Luis Dantas escreveu:Márcio escreveu:Muitos religiosos podem não ter fé em deus, mas não mais seriam religiosos, digamos, honestos ou genuínos, pois apenas se serviriam da estrutura religiosa para outros fins.
Mas esses "outros fins" são a verdadeira finalidade da religião, e inclusive do conceito de deus. Não faz sentido querer pôr a idéia de deus como centro e meta última da religião. Isso, sim, seria submissão sem sentido.
Ironicamente, não faz sentido mesmo se por acaso existir algum deus...(...)
Também não critico a fé genuína, creio nela como uma força interna de cada um, mas critíco pseudos religiosos que se utilizam dessa fé alheia para de alguma forma enganar, tomar para sí a ''alma'' da pessoa incauta, tomar para si o fruto do trabalho honesto.
Como você bem diz, não é religiosidade genuína, é uma corrupção ou distorção da religião verdadeira. E bem grave, por sinal. O fato de que é muito frequente não muda a gravidade dessa distorção.E você sabe que as religiões são muito resistentes à uma conexão com a realidade, isso porque querem impor a sua própria na cabeça dos seguidores.
De forma alguma. Se eu _soubesse_ disso, seria o primeiro a dizer que religião não presta. Religião que não quer conexão com a realidade é religião que traiu a si própria. Acontece, mas não _tem_ de acontecer.Creio que a religião é apenas uma poderosa ferramenta de poder e domínio usado por alguns sobre muitos.
Dependendo da amostra que você pesquise, suponho que sim. Mas continuo achando uma pena que se jogue fora o bebê com a água da bacia.
Dantas, me dê um exemplo então de alguma religião pura hoje em dia.
Este ''bebê'' vai sempre estar imerso até o pescoço na água suja da bacia, a água é pura, mas o ''bebê'' a contamina com suas imundices; acho que não precisamos disso sujando nossa água.
E atente para o estrito significado da palavra religião, para que possamos nos entender quanto as definições.
1-Serviço ou culto a deus, ou a uma divindade qualquer, expresso por meio de ritos, preces e observância do que se considera mandamento divino.
2-Sentimento consciente de dependência ou submissão que liga a criatura humana ao criador.
3-Crença ou doutrina religiosa; sistema dogmático e moral.
4-Veneração às coisas sagradas; crença, devoção, fé, piedade.
5-Tudo que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e indeclinável.
6-Ordem ou congregação religiosa.
7-(Filos.) Reconhecimento prático de nossa dependência de deus.
(Dicionário da língua portuguesa)com certeza.
Qualquer coisa fora disso, não seria mais religião.
Pode haver coisas boas e salutares (seu bebê), em religiões, poderia aqui citar muitas delas, retire todo o resto podre, fique apenas com aquelas e o que sobrar verás que não será mais religião.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!