rapha... escreveu:Poindexter, na página de número 6, lhe fiz uma pergunta. Poderia respondê-la?
Agradeço desde já.
Obrigado por me lembrar, rapha.
Pôxa, cara, só se pode falar em "Família" no sentido de malhar? O Res já abriu o tópico malhando e, logo após eu ter mencionado ela em sentido exaltativo você já me vem falar no corrompimento dela?
Veja, rapha... o que corrompe a Família...
Muitas coisas podem corrompê-la... desde a má formação dela (por exemplo, duas pessoas que se casam só tendo se conhecido por uma semana, por exemplo) até vícios como o do álcool ou da cocaína, mas, de forma geral, estes fatores todos se traduzem, em minha opinião, em duas grandes vertentes: a interna e a externa.
A vertente interna é aquela que se traduz nos defeitos dos próprios membros da família: alcoolismo, drogas, má formação dada às crianças, o cônjuge que "pula a cerca", a formação da família através de duas pessoas que só se conhecem há uma semana...
Já a vertente externa é aquela que vem de fora. Logicamente, a eficiência desta vertente externa depende das fraquezas dos membros da família, estando desta forma ligada à vertente interna.
Como exemplo disso, temos principalmente a grandiosa campanha anti-família que vem sendo feita na Mídia há anos, principalmente desde a década de 80.
As novelas são peça-chave nessa campanha: é quase só sexo repleto de traição e marido batendo na mulher. É "Dona Beija" para lá, "Tieta" para cá, "Presença de Anita" acolá... pinta-se a família tradicional simplesmente como uma entidade infeliz e fadada ao fracasso... em metade das famílias e dos casamentos que se vê na novela, ou alguém se casou por dinheiro, ou porque foi chantageado pelo vilão/vilã da novela, ou foi vendido pelo pai porque este deve ao vilão/vilã da novela, e por aí vai.
Hoje em dia, quando se fala que é casado até tem que se ouvir a nojenta piadinha (me dá vontade de dar um murro na cara quando alguém a profere): "casou CONTRA quem"?
Já tive que ouvi-la duas vezes, e me deu vontade de responder: "contra a tua mãe!"
E pior: é propaganda de mulher pelada em tudo o que é esquina. Há agora outdoors de casas de prostituição famosas em plenas avenidas, de forma que qualquer criança de 7 anos anda pela rua e vê escrito coisas do tipo: "Gruta Azul: venha sentir o prazer".
Isso sem falar em outra frente terrível: a campanha pela liberalização do aborto (crime MÁXIMO contra a Família: uma "mãe" MATAR um filho sem ser em Legítima defesa, é a NEGAÇÃO MÁXIMA de tudo o que a Família, enquanto instituição, significa)!
Essas pragas é que vêm corrompendo a Família, rapha...
Não tô dizendo que todos os primos, noras e tios de todo mundo são verdadeiras maravilhas. Não estou dizendo que não podemos gostar mais de amigos do que primos e tios. Só que acho errado que se fique gradativamente vilipendiando esta instituição que, quer se queira quer não, nos passa e nos paga os ensinamentos mais básicos de nossas vidas e o alimento quando somos pequenos demais para sabermos de qualquer coisa, que é a Família.
Não queria repetir o slogan, mas, dadas estas características tão nobres da Família, não tenho como não repetir: Viva a Família!