CARTA ABERTA À JULIANA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Makaveli

CARTA ABERTA À JULIANA

Mensagem por Makaveli »

juliana paula bueno costa escreveu:O ATEU
João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa alem do seu mundo material. Um certo dia, estava ele fechando a farmácia quando chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer.

Muito nervoso, e apos insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia pra pegar o remédio. Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio mesmo no escuro e entregando a criança que agradeceu e saiu dali as pressas. Minutos depois percebeu que havia entregado o remédio errado pra criança e que se sua mãe o tomasse seria morte instantânea. Desesperado tentou alcançar a criança mas não teve êxito.

Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existia um Deus que não o deixasse passar por assassino. De repente, sentiu uma mão a tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar deparou-se com a criança a dizer: "Senhor, por favor não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio, da pro senhor me dar outro?"

Sabe....."ELE"... está sempre nos ajudando, nós é que não percebemos isso...

Juliana, é tão bonito ver você defendendo sua fé, igual eu fiz ha algum tempo atrás. Essa história é muito bonita. Sabe, tentei de coração continuar crendo como sempre, mas as informações aqui oferecidas impactaram demais minha mente e meu coração. Infelizmente agora sou um cético, e enquanto vc vier apenas com "histórias" e não "argumentos", não posso acreditar em você. O "alicerce" do que vc diz serve para qualquer religião. Todas podem se defender contando histórias milagrosas, mas... e provas de fato? E se todas são baseadas apenas na fé, não em argumentos comprovativos, porque só o cristianismo é a religião verdadeira? Entende agora? Eu realmente gostaria de acreditar, mas isso acaba sendo apenas um escolha pessoal. O que tenho consciência agora Juliana, é que creio em Deus e vou na igreja por uma OPÇÃO PESSOAL minha, não porque é lógico, comprovado ou verdadeiro. Eu apenas escolhi crer. Espero que com o tempo e frequentando este fórum você perceba que o alicerce de todas as religiões é muito frágil, e que isso seja positivo pra você assim como foi pra mim; hoje em dia tenho um conceito mais amplo de respeito e tolerância com o próximo, aprendi a valorizar mais a cada ser humano e a vida, tão misteriosa e cheia de novidades a serem descobertas, e comprovadas cientificamente melhor ainda. Quer manter a fé? Mantenha, mais saiba que fé é apenas fé, não verdade postulada e comprovada e não melhor que nenhuma outra fé. Fé em suas devidas proporções possui efeito positivo. Não vá "bitolar" na igreja e virar uma "xiita evangélica"! Que "Deus" a abençoe, mantenha-se na busca do conhecimento. Duvide de suas certezas, afinal, só a ignorância produz certezas. Se desde a idade média não duvidássemos de nossas certezas a terra ainda seria plana e o centro do universo, e o clero ainda seria o poder. Quanto mais conhecimento adquirido, mais dúvidas. Abraços,
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: CARTA ABERTA À JULIANA

Mensagem por Aurelio Moraes »

Infelizmente agora sou um cético, e enquanto vc vier apenas com "histórias" e não "argumentos", não posso acreditar em você. O "alicerce" do que vc diz serve para qualquer religião. Todas podem se defender contando histórias milagrosas, mas... e provas de fato? E se todas são baseadas apenas na fé, não em argumentos comprovativos, porque só o cristianismo é a religião verdadeira? Entende agora? Eu realmente gostaria de acreditar, mas isso acaba sendo apenas um escolha pessoal.

Muito bom, Makaveli.
Parabéns pela sua postura.
Seria muito bom que todos os teístas fossem assim!

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Primeiramente, o Makaveli mandou bem.

Segundo, piores que os testemunhos (que sabidamente ou sao falsos, fantasiosos ou viciados), estas "ilustrações" * servem para criar na cabeça dos crentes uma falsa imagem daqueles que ocupam o papel de personagens dos quais gira em torno a escolha de crer no deus cristão ou perder-se, sofrer, morrer, ter sua família desmantelada, ter um revéz financeiro do qual dificilmente conseguirá sair, etc.

Tais contos proselitistas, semelhantemente à propagandas comerciais, tem por função incutir na mente dos que são alcançados, que aqueles que levam uma vida sem o deus cristão (acreditando em qualquer outa coisa ou não) ou crêem em em deus sem pertencer ao ramo daqueles que redigiram o conto, possuem uma vida atormentada, vazia, estão sujeitos a todo tipo de agruras e ainda possuem a alma enegrecida e má, resultante da falta de fé no deus certo (que só pode ser aquele que o ramo que espalha o tal conto está "vendendo"). Ao contrário disto, a partir do momento em que o indivíduo se "converter" e passar a "consumir" o deus cristão, de acordo com os preceitos da corrente que lhe endereçou a "propaganda", ele terá sua alma lavada de todos os seus pecados e estará protegido das maldades alheias e das vicissitudes do mundo. Ah, mas tem que ter fé. E esta incondicional. E dar o dízimo. E ser proselitista. E...

Ou seja, é aquela velha história de projetar no "outro", no "diferente", a imagem da discórdia, da desgraça, do desamor, da doença ou do desencanto com o mundo, para fazer crer que entre os convertidos em Cristo - os crentes que fazem este tipo de propaganda para seu deus, claro - reina a concórdia, a graça, o amor e não existem doenças ou desencanto.

Como se todo crente vivesse em suprema graça e não tivesse disputas e problemas familiares, não praticasse condutas reprováveis moral e legalmente, sempre fosse justo e reto em seu procedimento como membro de uma família, como cidadão e como ser humano ou estivesse livre de doenças e das maldades alheias.

Ora, mas eles justificam tudo isso em alguma passagem da bíblia!

Não importa, esta contradição apontada já é suficiente para demonstrar que a propaganda é enganosa.

Quanto à conduta moral, só o fato dos crentes favorecerem os "irmãos" preferencialmente em tudo já pesa contra os mesmos um sério questionamento em relação à esta.

Ah, peraí, é que eles são o sal da terra e luz do mundo.

Então tá explicado!

* - muito comuns como ferramenta proselitista dentro e fora das igrejas, são repassadas através de simles panfletos ou oralmente, inclusive por meio de correntes infindáveis na internet.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Tranca

Mensagem por Tranca »

Levanta!

Ou "leva anta"!
:emoticon12:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Esta historinha boba ainda tem o mérito de não apresentar o ateu como uma pessoa má e arrogante, como na maioria das outras.
O defeito dela, além de não provar nada, é que é inventada.
Mesmo que não fosse, seria apenas um caso isolado. Como ficariam todos os outros casos onde crentes confiaram em Deus e quebraram a cara? Devem ser ignorados?
Será que há uma boa explicação para igrejas que desabam matando os fiéis? Ou ônibus que matam um grupo de crentes que se dirigia a um culto?

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Se a minha mãe estivesse tendo uma problema qualquer que levasse ao risco de morte eminente, eu correria para um pronto socorro ou a um hospital, nunca a uma farmácia.
Estórinha mal contada. Não ficaria nem um pouco surpreso se este "testemunho" seja falso, como milhares de tantos outros. :emoticon9:

DIG

Mensagem por DIG »

:emoticon19:

Makaveli

Mensagem por Makaveli »

Bom, falaram tudo... aguardo o retorno da própria Juliana...
Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Don't feed the bogus.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Tranca-Ruas, eu já vi isso acontecendo um certo número de vezes, crentes com elevado grau de instrução acreditando seriamente que a vida dos não adeptos de sua fé é particularmente "maldita". É uma visão com a qual pudemos ter bastante contato durante o incidente do tsunami no sudeste asiático, que acabou sendo interpretado por muitos como "castigo divino".

O que seria do Cristianismo se não fosse o medo? Provavelmente uma religião muito melhor, mas com muito menos adeptos.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Tranca

Mensagem por Tranca »

Exato, Flavio.

Mesmo pessoas boas e inteligentes, praticantes de determinadas denominações cristãs, não conseguem livrar-se da programação incutida desde que foram doutrinados de que quem não é "cristão" não pode ter uma vida "abençoada".

Quando confrontados com assuntos como os tsunami, por exemplo, que ceifou a vida de milhares de pessoas que não participam de sua crença, estas pessoas preferem não pensar muito no assunto, arguindo quando muito um "ah, isso foi castigo por sua idolatria a deuses falsos", o suficiente para revelar essa parte cruel do cristianismo que é amaldiçoar a priori todos aqueles que não crêem no deus cristão, rebaixando-os ao mesmo nível de cães.

Roberto Campos

carlo

Mensagem por carlo »

Esta estória idiota é igual àquela não menos idiota, das pegadas na praia. Coitada da Juliana!
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

juliana paula bueno costa
Contato:

Re: Re.: CARTA ABERTA À JULIANA

Mensagem por juliana paula bueno costa »

Makaveli escreveu:Bom, falaram tudo... aguardo o retorno da própria Juliana...

Bem, estou aqui, surpresa até!
Vou repetir novamente, não estou aqui para difamar religião e/ou dizer quem está certo ou errado, exponho minhas idéias que quase sempre elas não agradam, mas não me importo. E quanto a estória, ela não é um testemunho. Achei-a na net e resolvi postá-la.

Abraços,
paz de jah.

Contato:

carlo escreveu:Esta estória idiota é igual àquela não menos idiota, das pegadas na praia. Coitada da Juliana!

Coitada por quê?

Aranha
Contato:

Re: CARTA ABERTA À JULIANA

Mensagem por Aranha »

juliana paula bueno costa escreveu:O ATEU
João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa alem do seu mundo material. Um certo dia, estava ele fechando a farmácia quando chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer.

Muito nervoso, e apos insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia pra pegar o remédio. Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio mesmo no escuro e entregando a criança que agradeceu e saiu dali as pressas. Minutos depois percebeu que havia entregado o remédio errado pra criança e que se sua mãe o tomasse seria morte instantânea. Desesperado tentou alcançar a criança mas não teve êxito.

Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existia um Deus que não o deixasse passar por assassino. De repente, sentiu uma mão a tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar deparou-se com a criança a dizer: "Senhor, por favor não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio, da pro senhor me dar outro?"

- Uma breve análise da história mostra o quanto ela é sem pé nem cabeça, primeiro diz-se:

"Era um homem bastante inteligente mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa alem do seu mundo material"

e

"Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio mesmo no escuro e entregando a criança"

- Vejam bem, um ateu insensível, no instante que ele descobre o erro se transforma num crente piedoso:

"Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existia um Deus que não o deixasse passar por assassino."

- Conveniente demais para ser verdade.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Contato:

Milagres acontecem. :emoticon22:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Pessoal, não levem ao pé da letra. Nem os crentes acreditam nisso como testemunho.

Para eles lá, isso é chamado de ilustração.

Pelo menos já vi um pastor comentando este tipo de "conto proselitista" que serve no meio evangélico como modelo inspirador (não sei como nem por quê).

Roberto Campos

Contato:

Ué, tu não contas estórias não meu florzinho! O que tem de mal.

DIG

Mensagem por DIG »

Estórias?
Mentira deslavada mudou de nome, é :emoticon12: ?

Tranca

Mensagem por Tranca »

juliana paula bueno costa escreveu:Ué, tu não contas estórias não meu florzinho! O que tem de mal.

1º - Dirija-se pelo nome a quem está dando respostas, aqui não é o MSN.

2º - Se foi para mim, estou esclarecendo a todos em uma questão que julgo relevante: os crentes não tratam de historinhas deste tipo como testemunhos de fé, mas de "ilustrações" de mensagens cristãs, não fazendo juízo de valor - o que já fiz na primeirta mensagem - ou dizendo se devem fazê-lo ou não.

3º - Antes de ironizar um post, tenha certeza que entendeu o que estava escrito. :emoticon4:

Roberto Campos

Leo
Contato:

Mensagem por Leo »

Imagem

Contato:

Tranca-Ruas escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:Ué, tu não contas estórias não meu florzinho! O que tem de mal.

2º - Se foi para mim, estou esclarecendo a todos em uma questão que julgo relevante: os crentes não tratam de historinhas deste tipo como testemunhos de fé, mas de "ilustrações" de mensagens cristãs, não fazendo juízo de valor - o que já fiz na primeirta mensagem - ou dizendo se devem fazê-lo ou não.

3º - Antes de ironizar um post, tenha certeza que entendeu o que estava escrito. :emoticon4:

Ulha! calma cara,não estou ironizando nada, você é muito stressado. Desculpe-me pelo florzinho.
Nunca imagina que uma estorinha fosse trazer tanta bagunça. Vixi!

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Se não percebemos, de onde vem a certeza de que estamos recebendo algum tipo de ajuda, senão da vontade de acreditar que essa ajuda exista?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Contato:

Pelo fato de não querer aceitar que vem de Deus!
Por isso que muitas vezes não percebemos.

Tranca

Mensagem por Tranca »

juliana paula bueno costa escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:

Ulha! calma cara,não estou ironizando nada, você é muito stressado. Desculpe-me pelo florzinho.
Nunca imagina que uma estorinha fosse trazer tanta bagunça. Vixi!

Não estou estressdo, apenas esclareci pontos.

E eu não ligo se me chamar de florzinho, cebolas, prego ou urubu.

E sobre a história, parece que não entendeu ainda.

Roberto Campos

Trancado