Meu pobre velhinho Encostado, acho que está havendo muito ruído nesta comunicação e como por aqui gostamos de menosprezarmos uns aos outros, vamos tentar alguns esclarecimentos antes.
Para começar, qual é a definição de livre-arbítrio? Eu supunha que livre-arbítrio teria a ver com a CONDIÇÃO POTENCIAL de um indíviduo tomar por si mesmo a decisão de pensar ou fazer qualquer coisa que lhe dê na telha.

O ENCOSTO escreveu:Como diria Jack, o Estripador: "Vamos por partes".

VOCÊ critica o "deus pai" dos evangélicos que manda pessoas para o inferno e outras para o paraiso. Os espiritas também defendem que na sua doutrina TUDO que acontece é culpa de nós, humanos, sem interferencia divina.

Agora você está defendendo um deus parecido com os dos crentes que você tanto gosta de criticar. SEU DEUS também castiga pessoas obrigando elas a reencarnarem de forma que sofram muito (é oque está na questão que abre o tópico).

Cabe a você decidir qual deus segue. Eu apenas estou comparando passagens do Livro dos Espiritos. Cabe a você reconhecer o seguinte: "lá no inicio do livro, quando se fala de livre arbitrio, o espirito errou. Meu deus é parecido com o deus dos crentes que castiga ou dá gratificações conforme nos comportamos na terra".

Pronto. Tá resolvido.

Os espíritos, conforme lá dito no LE, afirmam ter dificuldades em expor suas idéias na linguagem e conceitos humanos, pois tinham de lidar com situações com conceitos já estabelecidos de longa data e que poderiam dar impressões erradas sobre o que pretendiam dizer.
Deus NÃO CASTIGA NINGUÉM, NEM PERDOA, NEM CONDENA, ENFIM, NÃO É UM HOMEM TRAVESTIDO DE DIVINDADE. Quem regula o processo são os próprios espíritos mais adiantados do que nós. No caso então de um espírito ser constrangido a reencarnar, quem cuida disso é o MENTOR dele (popularmente conhecido na fé cristã como anjo-de-guarda) e não o Divino pessoalmente.
Acho que já deixei bem explicado que o livre-arbítrio está diretamente vinculado à evolução do espírito. Quanto mais evoluído, mais livre-arbítrio ele tem. Não vou repetir tudo de novo, portanto.

Bem, se é deste tipo de livre-arbítrio que estamos falando, vejamos então o que diz o Espiritismo, caso algum dia você leia o Livro dos Espíritos. Existe infância e adolescência espiritual, até certo ponto comparáveis às infância e adolescência humanas. O espírito é criado simples e ignorante, e nessa condição é como um bebê. Obviamente este princípio inteligente, como é chamado, NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO, pois é INCAPAZ de tomar decisões a seu bel prazer. Ele nem ao menos tem consciência de sua existência. Nesta fase, sua percepção é dada por reações instintivas das espécies animais em que reencarna. Depois de progredir pela escala animal, de mundos inferiores até mundos superiores, ele finalmente concatena suas experiências e adquire consciência própria. Agora sim ele é um ESPÍRITO.

O ENCOSTO escreveu: Mostre aqui as questões e respostas. Simples assim. Isso poupa você de escrever besteiras.

Mostre a resposta do espirito que diz que não temos livre arbitrio quando somos criados.

Isso não existe pois nas primeiras páginas do livre é dito que TODOS são criados SIMPLES E IGNORANTES e que espiritos tomam caminhos errados porque deus lhes deu o Livre Arbitrio.

Aguardo sua citação do livro do karduco.

Vou fazer coisa melhor. COMPRE você os livros: O que é o Espiritismo; o Livro dos Espíritos e o Livro dos Médiuns. Leia-os COM MUITA ATENÇÃO e assim não vai precisar que eu cite nada e você ficará mais sábio. Como complementação, leia o livro O Céu e o Inferno também. Assim, quem será poupado de escrever besteiras será você mesmo. Deveria ser coisa de seu interesse.

Não se preocupe comigo.

Este espírito então volta a reencarnar em mundos inferiores, mas agora na condição de HUMANO. Ainda assim, seu livre-arbítrio é limitado, pois embora ele possa tomar algumas decisões por si mesmo em situações simples, as coisas mais complexas exigem orientação e imposição. Tal como fazemos com as crianças que não querem comer o repolho cozido e sim o chocolate... E por aí vai à medida em que o espírito progride. Mas se manca, Encostado, que o progresso NÃO É SIMULTÂNEO a todos os espíritos de um mesmo conjunto. Uns aprendem mais rápido, enquanto que outros o fazem mais lentamente. Assim, portanto, enquanto alguns espíritos atingem o nível que lhes permite escolher a que tipo de provas querem se submeter ou se sentem culpados por erros cometidos e se dispõe eles próprios a pagar a conta do erro; outros ainda não têm essa capacidade e necessitam ser constrangidos. É a isso que se refere o texto o qual você pinçou ao acaso e o colocou no início de seu tópico.

O ENCOSTO escreveu: Não. Não é isso que se refere. O texto deixa claro que o espirito é obrigado a fazer o que é mandado.

Em qualquer situação?

carlo

Re: Re.: Livre arbitrio no espiritismo

Mensagem por carlo »

Spitfire escreveu:Temos 1/2 livre arbitrio. :emoticon12:

Não. Temos 1/3 de livre arbítrio. :emoticon12: :emoticon12:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Bem, o seu raciocínio curto diz então que o livre-arbítrio só é livre se não formos obrigados a enfrentar conseqüências de nossos atos, certo? A partir do momento em que sejamos confrotados com essas conseqüências, então torna-se a negativa ao livre arbítrio.

Ter que enfrentar as consequências não anula o livre arbítrio se temos plena consciência das opções e das consequências de cada uma.
Será que temos?
Fazemos tanta burrice na vida e depois nos arrependemos. Será que teríamos feito as burrices se soubéssemos de tudo o que aconteceria em consequência?

Não estou nem falando de crimes como o que você citou. Estou falando de escolhas erradas em geral. Coisas que nos prejudicam.

Será que os criminosos têm plena consciência do que fazem?
Do ponto de vista prático, temos que considerar que sim. No mínimo, temos que enfiá-los num manicômio judiciário para que não nos façam mal.

Apesar disto, acho difícil que todas as nossas decisões sejam cuidadosamente analisadas, com todas as consequências pesadas e avaliadas. Nosso cérebro é limitado, nossos sentidos são limitados, nossa visão do mundo é limitada. Somos limitados e temos um controle limitado sobre nossas emoções e instintos.

Isto limita nossa responsabilidade, assim como nosso livre arbítrio (ou melhor, o anula).

E nem toquei no velho assunto de que Deus nos criou do jeito que somos e assim não podemos ser diferentes...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Livre arbitrio no espiritismo

O ENCOSTO escreveu:Questão 337: A união do Espírito com um determinado corpo pode ser imposta pela Providência Divina?

– Pode ser imposta, bem como as diferentes provas, especialmente quando o Espírito ainda não está apto a fazer uma escolha com conhecimento de causa. Como expiação, o Espírito pode ser obrigado a se unir ao corpo de uma criança que por seu nascimento e pela posição que terá no mundo poderão tornar-se para ele uma punição.

Se algo é imposto, adeus livre arbítrio.
O livre arbítrio permitiria que um espírito ficasse eternamente na mesma condição, sem evoluir, se assim o desejasse.
E não adianta dizer que isto só acontece com espíritos ainda pouco evoluídos. Eles estão sendo forçados a evoluir.

São punidos pelas escolhas que fizeram. Escolhas erradas que fizeram sem terem culpa de tê-las feito, já que eram pouco evoluídos e não tinham como saber o que era certo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Bom , tudo que nos acontece é reflexo direto de nossa ignorancia ou insistencia no erro !
Mas Deus ... o que tem com isso ?
Vamos detonar mais uma ... avante !

Quem nos criou ignorantes? Quem nos criou com defeito?
Quem nos criou do jeito que somos, sabendo de tudo o que faríamos? Deus. A culpa é toda de Deus. Somos apenas fantoches, seguindo um roteiro predeterminado que não podemos mudar.

O que Deus tem com isso? Tudo! Ele é o único culpado.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Ezinho, me mata uma curiosidade, se quiser ou puder. Na vida real vc consegue ver os matizes de cinza que existem entre o preto e o branco ? Ou tudo é percebido pelos extremos ?

Bjs

Não há meio termo se considerarmos que Deus é onipotente e onisciente. Não há meio termo quando se fala em "oni" alguma coisa.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Ezinho, me mata uma curiosidade, se quiser ou puder. Na vida real vc consegue ver os matizes de cinza que existem entre o preto e o branco ? Ou tudo é percebido pelos extremos ?

Bjs

Não há meio termo se considerarmos que Deus é onipotente e onisciente. Não há meio termo quando se fala em "oni" alguma coisa.

Fernando, entre ficar presa a definições arbitrárias e entender a mecânica da vida, fico com a segunda opção

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
O ENCOSTO escreveu: Mostre aqui as questões e respostas. Simples assim. Isso poupa você de escrever besteiras.

Mostre a resposta do espirito que diz que não temos livre arbitrio quando somos criados.

Isso não existe pois nas primeiras páginas do livre é dito que TODOS são criados SIMPLES E IGNORANTES e que espiritos tomam caminhos errados porque deus lhes deu o Livre Arbitrio.

Vou fazer coisa melhor. COMPRE você os livros: O que é o Espiritismo; o Livro dos Espíritos e o Livro dos Médiuns. Leia-os COM MUITA ATENÇÃO e assim não vai precisar que eu cite nada e você ficará mais sábio. Como complementação, leia o livro O Céu e o Inferno também. Assim, quem será poupado de escrever besteiras será você mesmo. Deveria ser coisa de seu interesse.

Não se preocupe comigo.

Não tem como comprovar oque disse.

E essas porcarias estão divulgadas em vários sites espiritas. Não preciso comprar nada.

O Wikipedia divulga links diretos para cada um deles:

O Céu e o Inferno por Allan Kardec
O Evangelho Segundo o Espiritismo por Allan Kardec
O Livro dos Espíritos por Allan Kardec
O Livro dos Médiuns por Allan Kardec
O Que é o Espiritismo por Allan Kardec
Obras Póstumas escritos de Allan Kardec, editados após sua morte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo
O ENCOSTO

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Fernando, entre ficar presa a definições arbitrárias e entender a mecânica da vida, fico com a segunda opção

Bjs

Estamos criticando o livro dos espiritos, livre arbitrio e ditos dos supostos espiritos superiores que ESTÃO ESCRITOS nas publicações espiritas.

Não estamos discutindo oque você acha ou deixa de achar.
O ENCOSTO

Mussolim Bucetê

Mensagem por Mussolim Bucetê »

videomaker escreveu:
é o cumprimento do destino por nós mesmos aceito antes de renascer, e que nossos guias espirituais nos sugerem para nosso bem e nossa elevação.

Isso significa dizer que todas aquelas crianças que morreram no Tsunami, escolheram morrer daquela forma gerando sofrimento tanto para ela como para os familiares e para as pessoas que os amavam, antes de “encarnarem”?
E por quê? Qual o objetivo de Deus nisso tudo? Será que Deus, o onisciente, não teria um sistema mais elaborado que este?

É lindo como as religiões e seitas se justificam de acordo com sua época...
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:

Não se preocupe comigo.

Não tem como comprovar oque disse.

E essas porcarias estão divulgadas em vários sites espiritas. Não preciso comprar nada.

O Wikipedia divulga links diretos para cada um deles:

O Céu e o Inferno por Allan Kardec
O Evangelho Segundo o Espiritismo por Allan Kardec
O Livro dos Espíritos por Allan Kardec
O Livro dos Médiuns por Allan Kardec
O Que é o Espiritismo por Allan Kardec
Obras Póstumas escritos de Allan Kardec, editados após sua morte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo

Muito obrigado pela indicação e já que está dispensado da primeira sugestão (comprar os livros) então veja se consegue satisfazer a segunda. Há justamente um trecho que fala de Livre-arbírito e aqui está ele.

Livre-arbítrio

843 O homem tem sempre o livre-arbítrio?

– Uma vez que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria como uma máquina.

844 O homem desfruta de seu livre-arbítrio desde seu nascimento?

– Há liberdade de agir desde que haja a liberdade de fazer. Nos primeiros tempos da vida a liberdade é quase nula; ela vai evoluindo e seus objetivos mudam de acordo com o desenvolvimento das faculdades. A criança, tendo pensamentos relacionados com as necessidades de sua idade, aplica seu livre-arbítrio às escolhas que lhe são necessárias.

845 As predisposições instintivas que o homem traz ao nascer não são um obstáculo ao exercício do livre-arbítrio?

– As predisposições instintivas são do Espírito antes de sua encarnação; conforme é mais ou menos adiantado, podem levá-lo a praticar atos condenáveis, e ele será auxiliado nisso pelos Espíritos com essas mesmas tendências, mas não há arrebatamento irresistível quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder. (Veja a questão 361.)

846 O organismo tem influência sobre os atos da vida? E se tem, ela não acaba anulando o livre-arbítrio?

– O Espírito está certamente influenciado pela matéria que o pode entravar em suas manifestações; eis por que, nos mundos onde os corpos são menos materiais, as faculdades se desenvolvem com mais liberdade. Porém, não é o instrumento que dá as faculdades. Além disso, é preciso separar aqui as faculdades morais das intelectuais; se um homem tem o instinto assassino, é seguramente seu próprio Espírito que o possui e o transmite, e não seus órgãos. Aquele que canaliza o pensamento para a vida da matéria torna-se semelhante ao irracional e, pior ainda, porque não pensa mais em se prevenir contra o mal, e é nisso que é culpado, uma vez que age assim por sua vontade. (Veja a questão 367 e segs. – “Influência do organismo”.)

847 A anormalidade das faculdades tira do homem o livre-arbítrio?

– Aquele cuja inteligência é perturbada por uma causa qualquer não é mais senhor de seu pensamento e assim não tem mais liberdade. Essa anormalidade é, muitas vezes, uma punição para o Espírito que, numa outra encarnação, pode ter sido fútil e orgulhoso e ter feito mau uso de suas faculdades. Ele pode renascer no corpo de um deficiente mental, como o escravizador no corpo de um escravo e o mau rico no de um mendigo. Porém, o Espírito sofreu esse constrangimento com perfeita consciência. Está aí a ação da matéria. (Veja a questão 371 e seguintes)

848 Os desatinos das faculdades intelectuais causadas pela embriaguez é desculpa para atos condenáveis?

– Não, porque o bêbado voluntariamente se privou de sua razão para satisfazer paixões brutais; em vez de uma falta, comete duas.

849 No homem primitivo, a faculdade dominante é o instinto ou o livre-arbítrio?

– É o instinto, o que não o impede de agir com total liberdade em certas circunstâncias; como a criança, ele aplica essa liberdade às suas necessidades e ela se desenvolve com a inteligência. Porém, como vós, sois mais esclarecidos do que um selvagem e também mais responsáveis pelo que fazeis.

850 A posição social não é, algumas vezes, um obstáculo à total liberdade dos atos?

– O mundo tem, sem dúvida, suas exigências. Deus é justo e tudo leva em conta, mas vos deixa a responsabilidade do pouco esforço que fazeis para superar os obstáculos.

E quanto à questão por você levantada (noto que você não refuta da Doutrina Espírita como um conjunto, mas pinça textos isolados aqui e ali e julga ter encontrado uma baita contradição.
Conforme disse: Livre-arbítrio pleno só os espíritos superiores e puros é que têm. Já para os outros, esse livre-arbítrio está limitado às suas capacidades e condições.

Sobre a questão dos caminhos errados. O que se entende por ERRO é quando se encontra uma solução melhor para determinada coisa, de forma que a solução antiga já não seja mais necessária. O erro, ou mal, falando num sentido mais amplo, é quando se quer persistir na solução antiga, sabendo que existe uma moderna melhor. Muito que bem, o trisavô do trisavô do Acauan mantinha seu poder e autoridade amassando o crânio de seus desafetos com um massudo tacape. A única coisa que aprendera até então era que seu poder e prestígio eram maiores, quanto mais crânios amassasse. Já o rico fazendeiro que destrói a floresta além do permitido por lei, escravisa trabalhadores e manda os capangas liquidarem quem atrapalhar os seus planos já é bem mais culpado, pois teve muito mais oportunidades de aprender coisas certas e praticá-las. Se não o faz, então está ERRADO, ESTÁ PRATICANDO O MAL.

É aí então que entra a lei de causa e efeito. Os desafetos agredidos revidam depois contra o agressor, que revida de volta e ficam lá batendo cabeças até que alguém decida enfim buscar outra solução que façam suas cabeças doer menos. É a dita lei do Progresso, meu caro.

Deu para entender alguma coisa?

Mussolim Bucetê

Re.: Livre arbitrio no espiritismo

se um homem tem o instinto assassino

Como assim? O ser humano nasce bom ou ruim? Eu pensava que ele nascia neutro, modificando de acordo com suas "práticas humanas".

Pois como uma pessoa que é “criada para matar” pode ter um “instinto” bom?
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Mussolim Bucetê escreveu:Isso significa dizer que todas aquelas crianças que morreram no Tsunami, escolheram morrer daquela forma gerando sofrimento tanto para ela como para os familiares e para as pessoas que os amavam, antes de “encarnarem”?

Talvez.

Mussolim Bucetê escreveu:E por quê? Qual o objetivo de Deus nisso tudo? Será que Deus, o onisciente, não teria um sistema mais elaborado que este?

Como assim? Voce prefere os campos de concentraçao da Alemanha?

Mussolim Bucetê escreveu:É lindo como as religiões e seitas se justificam de acordo com sua época...

Independente da época, a lei tem que ser efetuada. Plantou, colheu. De uma forma ou outra.

Mussolim Bucetê

RCAdeBH escreveu:
Mussolim Bucetê escreveu:E por quê? Qual o objetivo de Deus nisso tudo? Será que Deus, o onisciente, não teria um sistema mais elaborado que este?

Amigo eu quis dizer simplesmente que:

DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! E DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!!

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Mussolim Bucetê escreveu:
RCAdeBH escreveu:

Amigo eu quis dizer simplesmente que:

DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!! E DEUS NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!!

:emoticon5:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

RCAdeBH escreveu:

E por que alguém teria que tomar esta decisão?
Quais são as opções?
Você acha que os campos de concentração foram uma forma de pagar o karma e que era melhor morrer num tsunami?

SERÁ QUE DEUS NÃO TEM UM JEITO MENOS PRIMITIVO E BÁRBARO DE MELHORAR AS PESSOAS?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
Muito obrigado pela indicação e já que está dispensado da primeira sugestão (comprar os livros) então veja se consegue satisfazer a segunda. Há justamente um trecho que fala de Livre-arbírito e aqui está ele.

Livre-arbítrio

843 O homem tem sempre o livre-arbítrio?

– Uma vez que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria como uma máquina.

844 O homem desfruta de seu livre-arbítrio desde seu nascimento?

– Há liberdade de agir desde que haja a liberdade de fazer. Nos primeiros tempos da vida a liberdade é quase nula; ela vai evoluindo e seus objetivos mudam de acordo com o desenvolvimento das faculdades. A criança, tendo pensamentos relacionados com as necessidades de sua idade, aplica seu livre-arbítrio às escolhas que lhe são necessárias.

845 As predisposições instintivas que o homem traz ao nascer não são um obstáculo ao exercício do livre-arbítrio?

– As predisposições instintivas são do Espírito antes de sua encarnação; conforme é mais ou menos adiantado, podem levá-lo a praticar atos condenáveis, e ele será auxiliado nisso pelos Espíritos com essas mesmas tendências, mas não há arrebatamento irresistível quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder. (Veja a questão 361.)

846 O organismo tem influência sobre os atos da vida? E se tem, ela não acaba anulando o livre-arbítrio?

– O Espírito está certamente influenciado pela matéria que o pode entravar em suas manifestações; eis por que, nos mundos onde os corpos são menos materiais, as faculdades se desenvolvem com mais liberdade. Porém, não é o instrumento que dá as faculdades. Além disso, é preciso separar aqui as faculdades morais das intelectuais; se um homem tem o instinto assassino, é seguramente seu próprio Espírito que o possui e o transmite, e não seus órgãos. Aquele que canaliza o pensamento para a vida da matéria torna-se semelhante ao irracional e, pior ainda, porque não pensa mais em se prevenir contra o mal, e é nisso que é culpado, uma vez que age assim por sua vontade. (Veja a questão 367 e segs. – “Influência do organismo”.)

847 A anormalidade das faculdades tira do homem o livre-arbítrio?

– Aquele cuja inteligência é perturbada por uma causa qualquer não é mais senhor de seu pensamento e assim não tem mais liberdade. Essa anormalidade é, muitas vezes, uma punição para o Espírito que, numa outra encarnação, pode ter sido fútil e orgulhoso e ter feito mau uso de suas faculdades. Ele pode renascer no corpo de um deficiente mental, como o escravizador no corpo de um escravo e o mau rico no de um mendigo. Porém, o Espírito sofreu esse constrangimento com perfeita consciência. Está aí a ação da matéria. (Veja a questão 371 e seguintes)

848 Os desatinos das faculdades intelectuais causadas pela embriaguez é desculpa para atos condenáveis?

– Não, porque o bêbado voluntariamente se privou de sua razão para satisfazer paixões brutais; em vez de uma falta, comete duas.

849 No homem primitivo, a faculdade dominante é o instinto ou o livre-arbítrio?

– É o instinto, o que não o impede de agir com total liberdade em certas circunstâncias; como a criança, ele aplica essa liberdade às suas necessidades e ela se desenvolve com a inteligência. Porém, como vós, sois mais esclarecidos do que um selvagem e também mais responsáveis pelo que fazeis.

850 A posição social não é, algumas vezes, um obstáculo à total liberdade dos atos?

– O mundo tem, sem dúvida, suas exigências. Deus é justo e tudo leva em conta, mas vos deixa a responsabilidade do pouco esforço que fazeis para superar os obstáculos.

E quanto à questão por você levantada (noto que você não refuta da Doutrina Espírita como um conjunto, mas pinça textos isolados aqui e ali e julga ter encontrado uma baita contradição.

Grande observador...

Oque estou mostrando desde o início é:

_ Espiritas alegam (ou alegavam, vamos ver) que deus nos deu livre arbitrio.

_ Passagens do livro mostram que isso é mentira pois é imposto muita coisa pela tal de "providencia divina".

E oque noto, inclusive pelas passagens que você postou, é que você não concorda que a providencia divina nos obriga a fazer determinadas coisas. Em todas as passagens coladas por você, deus continuaria lavando as mãos. Eu apresentei uma onde ele interfere.

Pode ser que eu esteja errado a seu respeito e aguardo a sua resposta.

Conforme disse: Livre-arbítrio pleno só os espíritos superiores e puros é que têm. Já para os outros, esse livre-arbítrio está limitado às suas capacidades e condições.

E por deus, que acaba se intrometendo.

Sobre a questão dos caminhos errados. O que se entende por ERRO é quando se encontra uma solução melhor para determinada coisa, de forma que a solução antiga já não seja mais necessária. O erro, ou mal, falando num sentido mais amplo, é quando se quer persistir na solução antiga, sabendo que existe uma moderna melhor. Muito que bem, o trisavô do trisavô do Acauan mantinha seu poder e autoridade amassando o crânio de seus desafetos com um massudo tacape. A única coisa que aprendera até então era que seu poder e prestígio eram maiores, quanto mais crânios amassasse. Já o rico fazendeiro que destrói a floresta além do permitido por lei, escravisa trabalhadores e manda os capangas liquidarem quem atrapalhar os seus planos já é bem mais culpado, pois teve muito mais oportunidades de aprender coisas certas e praticá-las. Se não o faz, então está ERRADO, ESTÁ PRATICANDO O MAL.

É aí então que entra a lei de causa e efeito. Os desafetos agredidos revidam depois contra o agressor, que revida de volta e ficam lá batendo cabeças até que alguém decida enfim buscar outra solução que façam suas cabeças doer menos. É a dita lei do Progresso, meu caro.

Deu para entender alguma coisa?

Não.

De qualquer forma, encontramos outro problema: a lei de causa x efeito deixa de ser lei. Se fosse uma lei, não precisaria da intervenção de deus.
O ENCOSTO

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Estamos criticando o livro dos espiritos, livre arbitrio e ditos dos supostos espiritos superiores que ESTÃO ESCRITOS nas publicações espiritas.

Prá vc poder criticar o que está escrito primeiro precisa entender o que é dito e não vai ser preso aos dicionários da vida que vai conseguir :emoticon4:

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Prá vc poder criticar o que está escrito primeiro precisa entender o que é dito e não vai ser preso aos dicionários da vida que vai conseguir :emoticon4:

Bjs

E entender, obviamente, é concordar com seus achismos. E deve incluir também acreditar em xicaras voadoras...

Que o espiritismo adora inventar jargão isso todo mundo sabe.

Só que o jargão, ao menos, não pode ser tão mutante a ponto de mudar o seu significado na página seguinte do livro.
O ENCOSTO

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

E entender, obviamente, é concordar com seus achismos. E deve incluir também acreditar em xicaras voadoras...

Que o espiritismo adora inventar jargão isso todo mundo sabe.

Só que o jargão, ao menos, não pode ser tão mutante a ponto de mudar o seu significado na página seguinte do livro.[/quote]

Não Ezinho, entender é o que te daria a oportunidade de criticar com conhecimento de causa, o que elevaria em muito as discussões.

Salvo desconhecimento meu a única pendenga que conheço é a do termo "espiritismo". E minha crítica é justamente contrária a essa, o uso " mal colocado" de determinadas palavras é o gera muito dessas discussões

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Não Ezinho, entender é o que te daria a oportunidade de criticar com conhecimento de causa, o que elevaria em muito as discussões.

Claro.

Eu preciso entender que não há contradições no Livro dos Espiritos. Isso é o básico para qualquer discussão de nível com uma intelectual como você.

Depois eu preciso entender que Livre arbitrio é livre arbitrio mas não é livre arbitrio.

Preciso entender também que a humanidade não tem livre arbitrio e é culpada por tudo que não fez.

E preciso entender que, mesmo participando do processo, deus não tem culpa.

Simples.
O ENCOSTO

Trancado