O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Humana

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Hugo

Re: Re.: O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Human

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
videomaker escreveu:Desculpe-me , mas tenho que descordar , tais sentimentos estao restriros ao seres RACIONAIS !
Tudo no animal e instinto basico , o filhote nao sente saudades da maezinha dele quando ela fica longe , apenas sabe por instinto que ali esta sua condicao de sobre vida !

Assim como os bebês.

Só pra ficar claro , nenhum dos dois habitam um espirito , certo ?
Se sua resposta é sim , tá explicado a tua posïcão !

Os animais vivem dentro de espíritos? Eu, hein! :emoticon12:
Falando sério, não vejo qual a diferença entre um bebê animal e um humano.

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
videomaker escreveu:Desculpe-me , mas tenho que descordar , tais sentimentos estao restriros ao seres RACIONAIS !
Tudo no animal e instinto basico , o filhote nao sente saudades da maezinha dele quando ela fica longe , apenas sabe por instinto que ali esta sua condicao de sobre vida !

Assim como os bebês.

- Dá prá levar a discussão sem baboseira espírita?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Abmael escreveu:- Creio que o cabeça não está afirmando que o sofrimento causado a outros não é critério para NADA e sim que não é critério para alimentação.

Sim, eu sei, o que eu estou questionando é o que a alimentação tem de especial que podemos nos dar ao luxo de provocar tanto sofrimento quanto conveniente para suprí-la.

Agora, se ele está dizendo apenas que na evolução humana o reconhecimento do sofrimento da vítima nunca constituiu critério para seleção do alimento, isso é verdade, mas aí restaria saber qual a pertinência disso com "não me parece razoável que se deva escolher entre meus alimentos aquele que sentiu menos dor no processo", só por ser um critério subjetivo. Também é por questões subjetivas que achamos errado fazer a vizinha chata sofrer e nem por isso dizemos "não tem nada a ver pensar no sofrimento dela, pois é uma questão subjetiva".

Uma coisa é dizer que o fato do alimento sofrer não o torna biologicamente inadequado, quanto a isso só é possível concordar. Porém, o consumo da carne (tópico) é uma questão de dimensões biológicas e morais (aliás, esses dois são os principais motivos pelos quais existem vegetarianos).
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Flavio Costa
Contato:

Re.: O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Humana

Quer dizer, o sofrimento do animal não tem maiores consequências biológicas, mas isso não quer dizer que não possui consequências de nenhuma natureza e, por isso, pode ser ignorado sem questionamento.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Kramer escreveu:
videomaker escreveu:
Kramer escreveu:

Assim como os bebês.

Os animais vivem dentro de espíritos? Eu, hein! :emoticon12:
Falando sério, não vejo qual a diferença entre um bebê animal e um humano.

Adimita , Gente e animal e bacterias tem o mesmo valor , quando se fala de vida ! só admita .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Abmael escreveu:
videomaker escreveu:
Kramer escreveu:

Assim como os bebês.

- Dá prá levar a discussão sem baboseira espírita?

Abraços,

Dá ! , adoro picanha de suino ! pronto . :emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Hugo

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:
Adimita , Gente e animal e bacterias tem o mesmo valor , quando se fala de vida ! só admita .

O que o faz pensar que conhece minha opinião é que ela é tão ridícula? Se a crença sem fundamentos de que certos seres tem almas e outros não é o que você utiliza para impor limites à sua moral, apenas confirma o que eu havia dito em outro tópico de que seu comportamento não é baseado em nenhum tipo de reflexão. Se a sua religião dissesse que negros não tem almas, você apoiaria a escravidão.

Respondendo à pergunta: há uma grande diferença entre esses seres. Humanos e animais sentem dor e bactérias não, por exemplo.

videomaker

Kramer escreveu:
videomaker escreveu:

O que o faz pensar que conhece minha opinião é que ela é tão ridícula? Se a crença sem fundamentos de que certos seres tem almas e outros não é o que você utiliza para impor limites à sua moral, apenas confirma o que eu havia dito em outro tópico de que seu comportamento não é baseado em nenhum tipo de reflexão. Se a sua religião dissesse que negros não tem almas, você apoiaria a escravidão.

Respondendo à pergunta: humanos e animais sentem dor. Bactérias não.

Tentar colocar seres humanos e animais no mesmo bojo , já é o flagrante do que vc pensa !
Não me venha com essa conversa de Eu respeito todo ser vivo , pois faz parte da minha moral e etc .
Otimo que vc seja assim , muito bom .
Agora , se vc acha que um animal tem a relacão de dor igualzinho ao que qualquer sujeito que pensa e sabe porque sofre , só tenho a lamentar ...

Hugo

Mensagem por Hugo »

Videomaker, você está dizendo que o ser tem que ser racional pra sentir dor?

Se sim, encerro minha discussão com você aqui.

videomaker

Kramer escreveu:Videomaker, você está dizendo que o ser tem que ser racional pra sentir dor?

Achar que um cachoro questiona porque sofre , beira ao que Kramer ?
A relacão dor não pode ser a mesma ...
Sabe cara , pode parar mesmo !
:emoticon4:

Hugo

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:
Kramer escreveu:Videomaker, você está dizendo que o ser tem que ser racional pra sentir dor?

É óbvio que o cachorro não gosta de dor tanto quanto um humano!
Já deu um chute em um?

Esse argumento contra o vegetarianismo deve ser o mais ridículo de todos.

videomaker

Kramer escreveu:
videomaker escreveu:

É óbvio que o cachorro não gosta de dor tanto quanto um humano!
Já deu um chute em um?

Esse argumento contra o vegetarianismo deve ser o mais ridículo de todos.

Deve ser assim : Maldito ser que anda em pé , porque me chutas ?
Vou da-lhe uma mordida e vc vai ter que tomar dez injecões nesse teu barrigão ...
Se for um pit bull então , vai pensar EU SOU FODA ...
:emoticon13:

Hugo

Mensagem por Hugo »

Se você acha que cachorros não se importam com dor, vá chutar alguns.
Terá uma surpresa! :emoticon4:

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Imagem
*aaahhhh... animais nao têm espiritos e por isso o homem eh superior...*
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Carmen escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

Creio não existir preconceito contra vegetarianos.

O debate está apenas no campo das idéias.

Existe preconceito contra tudo que fuja do "normal", Encosto.

Isso é diferente.

Na verdade, comer carne gorda deixa a pessoa com uma imagem de quem não se cuida. Assim como um fumante ou alguém que bebe.

É "cult" ser vegetariano. A minha namorada é uma metida a vegetariana e eu noto isso.

Quem sofre preconceito sou eu quando frequento restaurantes: Não pegou nada de salada ( só a de batata com maionese). E falo sério. Todo mundo ri porque eu só como carnes ou massas.

E ficam dando toques sobre a minha saude futura.

Voltando ao assunto, criticamos esta tentativa de classificar quem mata bichinhos como seres imorais. O cabeça está defendendo muito bem os comedores de carne.

Não criticamos o paladar de ninguém.

Creio que essa tentativa de se passar por vitima não cola. Digo isso por conhecimento próprio: Não existe preconceito contra comedores de mato.

Se existe, conte ai oque anda acontecendo com você. :emoticon16:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:

Você já se questionou por quê todo mundo trata você como um trouxa nesse forum?
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

DIG

Mensagem por DIG »

Não seria porquê ele o é :emoticon12: ?

Flavio Costa
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Quem sofre preconceito sou eu quando frequento restaurantes: Não pegou nada de salada ( só a de batata com maionese). E falo sério. Todo mundo ri porque eu só como carnes ou massas.

Pensando nisso, todo mundo sofre preconceito quando se juntam pelo menos duas pessoas que fazem algo diferente.

Ateu sofre preconceito por ser desalmado.
Crente sofre preconceito por não ter senso crítico.
Vegetariano sofre preconceito por ser arrogante.
Carnívoro sofre preconceito por ser cruel.
Branco sofre preconceito por ser burguês.
Negro sofre preconceito por ser bandido.
Monogâmico sofre preconceito por ser conservador.
Descompromissado sofre preconceito por ser promíscuo.
Rico sofre preconceito por ser egoísta.
Pobre sofre preconceito por ser vagabundo.
Homem sofre preconceito por ser infiel.
Mulher sofre preconceito por ser pior profissional.

Seja o que você for, será criticado, isso não é privilégio de um grupo. Até o "normal" é criticado. O problema todo está na auto-estima, como as pessoas dificilmente escapam da tendência perniciosa de se comparar com os outros, acabam empurrando os outros para baixo, isso massageia o próprio ego.

Quem nunca foi alvo de alguma forma de preconceito, quem nunca foi enxovalhado por um grupinho que aproveitou a oportunidade para exibir uma falsa superioridade, que atire a primeira pedra.
- William Shakespeare
- William James

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Flavio Costa escreveu:
Abmael escreveu:- Creio que o cabeça não está afirmando que o sofrimento causado a outros não é critério para NADA e sim que não é critério para alimentação.

Sim, eu sei, o que eu estou questionando é o que a alimentação tem de especial que podemos nos dar ao luxo de provocar tanto sofrimento quanto conveniente para suprí-la.

Agora, se ele está dizendo apenas que na evolução humana o reconhecimento do sofrimento da vítima nunca constituiu critério para seleção do alimento, isso é verdade, mas aí restaria saber qual a pertinência disso com "não me parece razoável que se deva escolher entre meus alimentos aquele que sentiu menos dor no processo", só por ser um critério subjetivo. Também é por questões subjetivas que achamos errado fazer a vizinha chata sofrer e nem por isso dizemos "não tem nada a ver pensar no sofrimento dela, pois é uma questão subjetiva".

Uma coisa é dizer que o fato do alimento sofrer não o torna biologicamente inadequado, quanto a isso só é possível concordar. Porém, o consumo da carne (tópico) é uma questão de dimensões biológicas e morais (aliás, esses dois são os principais motivos pelos quais existem vegetarianos).

- Entendi....

- Naturalmente eu tenho objeções, mas vou ficar na minha para não tumultuar, já que a discussão é com o cabeça.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Washington

Mensagem por Washington »

Flavio Costa escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Quem sofre preconceito sou eu quando frequento restaurantes: Não pegou nada de salada ( só a de batata com maionese). E falo sério. Todo mundo ri porque eu só como carnes ou massas.

Pensando nisso, todo mundo sofre preconceito quando se juntam pelo menos duas pessoas que fazem algo diferente.

Ateu sofre preconceito por ser desalmado.
Crente sofre preconceito por não ter senso crítico.
Vegetariano sofre preconceito por ser arrogante.
Carnívoro sofre preconceito por ser cruel.
Branco sofre preconceito por ser burguês.
Negro sofre preconceito por ser bandido.
Monogâmico sofre preconceito por ser conservador.
Descompromissado sofre preconceito por ser promíscuo.
Rico sofre preconceito por ser egoísta.
Pobre sofre preconceito por ser vagabundo.
Homem sofre preconceito por ser infiel.
Mulher sofre preconceito por ser pior profissional.

Seja o que você for, será criticado, isso não é privilégio de um grupo. Até o "normal" é criticado. O problema todo está na auto-estima, como as pessoas dificilmente escapam da tendência perniciosa de se comparar com os outros, acabam empurrando os outros para baixo, isso massageia o próprio ego.

Quem nunca foi alvo de alguma forma de preconceito, quem nunca foi enxovalhado por um grupinho que aproveitou a oportunidade para exibir uma falsa superioridade, que atire a primeira pedra.

O que o Encosto disse é o que se vê.

Em grupos de pessoas que combinem baixa instrução e ou renda, ser vegetariano é coisa do outro mundo ou coisa de "viado".

Grupos tipicamente masculinos é a mesma coisa. Cerveja, carne, cerveja, carne... Qualquer coisa fora disso... Não tem cabimento.
Agora, quando saio com a namorada, mais um amigo e sua namorada é tal de japonês, salada disso e etc. Se pedir uma picanha mal passada...

Ao ver a mensagem do Encosto, lembrei de uma cena incrível da qual participei na semana passada. Participava de uma reunião em que foi fechado um negócio que consistia, basicamente, em aumentar substancialmente a produção de pintos de 1 dia e frangos de corte. Um aumentozinho de alguns milhões. Quando fomos almoçar, o restaurante tinha o sugestivo nome de Raja Grill, mas podia-se notar claramente as pessoas fazendo tipo com o prato cheio de uns negócio verde, e as convesas durante o almoço abordaram dieta saudável, peso, "conseguir controlar-se" e etc. Fui alvo de preconceito :emoticon12: , pois fizeram questão de comentar a quantidade e a variedade de carne no meu prato. Até inventei uma desculpa, naquela situação a empresa estaria pagando, então... Vamos aproveitar. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

taviroquai

Mensagem por taviroquai »

Viva!

Acerca deste assunto, o post q mais me agradou foi o seguinte... (porque será?)

O ENCOSTO escreveu:Planejamento das dietas

O segredo de uma alimentação vegetariana bem planejada é a variedade. Dietas muito restritas podem facilmente apresentar deficiências de vitaminas, minerais e calorias. Leia, a seguir, algumas considerações importantes:

[...]

Como vocês viram, dietas vegetarianas podem ser saudáveis e promover o crescimento e desenvolvimento adequado de crianças, desde que planejadas cuidadosamente. E lembre-se: o segredo para uma alimentação adequada - seja vegetariana ou não - é comer alimentos variados, em quantidades moderadas, respeitando as necessidades de cada um.

*Flavia Schwartzman é nutricionista, formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com especialização em Nutrição Materno-Infantil, Mestre em Nutrição pela Escola Paulista de Medicina.

Penso q a alimentação é como outro comportamento animal... melhor, mais ou menos animal, mas também não deixa de estar associada ao prazer, mais ou menos animal, o que pode resultar em confusão.

Como foi dito acima, apenas o mínimo é necessário, o moderado, e o excesso tende a servir o prazer.

Não sou vegetariano... gosto da comida vegan mas o meu corpo ainda é animal demais para não se satisfazer somente com o mínimo necessário ou moderado.

E parece-me que este controlo sobre o corpo animal que faz adaptá-lo a um regime do mínimo necessário pode significar uma transformação no Homem.

http://www.ivu.org/history/index.html

Corvo

Mensagem por Corvo »

Carmen escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

Os Vegans parecem extraterrestres para mim. Tenho muito medo deles.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

taviroquai escreveu:Viva!

Acerca deste assunto, o post q mais me agradou foi o seguinte... (porque será?)

O ENCOSTO escreveu:Planejamento das dietas

O segredo de uma alimentação vegetariana bem planejada é a variedade. Dietas muito restritas podem facilmente apresentar deficiências de vitaminas, minerais e calorias. Leia, a seguir, algumas considerações importantes:

[...]

Como vocês viram, dietas vegetarianas podem ser saudáveis e promover o crescimento e desenvolvimento adequado de crianças, desde que planejadas cuidadosamente. E lembre-se: o segredo para uma alimentação adequada - seja vegetariana ou não - é comer alimentos variados, em quantidades moderadas, respeitando as necessidades de cada um.

*Flavia Schwartzman é nutricionista, formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com especialização em Nutrição Materno-Infantil, Mestre em Nutrição pela Escola Paulista de Medicina.

Penso q a alimentação é como outro comportamento animal... melhor, mais ou menos animal, mas também não deixa de estar associada ao prazer, mais ou menos animal, o que pode resultar em confusão.

Como foi dito acima, apenas o mínimo é necessário, o moderado, e o excesso tende a servir o prazer.

Não sou vegetariano... gosto da comida vegan mas o meu corpo ainda é animal demais para não se satisfazer somente com o mínimo necessário ou moderado.

E parece-me que este controlo sobre o corpo animal que faz adaptá-lo a um regime do mínimo necessário pode significar uma transformação no Homem.

http://www.ivu.org/history/index.html

Comer é um prazer também. Não há motivo algum para renegar isso.
O ENCOSTO

Corvo

Mensagem por Corvo »

Exato. Eu, pelo menos, não sou espartano... sou Romano.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Corvo escreveu:
Carmen escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

Os Vegans parecem extraterrestres para mim. Tenho muito medo deles.

Parecem fanáticos religiosos, que querem pregar o vegetarianismo fundamentalista o tempo todo.

Trancado