Família

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cris
Contato:

Re: Re.: Família

Mensagem por Cris »

Deise Garcia escreveu:
Cris escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Até hoje não conheci ninguém que tivesse dificuldade de relacionamento com a família inteira! Não é difícil imaginar que existem casos assim, mas também não é difícil imaginar quem estará errado em tais circunstâncias!
Por fim, "aturar" é uma palavra muito forte! Mas ainda existe a opção de buscar novos horizontes sem a família e sem precisar impor sua infelicidade para todos!
:emoticon54:

Hein?!Como é que é? Deise, em que mundo você vive? Aturar não é uma palavra muito forte, existem famílias que não se dão bem mesmo... e Fernando está certo em dizer que "familia a gente não escolhe, amigos sim." E ele não está impondo a infelicidade dele aos outros, tão somente ele quer ser resperitado por não gostar da data e o fato dele não ser hipócrita nada tem haver com o fato dele ter deixado a religião. Quer ver uma situação? se eu tivesse que comemorar natal em minha casa, por exemplo, do meu jeito seria apenas eu, meu pai, meu irmão e minha filha e a outra família que construí que são meus amigos que se fizeram minha família. O importante aqui é saber Deise, que existem famílias e FAMÍLIAS. Lá na minha casa, eu não sou amiga da minha mãe, muito menos das minhas irmãs, logo é indiferente para mim comemorar a data ou não, vou mais porque meu pai insiste muito em ter minha presença, senão... eu ficaria era na minha casa, faria a ceia eu e minha filha e meus amigos e ponto final. Não há nada mais sincero nisto. Até porque ser falso neste momento gera um desconforto muito grande e descenessário. O mais primordial é você estar com quem realmente você tem afinidade e laços e isso é o que verdadeiramente conta. Mas cada um com suas experiências familiares e com seu modo de vida .

Leia o ESE, capítulo XIV! As pessoas não são muito a fim de ler, preferem ficar aqui batendo boca sem necessidade! De qualquer forma, leia o ESE, capítulo XIV!

:emoticon54:

Deise, se eu me fiasse por livros como ESE, eu certamente não teria um desenvolvimento espiritual como tenho tido aprendido com coisas mais interessantes. O ESE, pode ser bom como nível de conhecimento do que se anda pregando por aí. Cada qual com sua doutrina, e sua busca de conduta ou de "conselhos espirituais". Foi como o Luis Dantas bem colocou, não há nada que me interesse no capítulo que você indicou. Isso seria o mesmo que tentar seguir manuais, e cá entre nós, não há nada na ESE que venha acrescentar o que quer que seja em minha vida. Eu já cheguei a ler algumas coisas, mas apenas para ter a compreensão porque tantos espíritas levam ele a sério. No caso aqui, prefiro vivenciar as próprias experiências do que seguir regras de conduta, isso nos torna incapazes por um certo aspecto de questionar e evoluir e eu sou questionadora por natureza. Obrigada, mas como eu disse só serve como entendimento para saber como os espíritas pensam.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Res Cogitans

Re.: Família

Mensagem por Res Cogitans »

Cris,

Mulher inteligente é outra coisa.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Poindexter

Re.: Família

Mensagem por Poindexter »

Pô, rapha... escrevi p/ cacete para te responder, e tu não dissestes nada até agora? Se não responderes, ma próxima vez ficarás a ver "navios".
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:
Poindexter escreveu:Viva a Família, berço da Sociedade!

Viva a Família e a Propriedade!

Poindexter, o corrompimento de uma família é produto de quê?

Sabe, isso me lembra uma boa briga de irmãos: ambos torcendo para a mãe morrer para ficarem com a herança e um batalhando contra o outro em busca da "fatia mais gorda" do espólio.

Esse sistema exalta o que o ser humano tem de pior. :emoticon4:

Schultz

Mensagem por Schultz »

Poindexter escreveu:Pô, rapha... escrevi p/ cacete para te responder, e tu não dissestes nada até agora? Se não responderes, ma próxima vez ficarás a ver "navios".

Andou viajando à Portugal para perder o gerúndio?

E não adianta alterar a frase original só por causa de sua posição religiosa. Os argentinos deixam bem claro: "...Maradona es Dios"

:emoticon12:

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:Poindexter, na página de número 6, lhe fiz uma pergunta. Poderia respondê-la?

Agradeço desde já.

Obrigado por me lembrar, rapha.

Pôxa, cara, só se pode falar em "Família" no sentido de malhar? O Res já abriu o tópico malhando e, logo após eu ter mencionado ela em sentido exaltativo você já me vem falar no corrompimento dela?

Veja, rapha... o que corrompe a Família...

Muitas coisas podem corrompê-la... desde a má formação dela (por exemplo, duas pessoas que se casam só tendo se conhecido por uma semana, por exemplo) até vícios como o do álcool ou da cocaína, mas, de forma geral, estes fatores todos se traduzem, em minha opinião, em duas grandes vertentes: a interna e a externa.

A vertente interna é aquela que se traduz nos defeitos dos próprios membros da família: alcoolismo, drogas, má formação dada às crianças, o cônjuge que "pula a cerca", a formação da família através de duas pessoas que só se conhecem há uma semana...

Já a vertente externa é aquela que vem de fora. Logicamente, a eficiência desta vertente externa depende das fraquezas dos membros da família, estando desta forma ligada à vertente interna.

Como exemplo disso, temos principalmente a grandiosa campanha anti-família que vem sendo feita na Mídia há anos, principalmente desde a década de 80.

As novelas são peça-chave nessa campanha: é quase só sexo repleto de traição e marido batendo na mulher. É "Dona Beija" para lá, "Tieta" para cá, "Presença de Anita" acolá... pinta-se a família tradicional simplesmente como uma entidade infeliz e fadada ao fracasso... em metade das famílias e dos casamentos que se vê na novela, ou alguém se casou por dinheiro, ou porque foi chantageado pelo vilão/vilã da novela, ou foi vendido pelo pai porque este deve ao vilão/vilã da novela, e por aí vai.

Hoje em dia, quando se fala que é casado até tem que se ouvir a nojenta piadinha (me dá vontade de dar um murro na cara quando alguém a profere): "casou CONTRA quem"?

Já tive que ouvi-la duas vezes, e me deu vontade de responder: "contra a tua mãe!"

E pior: é propaganda de mulher pelada em tudo o que é esquina. Há agora outdoors de casas de prostituição famosas em plenas avenidas, de forma que qualquer criança de 7 anos anda pela rua e vê escrito coisas do tipo: "Gruta Azul: venha sentir o prazer".

Isso sem falar em outra frente terrível: a campanha pela liberalização do aborto (crime MÁXIMO contra a Família: uma "mãe" MATAR um filho sem ser em Legítima defesa, é a NEGAÇÃO MÁXIMA de tudo o que a Família, enquanto instituição, significa)!

Essas pragas é que vêm corrompendo a Família, rapha...

Não tô dizendo que todos os primos, noras e tios de todo mundo são verdadeiras maravilhas. Não estou dizendo que não podemos gostar mais de amigos do que primos e tios. Só que acho errado que se fique gradativamente vilipendiando esta instituição que, quer se queira quer não, nos passa e nos paga os ensinamentos mais básicos de nossas vidas e o alimento quando somos pequenos demais para sabermos de qualquer coisa, que é a Família.

Não queria repetir o slogan, mas, dadas estas características tão nobres da Família, não tenho como não repetir: Viva a Família!

Poindexter, obrigado por me responder.

Bem, vamos lá.

Não tenho muito apreço por esta institução, a família. E acredito ser o maior motivo o fato de que eu não ache que uma família dê certo. Talvez por ser, toda a minha família, fragmentada.

O que mais vejo por aí é falso moralismo, e tentativas incólumes de se manter algo insustentável. Discordando de você, não dou muita atenção ao tempo que se gastou do namoro ao casamento, mas os principais fatores para uma dissolução matriomonial acredito serem a traição e os desentendimentos, coisas que podem acontecer a qualquer etapa de uma relação, seja num começo ou depois de anos.

Nas famílias mais arcaicas, onde o homem da casa governa absoluto, as dissoluções são mais raras devido, especulo eu, à submissão da esposa, que aceitava traições e qualquer tipo de humilhação, mas com sua constante emancipação e igualdade perante aos homens, a mulher deixa de ser a simples serva e passa a ter voz ativa, não mais considerando as situções antes impostas pelos maridos.

Sobre as tais "pragas", acredito serem totalmente normais e realistas, e não creio que nenhum casamento devido a uma novela, ou a leitura de um romance qualquer, pode acontecer mas não creio ser tão frequente assim.

Já ao estimulo sexual mais efetivo dos últimos tempos, o homem estará conenado para sempre ao seu sexo, e a traição, acredito eu, ser algo inerente, quando o sexo, algo intrinsecamente ligado à relação, acabar, o homem, principalmente, tende a procurá-lo, seja onde for, ao contrário, é como se fosse a imposição de uma batina, é o cerciamento de um ente biológico. E isso sempre aconteceu, só que, como disse, a esposa passa a não mais aceitar.

Bem é isso.
Acho que consegui me expressar.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

As mulheres cobram fidelidade dos homens pois temem o surgimento de novas famílias para sugarem recursos da sua.

Os homens temem a traição das esposas por medo de criarem filhos dos outros.

Não se trata de moralismo, mas de instinto de auto-preservação.

A unidade da família tras benefícios para todos os integrantes.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Poindexter escreveu:...a formação da família através de duas pessoas que só se conhecem há uma semana...

Engraçado isso. Quando acontece a separação, o tempo em que se conhece a pessoa com quem estamos vivendo conta muito pouco... anos de convivência e parece que conhecemos a pessoa há dias... Aspectos da personalidade que ficam trancafiados nos porões vêm à tona, e se descobre que a vida foi vivida do lado de um completo estranho...

Não sei se está certo isso de associar o tempo de vivência com alguém antes de casar e a vida que o casal leva. Por mais que se conviva com alguém, não há meios de conhecê-lo integralmente...
Imagem

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Res Cogitans escreveu:Cris,

Puxa Res,..err... obrigada pelo elogio! :emoticon51: Espero ter oportunidade de debatermos qualquer hora destas. :emoticon4:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

rapha... escreveu:Nas famílias mais arcaicas, onde o homem da casa governa absoluto, as dissoluções são mais raras devido, especulo eu, à submissão da esposa, que aceitava traições e qualquer tipo de humilhação, mas com sua constante emancipação e igualdade perante aos homens, a mulher deixa de ser a simples serva e passa a ter voz ativa, não mais considerando as situções antes impostas pelos maridos.

Além disto, nossos avós não se casavam por amor e sim por conveniência. O homem precisava de uma mulher para lhe dar filhos e cuidar deles. A mulher precisava de um homem para sustentá-la.

Quando eles encontravam um par aceitável, casavam-se. Era como um homem contratando uma secretária. Não pode ser qualquer uma mas não é preciso ser o "par perfeito".

Se o amor ou a amizade pintasse depois, ótimo, mas não era indispensável.

Hoje, muitos esperam que o amor ou, pelo menos, o tesão dure para sempre e isto não acontece e é irreal esperar que aconteça (embora possa acontecer, em muitos casos).

As mulheres têm vida própria, carreiras profissionais, sonhos que não incluem um homem. Os homens são ainda um sonho de consumo, mas não um projeto de vida.

Esperar que cada um encontre seu par ideal, sejam correspondidos e se amem por toda a vida em seu lar cheio de filhos felizes é utópico. É apenas uma fantasia de contos de fada.

A sociedade de nossos avós está se acabando. Temos que encontrar outro modo de nos organizar que não prejudique a educação das crianças.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Najma escreveu:Por mais que se conviva com alguém, não há meios de conhecê-lo integralmente...

O amigo que deixou de sê-lo é mais enigmático que o inimigo de toda uma vida.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
Najma escreveu:Por mais que se conviva com alguém, não há meios de conhecê-lo integralmente...

- Perdi um amigo recentemente assim, conhecia ele desde criança, é padrino de minha filha, conhece minha família e eu a dele, sou amigo da esposa dele desde antes deles se casarem, trabalhamos na mesma empresa, passamos no mesmo concurso.

- Ele viajou de férias no início deste ano e parou de falar inexplicavelmente comigo quando voltou, a amizade de anos foi jogada no lixo sem justificativa alguma, não houve nenhuma desavença, nenhuma intriga, a única coisa q não me conformo é a falta de motivo....

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Najma

Mensagem por Najma »

Fernando Silva escreveu:

Nem tanto, Fernando. Simplesmente nunca o foi... :emoticon4:

Beijos
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Abmael escreveu:
Fernando Silva escreveu:

- Perdi um amigo recentemente assim, conhecia ele desde criança, é padrino de minha filha, conhece minha família e eu a dele, sou amigo da esposa dele desde antes deles se casarem, trabalhamos na mesma empresa, passamos no mesmo concurso.

- Ele viajou de férias no início deste ano e parou de falar inexplicavelmente comigo quando voltou, a amizade de anos foi jogada no lixo sem justificativa alguma, não houve nenhuma desavença, nenhuma intriga, a única coisa q não me conformo é a falta de motivo....

Abraços,

Triste isso...

Você não tentou conversar com ele de novo?
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Najma escreveu:
Abmael escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Abraços,

Triste isso...

Você não tentou conversar com ele de novo?

- Tentei, não cheguei a questionar a atitude (seria um tanto gay), ele foi amistoso, mas manteve distância, resolvi deixar prá lá...
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Cris escreveu:
Res Cogitans escreveu:Cris,

Puxa Res,..err... obrigada pelo elogio! :emoticon51: Espero ter oportunidade de debatermos qualquer hora destas. :emoticon4:

Será um prazer.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Trancado