Luis Dantas escreveu:Márcio escreveu:Dantas, talvez a noção que eu tenho de RELIGIÃO esteja equivocada, mas, suponho que signifique algo como um sistema de dogmas e doutrinas que tenta ligar o homem à um deus.
É o que muitos pensam. O problema é que os fatos não dão muita sustentação a essa idéia. Para começo de conversa há a constatação, até trivial, de que MUITOS RELIGIOSOS NÃO TEM FÉ EM DEUS. Não é interessante que mesmo cristãos que acreditam que "deveriam" crer em Deus muitas vezes se vêem fazendo força para tentar?
Essa é uma distorções que não tem por que ser apoiada por ninguém. É sofrimento inútil. E se por acaso é a isso que os que criticam "as religiões" se opõem, então fazem bem, mas na minha opinião se expressam mal, intencionalmente ou não.
Ninguém deveria se sentir constrangido a ter de crer em alguma entidade sobrenatural ou a seguir alguma religião. E é aí que eu vejo este fórum (de uma forma geral) perder o rumo. Acabam por jogar o bebê fora com a água da bacia, porque confundem a religião com a repressão da fé e do pensamento.
Só que religião, por qualquer análise informada, não tem muito a ver com crer em Deus - e sempre que teve muito a ver com dogmas acabou por se enfraquecer. Na religião como em qualquer outra atividade humana é preciso estar em conexão com os fatos reais, questionar, criticar e se adaptar às mudanças para vicejar.
E historicamente foi exatamente isso o que aconteceu e continua acontecendo. Uma pena. Se o Sarney pisou na bola e inventou de colocar aquela frase "Deus seja louvado" no dinheiro brasileiro, nem por isso deveríamos reforçar esse equívoco e fazer parecer que é preciso escolher entre ser um dos carolas tolos que crêem em Deus de teimosos ou um dos ateus revoltados que descrêem em Deus de teimosos. Crescer é bom, e não é por ser ateu que eu nego a legitimidade de quem quer que seja encontrar inspiração e motivação legítimas no Salmo 23, nem ignoro que esse conceito estereotipado de Deus não é particularmente acurado nem mesmo para o Cristianismo, que dirá para outras religiões, muitas das quais nem tem um verdadeiro conceito de divindade.
Logo, não consigo imaginar um religioso que não crê em tal deus.
Religião sem deus?
Há muitas que não tem mesmo um conceito que possa com justiça ser chamado de deus. E quando há, raramente é visto de forma muito parecida com esse estereótipo. No Japão por exemplo se diz que cada grão de arroz tem um Kami. Isso, obviamente, porque a meta é cultivar gratidão pelo alimento e pelo esforço de quem o traz à mesa, não chegar a alguma ridícula crença de que cada grão deve ser temido e reverenciado com dogmas...
Muitos religiosos podem não ter fé em deus, mas não mais seriam religiosos, digamos, honestos ou genuínos, pois apenas se serviriam da estrutura religiosa para outros fins.
Podem haver também pessoas que estudam a religião, sem crer em nada, também não são religiosos, claro.
Também não critico a fé genuína, creio nela como uma força interna de cada um, mas critíco pseudos religiosos que se utilizam dessa fé alheia para de alguma forma enganar, tomar para sí a ''alma'' da pessoa incauta, tomar para si o fruto do trabalho honesto.
Entendo até o porque da maioria tentar delegar á um ser sobrenatural o poder da proteção, como um apoio psicológico, ao invés de acreditar nas próprias potencialidades, pois percebemos mais as nossas próprias limitações e tal ser seria em tese ilimitado.
E você sabe que as religiões são muito resistentes à uma conexão com a realidade, isso porque querem impor a sua própria na cabeça dos seguidores.
Creio que a religião é apenas uma poderosa ferramenta de poder e domínio usado por alguns sobre muitos.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!