Religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Luis Dantas
Contato:

Re: Re.: Religião

Mensagem por Luis Dantas »

Presbiteriano escreveu:Agora é a minha vez de concordar com você, Najma. Por um motivo bastante simples que eu avalio como contraproducente esta aparente tautologia resultante das práticas que se compromentem em viabilizar um "religar a si próprio": O conceito que temos do que vem a ser o "Eu" é exterior a nós mesmos.

O erro da Cida, sincero ou não, é confundir religião com submissão. Fico surpreso de tanta gente ficar calada diante da distorção grosseira dela. Até porque ela mesma já deixou bem claro que não é bem assim que ela pensa.

Já o seu, Presbiteriano, é deixar de perceber que é através das opiniões, contrastes e interações com outras pessoas que descobrimos quem somos.

Abraços!
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Luis Dantas
Contato:

Márcio escreveu:Muitos religiosos podem não ter fé em deus, mas não mais seriam religiosos, digamos, honestos ou genuínos, pois apenas se serviriam da estrutura religiosa para outros fins.

Mas esses "outros fins" são a verdadeira finalidade da religião, e inclusive do conceito de deus. Não faz sentido querer pôr a idéia de deus como centro e meta última da religião. Isso, sim, seria submissão sem sentido.

Ironicamente, não faz sentido mesmo se por acaso existir algum deus...

(...)
Também não critico a fé genuína, creio nela como uma força interna de cada um, mas critíco pseudos religiosos que se utilizam dessa fé alheia para de alguma forma enganar, tomar para sí a ''alma'' da pessoa incauta, tomar para si o fruto do trabalho honesto.

Como você bem diz, não é religiosidade genuína, é uma corrupção ou distorção da religião verdadeira. E bem grave, por sinal. O fato de que é muito frequente não muda a gravidade dessa distorção.

E você sabe que as religiões são muito resistentes à uma conexão com a realidade, isso porque querem impor a sua própria na cabeça dos seguidores.

De forma alguma. Se eu _soubesse_ disso, seria o primeiro a dizer que religião não presta. Religião que não quer conexão com a realidade é religião que traiu a si própria. Acontece, mas não _tem_ de acontecer.

Creio que a religião é apenas uma poderosa ferramenta de poder e domínio usado por alguns sobre muitos.

Dependendo da amostra que você pesquise, suponho que sim. Mas continuo achando uma pena que se jogue fora o bebê com a água da bacia.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Luis Dantas escreveu:
Márcio escreveu:Muitos religiosos podem não ter fé em deus, mas não mais seriam religiosos, digamos, honestos ou genuínos, pois apenas se serviriam da estrutura religiosa para outros fins.

Mas esses "outros fins" são a verdadeira finalidade da religião, e inclusive do conceito de deus. Não faz sentido querer pôr a idéia de deus como centro e meta última da religião. Isso, sim, seria submissão sem sentido.

(...)
Também não critico a fé genuína, creio nela como uma força interna de cada um, mas critíco pseudos religiosos que se utilizam dessa fé alheia para de alguma forma enganar, tomar para sí a ''alma'' da pessoa incauta, tomar para si o fruto do trabalho honesto.

Como você bem diz, não é religiosidade genuína, é uma corrupção ou distorção da religião verdadeira. E bem grave, por sinal. O fato de que é muito frequente não muda a gravidade dessa distorção.

E você sabe que as religiões são muito resistentes à uma conexão com a realidade, isso porque querem impor a sua própria na cabeça dos seguidores.

De forma alguma. Se eu _soubesse_ disso, seria o primeiro a dizer que religião não presta. Religião que não quer conexão com a realidade é religião que traiu a si própria. Acontece, mas não _tem_ de acontecer.

Creio que a religião é apenas uma poderosa ferramenta de poder e domínio usado por alguns sobre muitos.

Dependendo da amostra que você pesquise, suponho que sim. Mas continuo achando uma pena que se jogue fora o bebê com a água da bacia.

Dantas, me dê um exemplo então de alguma religião pura hoje em dia.
Este ''bebê'' vai sempre estar imerso até o pescoço na água suja da bacia, a água é pura, mas o ''bebê'' a contamina com suas imundices; acho que não precisamos disso sujando nossa água.

E atente para o estrito significado da palavra religião, para que possamos nos entender quanto as definições.

1-Serviço ou culto a deus, ou a uma divindade qualquer, expresso por meio de ritos, preces e observância do que se considera mandamento divino.
2-Sentimento consciente de dependência ou submissão que liga a criatura humana ao criador.
3-Crença ou doutrina religiosa; sistema dogmático e moral.
4-Veneração às coisas sagradas; crença, devoção, fé, piedade.
5-Tudo que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e indeclinável.
6-Ordem ou congregação religiosa.
7-(Filos.) Reconhecimento prático de nossa dependência de deus.
(Dicionário da língua portuguesa)com certeza.

Qualquer coisa fora disso, não seria mais religião.

Pode haver coisas boas e salutares (seu bebê), em religiões, poderia aqui citar muitas delas, retire todo o resto podre, fique apenas com aquelas e o que sobrar verás que não será mais religião.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Luis Dantas escreveu:O erro da Cida, sincero ou não, é confundir religião com submissão. Fico surpreso de tanta gente ficar calada diante da distorção grosseira dela.

Não confundo não... é fato.

Pessoas cedem à crença em algo superior a si próprios com o intuito de "caberem" no mundo circundante e com isso terem a vaga, porém "necessária" sensação de estarem "presentes", ao fazerem parte de "alguma coisa".

Necessária principalmente para indivíduos que não alimentam laços familiares estáveis e sentem muita falta disso... esses logo voltam-se à fé num deus pai e/ou à religiosidade para se sentirem "inseridos" em alguma coisa que lembre uma grande família. Aqui mesmo no RV temos muito disso nos encontros. Somos pessoas discriminadas, então, encontrar mais gente que pensa da mesma forma não deixa de ser uma manifestação de religiosidade PORÉM em nada semelhante à "vendida" pelas religiões institucionalizadas. Tratam-se de laços de amizade, ou não... :emoticon1:

Voltando às pretensas "distorções" observadas tão (mal) acuradamente... Falo das compensações quando comento sobre "necessidade" de religião... Compensações das mais bizarras. Conheço pessoas em que esse desejo de possuir laços de família com estranhos é tão intenso que até acham que nasceram no país "errado" quando abraçam religiões orientais, como o Budismo, por exemplo, que dá a idéia de não aceitar um deus criador, porém tem suas regrinhas e dogmas que satisfazem a sensação desses indivíduos de estarem "inseridos" em algo maior que a si próprios. :emoticon1:

Enquanto isso mal colocam em prática 1/75 do que é solicitado do praticante de tal doutrina filosófica oriental... :emoticon15: E ficam se "achando"... :emoticon19:
Editado pela última vez por Najma em 25 Jun 2006, 10:19, em um total de 1 vez.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luis Dantas escreveu:

Acho que religião é uma tentativa de entender o que Deus quer e de se comunicar com ele.

Entendo que religião não faz sentido se não houver nela alguma vantagem para nós, quer seja escapar do inferno ou ganhar o céu ou receber favores ainda nesta vida, caso contrário podemos esquecer Deus. É ele lá e nos cá. É mais ou menos isto o que diz o Eclesiastes: "Deus é incompreensível. Vivamos nossa vida da melhor maneira possível e não percamos tempo com ele".

Por outro lado, o livro de Jó é um exemplo de aceitação da vontade de um deus incompreensível e aparentemente injusto com base apenas no princípio de que, se vem de Deus então é bom e justo e não devemos discutir.

E não se esqueça de que "Islã" significa "submissão".

O que a Najma disse sobre a necessidade que algumas pessoas têm pertencerem a um grupo, de se sentirem aceitas e amadas, de se sentirem importantes por defenderem uma causa também é verdade.

A diferença é que, neste caso, a religião em si é apenas um detalhe, um pretexto e pode ser substituída por qualquer outra coisa: defesa do meio ambiente, uma ONG para proteger as crianças de rua, clube de biriba etc.

A religião em si só é importante se a pessoa quer se sentir menos insignificante diante da vastidão do universo e da certeza da morte. É reconfortante julgar-se a criação de um deus todo-poderoso que a ama e a protege e a destinou a alguma coisa importante nesta vida ou em outra.

Ainda assim, a religião pode ser qualquer uma que a satisfaça e muitos trocam de crença até achar uma onde se sintam bem, sem se preocupar com pequenos detalhes como o que é verdade e o que é mitologia.
Editado pela última vez por Fernando Silva em 25 Jun 2006, 10:34, em um total de 1 vez.

Luis Dantas
Contato:

Re.: Religião

Cida, você não é ninguém para ficar questionando escolhas e laços de outras pessoas. E sabe MUITO BEM disso. Ponha-se no seu lugar ou assuma as consequências.
Editado pela última vez por Luis Dantas em 25 Jun 2006, 10:31, em um total de 1 vez.

Luis Dantas
Contato:

Márcio, com certeza NÃO estamos usando as mesmas definições das palavras. Isso está claro. Como eu já disse, não considero que esse conceito de religião como virtual sinônimo de submissão a referenciais externos tenha utilidade prática. Ele confunde mais do que esclarece.

Para responder a uma de suas perguntas, não existe "religião pura", porque a função da religião não é, nem nunca foi, "purificar" nesse sentido tão auto-comiserado, auto-desmerecedor.

Infelizmente muitos que se consideram religiosos cometem essa confusão. Mas é uma confusão, e muito destrutiva. Religião é para autodescoberta e integração construtiva, e tem de ser validada e redescoberta a nível individual por meio das interações com outras pessoas.

Najma

Mensagem por Najma »

Luis Dantas escreveu:Cida, você não é ninguém para ficar questionando escolhas e laços de outras pessoas. E sabe MUITO BEM disso.

Nem você é "alguém" Dantas... mas creia-me, colocar palavras na minha boca, digo, dedos, não irá safá-lo do que acontece "de fato" consigo próprio... E você também sabe disso... :emoticon1:

Para o bem do bom debate, deixa de falar diretametne comigo, sim? E outra... chame-me por Lígia ou Najma. Cida é para suas íntimas... e não me encontro no seu círculo de intimidades.

Fora isso, pretender "vender" a sua religião, ou antes a pretensa "religiosidade" da forma como faz, sem segui-la, muito menos colocá-la em prática, é mentir. E o que é pior: mentir para si mesmo. O exemplo do que eu falo está inserido aqui mesmo... as questões puramente mundanas e a aparência do seu envoltório comportamental ainda lhe são de suma importância. Um budista saberia que isso é trivial e efêmero...

Cuide-se moço. E seja feliz... :emoticon1:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Fernando Silva escreveu:Acho que religião é uma tentativa de entender o que Deus quer e de se comunicar com ele.

Entendo que religião não faz sentido se não houver nela alguma vantagem para nós, quer seja escapar do inferno ou ganhar o céu ou receber favores ainda nesta vida, caso contrário podemos esquecer Deus. É ele lá e nos cá. É mais ou menos isto o que diz o Eclesiastes: "Deus é incompreensível. Vivamos nossa vida da melhor maneira possível e não percamos tempo com ele".

Por outro lado, o livro de Jó é um exemplo de aceitação da vontade de um deus incompreensível e aparentemente injusto com base apenas no princípio de que, se vem de Deus então é bom e justo e não devemos discutir.

E não se esqueça de que "Islã" significa "submissão".

O que a Najma disse sobre a necessidade que algumas pessoas têm pertencerem a um grupo, de se sentirem aceitas e amadas, de se sentirem importantes por defenderem uma causa também é verdade.

A diferença é que, neste caso, a religião em si é apenas um detalhe, um pretexto e pode ser substituída por qualquer outra coisa: defesa do meio ambiente, uma ONG para proteger as crianças de rua, clube de biriba etc.

A religião em si só é importante se a pessoa quer se sentir menos insignificante diante da vastidão do universo e da certeza da morte. É reconfortante julgar-se a criação de um deus todo-poderoso que a ama e a protege e a destinou a alguma coisa importante nesta vida ou em outra.

Ainda assim, a religião pode ser qualquer uma que a satisfaça e muitos trocam de crença até achar uma onde se sintam bem, sem se preocupar com pequenos detalhes como o que é verdade e o que é mitologia.

Perfeito, Fernandão!! Arrematou e colocou todos os pontos nos "ii"... :emoticon1:

Beijos
Imagem

mana_sibele

Mensagem por mana_sibele »

Pug escreveu:E para vc, o que significa religião?

Fico com esse conceito:

A opção etimológica de religar é a mais usada. Contudo, ainda aí, faz-se confusão. O termo vem do latim "religio" que parece derivar de "re + ligare". Com o prefixo iterativo "re" significaria um sentimento de vinculação, de obrigação para com o Ser Supremo. Não deve ser entendido como uma volta a Deus, porque nunca Dele estivemos separados.
Editado pela última vez por mana_sibele em 25 Jun 2006, 15:35, em um total de 1 vez.
Estou aqui para aprender um pouco mais com vocês. Precisando de mim estou as ordens.

Luis Dantas
Contato:

Eu não estava me dirigindo a você, Cida. Falando a seu respeito, sim, mas não é a mesma coisa.

Felicidades com seus shows.
Editado pela última vez por Luis Dantas em 25 Jun 2006, 11:28, em um total de 1 vez.

Najma

Mensagem por Najma »

Luis Dantas escreveu:Eu não estava me dirigindo a você, Cida. Falando a seu respeito, sim, mas não é a mesma coisa.

Típico... :emoticon19:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

"Não é a mesma coisa"... :emoticon1:

Prosseguindo: Religião, do meu ponto de vista puramente individual e próprio de mim mesma, é buscar estar em contato com a fonte geradora. Eu tenho a minha fonte geradora, Eu mesma, e uma religião: ela se chama Ligianismo.

Sem "mim" e a consciência de "mim mesma" o universo de átomos a superaglomerados, passando pelo reino animal em que me encontro pretensamente inserida, não existiria, logo, devo louvores e gratidão à minha existência acima de tudo e de todos, já que graças a mim mesma e à minha auto-consciência posso tomar conhecimento da existência de tudo mais que supostamente me rodeia... :emoticon19:

Respondendo a questões atávicas e inexpugnáveis com o Ligianismo:

- De onde vim?
De meus pais.

- Para onde vou?
Para onde minhas pernas e minha vontade me levarem...

O resto das questões transcendentes e escatológicas relativas à religiosidade são manifestações de onanismo mental a que não me disponho discutir. :emoticon1: O Ligianismo já me provê de tudo o que necessito... inclusive de amigos nas pessoas de confiança que certamente não estão comigo por mero acaso mas por meu merecimento pessoal e intransferível... :emoticon16:
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Para onde vou?

Falso.

Seria preciso o controlo de que não dispõe...vc não controla sua vida, aliás ninguém controla a própia vida, tem uma leve ilusão de que isso é possível...

Não interessa muito, fica só a lembrança da nossa insignificância...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Pug escreveu:
Para onde vou?

Falso.

Seria preciso o controlo de que não dispõe...vc não controla sua vida, aliás ninguém controla a própia vida, tem uma leve ilusão de que isso é possível...

Temos o mesmo controle sobre nossas vidas que as formigas que estão descendo o rio num tronco, rumo a uma cachoeira.
É pouco, é por pouco tempo, mas temos que fazer o melhor possível com o que temos.
Se não nos extinguirmos como espécie, talvez um dia tenhamos mais.

Najma

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:
Para onde vou?

Falso.

Somos apenas pó... virus que se desenvolvem sobre a casca enrugada de um maracujá de gaveta... :emoticon8: :emoticon11: O pior disso: virus que imaginam que estão fazendo parte de algo maior que apenas uma colônia viral.

Mas eu ainda vou onde quero até algum acontecimento randômico, perfeitamente de acordo com a natureza randômica da sucessão de eventos na vida, impedir-me de continuar indo onde quero... :emoticon1:
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Najma escreveu:
Pug escreveu:
Para onde vou?

Falso.

Somos apenas pó... virus que se desenvolvem sobre a casca enrugada de um maracujá de gaveta... :emoticon8: :emoticon11: O pior disso: virus que imaginam que estão fazendo parte de algo maior que apenas uma colônia viral.

Mas eu ainda vou onde quero até algum acontecimento randômico, perfeitamente de acordo com a natureza randômica da sucessão de eventos na vida, impedir-me de continuar indo onde quero... :emoticon1:

Impressionante como sabia aquilo que iria ter como resposta :emoticon1:

Ainda bem que pude ajudar a ajustar melhor sua visão.
Um pouco mais e ainda sai perfeita.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Com quais parâmetros você pretende julgar o que falo, Pug? :emoticon1:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

E outra... eventos randômicos são aleatórios. Estás a sugerir alguma "vontade" para a aleatoriedade dos tais eventos, Pug? :emoticon5:
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Estou achando que isso pode ser amor, um estranho amor, mas, amor.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Pug escreveu:
phillips escreveu:errou, eu disse acima que o ateu NÃO precisa ficar temendo nenhum deus e nem ter idéia dele.

O que não impede falar mais nele que alguns teístas...

Este tópico pode lhe dar uma boa idéia das nossas motivações ao defender nossa posição diante dos crentes:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=5014

cyrix

Mensagem por cyrix »

Como esse tópico cresceu... Acho que a Sibele está obtendo muito material para futura monografia de teologia dela... :emoticon16:
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

Hugo

Mensagem por Hugo »

Eu ainda quero saber o que se aprende na faculdade de teologia...

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Kramer escreveu:Eu ainda quero saber o que se aprende na faculdade de teologia...

Matricule-se em alguma e depois conte-nos.

DIG

Mensagem por DIG »

Márcio escreveu:
Kramer escreveu:Eu ainda quero saber o que se aprende na faculdade de teologia...

Matricule-se em alguma e depois conte-nos.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Trancado