Religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Religião

Mensagem por Fernando Silva »

juliana paula bueno costa escreveu:Me prove que ele não existe. A prova você também não acredita, para que ficar gastando palavras... Eu creio na biblia ela é minha prova.

Nós não afirmamos que ele não existe, portanto não temos que provar nada.
Quem afirma que alguma coisa existe é quem tem que provar.
E é você que afirma que os deuses das outras religiões não existem (ou que são o demônio), então também tem que provar.

Não inverta as coisas.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Eu creio na biblia ela é minha prova.

Qual Bíblia? A católica, a protestante, a etíope?
Qual tradução?

Por que você acredita na Bíblia e não acredita no Alcorão?
Qual foi o seu critério?

Pug

Mensagem por Pug »

Najma escreveu:
Pug escreveu:
Najma escreveu:
Pug escreveu:
Najma escreveu:E outra... eventos randômicos são aleatórios. Estás a sugerir alguma "vontade" para a aleatoriedade dos tais eventos, Pug? :emoticon5:

Desconheço o que significa a "vontade"

Eu SEI disso... mas é estranho você não reconhecer a randomicidade dos eventos... ou dar a entender que não. :emoticon1:

Seja cooperante :emoticon2:
Não era essa a resposta que previa :emoticon12:

Não sou previsível... :emoticon14: E também falo sempre a mesma coisa. Só preste mais atenção... :emoticon12:

Apreciei esse aparente paradoxo entre imprevisibilidade e previsibilidade...

...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Fernando Silva escreveu:Por que você acredita na Bíblia e não acredita no Alcorão?
Qual foi o seu critério?

Ela leu a Bíblia e não leu o Alcorão. :D :D
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Malamen escreveu:
Fernando Silva escreveu:Por que você acredita na Bíblia e não acredita no Alcorão?
Qual foi o seu critério?

Ela leu a Bíblia e não leu o Alcorão. :D :D

Pura sabedoria :emoticon12:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Hugo

Mensagem por Hugo »

juliana paula bueno costa escreveu:Prove que deus existe.

Não gosto de fazer militância ateísta, mas já que você veio aqui, não vou deixá-la desapontada...

Esse argumento é falacioso. Inversão do ônus da prova pura e simples. Incapacidade de negar a existência de algo não significa que esta coisa exista.
Se não conseguir entender, aqui vai um exemplo bem didático:
http://www.youtube.com/watch?v=nVQoxrrM ... 20atheists

RUSSELL NELES!!!

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Cida, quanta pretensão nesse seu novo link da assinatura... cai na real, vai. Com quarenta anos já era para você ter alguma maturidade, ou pelo menos senso de ridículo.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Mussolim Bucetê

Mensagem por Mussolim Bucetê »

Pug escreveu:
Mussolim Bucetê escreveu:
Pug escreveu:
já eu acredito que de certa forma não existe ninguém irreligioso.

Não entendi.

Tudo na nossa sociedade é religião...não existe ninguém de fora...

E por isso somos todos religiosos?

Não seria melhor dizer que fazemos simplesmente parte de todo esse processo e só?
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Luis Dantas
Contato:

Mussolim Bucetê escreveu:E por isso somos todos religiosos?

Não seria melhor dizer que fazemos simplesmente parte de todo esse processo e só?

Seria. Mas essa possibilidade foi perdida quando veio essa idéia um tanto delirante de "não ter religião"...

por uma necessidade de clareza, gente como eu e Pug se sente então motivada a esclarecer as coisas.

Não consigo imaginar como seria uma pessoa sem religião. Mas se entendo o que vocês que alegam não ter nenhuma realmente querem dizer, teria muitos traços de paranóia e uma vaidade bastante inflada.

E nem por isso seria "mais racional" ou menos supersticiosa do que qualquer outra pessoa. Por isso não vejo utilidade ou mesmo significado verdadeiro nessa idéia.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Luis Dantas
Contato:

Fernando Silva escreveu:
Pug escreveu:
phillips escreveu:errou, eu disse acima que o ateu NÃO precisa ficar temendo nenhum deus e nem ter idéia dele.

O que não impede falar mais nele que alguns teístas...

Este tópico pode lhe dar uma boa idéia das nossas motivações ao defender nossa posição diante dos crentes:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=5014

Isso é motivo para combater os preconceitos e discriminações, não para alimentá-los, Fernando...

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Luis Dantas escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Pug escreveu:
phillips escreveu:errou, eu disse acima que o ateu NÃO precisa ficar temendo nenhum deus e nem ter idéia dele.

O que não impede falar mais nele que alguns teístas...

Este tópico pode lhe dar uma boa idéia das nossas motivações ao defender nossa posição diante dos crentes:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=5014

Perfeito, Fernandão! :emoticon45:

Beijos!
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Luis Dantas escreveu:Eu não estava me dirigindo a você, Cida. Falando a seu respeito, sim, mas não é a mesma coisa.

Felicidades com seus shows.

Luis Dantas escreveu:Cida, quanta pretensão nesse seu novo link da assinatura... cai na real, vai. Com quarenta anos já era para você ter alguma maturidade, ou pelo menos senso de ridículo.

Quanta incoerência... Imagem

Pobre Brasil... até quando? :emoticon19: :emoticon13:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:
Najma escreveu: Não sou previsível... :emoticon14: E também falo sempre a mesma coisa. Só preste mais atenção... :emoticon12:

Apreciei esse aparente paradoxo entre imprevisibilidade e previsibilidade...

...

Qual parte? :emoticon1:
Imagem

Edson Jr

Re: Religião

Mensagem por Edson Jr »

Elremosh Deff escreveu:
Edson Jr escreveu:
mana_sibele escreveu:Conceitue você o que é religião
Fique livre para responder

Na minha opinião, a religião é uma conseqüência natural, mas não necessária, advinda da inclinação humana de pertencer a algum grupo ou algo maior.

GRAAAAAAAAAANDE EDSON!!!!

Sumido porra!!!

Oi Leo!

É que estou muito ocupado mesmo. Casei, tô cheio de dívidas e estudando muito para conseguir outra matrícula no magistério!

Mas um dia...espero...as coisas vão acalmar e terei mais tempo!

Um grande abraço, amigo!

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Luis Dantas escreveu:

Seria. Mas essa possibilidade foi perdida quando veio essa idéia um tanto delirante de "não ter religião"...

por uma necessidade de clareza, gente como eu e Pug se sente então motivada a esclarecer as coisas.

Não consigo imaginar como seria uma pessoa sem religião. Mas se entendo o que vocês que alegam não ter nenhuma realmente querem dizer, teria muitos traços de paranóia e uma vaidade bastante inflada.

E nem por isso seria "mais racional" ou menos supersticiosa do que qualquer outra pessoa. Por isso não vejo utilidade ou mesmo significado verdadeiro nessa idéia.

Estou curioso Dantas, me diga, qual o seu conceito de religião, o que essa palavra significa para você?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Luis Dantas
Contato:

Márcio escreveu:qual o seu conceito de religião, o que essa palavra significa para você?

Como eu já disse algumas mensagens atrás, está em http://www.dantas.com/budismo/religiao.htm - mas vou redefinir para não ficar muito estático: para mim religião é a atividade de procurar o melhor equilíbrio entre as necessidades básicas de autenticidade e de integração.

Embora muita gente acabe apelando para um conceito de divindade nesse processo, esse não é um fundamento da religião. Pelo contrário, é algo bastante opcional e não raro prejudicial à religiosidade.

Aos meus olhos, alguém que diz "não ter religião" está ou rejeitando simplesmente algum conjunto de _religiões organizadas_ ou fascinado pela fantasia de ser mais sábio e mais intuitivo do que todos à sua volta.

Márcio
Contato:

Re.: Religião

Mensagem por Márcio »

Neste sentido que tu propõe, até concordo contigo.

Mas pra mim isso deve ter outro nome, aprendí que religião está sempre associada à uma (ou mais)figura divina, é a procura de respostas, diria até de sí mesmo, tendo como ponto de referência aquilo que se supõe perfeito em todos os sentidos, ou seja, deus.

Acho também que doutrinas poderiam até se nortear em conceitos morais e filosóficos sem necessariamente eleger um deus, e à partir disso procurar gerar ensinamentos para uma boa vivência social.

Ou seria tudo filosofia?

Filosofia religiosa, filosofia cética, filosofia social, filosofia científica, filosofia...enfim.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Luis Dantas
Contato:

Márcio escreveu:Neste sentido que tu propõe, até concordo contigo.

Obrigado.

Mas pra mim isso deve ter outro nome,

Evidentemente você não é o único.

aprendi que religião está sempre associada à uma (ou mais) figura divina,

Isso é o que muitos dizem ou mesmo crêem sinceramente, mas não é a verdade. Aliás, se não espalhassem tanto essa lorota, muitos religiosos carregariam menos culpa desnecessária. Na prática crer em Deus não costuma fazer muita diferença, MESMO DENTRO DE UMA RELIGIÃO TEÍSTA. E nem deveria, já que não é algo que se pode realmente controlar.

é a procura de respostas, diria até de sí mesmo,

Certo.

tendo como ponto de referência aquilo que se supõe perfeito em todos os sentidos, ou seja, deus.

Não sei quanto a você, mas eu sempre achei essa idéia muito forçada. Que tipo de conexão posso fazer com uma idéia tão claramente fictícia?

Historicamente, é fácil constatar que essa idéia de religião como submissão envergonhada a um ideal transcendente nunca foi tão popular assim. Os deuses gregos não tinham nada de perfeição, por exemplo. Muitas religiões tradicionais, inclusive o Judaísmo e o Xintoísmo, querem saber é de cultivar harmonia dentro da sociedade e comprovadamente dão importância menor à idéia de crer em D'us ou nos Kami.

Isso para não falar em crenças mais complexadas como o Espiritismo e outras que nem vou mencionar pelo nome, que acabam caindo na desonestidade de insistir que não são religiões e não envolvem crença ou superstição.

Eu não apóio a submissão à religião - mesmo o Islã, apesar do nome, pode e deve receber a contribuição do discernimento e da escolha consciente de seus praticantes - mas ficar alimentando essas fantasias de ser o bambambam que está "acima dessas coisas imaturas" como autoconhecimento e partilha saudável (que é o que a religião realmente deveria ser) é simplesmente cair no outro extremo e em armadilhas de outro tipo. Não convém.

Acho também que doutrinas poderiam até se nortear em conceitos morais e filosóficos sem necessariamente eleger um deus, e à partir disso procurar gerar ensinamentos para uma boa vivência social.

Poderiam sim, deveriam inclusive, e muitas vezes o fazem. Repare que mesmo em grupos cristãos não se fica sempre simplesmente falando de Deus. Quem tem juízo e discernimento percebe que é preciso trazer situações e pessoas reais à mesa. Crer em Deus pode ser um obstáculo, mas não o é necessariamente.

Ou seria tudo filosofia?

Filosofia religiosa, filosofia cética, filosofia social, filosofia científica, filosofia...enfim.

Eu prefiro chamar de religião, porque não acho que crer ou descrer de Deus faça muita diferença - e na prática não vejo nenhuma outra diferença digna de nota.

Mussolim Bucetê

Luis Dantas escreveu:

[color=#80d0ff]Seria. Mas essa possibilidade foi perdida quando veio essa idéia um tanto delirante de "não ter religião"...

Pois eu não tenho religião e não acho isso um delírio de maneira nenhuma. Mas gosto de ler e até participar, de algumas, para entender como uma pessoa ainda tem esse tipo de vida, onde só se é encontrado a paz em um monte de pedras.

Por meio da religião? De um Deus? Se isso faz vc se sentir tão melhor assim, então continue, mas não seja fanático.

Não consigo imaginar como seria uma pessoa sem religião.

Prazer, o meu nome é Henrique.
Mas se entendo o que vocês que alegam não ter nenhuma realmente querem dizer, teria muitos traços de paranóia e uma vaidade bastante inflada.

???????

As religiões, Deuses, crendices isso só gera um mundo onde os mais “sábios” dominará os mais necessitados de um “amparo espiritual”. Quer vc queira quer não, mas o melhor meio de fazer uma pessoa acreditar em Deus é pelo desespero e pelo medo (Juliana...). Esses dois itens são responsáveis pela manutenção da fé há anos, consciente ou inconscientemente, podendo ser de um nível bastante elevado ou apenas de forma bem oculta. Sempre que houver esse conceito de “entender o que Deus quer”, haverá um que adaptará ao seu conceito, e com isso, reunindo adeptos. (Consegue dizer quantos religiões existem?) E assim o ciclo se renova outra vez...
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Najma

Mensagem por Najma »

É assim, Henrique:

Quem não tem parâmetros de entendimento de como se comportar perante a vida por falta de uma boa educação na infância, ou por algum trauma de bloqueio que impede de ter os tais parâmetros para uma boa convivência em sociedade, vai buscar em algum método religioso, alguma doutrina, aquilo que falta, ou seja, os tais parâmetros para conseguir conviver com os demais e sentir-se "inserido" na sociedade, mesmo que através de um grupo religioso, seja lá de qual denominaçào for, seja ou não teísta... :emoticon1:

Não se preocupe. Você não está errado em não ter religião alguma. Se você só babar no travesseiro e não tiver impulsos homicidas a uma simples contrariedade, está isento de "necessitar" seguir com as rédeas curtas de uma religião qualquer. :emoticon1: Ou poderá segui-las por "esporte"... :emoticon1:
Imagem

juliana paula bueno costa
Contato:

Mensagem por juliana paula bueno costa »

Fernando Silva escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:Me prove que ele não existe. A prova você também não acredita, para que ficar gastando palavras... Eu creio na biblia ela é minha prova.

E é você que afirma que os deuses das outras religiões não existem (ou que são o demônio), então também tem que provar.

Não inverta as coisas.

Mas, eu nunca falei no deus de ninguém, muito menos que são demônios. :emoticon13:

Agora eu afirmo mesmo,não acredito em um outro que não sejo o meu Senhor! Aquele que era, aquele que é aquele que há de vir.Nunca critiquei religião de ninguém! :emoticon19:

Mussolim Bucetê

"Religião" deriva do latim "re-ligare", que significa, precisamente, "religar". Religar a entidades superiores.

Então por que aqui, está surgindo um novo conceito para essa palavra?

Najma

Mensagem por Najma »

Mussolim Bucetê escreveu:"Religião" deriva do latim "re-ligare", que significa, precisamente, "religar". Religar a entidades superiores.

Então por que aqui, está surgindo um novo conceito para essa palavra?

Eis a distorção a que me referi no meu primeiro post aqui neste tópico.

Parece... e eu não quero ser nem um pouco preconceituosa nem desejo que me vejam desta forma mas enfim... PARECE que isso se deve ao fato de termos um budista proselitista e um maometano agnóstico no meio de nós... :emoticon1:
Imagem

Mussolim Bucetê

juliana paula bueno costa escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Não inverta as coisas.

Mas, eu nunca falei no deus de ninguém, muito menos que são demônios. :emoticon13:

Agora eu afirmo mesmo,não acredito em um outro que não sejo o meu Senhor! Aquele que era, aquele que é aquele que há de vir.Nunca critiquei religião de ninguém! :emoticon19:

Mas o que vc acha de Júpiter, Huitzilopochtli, Tezcatlipoca, Quetzalcoatl, Xiehtecutli, Tlazolteotl, Tzitzimitles, Dis, Tarves, Sutekh, Éfeso, Plutão e muito vários, e vários, e vários, e vários, e vários... ... e vários outros Deuses?

Para as outras religiões Jeová (Espírito Santo) também é um demônio...

juliana paula bueno costa
Contato:

Mensagem por juliana paula bueno costa »

Kramer escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:Prove que deus existe.

Não gosto de fazer militância ateísta, mas já que você veio aqui, não vou deixá-la desapontada...

Esse argumento é falacioso. Inversão do ônus da prova pura e simples. Incapacidade de negar a existência de algo não significa que esta coisa exista.
Se não conseguir entender, aqui vai um exemplo bem didático:
http://www.youtube.com/watch?v=nVQoxrrM ... 20atheists

RUSSELL NELES!!!

Tá,mais que eu não entendo é que, se voc~es não acreditam,porque ficar tocando tanto em um assunto que não enteressa vocês. Quando não creio em algo não gasto meu tempo com isso, já vocês eu penso que que no fundo, no fundo vocês acreditam queexiste um Deus sim, caso contrário não ficariam tentando tentando descobrir algo que é tão visível.

Trancado