Show é ganhar?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Show é ganhar?

Mensagem por Alter-ego »

SHOW É GANHAR?

Ainda lembro que, quando criança, ao ser "apresentado" ao futebol, logo aprendí uma lição básica: o futebol, assim como todo esporte, tem por objetivo entreter, sublimar as emoções, levar à apoteose... E isso se faz com arte, não com metódica.

Aprendí a, no estádio, vaiar o meu time do coração, quando este se comportava de forma pequena, a jogar à base de chutões, toques pra trás e muita enrolação, ainda que o resultado fosse favorável.

Quando ví o Brasil ser Tetracampeão em 94, eu tinha, então, só dez anos e viví a apoteose do momento. Mas pude facilmente perceber que naquela vitória faltava o brilho, que eu já vira nos vídeos das três conquistas anteriores, ou mesmo das seleções comandadas por Telê Santana em 82 e 86.

Mas, vem o Sr. Parreira dizer que show é ganhar... Se a coisa fosse mesmo de tal modo, seria de maior valor cancelarmos a copa e voltarmos aos nossos afazeres comuns, deixando de dar prejuízo às nossas empresas ( :emoticon13: ), de forma que o país ganharia muito mais (em dinheiro).

No entanto, estou convencido que o futebol é lúdico, e como tal precisa encantar. Se vencermos sete partidas por 1x0, jogando feio e passando aperto, seremos campeões? Sim. Mas, o que é mesmo que o povo quer? Certa vez, o precocemente falecido jogador Denner disse que "mais vale um drible bonito a um gol feio". Quanto de razão não há nisso?

Dizem que precisamos buscar a vitória, que o jogo bonito vem por consequencia. Estranho, não? Não deveria ser, exatamente o contrário? Mas a nossa lógica de resultados não se nos permite.

E se viemos para ver arte, clamemos pelo show!
"Noite escura agora é manhã..."

rapha...
Administrador

Re.: Show é ganhar?

Mensagem por rapha... »

Exatamente, Catholico!

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Jogar bonito e ganhar, em se tratando de um torneio como a copa do mundo, é coisa do passado.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Se puder ganhar e jogar bonito, ótimo. Se não , que "só" ganhe. Não quero ver futebol romântico de década de "1900 e já foi" e o Brasil não ganhar o título.
Quero o hexa, e não futebol fru-fru da época que goleiro era chamado de arqueiro e zagueiro se chamava beque.
O futebol de resultado do Parreira está funcionando, queiram os malas por aí ou não. Então não amolem, ou peguem uma máquina do tempo para ver o "Voa canarinho, voa" de 82 jogar bonito e perder pra Itália.
E mesmo jogando futebol de resultado, o futebol da seleção é o melhor do mundo. O drible do Ronaldo foi sensacional, o passe do Ricardinho para o Zé Roberto também foi milimétrico e fantástico.
Se querem futebol de drible a la Garrincha, infelizmente essa época já passou.

Pistolero

Mensagem por Pistolero »

Mas se o futebol abandonar a beleza... se proibir toda a irreverência em nome da eficiência... então corre o risco de perder adeptos.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Futebol português não tem beleza.

Bem se viu na última partida, contra a Holanda.

Pistolero

Mensagem por Pistolero »

Concordo. Por isso é que Portugal vai ser campeão do mundo... :emoticon13:

Malamen
Contato:

Re: Re.: Show é ganhar?

Mensagem por Malamen »

rapha... escreveu:Futebol português não tem beleza.

Bem se viu na última partida, contra a Holanda.

Generalizando porquê? Acompanhou a Copa da Europa dois anos atrás? O que dizer do Brasil nessa Copa então?

Tem jogado bonito?
Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Os colonizados em revolta. :emoticon7:

Pistolero

Mensagem por Pistolero »

Sejamos honestos. Portugal não jogou bom futebol... mas fez um belo espetáculo de vale tudo. O Público não se aborreceu e está ansioso pelo confronto dos Samurais Portugueses contra os Holligans Ingleses.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Aurelio Moraes escreveu:O futebol de resultado do Parreira está funcionando, queiram os malas por aí ou não. Então não amolem, ou peguem uma máquina do tempo para ver o "Voa canarinho, voa" de 82 jogar bonito e perder pra Itália.
E mesmo jogando futebol de resultado, o futebol da seleção é o melhor do mundo. O drible do Ronaldo foi sensacional, o passe do Ricardinho para o Zé Roberto também foi milimétrico e fantástico.

2 - ALUCINAÇÕES VISUAIS

São percepções visuais, como vimos, de objetos que não existem, tão claras e intensas que dificilmente são removíveis pela argumentação lógica. Mesmo o paciente referindo ter visto apenas vultos, tais vultos são muito fielmente percebidos, portanto são reais para a pessoa que os percebe. O objeto alucinado pode não ter uma forma específica: clarões, chamas, raios, vultos, sombras, etc, ou têm formas definidas, tais como pessoas, monstros, demônios, animais, santos, anjos, bruxas.

http://www.psiqweb.med.br/alucin.html#delirio[/quote]
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Pistolero

Mensagem por Pistolero »

O terceiro golo não foi fora de Jogo.

Poindexter

O futebol deve levar em conta, em primeiro lugar, o resultado. Eu prefiro ver a Albiceleste jogar feio, ficar em segunda do grupo e ganhar o Mundial com quatro disputas de pênaltis seguidas do que ir ganhando tudo de 10x0 e perder na final na disputa de pênaltis.

Felizmente, nosso técnico Pekerman tem conseguido as duas coisas ao mesmo tempo: vencermos E fazermos bonitos lances, como o que gerou o gol legal de Messi contra o México, que foi anulado, enquanto tem bandeirinha que simplesmente deixou o Adriano ficar impedido o quanto quisesse até fazer um gol ilegal em Gana, considerado legal pela arbitragem). O 6x0 (8x0 se não nos tungassem um gol legal e 1 pênalti) contra a Sérvia e Montenegro, então, foi o máximo! :emoticon54:
Editado pela última vez por Poindexter em 28 Jun 2006, 15:26, em um total de 3 vezes.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Aurelio Moraes
Contato:

Jogar contra time de país que não existe é fácil...

Poindexter

Aurelio Moraes escreveu:Jogar contra time de país que não existe é fácil...

O duro é jogar contra time de dois países ao mesmo tempo.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Poindexter escreveu:O futebol deve levar em conta, em primeiro lugar, o resultado. Eu prefiro ver a Albiceleste jogar feio, ficar em segunda do grupo e ganhar o Mundial com quatro disputas de pênaltis seguidas do que ir ganhando tudo de 10x0 e perder na final na disputa de pênaltis.

Felizmente, nosso técnico Pekerman tem conseguido as duas coisas ao mesmo tempo: vencermos E fazermos bonitos lances, como o que gerou o gol legal de Messi contra o México, que foi anulado, enquanto tem bandeirinha que simplesmente deixou o Adriano ficar impedido o quanto quisesse até fazer um gol ilegal em Gana, considerado legal pela arbitragem). O 6x0 (8x0 se não nos tungassem um gol legal e 1 pênalti) contar a Sérvia, então, foi o máximo! :emoticon54:

Outro erro de arbitragem foi aquele pênalti da Holanda que não marcaram, pelo golpe de luta-livre que o argentino deu na área do gol.

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

rapha... escreveu:Os colonizados em revolta. :emoticon7:

:emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Eu não sei quem anda mais psicótico e com teorias loucas no RV..
O Cláudio ou o Poindexter.

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

Poindexter escreveu:
Aurelio Moraes escreveu:Jogar contra time de país que não existe é fácil...

O duro é jogar contra time de dois países ao mesmo tempo.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Pistolero escreveu:Sejamos honestos. Portugal não jogou bom futebol... mas fez um belo espetáculo de vale tudo. O Público não se aborreceu e está ansioso pelo confronto dos Samurais Portugueses contra os Holligans Ingleses.

Vão perder.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Errado. O incentivo do torcedor é a arte, mas o incentivo do treinador é a vitória.

Se o treinador armar um time para jogar feio ou bonito e perder, ele sai do cargo, caso contrário, fica. Ele não quer sair, logo, fará de tudo para vencer, sendo a beleza do futebol supérflua para ele.

Já para o torcedor em geral, ele pode até almejar a vitória do seu time, mas em geral gastará mais dinheiro comprando camisas e indo aos estádios e gastando com os produtos anunciados pelos patrocinadores quando o futebol apresentado pelos craques o agrada.

São duas forças que se equilibram. As vezes, uma tendência supera a outra, mas com certeza, isso não dura tempo o bastante para que uma vença a outra. Isso porque sem vitória, não tem torcedor, e sem torcedor, não tem time.

É claro que o futebol passa por transformações, e às vezes certos jogadores atingem níveis muito altos em determinadas épocas. O grau de competitividade hoje é maior que na década de setenta, um zagueiro antes de tomar um chapéu de um "novo Pelé" vai é acertar-lhe um ponta-pé na canela.

Mas mesmo assim, o futebol ainda move bastante dinheiro, o que significa que o público ainda gosta de assistir aos jogos. Se ficar feio demais, o público se afasta, o dinheiro mingua, e começam a se procurar alternativas, seja através de incentivos ao futebol arte, seja através de modificações na regra, para trazer o torcedor de volta.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Pistolero

Mensagem por Pistolero »

Fora com os treinadores. Aliás, a função de um treinador Brasileiro deveria ser só escolher 11 jogadores e deixá-los jogar. O Parreira está armado em quê? Em treinador...

Poindexter

Portugal não ganha nem a pau.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

Acho que Portugal ainda vence esse vale-tudo com a Inglaterra. Mesmo com o time todo desmontado.

Poindexter

Cabeção, como de hábito, dá um show de escrita. Não concordo sempre com ele, mas o cara é f*da...

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Trancado