O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Humana
- Claudio Loredo
- Contato:
Re.: O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Humana
Aurélio, por que você tem essa mania de ficar demonizando as pessoas que pensam diferente de você?
Já não a primeira vez que você usa palavras muito agressivas contra quem pensa diferente. Dai, eu pergunto: quem é o fanático? quem é o fundamentalista?
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Re.: O Consumo de Carne - Uma estratégia Evolutiva Human
Aurelio Moraes escreveu:Corvo escreveu:Carmen escreveu:O ENCOSTO escreveu:
Creio não existir preconceito contra vegetarianos.
O debate está apenas no campo das idéias.
Existe preconceito contra tudo que fuja do "normal", Encosto.
Os Vegans parecem extraterrestres para mim. Tenho muito medo deles.
Parecem fanáticos religiosos, que querem pregar o vegetarianismo fundamentalista o tempo todo.
[center]

[center]MORTE AOS COMEDORES-DE-MATO !!!!!!![/center]
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Claudio Loredo
- Contato:
Infelizmente, pedir a morte de quem pensa ou age diferente está se tornando a cada dia uma coisa mais normal. O que demonstra que estamos a cada dia mais próximos de uma tirania. Isto já não me surpreende. Não espero nada de bom de uma espécie que acha normal se alimentar da dor e do sofrimento de outras espécies. Esta mesma espécie que mata outras, também mata e matará mais ainda os membros de sua própria espécie sempre que isto lhe for conveniente.
- Aranha
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:
Infelizmente, pedir a morte de quem pensa ou age diferente está se tornando a cada dia uma coisa mais normal. O que demonstra que estamos a cada dia mais próximos de uma tirania. Isto já não me surpreende. Não espero nada de bom de uma espécie que acha normal se alimentar da dor e do sofrimento de outras espécies. Esta mesma espécie que mata outras, também mata e matará mais ainda os membros de sua própria espécie sempre que isto lhe for conveniente.
Caro Cláudio,
- Estou muito preocupado com você, levar aquele post a sério é algo grave....

Abraços,
Ben Parker
Ben Parker
- Claudio Loredo
- Contato:
Abmael escreveu:Caro Cláudio,
- Estou muito preocupado com você, levar aquele post a sério é algo grave....![]()
Abraços,
Há coisa que não devem ser ditas nem de brincadeira. Principalmente num tempo onde os extremismos políticos crescem cada vez mais.
- Aranha
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:Abmael escreveu:Caro Cláudio,
- Estou muito preocupado com você, levar aquele post a sério é algo grave....![]()
Abraços,
Há coisa que não devem ser ditas nem de brincadeira. Principalmente num tempo onde os extremismos políticos crescem cada vez mais.
- Na boa Cláudio, tú tá paranôico....
Abraços,
Ben Parker
Ben Parker
Isso é radicalismo...
MORRRRRRTE AOS RADICAISSSSSS!!!!!
... 
MORRRRRRTE AOS RADICAISSSSSS!!!!!

- Res Cogitans
Corvo escreveu:O que o Abmael fez chama-se humor negro. Vamos censurar o humor negro? Claro que nao... PQP, né.
Claudio, estás muito estranho...
MORTE AOS HUMORISTAS-NEGROS!!!!
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
O ENCOSTO escreveu:É "cult" ser vegetariano. A minha namorada é uma metida a vegetariana e eu noto isso.
Se ela é "metida a", então vai deixar de ser logo, não esquenta.
Quem sofre preconceito sou eu quando frequento restaurantes: Não pegou nada de salada ( só a de batata com maionese). E falo sério. Todo mundo ri porque eu só como carnes ou massas.
E ficam dando toques sobre a minha saude futura.
Menos, Encosto, menos...

Voltando ao assunto, criticamos esta tentativa de classificar quem mata bichinhos como seres imorais. O cabeça está defendendo muito bem os comedores de carne.
Não entrei nesta discussão, portanto me omito.
Não criticamos o paladar de ninguém.
Aí voce está certo. Quando o motivo é paladar, os outros acham estranho mas costumam aceitar melhor, agora, se nos referirmos a motivos éticos, começam as pauladas (preconceito).
Creio que essa tentativa de se passar por vitima não cola. Digo isso por conhecimento próprio: Não existe preconceito contra comedores de mato.
Se existe, conte ai oque anda acontecendo com você.
É exagero dizer que tentei me passar por vítima. Inclusive porque não comer carne é uma escolha, não faz sentido ser "coitadinha"...não extrapole.
Mesmo assim verifico que existe preconceito. Claro que a intensidade dele vai variar conforme a época e o meio cultural em que voce está inserido.
Não tenho "causos" atuais para contar porque minha família e amigos já estão acostumados faz muito tempo, mas, quando comecei, na faculdade, sofri bastante com a ridicularização dos colegas, e olha que eu comia peixe e frango.
Enquanto formos minoria seremos discriminados.
Beijos !
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Flavio Costa escreveu:Usuário user f.k.a. Cabeção, sua mensagem não afirma que temos o direito de comer tudo que está abaixo na cadeia alimentar, mas quando diz "consomem outros organismos para se alimentar, organismos que podem sentir dor ou não nesse processo" e adiante defende que a dor não é um critério significativo na escolha ou trato do alimento, a que conclusão se chega? Que devemos comer o que é nutritivo, mesmo que o alimento seja um animal, e independente de quanta dor este sofra. É isso que acontece na cadeia alimentar, não é mesmo?
Você enrolou e não abordou o ponto principal da minha argumentação: se eu posso me alimentar do que é nutritivo, independente do sofrimento causado, porque não posso me beneficiar de outras maneiras independente do sofrimento causado? Qual a diferença moral entre "temos que nos alimentar do que faz bem, por mais dor que isso cause" e "precisamos ter sossego e tranquilidade em casa, por mais dor que isso cause?" Por que a alimentação nos dá o direito de impor despreocupadamente sofrimento a outros seres e outras formas de benefício próprio não nos dão?
Errado. Não é porque eu cheguei a conclusão equivalente a que chegaria argumentando pela "cadeia alimentar" que são raciocínios equivalentes.
O argumento da cadeia alimentar é falho em virtude da posição derivar da forma como nos alimentamos, e não o contrário. Ou seja, caso comêsse-mos apenas grama, mudaríamos nossa posição de predadores. Poderíamos até não ser presas, mas com certeza nossa função nessa estrutura se alteraria.
Segundo que, ao dizer que há uma minimização do sofrimento ao comer-se vegetais, erra-se duplamente. Primeiro, consiste numa antropomorfização de animais, supondo-os detentores de sentimentos e emoções que são humanas, segundo que não explica porque diminuir a dor seria melhor.
Agora, quando você diz que usamos o critério da dor para outras formas de ação, você também erra. Quando é para o bem-estar e conforto de uma casa, compra-se venenos e ratoeiras, inseticidas e até espingardas (quando as pragas vem do tamanho de ursos).
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Abmael escreveu:Claudio Loredo escreveu:Abmael escreveu:Caro Cláudio,
Abraços,
- Na boa Cláudio, tú tá paranôico....
Abraços,
Na boa, Abmael... isso é encosto dos brabos. Ou alguém trocou os óculos do Claudio enquanto ele dormia...

De uma visão "cor-de-rosa bebê" que não acreditava na maldade dos maus pra esse negrume todo que coloca todos juntos no mesmo fosso? Não é possível assim "sozinho"...

Beijos
- Ateu Tímido
- Contato:
Algumas reações podem ser creditadas ao instinto de sobrevivência...
Uma anta que se preza, sempre teme virar caça!

Fiquei pensando...
Talvez no caso do Claudio um banho de sal grosso bem esfregado, uma ducha de água gelada... uns incensos de arruda, guiné... Uns chás... Uma defumação de charuto com preto-velho e pai de santo ajude... Ou simplesmente "detetizar" a mente de influências perniciosas...
Com todo respeito.
Talvez no caso do Claudio um banho de sal grosso bem esfregado, uma ducha de água gelada... uns incensos de arruda, guiné... Uns chás... Uma defumação de charuto com preto-velho e pai de santo ajude... Ou simplesmente "detetizar" a mente de influências perniciosas...
Com todo respeito.

Ateu Tímido escreveu:Algumas reações podem ser creditadas ao instinto de sobrevivência...
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Voltando à temática do tópico, quanto a evitar comer carne ou não... tem umas seitas orientais que alegam que não se deve comer animais ou insetos, muito menos matá-los porque podem ser algum ancestral reencarnado...
Também, com todo respeito...

- O ENCOSTO
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:
Porra Claudio.
Acho melhor você voltar a ser humanista. Ninguém aguenta essa frecura.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
E você reclamava deles antes, hein, Encosto?
- Flavio Costa
- Contato:
Washington escreveu:Agora, quando saio com a namorada, mais um amigo e sua namorada é tal de japonês, salada disso e etc. Se pedir uma picanha mal passada...
Depois falam que as mulheres é que são oprimidas pelos homens.

The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Flavio Costa
- Contato:
user f.k.a. Cabeção escreveu:O argumento da cadeia alimentar é falho em virtude da posição derivar da forma como nos alimentamos, e não o contrário. Ou seja, caso comêsse-mos apenas grama, mudaríamos nossa posição de predadores. Poderíamos até não ser presas, mas com certeza nossa função nessa estrutura se alteraria.
OK.
user f.k.a. Cabeção escreveu:Segundo que, ao dizer que há uma minimização do sofrimento ao comer-se vegetais, erra-se duplamente. Primeiro, consiste numa antropomorfização de animais, supondo-os detentores de sentimentos e emoções que são humanas, segundo que não explica porque diminuir a dor seria melhor.
A velha questão da "antropomorfização de animais"... o que isso sugere é que não sabemos se os animais sofrem mesmo ou não, ou que talvez sofram bem menos, certo?
Se não sabemos, há duas possibilidades extremas: ou eles sofrem tanto quanto nós, ou eles não sofrem praticamente nada. Se formos pensar na nossa similaridade biológica com eles e nas reações que têm ao serem expostos a estímulos dolorosos, o que fica mais evidente é que eles também estão sujeitos a significativo sofrimento físico. Os indícios mostram que não é a alternativa mais prudente partir do princípio que eles não sofrem, ainda que isso fosse possível. "Sentimentos e emoções" não têm nada a ver com o sofrimento de ter o pescoço cortado ou os órgãos sexuais extirpados.
Sobre porque diminuir a dor é melhor, infelizmente não vejo abordagem melhor que a dogmática. Eu quero reduzir meu sofrimento. As pessoas que conheço parecem querer reduzir seu sofrimento. Idem para os animais. Eu não vejo justificativa para querer para eles algo que não quero para mim. É um dogma, mas é um dogma que norteia a maioria das relações humanas consideradas saudáveis.
user f.k.a. Cabeção escreveu:Agora, quando você diz que usamos o critério da dor para outras formas de ação, você também erra. Quando é para o bem-estar e conforto de uma casa, compra-se venenos e ratoeiras, inseticidas e até espingardas (quando as pragas vem do tamanho de ursos).
Até mesmo a maioria dos vegans abandona o critério da dor quando o assunto é venenos e ratoeiras. Entretanto, esses casos aos quais você se refere são percebidos como sobrevivência (mesmo que não sejam necessariamente). Já comer animais ou matar a vizinha chata não são considerados casos de sobrevivência, em nosso contexto urbano contemporâneo não têm nenhuma conotação de "legítima defesa" e sim de luxo e preferência.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Flavio escreveu:Sobre porque diminuir a dor é melhor, infelizmente não vejo abordagem melhor que a dogmática. Eu quero reduzir meu sofrimento. As pessoas que conheço parecem querer reduzir seu sofrimento. Idem para os animais. Eu não vejo justificativa para querer para eles algo que não quero para mim. É um dogma, mas é um dogma que norteia a maioria das relações humanas consideradas saudáveis.
Certo. Mas em que matar animais aumenta o seu sofrimento ou o meu? As leis devem proteger as pessoas, e de certa forma, podem proteger recursos que venham a ser ameaçados por consumo abusivo (ainda que as perspectivas em geral venham a ser sempre mais alarmistas do que a situação real costuma indicar).
Veja que explorar os animais ainda é uma atividade econômica necessária ao homem. Talvez, quando se tornar economicamente inviável ou plenamente substituível, passe a ser válido abandonar a sua exploração.
Eu sei que você virá com o argumento da escravidão humana aqui. Só que seres humanos são indivíduos conscientes e capazes de discernimento moral, ou seja, seres humanos são capazes de serem humintários uns com os outros, respeitar leis e a individualidade alheia, enquanto animais não. A reciprocidade é uma necessidade para que direitos sejam igualados.
Flavio Costa escreveu:Até mesmo a maioria dos vegans abandona o critério da dor quando o assunto é venenos e ratoeiras. Entretanto, esses casos aos quais você se refere são percebidos como sobrevivência (mesmo que não sejam necessariamente). Já comer animais ou matar a vizinha chata não são considerados casos de sobrevivência, em nosso contexto urbano contemporâneo não têm nenhuma conotação de "legítima defesa" e sim de luxo e preferência.
Sobrevivência e conforto não são coisas tão distantes quanto você imagina. Nós matamos mosquitos não porque eles podem nos matar com suas picadas, mas porque elas nos incomodam. Da mesma forma, nós poderíamos escolher meios de manter nossos alimentos longe de ratos, ao invés de matá-los. Só que é mais cômodo e viável matar. E matamos sem remorso porque são animais.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
O ENCOSTO escreveu:Claudio Loredo escreveu:
Porra Claudio.
Infelizmente, tenho que concordar com o Karls.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Realmente, dizer que os comedores de folhas sofrem preconceito é uma tremenda mentira. Ninguém os priva do direito de se entupir de vegetais. Ninguém critica a opção deles, ou pede que produtos voltados para eles saiam do mercado. Ninguém evita contato com eles, ou fala que eles são inferiores.
No máximo soltam algumas piadas, de qualquer forma, hoje em dia, é muito mais o contrário, como disseram o ENCOSTO e o Washington.
Quando eu quero armar um churrasco na faculdade, tem sempre 4 ou 5 que não comem carne e querem pagar menos, ou então querem ter outras comidinhas. Churrasco é churrasco, não é comidinha. Se é vegetariano, que coma vinagrete puro com cerveja e não encha o saco...
- Aurelio Moraes
- Contato:
user f.k.a. Cabeção escreveu:O ENCOSTO escreveu:Claudio Loredo escreveu:
Porra Claudio.
Infelizmente, tenho que concordar com o Karls.
O Cláudio anda MUITO esquisito.
- Claudio Loredo
- Contato:
O ENCOSTO escreveu:Porra Claudio.
Encosto, não dá mais para eu voltar a ser humanista. Perdi de vez a fé na humanidade. Agora só quero dizer umas verdades àqueles que insistem em oprimir outros seres, racionais ou não, em nome de uma suposta superioridade. Direi verdades que irão doer e muito, mas precisam ser ditas.
Editado pela última vez por Claudio Loredo em 27 Jun 2006, 19:17, em um total de 1 vez.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:O ENCOSTO escreveu:Porra Claudio.
Encosto, não dá mais para eu voltar a ser humanista. Perdi de vez a fé na humanidade. Agora só quero dizer uma verdades àqueles que insistem em oprimir outros seres, racionais ou não, em nome de uma suposta superioridade. Direi verdades que irão doer e muito, mas precisam ser ditas.
Se essas verdades precisam ser ditas, é porque você ainda resguarda um pouco de fé na humanidade. Pois se tivesse perdido toda, pararia de se preocupar tanto.