Religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Pug

Mensagem por Pug »

Márcio escreveu:
Pug escreveu:...
A maioria dos que se afirmam irreligiosos citam a liberdade como factor positivo e esquecem que não passam de prisioneiros como todos os outros...
ai dose ilusão...

Eu diria, menos prisioneiros que aqueles outros.

talvez
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

phillips

Re.: Religião

Mensagem por phillips »

são de fato menos prisioneiros, não precisam ficar temendo nenhum fantasma e nem seguir nenhum sacerdote esperto ou louco.
phillips, o guerreiro da direita

Pug

Re: Re.: Religião

Mensagem por Pug »

phillips escreveu:são de fato menos prisioneiros, não precisam ficar temendo nenhum fantasma e nem seguir nenhum sacerdote esperto ou louco.

Pensamento redutor.

Ateu abandona a ideia de Deus por temer...

Teísta acreditará por temer...

Nem uma ,nem outra...

triste vida dos que se enquadram nessa definição...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

phillips

Mensagem por phillips »

errou, eu disse acima que o ateu NÃO precisa ficar temendo nenhum deus e nem ter idéia dele.

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

phillips escreveu:errou, eu disse acima que o ateu NÃO precisa ficar temendo nenhum deus e nem ter idéia dele.

De fato não precisa. Mas o que isso tem a ver com religiosidade ou religião?
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

phillips

Mensagem por phillips »

justamente que não precisamos dela para sermos felizes.

Luis Dantas
Contato:

phillips escreveu:justamente que não precisamos dela para sermos felizes.

Não precisamos do que você chama de religião, suponho, mas ao associar crer em Deus a religião você está apenas criando confusão. Buscar felicidade e praticar religião são, em um sentido muito verdadeiro, uma e a mesma coisa.

Se essa lamentável confusão entre "ter de crer em Deus" e ser religioso (ou, o que é a mesma coisa, buscar a felicidade da forma mais honesta possível) está disseminada, cabe a nós ateus esclarecer que não é bem assim.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Luis Dantas escreveu:

Não precisamos do que você chama de religião, suponho, mas ao associar crer em Deus a religião você está apenas criando confusão. Buscar felicidade e praticar religião são, em um sentido muito verdadeiro, uma e a mesma coisa.

Se essa lamentável confusão entre "ter de crer em Deus" e ser religioso (ou, o que é a mesma coisa, buscar a felicidade da forma mais honesta possível) está disseminada, cabe a nós ateus esclarecer que não é bem assim.

Dantas, talvez a noção que eu tenho de RELIGIÃO esteja equivocada, mas, suponho que signifique algo como um sistema de dogmas e doutrinas que tenta ligar o homem à um deus.
Logo, não consigo imaginar um religioso que não crê em tal deus.
Religião sem deus?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Pug

Mensagem por Pug »

phillips escreveu:errou, eu disse acima que o ateu NÃO precisa ficar temendo nenhum deus e nem ter idéia dele.

O que não impede falar mais nele que alguns teístas...

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Márcio escreveu:
Luis Dantas escreveu:

Dantas, talvez a noção que eu tenho de RELIGIÃO esteja equivocada, mas, suponho que signifique algo como um sistema de dogmas e doutrinas que tenta ligar o homem à um deus.
Religião sem deus?

Essa confusão na mente de alguns leva a que chamem á religião sem Deus de filosofia ( de vida).

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Luis Dantas escreveu:

Confusão e de que maneira.

Imagem

Luis Dantas
Contato:

Márcio escreveu:Dantas, talvez a noção que eu tenho de RELIGIÃO esteja equivocada, mas, suponho que signifique algo como um sistema de dogmas e doutrinas que tenta ligar o homem à um deus.

É o que muitos pensam. O problema é que os fatos não dão muita sustentação a essa idéia. Para começo de conversa há a constatação, até trivial, de que MUITOS RELIGIOSOS NÃO TEM FÉ EM DEUS. Não é interessante que mesmo cristãos que acreditam que "deveriam" crer em Deus muitas vezes se vêem fazendo força para tentar?

Essa é uma distorções que não tem por que ser apoiada por ninguém. É sofrimento inútil. E se por acaso é a isso que os que criticam "as religiões" se opõem, então fazem bem, mas na minha opinião se expressam mal, intencionalmente ou não.

Ninguém deveria se sentir constrangido a ter de crer em alguma entidade sobrenatural ou a seguir alguma religião. E é aí que eu vejo este fórum (de uma forma geral) perder o rumo. Acabam por jogar o bebê fora com a água da bacia, porque confundem a religião com a repressão da fé e do pensamento.

Só que religião, por qualquer análise informada, não tem muito a ver com crer em Deus - e sempre que teve muito a ver com dogmas acabou por se enfraquecer. Na religião como em qualquer outra atividade humana é preciso estar em conexão com os fatos reais, questionar, criticar e se adaptar às mudanças para vicejar.

E historicamente foi exatamente isso o que aconteceu e continua acontecendo. Uma pena. Se o Sarney pisou na bola e inventou de colocar aquela frase "Deus seja louvado" no dinheiro brasileiro, nem por isso deveríamos reforçar esse equívoco e fazer parecer que é preciso escolher entre ser um dos carolas tolos que crêem em Deus de teimosos ou um dos ateus revoltados que descrêem em Deus de teimosos. Crescer é bom, e não é por ser ateu que eu nego a legitimidade de quem quer que seja encontrar inspiração e motivação legítimas no Salmo 23, nem ignoro que esse conceito estereotipado de Deus não é particularmente acurado nem mesmo para o Cristianismo, que dirá para outras religiões, muitas das quais nem tem um verdadeiro conceito de divindade.

Religião sem deus?

Há muitas que não tem mesmo um conceito que possa com justiça ser chamado de deus. E quando há, raramente é visto de forma muito parecida com esse estereótipo. No Japão por exemplo se diz que cada grão de arroz tem um Kami. Isso, obviamente, porque a meta é cultivar gratidão pelo alimento e pelo esforço de quem o traz à mesa, não chegar a alguma ridícula crença de que cada grão deve ser temido e reverenciado com dogmas...

juliana paula bueno costa
Contato:

Mensagem por juliana paula bueno costa »

:emoticon16: Não precisamos mesmo.Existe algo mais precioso e magnifico para nos apegarmos. Deus! :emoticon13:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

juliana paula bueno costa escreveu:

:emoticon16: Não precisamos mesmo.Existe algo mais precioso e magnifico para nos apegarmos. Deus! :emoticon13:

Minha querida, só o fato de tu tentar encontrar deus, tentar se ligar à ele, querer encontrar uma forma de estruturar esses teus desejos de tê-lo consigo, como um apoio, já criaste uma religião.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Luis Dantas escreveu:
Márcio escreveu:Dantas, talvez a noção que eu tenho de RELIGIÃO esteja equivocada, mas, suponho que signifique algo como um sistema de dogmas e doutrinas que tenta ligar o homem à um deus.

É o que muitos pensam. O problema é que os fatos não dão muita sustentação a essa idéia. Para começo de conversa há a constatação, até trivial, de que MUITOS RELIGIOSOS NÃO TEM FÉ EM DEUS. Não é interessante que mesmo cristãos que acreditam que "deveriam" crer em Deus muitas vezes se vêem fazendo força para tentar?

Essa é uma distorções que não tem por que ser apoiada por ninguém. É sofrimento inútil. E se por acaso é a isso que os que criticam "as religiões" se opõem, então fazem bem, mas na minha opinião se expressam mal, intencionalmente ou não.

Ninguém deveria se sentir constrangido a ter de crer em alguma entidade sobrenatural ou a seguir alguma religião. E é aí que eu vejo este fórum (de uma forma geral) perder o rumo. Acabam por jogar o bebê fora com a água da bacia, porque confundem a religião com a repressão da fé e do pensamento.

Só que religião, por qualquer análise informada, não tem muito a ver com crer em Deus - e sempre que teve muito a ver com dogmas acabou por se enfraquecer. Na religião como em qualquer outra atividade humana é preciso estar em conexão com os fatos reais, questionar, criticar e se adaptar às mudanças para vicejar.

E historicamente foi exatamente isso o que aconteceu e continua acontecendo. Uma pena. Se o Sarney pisou na bola e inventou de colocar aquela frase "Deus seja louvado" no dinheiro brasileiro, nem por isso deveríamos reforçar esse equívoco e fazer parecer que é preciso escolher entre ser um dos carolas tolos que crêem em Deus de teimosos ou um dos ateus revoltados que descrêem em Deus de teimosos. Crescer é bom, e não é por ser ateu que eu nego a legitimidade de quem quer que seja encontrar inspiração e motivação legítimas no Salmo 23, nem ignoro que esse conceito estereotipado de Deus não é particularmente acurado nem mesmo para o Cristianismo, que dirá para outras religiões, muitas das quais nem tem um verdadeiro conceito de divindade.

Religião sem deus?

Há muitas que não tem mesmo um conceito que possa com justiça ser chamado de deus. E quando há, raramente é visto de forma muito parecida com esse estereótipo. No Japão por exemplo se diz que cada grão de arroz tem um Kami. Isso, obviamente, porque a meta é cultivar gratidão pelo alimento e pelo esforço de quem o traz à mesa, não chegar a alguma ridícula crença de que cada grão deve ser temido e reverenciado com dogmas...

Muitos religiosos podem não ter fé em deus, mas não mais seriam religiosos, digamos, honestos ou genuínos, pois apenas se serviriam da estrutura religiosa para outros fins.
Podem haver também pessoas que estudam a religião, sem crer em nada, também não são religiosos, claro.

Também não critico a fé genuína, creio nela como uma força interna de cada um, mas critíco pseudos religiosos que se utilizam dessa fé alheia para de alguma forma enganar, tomar para sí a ''alma'' da pessoa incauta, tomar para si o fruto do trabalho honesto.

Entendo até o porque da maioria tentar delegar á um ser sobrenatural o poder da proteção, como um apoio psicológico, ao invés de acreditar nas próprias potencialidades, pois percebemos mais as nossas próprias limitações e tal ser seria em tese ilimitado.

E você sabe que as religiões são muito resistentes à uma conexão com a realidade, isso porque querem impor a sua própria na cabeça dos seguidores.

Creio que a religião é apenas uma poderosa ferramenta de poder e domínio usado por alguns sobre muitos.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Pug escreveu:
Márcio escreveu:
Luis Dantas escreveu:

Religião sem deus?

Essa confusão na mente de alguns leva a que chamem á religião sem Deus de filosofia ( de vida).

Pode ser, uma filosofia que visa a descoberta de si mesmo, como o único responsável por tudo aquilo que posso acontecer consigo mesmo. Nesse sentido, é um ''religare'' com nosso próprio eu, abolindo o ser imaginário externo.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

juliana paula bueno costa escreveu:

Prove que deus existe. Sem enrolação. O ônus da prova e seu.
E prove que o seu existe e não todos os outros.

Pug

Mensagem por Pug »

Márcio escreveu: Pode ser, uma filosofia que visa a descoberta de si mesmo, como o único responsável por tudo aquilo que posso acontecer consigo mesmo. Nesse sentido, é um ''religare'' com nosso próprio eu...

Sempre parte do nosso interior...

com ou sem, vc sabe quem :emoticon12:

nós somos responsáveis pelas nossas acções...

Márcio escreveu: abolindo o ser imaginário externo.

Quando desnecessário, não existe motivo em complicar...

Imagem

Presbiteriano
Contato:

Re: Religião

Mensagem por Presbiteriano »

mana_sibele escreveu:Conceitue você o que é religião
Fique livre para responder

Religiões tem como característica comum o reconhecimento do sagrado e a dependência do homem de poderes supramundanos. A observância e a experiência religiosas têm como objetivo prestar tributos e estabelecer formas de submissão a esses poderes, nos quais está implicito a idéia de existência de ser ou seres superiores que criaram e controlam o cosmos e a vida humana.

Najma
Gênero: Feminino

Re: Religião

Mensagem por Najma »

Presbiteriano escreveu:
mana_sibele escreveu:Conceitue você o que é religião
Fique livre para responder

Religiões tem como característica comum o reconhecimento do sagrado e a dependência do homem de poderes supramundanos. A observância e a experiência religiosas têm como objetivo prestar tributos e estabelecer formas de submissão a esses poderes, nos quais está implicito a idéia de existência de ser ou seres superiores que criaram e controlam o cosmos e a vida humana.

Perfeito... :emoticon1:
Imagem

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:
Márcio escreveu: Pode ser, uma filosofia que visa a descoberta de si mesmo, como o único responsável por tudo aquilo que posso acontecer consigo mesmo. Nesse sentido, é um ''religare'' com nosso próprio eu...

Sempre parte do nosso interior...

com ou sem, vc sabe quem :emoticon12:

nós somos responsáveis pelas nossas acções...

Márcio escreveu: abolindo o ser imaginário externo.

Quando desnecessário, não existe motivo em complicar...

Submissão a um "centro" exterior a si mesmo... Imagem

Society rules... Imagem

Lógico que não há necessidade para esse tipo de "religião" completamente descontextualizada que você e o Dantas defendem. Acaba só sendo uma forma de nadar contra a correnteza num ambiente predominantemente a-religião e ateu... :emoticon1:

Gostoso ser "do contra", né? Imagem
Imagem

Presbiteriano
Contato:

Mensagem por Presbiteriano »

Agora é a minha vez de concordar com você, Najma. Por um motivo bastante simples que eu avalio como contraproducente esta aparente tautologia resultante das práticas que se compromentem em viabilizar um "religar a si próprio": O conceito que temos do que vem a ser o "Eu" é exterior a nós mesmos.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Pug escreveu:

Se você morasse no Brasil e tivesse que suportar pregação religiosa vinda dos alto-falantes das igrejas de fundo de quintal vizinhas, rádio e TV tomadas por programas religiosos, políticos que se dizem "o candidato do povo de Deus", pessoas tentando lhe "salvar" do ateísmo (ou se afastando escandalizadas), talvez você entendesse porque temos esta idéia fixa.

No meu caso, que estou tentando purgar do meu sistema mais de 40 anos de doutrinação e tenho uma família religiosa, a coisa é ainda pior.

Não é como negar os deuses gregos, apenas por exercício intelectual. Trata-se de uma defesa contra o proselistismo incessante.

Sorte sua que no seu país não é assim. Quando você quer debater sobre o assunto, tem entrar num fórum estrangeiro :emoticon16:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

phillips escreveu:são de fato menos prisioneiros, não precisam ficar temendo nenhum fantasma e nem seguir nenhum sacerdote esperto ou louco.

Para alguns, a religião liberta. Liberta do medo de tomar suas próprias decisões, do medo de não saber o que é certo e errado.
Uma religião que decide por elas pode ser libertadora para muitas pessoas.

Pug

Mensagem por Pug »

Fernando Silva escreveu:
Pug escreveu:

Se você morasse no Brasil e tivesse que suportar pregação religiosa vinda dos alto-falantes das igrejas de fundo de quintal vizinhas, rádio e TV tomadas por programas religiosos, políticos que se dizem "o candidato do povo de Deus", pessoas tentando lhe "salvar" do ateísmo (ou se afastando escandalizadas), talvez você entendesse porque temos esta idéia fixa.

No meu caso, que estou tentando purgar do meu sistema mais de 40 anos de doutrinação e tenho uma família religiosa, a coisa é ainda pior.

Não é como negar os deuses gregos, apenas por exercício intelectual. Trata-se de uma defesa contra o proselistismo incessante.

Sorte sua que no seu país não é assim. Quando você quer debater sobre o assunto, tem entrar num fórum estrangeiro :emoticon16:

Europa é chata :emoticon12:

Sorte a vossa ou talvez não :emoticon12:

Imagem

Trancado