O Universo não teve um começo único, defende Hawking

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fayman

Mensagem por Fayman »

o pensador escreveu:E só para constar também nâo acredito na especulaçâo que fiz,só acho que esta é a implicaçâo da teoria proposta no tópico.

Qual delas? Você fez tantas que é impossível saber a qual você se refere!!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Gu Gu

Re: Re.: O Universo não teve um começo único, defende Hawkin

Mensagem por Gu Gu »

Fayman escreveu:
Gu Gu escreveu:Resumindo... todas as histórias se sobrepõem de alguma forma. Tudo é Possível. Quando eu vou de A a B farejo todas as trajetórias. De alguma forma eu fui a marte e ao Sol, e há uma probabilidade de eu me materializar lá. Como eu não sou uma partícula... essa probabilidade é apenas absurdamente baixa.

Putz... e ainda dizem que acreditar é Deus é estranho...

Duas ressalvas:

Primeiramente, não é verdade que "tudo é possível", mas este é um detalhe técnico.

Quanto a ser estranho acreditar em deus comparando-se com o descrito, bem... para começo de conversa, isso NÃO é uma crença; depois, a Mecânica Quântica se mostrou 100% correta em TODOS os experimentos realizados e repetidamente comprovados. Já deus...

Mas diga-se de passagem, que dizer que de cada vez que eu me mexo o meu corpo fareja todas as trajetórias possíveis no espaço e no tempo é uma extrapolação e não uma coisa empirica (pelo menos no que toca á minha pessoa a mover-se por aí).

Gu Gu

Mensagem por Gu Gu »

Fayman escreveu:
Kramer escreveu:John Byrne não é aquela cara cujo projeto de reiniciar a continuidade Marvel deu errado? Do Moore eu nunca li nada, mas dizem que Promethea é muito bom. Já do Gaiman, eu tenho Sandman inteiro aqui, cortesia do Fayman, neste tópico.

Não podemos deixar de fora o Garth Ennis. Preacher é sensacional!

E Kramer, do Moore não deixe de ler Watchmen (imperdível; você nunca viu ou leu nada igual!), V de Vingança e A Piada Mortal, além da sua fase em Miracleman, principalmente as primeiras edições. Você irá virar fã de carteirinha!

Watchmen... os melhores comics de sempre. O único do género a ganhar o prémio Hugo.

Gu Gu

Mensagem por Gu Gu »

Flavio Costa escreveu:
Fayman escreveu:Duas ressalvas:

Primeiramente, não é verdade que "tudo é possível", mas este é um detalhe técnico.

Quanto a ser estranho acreditar em deus comparando-se com o descrito, bem... para começo de conversa, isso NÃO é uma crença; depois, a Mecânica Quântica se mostrou 100% correta em TODOS os experimentos realizados e repetidamente comprovados. Já deus...

Deus não é uma teoria científica, as previsões que se fazem a respeito são apenas achismos, não tem nenhum critério além do desejo do fiel.

Mas isso de dizer que tudo é possível não quer dizer que, na sobreposição de estados, todos os estados possíveis e as combinações resultantes coexistem?

A Física quântica é mais estranha do que o conceito de um Deus criador... que é intuitiva. A ideia de um Criador é tão intuitiva que para criar uma alternativa a Deus foi preciso conceber (ou descobrir) um outro criador: A seleção natural.

Fayman

Mensagem por Fayman »

Gu Gu escreveu:Mas diga-se de passagem, que dizer que de cada vez que eu me mexo o meu corpo fareja todas as trajetórias possíveis no espaço e no tempo é uma extrapolação e não uma coisa empirica (pelo menos no que toca á minha pessoa a mover-se por aí).

Mas ninguém falou que isso se dá com seu corpo ou com qualquer corpo macro, pelo menos de uma manera significativa!

Inclusive, para entender o porquê e conhecer, por exemplo, sobre a Sobreposição de Histórias, Poda de Ramos e Somatória de Histórias de Granulação Grosseira, e os Mecanismos de Decoerência, sugiri a leitura do tópico:

A Realidade Quântica

(desculpe-me Fernando!)

Lá na minha primeira postagem.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Gu Gu escreveu:A Física quântica é mais estranha do que o conceito de um Deus criador... que é intuitiva. A ideia de um Criador é tão intuitiva que para criar uma alternativa a Deus foi preciso conceber (ou descobrir) um outro criador: A seleção natural.

Desculpe-me, mas isto não tem sentido! Algo pode ser intuitivo e ser uma enorme bobagem. A Mecânica Quântica pode ser estranha, bem estranha, mas é 100% comprovada, ou seja, FATO! Deus é tão somente uma CRENÇA!

Quanto à Seleção Natural, deixo os comentários para quem for da área, mas ao chamá-la de...CRIADOR (!!), você está tão somente dando uma personalidade a ela, e isso também não tem o menor sentido.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Gu Gu

Re.: O Universo não teve um começo único, defende Hawking

Mensagem por Gu Gu »

E estou a falar de estranheza, óbvio.

E é fato que um objeto macroscópico fareja todas as trajetórias? Não sei o que é um fato para ti... mas para mim isto parece uma extrapolação a partir do que acontece ao nível quântico (a área de actuação da física quântica). E mesmo ao nível quântico a ideia de todas as trajetórias que são somadas para dar a mais provável, não prova que a particula fareje todas as trajetórias possíveis. Não será a soma das trajetórias um artifício matemático?

E quanto á seleção natural... Bem é um criador inconsciente (segundo Dennett). Não precisamos de aplicar a palavra CRIADOR a algo exterior e inteligente. Podemos aplicar a um processo. E, de fato, a seleção natural faz uma seleção inconsciente. Um ser inteligente faria uma seleção consciente. A ambos eu posso chamar Criador sem problema.

Gu Gu

Mensagem por Gu Gu »

Fayman escreveu:
Gu Gu escreveu:Mas diga-se de passagem, que dizer que de cada vez que eu me mexo o meu corpo fareja todas as trajetórias possíveis no espaço e no tempo é uma extrapolação e não uma coisa empirica (pelo menos no que toca á minha pessoa a mover-se por aí).

Mas ninguém falou que isso se dá com seu corpo ou com qualquer corpo macro, pelo menos de uma manera significativa!

Inclusive, para entender o porquê e conhecer, por exemplo, sobre a Sobreposição de Histórias, Poda de Ramos e Somatória de Histórias de Granulação Grosseira, e os Mecanismos de Decoerência, sugiri a leitura do tópico:

A Realidade Quântica

(desculpe-me Fernando!)

Lá na minha primeira postagem.

De acordo com Michio Kaku... isso acontece ao nível Macro mas com uma probabilidade incrivelmente baixa. As funções de onda de qualquer objeto macro ou micro espalham-se pelo Universo. É o que ele diz...

Fayman

Mensagem por Fayman »

Gu Gu escreveu:mas para mim isto parece uma extrapolação a partir do que acontece ao nível quântico (a área de actuação da física quântica

Não é uma extrapolação. No tópico citado, eu mostro a versão contemporânea da Mecânica Quântica, elaborada por Gell-Mann, Hartle e outros. Lá, Gell-Mann explica como mundo à nossa volta, que foi chamado de Domínio Quase-Clássico Familiar, emerge da Realidade Quântica. Em outras palavras, este mundo que vemos todos os dias nada mais é do que uma aproximação, bem como a Física aqui aplicada. Tanto que a Mecânica de Newton é um caso particular da Mecânica Quântica.

Gu Gu escreveu:E mesmo ao nível quântico a ideia de todas as trajetórias que são somadas para dar a mais provável, não prova que a particula fareje todas as trajetórias possíveis. Não será a soma das trajetórias um artifício matemático?

Isso não é um artifício matemático e pode ser demosntrado, ou melhor, já foi demosntrado há anos! O resultado do experimento das Duas Fendas mostram isso claramente, o chamado processo de interferência, inclusive quando lançamos apenas uma partícula contra o anteparo com as duas fendas. Os resultados são inequívocos: a partícula passa pelas duas fendas ao mesmo tempo e intefere com ela própria. Isto é fato real, resultado de experimentos reais e práticos.

E quanto à Seleção Natural, ok, entendi. Seu comentário agora foi bem mais claro. Vamos ver se alguém da área comenta algo.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Gu Gu escreveu:De acordo com Michio Kaku... isso acontece ao nível Macro mas com uma probabilidade incrivelmente baixa. As funções de onda de qualquer objeto macro ou micro espalham-se pelo Universo. É o que ele diz...

Foi o que eu quis dizer com "pelo menos de uma maneira significativa". O fato é que essas Funções de Onda entram em Decoerência ou Colapsam, em curtíssimos intervalos de tempo, exatamente pelos Mecanismos de Decoerência. Quanto maior o corpo, mais rapidamente isso se dá, ou em outras palavras, menor é o valor da Probabilidade, aproximando os resultados dos eventos àqueles esperados no nível clássico a que estamos acostumados. O trabalho de Gell-Mann e Hartle foi mostrar como isso se dava e como o nosso Domínio Quase Clássico Familiar emergia da Realidade Quântica, mais fundamental.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

o pensador escreveu:Esta hipótese dos cenários sobrepostos é interessante.Mas presumivelmente deve ter havido uma espécie de colapso dimensional que ocasionou a fusâo,por intermédio de um mecanismo afunilador e alinhador,se aceitarmos a teoria.

Entretanto,que tipo de mecanismo teria gerado o alinhamento espacial?Como explicar a instabilidade espacial repentina que gerou a unificaçâo dos cenários?

Será que a teoria da gravitaçâo newtoniana já nâo explica suficientemente este mecanismo que determina a tendência de junçâo dimensional dos vários estados paralelos?

Eu propuseria que a força eletromagnética ou a força da gravidade clássica sâo aplicadas igualmente aos diferentes planos espaciais de concentraçâo de matéria,assim como ocorre em nosso universo entre os corpos materiais.

Estabelecendo uma analogia,assim como entre os diversos corpos materiais existe a tendência de que a propriedade de extensâo seja atrofiada pela aplicaçâo da força de atraçâo gravitacional e pela força eletromagnética, do mesmo jeito ocorreria uma aplicaçâo destas mesmas forças clássicas às diferentes concentraçôes de matéria(universos).

Como os efeitos quânticos é que promove a conclusâo de que existem cenários primitivos que se encaixaram e emoldaram em algum instante,assim as forças tradicionais da gravitaçâo e eletromagnética promovem a conlusâo de que esta unificaçôes de cenários,cenários estes resultantes das variáveis quânticas,
nâo pode ser explicada por intermédio de dispositivos quânticos,
mas só e unicamente por intermédio da força de atraçâo gravitacional e eletromagnética.Esta é minha teoria..

É impressionante, cada dia tu fica melhor nesta arte. :emoticon4:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Fayman

Mensagem por Fayman »

Márcio escreveu:É impressionante, cada dia tu fica melhor nesta arte.

A de falar bobagens? É, sou obrigado a concordar. Será que esta é uma prova aceitável da evolução?
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Johnny escreveu:Isso poderia gerar um problema. Suponhamos que alguém desenvolva um método matemático que poderia revolucionar uma série de cálculos, reduzindo drasticamente custos com desenvolvimento. O que impediria esse inventor de ocultar seu método e assim não permitindo que a humanidade possa usufruir desta descoberta? (usando apenas para proveito próprio ele poderia se destacar mas apenas ele seria o beneficiado e mais ninguém)

Acho que ele, se quiser, pode ocultar o método. Porém, quando esse método for descoberto e começar a ser utilizado por outros, ele não terá o direito de processar, cobrar direitos autorais, etc.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Fayman escreveu:
Márcio escreveu:É impressionante, cada dia tu fica melhor nesta arte.

A de falar bobagens? É, sou obrigado a concordar. Será que esta é uma prova aceitável da evolução?

A arte da retórica. Não seja tão duro com ele caro Fayman. Acho que o Pensador deveria tentar uma incursão pelo campo político.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Trancado