O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Humana

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Human

Mensagem por Aranha »

Claudio Loredo escreveu:

Abmael,

E dai que a minha opção vegetariana tenha raizes no sentimental? O que me leva a ser vegetariano é o meu respeito para com os animais. Se você quiser chamar isto de sentimento, você está certo. Muitas vezes é melhor agir baseado em sentimentos do que agir baseado unicamente na razão fria.

- Vc não entendeu, não tenho nada contra seus sentimentos, acho-os até louváveis, o problema é você ficar racionalizando eles como se seu posicionamento fosse racional, a verdade é que seus sentimentos são pessoais e intransferíveis, não sinto pena alguma dos bifes que como, vou a churrascarias sem nenhum complexo de culpa, não adianta você ficar afirmando que animais são bonitinhos e fofinhos, assim como não adianta eu dizer prá você que adoro picanha e por isso não vou largá-la de jeito nenhum.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Corvo

Mensagem por Corvo »

Acauan escreveu:
Nós somos superiores aos animais.
[/color]

Ah não Acauan. Somos superiores em que sentido? Inteligência? O que te faz pensar que a inteligência é um critério de Superioridade, ou estar no topo da cadeia alimentar. Einstein é Superior a Pelé? E a Gazela de Tompson é inferior á Chita porquê? A Chita falha mais de 50% da vezes que tenta apanhar uma gazela.

Se eu fosse um falcão pensaria (se pudesse) que sou superior aos seres humanos, porque posso voar quando quero. Porque razão ter asas não é um critério de superioridade tão bom como a inteligência? OK, nós podemos voar. Mas temos de pagar bilhete. Nós podemos criar computadores, mas na verdade a maioria não sabe. No aproveitamento de todas as suas potencialidades, os animais até são melhores do que nós... que estamos sempre com desculpas para deixar para amanhâ o que podemos fazer hoje.

Posto isto, continuo a comer carne.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

corvo, você é esse corvo?
Imagem
:emoticon12:

Corvo

Re.: O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Humana

Mensagem por Corvo »

Esse aí é vergonha da espécie.

Corvo

Mensagem por Corvo »

E os senhores da terra são os Micróbios. Sem eles não sobreviveriamos 1 minuto. Mas se todos os animais e plantas desaparecessem da terra, os micróbios não teriam problema algum...

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Corvo escreveu:E os senhores da terra são os Micróbios. Sem eles não sobreviveriamos 1 minuto. Mas se todos os animais e plantas desaparecessem da terra, os micróbios não teriam problema algum...

1º-o que entendes por micróbios?
2º-milhares de espécies de micróbios dependem sim da existência de macróbios

essa treta de que uns são mais cruciais é sempre questionável, aconselho cautela neste tipo de afirmações...
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Corvo

Mensagem por Corvo »

Refiro-me aos procariotas. E milhares de espécies dependem dos macróbios? Em que sentido? Por acaso essas espécies se extinguiriam se os macróbios se extinguissem... mesmo sabendo que os micróbios podem evoluir rapidamente? Há alguma prova que o fim da espécie humana levaria á extinção das espécies de micróbios do nosso intestino de que dependemos? Não poderiam esses microbios adaptar-se a outras condições. dado o numero incrível de micróbios de cada espécie... a sua velocidade e autonomia de reprodução e evolução... bastaria que apenas um individuo da espécie, no meio de biliões, se adaptasse, para que a espécie sobrevivesse...

Ah... Lynn Margulis. :emoticon1:

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Seres humanos precisam comer. Eles consomem outros organismos para se alimentar, organismos que podem sentir dor ou não nesse processo.

Não me parece razoável que se deva escolher entre meus alimentos aquele que sentiu menos dor no processo. Isso é um critério arbitrário e subjetivo. Se um animal sente dor ao ser abatido, tanto pior para ele quando eu, alguém em posição superior na cadeia alimentar, quiser me alimentar dele.

A dor não confere privilégios, o desenvolvimento do mecanismo da dor nos animais superiores tem a ver com a sobrevivência no sentido de que quando sentem dor, "sabem" que algo está errado, e fogem daquilo que causou a dor, ou evitam fazer outra vez aquilo que provocou a dor, ou gritam por socorro. Ou seja, a dor é um alarme daqueles organismos para que eles detectassem ameaças e tomassem decisões.

Animais não desenvolveram esse mecanismo para que seus predadores sentissem pena deles. Não entendo porque o critério da dor possa ser decisivo na escolha entre os organismos a serem consumidos, quando outros critérios como teor nutritivo, energético e afinidade palatar parecem ser bem mais relevantes.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Corvo

Mensagem por Corvo »

Mas o critério da dor é importante se aplicado a seres humanos. Alguns extrapolam isto para todos os seres sensíveis. Os Budistas fazem isto... mas acho que para eles é uma questão de haver ou não necessidade. Não causar dor desnecessáriamente... ou algo parecido...

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Corvo escreveu:Mas o critério da dor é importante se aplicado a seres humanos. Alguns extrapolam isto para todos os seres sensíveis. Os Budistas fazem isto... mas acho que para eles é uma questão de haver ou não necessidade. Não causar dor desnecessáriamente... ou algo parecido...

Não. Na medida que seres humanos não são consumidos uns pelos outros ( a não ser tribos canibais ), o critério da dor ao qual eu me refiro não está defindo.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Cabeça, você rejeita o critério da dor e adota outro, o naturalista, da cadeia alimentar.
Só que enquanto você diz que o da dor é arbitrário e subjetivo, o natural também é. É natural fazer sexo e ter filhos, mas artificialmente evitamos isso pela nossa conveniência social.
Com a alimentação pode ou não se dar a mesma coisa, a diferença é que enquanto os anticoncepcionais são para o nosso benefício, o critério da dor é para o benefício dos animais. Se minha conveniência nutricional e gastronômica justifica o sofrimento dos animais, eu também poderia envenenar os cachorros que latem à noite quando quero dormir e, porque não, matar a vizinha (humana) chata.

Não é a primeira vez que eu falo: para mim, o critério da dor não é uma obrigação, é uma boa ação.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Falácia Evolucionista (na verdade, é uma caso particular da naturalista)
Certo comportamento ou hábito foi importante em nossa história evolutiva.
Logo manter este comportamento é correto.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Acauan escreveu:Claudio,

Nós somos superiores aos animais.

Acauan,

A vida dos animais é semelhante a nossa. Eles nascem, desenvolvem sentimentos pela mãe, brincam com os irmãos, aprendem as habilidades próprias de sua espécie, vivenciam todos os sentimentos e necessidades que conhecemos, interagem com o meio ambiente, tem sua própria individualidade e não podem escapar dela nem do seu corpo, eles sentem atração pelo sexo oposto, investem na conquista dos melhores parceiros, sonham, buscam o melhor para si e são capazes de se sacrificar pelo grupo. A vida dos seres humanos consiste basicamente nisto.

A diferença é que os humanos deram mais sorte. A evolução deu a eles as mãos e com elas os homens puderam construir artefatos e desenvolver sua inteligencia ao planejar o futuro. A habilidade manual nos levou a poder se comunicar melhor. Evoluimos por acidente e não porque somos melhores do que os outros animais. Simplesmente vivemos num planeta que nos privilegiou.

Somos melhores do que outros animais em matéria de pensamento, mas cada espécie é melhor do que a nossa em alguma coisa. Se o que nos diferencia deles é a inteligência, então chegou a hora de usar esta inteligência para viver harmoniosamente com os animais e a natureza. Usar nossos cerebros apenas para consumir a natureza é apenas fazer dele mais uma arma de destruição e não de construção.

Assim como nós temos nossos poesias e nossa arte, os animais também tem a deles. Há poesia na organização das matilhas, há poesia na arte da conquista em todos animais, há poesia em tudo na natureza e não devemos matar essa poesia.

O prazer que sentimos ao comer um bife não compesa todo o sofrimento que o animal teve que passar em toda sua vida até o momento de sua execução.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Res Cogitans escreveu:Falácia Evolucionista (na verdade, é uma caso particular da naturalista)

- Em nenhum momento o texto afirma isto.
Ben Parker

Res Cogitans

Abmael escreveu:
Res Cogitans escreveu:Falácia Evolucionista (na verdade, é uma caso particular da naturalista)

O texto da Sciam (eu tenho esta revista) é sobre evolução não sobre ética. O uso dele neste tópico que é uma falácia naturalista.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Res Cogitans escreveu:
Abmael escreveu:

O texto da Sciam (eu tenho esta revista) é sobre evolução não sobre ética. O uso dele neste tópico que é uma falácia naturalista.

- O tôpico é sobre evolução.
Ben Parker

Carmen

Mensagem por Carmen »

Claudio Loredo escreveu:

Eu nunca gostei de comer carne. Sempre comi carne apenas socialmente, para agradar os outros. Só que eu resolvi parar de comer carne de vez e não ter vergonha de dizer que sou um vegetariano.

Tomei esta decisão recentemente. Não sei se irei conseguir cumprir o propósito de deixar de comer carne, mas irei tentar. Pretendo nunca mais comer a carne de outros animais em minha vida.

Claudio, fiquei muito contente ao ler seu post, e espero que consiga cumprir seu intento de ser vegetariano.

Como sou mais antiga na "causa", :emoticon4: se precisar de dicas práticas, conte comigo !

Um abração !

Carmen

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Acauan escreveu:Só acredita nisto quem aprendeu zoologia com Walt Disney.
Chimpanzés são capazes de atos extremamente violentos, inclusive o assassinato puro e simples de membros de sua própria espécie.
Quem tem uma visão angelical dos bichos nunca deve ter visto um gato torturando um rato antes de matá-lo e depois ir embora, sem comê-lo.

E tem as orcas:

As orcas são muito inventivas, e de uma crueldade brincalhona impressionante nas suas matanças. Por vezes, atiram focas umas contra as outras, pelo ar, de modo a atordoá-las e matá-las. Enquanto que os salmões são, geralmente, caçados por uma orca isolada ou por pequenos grupos, os arenque são muitas vezes apanhados pela técnica da captura em carrossel: as orcas forçam os arenques a concentrarem-se numa bola apertada, cercando-os e assustando-os soltando bolhas de ar ou encandeando-os com o seu ventre branco. As orcas batem, então, com os lobos da cauda sobre o grupo arrebanhado, atordoando ou matando cerca de 10 a 15 arenques com cada pancada. A captura em carrossel só foi documentada na população masculina de baleias assassinas de Tysfjord (Noruega) e no caso de algumas espécies oceânicas de golfinhos. Os leões marinhos são mortos por golpes de cabeça ou pancadas com os lobos da cauda.

Outras técnicas mais especializadas são utilizadas por várias populações no mundo. Na Patagónia, as orcas alimentam-se de leões marinhos dos sul e crias de elefantes marinhos, forçando as presas a dar à costa, mesmo correndo o risco de elas mesmas ficarem, temporariamente, em terra. As orcas observam o que se passa à superfície, através de um comportamento designado de spyhopping, que lhes permite localizar focas a descansar sobre massas de gelo flutuante. A técnica consiste em criar uma onda que obrigue o animal a cair à água, onde outra orca o espera, para o matar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Orca
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Claudio Loredo
Contato:

Carmen escreveu:Claudio, fiquei muito contente ao ler seu post, e espero que consiga cumprir seu intento de ser vegetariano.

Como sou mais antiga na "causa", :emoticon4: se precisar de dicas práticas, conte comigo !

Um abração !

Carmen

Obrigado Carmen! Agora sou o mais novo vegan do RV! Pronto para defender a vida dos animais. :emoticon10:

Acredito que desta vez conseguirei cumprir meu propósito. Já tinha tentado outras vezes parar de comer carne de vez, mas sempre fracassava porque quando estava num almoço, em alguma casa junto com outras pessoas, e me ofereciam carne, eu ficava sem graça de dizer que não gostava, quando conseguia dizer isto, eu não tinha os argumentos para justificar minha decisão. Ficava constrangido.

Só que agora eu tenho bons argumentos. Quero deixar de comer carne para poder dizer as pessoas que não somos melhores do que os outros animais e temos que reconhecer isto até mesmo para o nosso próprio aperfeiçoamento. Por isso, acredito que desta vez conseguirei cumprir meu propósito, pois tenho como vencer a maior dificuldade que tinha para me tornar um vegetariano.

Não será dificil para mim deixar de comer carne, pois nunca gostei de carne. Dá um gosto ruim na boca quando a gente acaba de comer e sempre dá vontade de comer algo doce para tirar o gosto. Além disso, terei o maior prazer em explicar para as pessoas o porquê de ser um vegetariano sempre que necessário.

Res Cogitans

Cláudio escreveu:Obrigado Carmen! Agora sou o mais novo vegan do RV! Pronto para defender a vida dos animais.

Só que agora eu tenho bons argumentos. Quero deixar de comer carne para poder dizer as pessoas que não somos melhores do que os outros animais e temos que reconhecer isto até mesmo para o nosso próprio aperfeiçoamento. Por isso, acredito que desta vez conseguirei cumprir meu propósito, pois tenho como vencer a maior dificuldade que tinha para me tornar um vegetariano.

Não será dificil para mim deixar de comer carne, pois nunca gostei de carne. Dá um gosto ruim na boca quando a gente acaba de comer e sempre dá vontade de comer algo doce para tirar o gosto. Além disso, terei o maior prazer em explicar para as pessoas o porquê de ser um vegetariano sempre que necessário.

Criei um monstro. :emoticon12:

Claudio Loredo
Contato:

Res, Não entendi. :emoticon5:

Corvo

Mensagem por Corvo »

Ninguém publique argumentos a favor do Ecoterrorismo... por favor...

Hugo

Mensagem por Hugo »

O Res é vegetariano ou simplemente concorda com seus argumentos sem ainda tê-los aplicado na prática?

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Ainda preciso "evoluir" bastante para abandonar o hábito de comer carne.
Às refeições minha mulher faz montanhas de salada, dou apenas uma beliscada.
O paladar simplesmente não me agrada.
Já uma costela de porco frita no toucinho, é uma delícia. :emoticon16:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Pronto para defender a vida dos animais.

Imagem

Acredito que desta vez conseguirei cumprir meu propósito.

Imagem

Só que agora eu tenho bons argumentos.

Imagem

Quero deixar de comer carne para poder dizer as pessoas que não somos melhores do que os outros animais

Imagem

Imagem

temos que reconhecer isto até mesmo para o nosso próprio aperfeiçoamento.

Imagem

, acredito que desta vez conseguirei cumprir meu propósito,

Imagem

Imagem

Imagem

pois nunca gostei de carne.

Imagem

Dá um gosto ruim na boca quando a gente acaba de comer e sempre dá vontade de comer algo doce para tirar o gosto.

Imagem

Além disso, terei o maior prazer em explicar para as pessoas o porquê de ser um vegetariano sempre que necessário.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem[/quote]
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 26 Jun 2006, 15:53, em um total de 3 vezes.

Trancado