Religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Luis Dantas
Contato:

Re: Re.: Religião

Mensagem por Luis Dantas »

Mussolim Bucetê escreveu:"Religião" deriva do latim "re-ligare", que significa, precisamente, "religar". Religar a entidades superiores.

Então por que aqui, está surgindo um novo conceito para essa palavra?

Não é novo, pelo contrário, é até bastante tradicional.

Quanto ao porque, exatamente porque é preciso esquecer essa bobagem de "entidades superiores"...
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

juliana paula bueno costa
Contato:

Mensagem por juliana paula bueno costa »

Mussolim Bucetê escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:
Fernando Silva escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:Me prove que ele não existe. A prova você também não acredita, para que ficar gastando palavras... Eu creio na biblia ela é minha prova.

Nós não afirmamos que ele não existe, portanto não temos que provar nada.
Quem afirma que alguma coisa existe é quem tem que provar.
E é você que afirma que os deuses das outras religiões não existem (ou que são o demônio), então também tem que provar.

Não inverta as coisas.

Mas, eu nunca falei no deus de ninguém, muito menos que são demônios. :emoticon13:

Agora eu afirmo mesmo,não acredito em um outro que não sejo o meu Senhor! Aquele que era, aquele que é aquele que há de vir.Nunca critiquei religião de ninguém! :emoticon19:

Mas o que vc acha de Júpiter, Huitzilopochtli, Tezcatlipoca, Quetzalcoatl, Xiehtecutli, Tlazolteotl, Tzitzimitles, Dis, Tarves, Sutekh, Éfeso, Plutão e muito vários, e vários, e vários, e vários, e vários... ... e vários outros Deuses?

Para as outras religiões Jeová (Espírito Santo) também é um demônio...

Han! :emoticon20: não me diga, essa gente é doida :emoticon12: :emoticon12: né? :emoticon12: :emoticon12:

Mussolim Bucetê

Mensagem por Mussolim Bucetê »

Kramer escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:Prove que deus existe.

Não gosto de fazer militância ateísta, mas já que você veio aqui, não vou deixá-la desapontada...

Esse argumento é falacioso. Inversão do ônus da prova pura e simples. Incapacidade de negar a existência de algo não significa que esta coisa exista.
Se não conseguir entender, aqui vai um exemplo bem didático:
http://www.youtube.com/watch?v=nVQoxrrM ... 20atheists

RUSSELL NELES!!!

Tá,mais que eu não entendo é que, se voc~es não acreditam,porque ficar tocando tanto em um assunto que não enteressa vocês. Quando não creio em algo não gasto meu tempo com isso, já vocês eu penso que que no fundo, no fundo vocês acreditam queexiste um Deus sim, caso contrário não ficariam tentando tentando descobrir algo que é tão visível.

Mas que quase coincidência... eu também acho que no fundo, no fundo todos são ateus...
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Hugo

Re.: Religião

Mensagem por Hugo »

Nós perdemos tempo com esse assunto por causa de crentes idiotas que ficam interferindo em nossas vidas. Se morássemos na Europa, duvido que alguém precisasse fazer um fórum desses.

Ah, sua última frase foi muito mal-formulada, o que você quis dizer?

Hugo

Mensagem por Hugo »

Fernando Silva escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:Me prove que ele não existe. A prova você também não acredita, para que ficar gastando palavras... Eu creio na biblia ela é minha prova.

Nós não afirmamos que ele não existe, portanto não temos que provar nada.
Quem afirma que alguma coisa existe é quem tem que provar.
E é você que afirma que os deuses das outras religiões não existem (ou que são o demônio), então também tem que provar.

Não inverta as coisas.

Mas, eu nunca falei no deus de ninguém, muito menos que são demônios. :emoticon13:

Agora eu afirmo mesmo,não acredito em um outro que não sejo o meu Senhor! Aquele que era, aquele que é aquele que há de vir.Nunca critiquei religião de ninguém! :emoticon19:

Mas o que vc acha de Júpiter, Huitzilopochtli, Tezcatlipoca, Quetzalcoatl, Xiehtecutli, Tlazolteotl, Tzitzimitles, Dis, Tarves, Sutekh, Éfeso, Plutão e muito vários, e vários, e vários, e vários, e vários... ... e vários outros Deuses?

Para as outras religiões Jeová (Espírito Santo) também é um demônio...

Han! :emoticon20: não me diga, essa gente é doida :emoticon12: :emoticon12: né? :emoticon12: :emoticon12:

Seu deus matou e mandou matar inocentes e pune severamente por qualquer pequena infração. Isso me parece demoníaco. Até Odin é mais benevolente!

Mussolim Bucetê

Luis Dantas escreveu:
Mussolim Bucetê escreveu:"Religião" deriva do latim "re-ligare", que significa, precisamente, "religar". Religar a entidades superiores.

Então por que aqui, está surgindo um novo conceito para essa palavra?

Não é novo, pelo contrário, é até bastante tradicional.

Quanto ao porque, exatamente porque é preciso esquecer essa bobagem de "entidades superiores"...

Mas o conceito é esse, não podemos afirmar que a banana é melão e começarmos a falar do melão como se fosse a banana. :emoticon16: :emoticon13: :emoticon16:
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Hugo

Mensagem por Hugo »

Sem literalismo semântico, pessoal. Daqui a pouco estarão que nem o Pug, dizendo que os extremistas islâmicos não podem ser anti-semitas...

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Kramer escreveu:Sem literalismo semântico, pessoal. Daqui a pouco estarão que nem o Pug, dizendo que os extremistas islâmicos não podem ser anti-semitas...

Mas conceitos são conceitos, Kramer. Não se vive sem eles, ou tudo vira uma balbúrdea...

Descaracterizar o termo religião para fazer "caber" em ateus anti-religião é no mínimo suspeito... :emoticon1:
Imagem

Contato:

Sobre esses outros deuses, não tenho nada a declarar, porque para me nem são deuses são planetas, simplesmente isso. :emoticon4:
Agora quem os adoram, não posso fazer nada né! :emoticon12: :emoticon12:

Mussolim Bucetê

juliana paula bueno costa escreveu:Sobre esses outros deuses, não tenho nada a declarar, porque para me nem são deuses são planetas, simplesmente isso. :emoticon4:

E o Tezcatlipoca é um planeta?

Hugo

Mensagem por Hugo »

juliana paula bueno costa escreveu:Sobre esses outros deuses, não tenho nada a declarar, porque para me nem são deuses são planetas, simplesmente isso. :emoticon4:

Odin é planeta? E como você dizer que é o seu deus é o bonzão e não qualquer um dos outros?

http://www.godchecker.com/

Aí tem um monte deles(incluindo o seu).

Contato:

Kramer escreveu:Nós perdemos tempo com esse assunto por causa de crentes idiotas que ficam interferindo em nossas vidas. Se morássemos na Europa, duvido que alguém precisasse fazer um fórum desses.

Sabe porque interferimos, porque não admitimos que vocês falem tanto borcaria contra seu NOME.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

juliana paula bueno costa escreveu: seu NOME.

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

porque não admitimos

Estou me lixando para o que crentes retardados admitem ou não.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Kramer escreveu:Nós perdemos tempo com esse assunto por causa de crentes idiotas que ficam interferindo em nossas vidas. Se morássemos na Europa, duvido que alguém precisasse fazer um fórum desses.

Sabe porque interferimos, porque não admitimos que vocês
falem tanto borcaria contra seu NOME.

Errado, é porque muitos de vocês não admitem que outras pessoas tenham opiniões diferentes.

Primeiro: a militância ateísta no Brasil é bem fraquinha

Segundo: vivemos numa sociedade livre. Se que quiser mandar mandar Jesus tomar no cú ou falar que Maria era uma vadia, eu tenho todo o direito.

Luis Dantas
Contato:

Mussolim Bucetê escreveu:Pois eu não tenho religião e não acho isso um delírio de maneira nenhuma. Mas gosto de ler e até participar, de algumas, para entender como uma pessoa ainda tem esse tipo de vida, onde só se é encontrado a paz em um monte de pedras.

Qual monte de pedras?

por uma necessidade de clareza, gente como eu e Pug se sente então motivada a esclarecer as coisas.

Por meio da religião? De um Deus? Se isso faz vc se sentir tão melhor assim, então continue, mas não seja fanático.

Se estou sendo fanático, me mostre por favor como e por que. Não tenho intenção de mudar de convicção por qualquer coisa.

Mas Deus, não, eu realmente não tenho uso para essa idéia.

Nada contra, sei que é útil para muita gente e acho isso ótimo... desde que não inventem de insistir em que eu tenha de acreditar também.

Não consigo imaginar como seria uma pessoa sem religião.

Prazer, o meu nome é Henrique.

O prazer é meu, Henrique. Por favor me fale sobre sua forma de perceber o mundo e de interagir com ele. Me fale sobre o que te inspira. Me fale sobre as metas que você considera válidas. Me fale sobre o que você busca e por que. Me fale sobre quem você é e quem você quer vir a ser. Me fale sobre quem você quer ter por perto e em quem você confia.

Mas se entendo o que vocês que alegam não ter nenhuma realmente querem dizer, teria muitos traços de paranóia e uma vaidade bastante inflada.

???????

As religiões, Deuses, crendices isso só gera um mundo onde os mais “sábios” dominará os mais necessitados de um “amparo espiritual”. Quer vc queira quer não, mas o melhor meio de fazer uma pessoa acreditar em Deus é pelo desespero e pelo medo (Juliana...).

Pelo visto tá difícil lembrar que eu sou ateu... eu não tenho interesse algum em fazer quem quer que seja acreditar em Deus, e muito pouco em fazer com que descreiam tampouco.

Além disso, não acho que crer ou descrer faça realmente muita diferença nesse problema que você descreve, da dominação pelo desespero e pelo medo. Os vaidosos sempre se sentiram tentados a tirar proveito da influência que tem sobre outros, e os medrosos sempre tiveram inclinação a entregar seu destino para as decisões de outros. Se descrer de Deus ajuda a desfazer essas armadilhas, ótimo.

Mas não vejo por que seria assim, nem é o que tenho visto acontecer. Desespero e medo NÃO são exclusividade de teístas, você sabe. Orgulho e vaidade também não.

Esses dois itens são responsáveis pela manutenção da fé há anos, consciente ou inconscientemente, podendo ser de um nível bastante elevado ou apenas de forma bem oculta. Sempre que houver esse conceito de “entender o que Deus quer”, haverá um que adaptará ao seu conceito, e com isso, reunindo adeptos. (Consegue dizer quantos religiões existem?) E assim o ciclo se renova outra vez...

Desespero e medo, os dois itens a que você se refere, não são amigos de nenhum tipo de fé que valha a pena querer manter. Esse tipo de fé não apenas deve ser destruída, como de fato acaba por ruir sozinha. É inevitável.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Mussolim Bucetê

Sabe porque interferimos, porque não admitimos que vocês falem tanto borcaria contra seu NOME.

Calma Juliana é só tentar prestar mais atenção e vc perceberá que não estão querendo lhe ofender e sim tentando mostrar que seu Deus não passa de um desses citados.

Aurelio Moraes
Contato:

juliana paula bueno costa escreveu:, no fundo vocês acreditam queexiste um Deus sim,

deus não..DEUSAS!

Imagem

Imagem

Imagem

Mussolim Bucetê

Para essas Deusas eu pago penitências. :emoticon12: :emoticon12:

Contato:

Kramer escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:Prove que deus existe.

Não gosto de fazer militância ateísta, mas já que você veio aqui, não vou deixá-la desapontada...

Esse argumento é falacioso. Inversão do ônus da prova pura e simples. Incapacidade de negar a existência de algo não significa que esta coisa exista.
Se não conseguir entender, aqui vai um exemplo bem didático:
http://www.youtube.com/watch?v=nVQoxrrM ... 20atheists

RUSSELL NELES!!!

Tá,mais que eu não entendo é que, se voc~es não acreditam,porque ficar tocando tanto em um assunto que não enteressa vocês. Quando não creio em algo não gasto meu tempo com isso, já vocês eu penso que que no fundo, no fundo vocês acreditam queexiste um Deus sim, caso contrário não ficariam tentando tentando descobrir algo que é tão visível.

Mas que quase coincidência... eu também acho que no fundo, no fundo todos são ateus...

por quê? :emoticon7:

Luis Dantas
Contato:

Talvez porque fica difícil acreditar em um Deus, Juliana. Pelo menos no Deus de Abraão, que é tão contraditório e, no fim das contas, indigno de admiração - pelo menos se tudo o que a Bíblia alega a respeito dele for verdade.

Contato:

Calma Juliana é só tentar prestar mais atenção e vc perceberá que não estão querendo lhe ofender e sim tentando mostrar que seu Deus não passa de um desses citados.

Opa! me streesei né?! hehehe...foi mal. :emoticon16:

Contato:

Luis Dantas escreveu:Talvez porque fica difícil acreditar em um Deus, Juliana. Pelo menos no Deus de Abraão, que é tão contraditório e, no fim das contas, indigno de admiração - pelo menos se tudo o que a Bíblia alega a respeito dele for verdade.

Luís, difícil realmente é...mais ele não precisa ser compreendido, ele não precisa de você e nem de mim, saca, mas ele nos quer e nos ama.

Aurelio Moraes
Contato:

mas ele nos quer e nos ama.

Viado.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Luis Dantas escreveu:Talvez porque fica difícil acreditar em um Deus, Juliana. Pelo menos no Deus de Abraão, que é tão contraditório e, no fim das contas, indigno de admiração - pelo menos se tudo o que a Bíblia alega a respeito dele for verdade.

Luís, difícil realmente é...mais ele não precisa ser compreendido, ele não precisa de você e nem de mim, saca, mas ele nos quer e nos ama.

Odin também não precisa ser compreendido e não precisa de ninguém, mas ainda sim quer os mais nobres guerreiros para lutar ao seu lado no Ragnarok.

Luis Dantas
Contato:

Beleza então. Eu também não preciso dele, então sem ressentimentos. Nem me importo com detalhes como se ele existe ou não. Afinal de contas, ou ele não existe ou é transcendental demais para que faça diferença se eu creio ou não nele.

E o fato é que eu tenho coisas mais importantes com que me preocupar. Deixe Deus com sua divindade que eu cuido da minha vida.

Trancado