O evangelho segundo o espiritismo
O evangelho segundo o espiritismo
Deixando a guerra “Espiritos existem ou não”, gostaria de iniciar aqui uma série de indagações com a participação de todos, principalmente os espíritas, que deveriam ser os maiores interessados. O espiritismo insiste em dizer que o mesmo é uma revelação.
Bem, iniciarei postando a base da doutrina intitulada O Evangelho segundo o espiritismo, que nada mais é do que uma outra interpretação do que já existe (A bíblia) e exatamente neste ponto será confrontado o conteúdo com a tal.
Vamos começar:
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAPÍTULO 1: NÃO VIM DESTRUIR A LEI
As três revelações: Moisés, Cristo e o Espiritismo
Aliança da Ciência e da Religião
Instruções dos Espíritos: A nova era
1. “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas, não vim
destruí-los, mas dar-lhes cumprimento. Eu vos digo em verdade
que o Céu e a Terra não passarão antes que tudo o que está na lei
seja cumprido completamente, até o último jota e o último ponto.”
(Mateus, 5:17 e 18)
MOISÉS
2 A lei de Moisés é composta por duas partes distintas: a lei de
Deus, recebida no Monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida
pelo próprio Moisés. A lei de Deus é inalterável; a outra, apropriada
aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.
A lei de Deus está formulada nos seguintes dez mandamentos:
1. Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da
casa da servidão. Não terás outros deuses estrangeiros diante de
mim. Não farás imagem talhada, nem figura nenhuma de tudo o
que está no Céu e na Terra, nem de tudo o que está nas águas e
debaixo da terra. Não os adorarás, nem lhes renderás cultos
soberanos.
2. Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus.
3. Lembra-te de santificar o dia de sábado.
4. Honra a teu pai e à tua mãe, a fim de viveres muito tempo na
Terra que o Senhor teu Deus te dará.
5. Não matarás.
6. Não cometerás adultério.
7. Não roubarás.
8. Não prestarás falso testemunho contra o teu próximo.
9. Não desejarás a mulher de teu próximo.
10. Não desejarás a casa de teu próximo, nem seu servo, ou serva,
nem seu boi, seu asno, ou qualquer outra coisa que lhe pertença.
Esta é a lei de todos os tempos e de todos os países e que, por isso
mesmo, tem um caráter divino. Todas as outras são leis estabelecidas
por Moisés, que se via obrigado a conter pelo temor um povo naturalmente
turbulento e indisciplinado, no qual tinha de combater os abusos e os
preconceitos enraizados adquiridos durante a época da escravidão no
Egito. Para dar autoridade às suas leis, ele atribuiu-lhes origem divina,
assim como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos: a
autoridade do homem precisava se apoiar sobre a autoridade de Deus.
Mas apenas a idéia de um Deus terrível podia impressionar homens
ignorantes, nos quais o sentido moral e o sentimento de uma delicada
justiça ainda estavam pouco desenvolvidos. É evidente que aquele que
tinha incluído entre os seus mandamentos: Não matarás; não farás mal a
teu próximo, não poderia se contradizer fazendo do extermínio um dever.
As leis mosaicas, propriamente ditas, tinham, portanto, um caráter
essencialmente transitório.
Bem, iniciarei postando a base da doutrina intitulada O Evangelho segundo o espiritismo, que nada mais é do que uma outra interpretação do que já existe (A bíblia) e exatamente neste ponto será confrontado o conteúdo com a tal.
Vamos começar:
CAPÍTULO 1: NÃO VIM DESTRUIR A LEI
As três revelações: Moisés, Cristo e o Espiritismo
Aliança da Ciência e da Religião
Instruções dos Espíritos: A nova era
1. “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas, não vim
destruí-los, mas dar-lhes cumprimento. Eu vos digo em verdade
que o Céu e a Terra não passarão antes que tudo o que está na lei
seja cumprido completamente, até o último jota e o último ponto.”
(Mateus, 5:17 e 18)
MOISÉS
2 A lei de Moisés é composta por duas partes distintas: a lei de
Deus, recebida no Monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida
pelo próprio Moisés. A lei de Deus é inalterável; a outra, apropriada
aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.
A lei de Deus está formulada nos seguintes dez mandamentos:
1. Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da
casa da servidão. Não terás outros deuses estrangeiros diante de
mim. Não farás imagem talhada, nem figura nenhuma de tudo o
que está no Céu e na Terra, nem de tudo o que está nas águas e
debaixo da terra. Não os adorarás, nem lhes renderás cultos
soberanos.
2. Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus.
3. Lembra-te de santificar o dia de sábado.
4. Honra a teu pai e à tua mãe, a fim de viveres muito tempo na
Terra que o Senhor teu Deus te dará.
5. Não matarás.
6. Não cometerás adultério.
7. Não roubarás.
8. Não prestarás falso testemunho contra o teu próximo.
9. Não desejarás a mulher de teu próximo.
10. Não desejarás a casa de teu próximo, nem seu servo, ou serva,
nem seu boi, seu asno, ou qualquer outra coisa que lhe pertença.
Esta é a lei de todos os tempos e de todos os países e que, por isso
mesmo, tem um caráter divino. Todas as outras são leis estabelecidas
por Moisés, que se via obrigado a conter pelo temor um povo naturalmente
turbulento e indisciplinado, no qual tinha de combater os abusos e os
preconceitos enraizados adquiridos durante a época da escravidão no
Egito. Para dar autoridade às suas leis, ele atribuiu-lhes origem divina,
assim como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos: a
autoridade do homem precisava se apoiar sobre a autoridade de Deus.
Mas apenas a idéia de um Deus terrível podia impressionar homens
ignorantes, nos quais o sentido moral e o sentimento de uma delicada
justiça ainda estavam pouco desenvolvidos. É evidente que aquele que
tinha incluído entre os seus mandamentos: Não matarás; não farás mal a
teu próximo, não poderia se contradizer fazendo do extermínio um dever.
As leis mosaicas, propriamente ditas, tinham, portanto, um caráter
essencialmente transitório.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Aurelio Moraes
- Contato:
Re.: O evangelho segundo o espiritismo
APAGUE A MENSAGEM REPETIDA.
QUE SACO!
QUE SACO!

Primeira perguntinha básica:
Quem disse que Moisés, Jesus e o Espiritismo é uma revelação?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Não vou comentas os mandamentos aqui pois acho que já foram mais do que refutados, mas se o pessoal quiser a gente pode voltar a debater sobre isso...
Mas cabe lembrar que o espiritismo está afirmando que estas são as leis de todos os países (?) e de todos os tempos (?). De onde tiraram isso também?
Mas cabe lembrar que o espiritismo está afirmando que estas são as leis de todos os países (?) e de todos os tempos (?). De onde tiraram isso também?

Continuando:
Da mesma forma que o Cristo disse: Não vim destruir a lei, mas cumpri-la, o Espiritismo igualmente diz: Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução. Ele não ensina nada em contrário ao
que o Cristo ensinou, mas desenvolve, completa e explica, em termos claros para todos, o que só foi dito sob forma alegórica. Ele vem cumprir, no tempo anunciado, o que o Cristo prometeu e preparar a
realização das coisas futuras. É, portanto, obra do Cristo, que o preside e que igualmente preside ao que anunciou: a regeneração que se opera e prepara o Reino de Deus na Terra.
O espiritismo diz que veio fazer entender o que já havia sido dito por jesus e eu pergunto: Por que? Jesus já não sabia que os homens não o entederiam?
Após a argumentação destes que são o início do livro dos espíritas, colocarei mais, seguindo a ordem por capítulos e importância.
Abraços
Da mesma forma que o Cristo disse: Não vim destruir a lei, mas cumpri-la, o Espiritismo igualmente diz: Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução. Ele não ensina nada em contrário ao
que o Cristo ensinou, mas desenvolve, completa e explica, em termos claros para todos, o que só foi dito sob forma alegórica. Ele vem cumprir, no tempo anunciado, o que o Cristo prometeu e preparar a
realização das coisas futuras. É, portanto, obra do Cristo, que o preside e que igualmente preside ao que anunciou: a regeneração que se opera e prepara o Reino de Deus na Terra.
O espiritismo diz que veio fazer entender o que já havia sido dito por jesus e eu pergunto: Por que? Jesus já não sabia que os homens não o entederiam?
Após a argumentação destes que são o início do livro dos espíritas, colocarei mais, seguindo a ordem por capítulos e importância.
Abraços

Re: Re.: O evangelho segundo o espiritismo
Johnny escreveu:Primeira perguntinha básica:
Os espíritos disseram isso a Kardec ou ele entendeu assim.
Johnny escreveu:Não vou comentas os mandamentos aqui pois acho que já foram mais do que refutados, mas se o pessoal quiser a gente pode voltar a debater sobre isso...
Não sei quais refutações foram feitas a esses mandamentos, mas quero lembrá-lo que na época de Kardec ainda havia estados nacionais que se proclamavam ter religião, ou seja, o povo era obrigado, em maior ou menor escala, praticar a religião do Estado, assim, Portugal, Espanha, França, Itália obrigavam seus cidadãos a serem católicos; na Rússia e na Grécia, todos eram obrigados a ser católicos ortodoxos e por aí vai. Isso então valeria para o primeiro mandamento. Quanto ao resto, desconheço estados que liberem seus cidadãos para cometer roubos, assassinatos, cobiça, etc e tal.
Johnny escreveu:Continuando:
Abraços
Saber, ele sabia, mas certas idéias exigem maturidade e enquanto ela não vem, não podem ser compreendidas em sua plenitude.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Botanico escreveu:Johnny escreveu:Primeira perguntinha básica:
Fica meio dúbio isso não? Ou os espíritos disseram ou Kardec entendeu assim. Será que Deus onipotente ou Jesus não podem ser mais CLAROS, principalmente porque deveriam saber que existem pessoas que gostariam de conhecer uma VERDADE que nos dias de hoje nada longe está do passado ou seja, nas mãos de POUCOS escolhidos ou iniciados? Ou será que na verdade Deus gosta mesmo é daquelas adorações evangélicas com gritos e orgias de adoração?
Fala sério Botânico, os espíritos podiam poupar muito tempo e trabalho usando de outroas formas de argumentação, não acha?

Botanico escreveu:Johnny escreveu:Não vou comentas os mandamentos aqui pois acho que já foram mais do que refutados, mas se o pessoal quiser a gente pode voltar a debater sobre isso...
Não sei quais refutações foram feitas a esses mandamentos, mas quero lembrá-lo que na época de Kardec ainda havia estados nacionais que se proclamavam ter religião, ou seja, o povo era obrigado, em maior ou menor escala, praticar a religião do Estado, assim, Portugal, Espanha, França, Itália obrigavam seus cidadãos a serem católicos; na Rússia e na Grécia, todos eram obrigados a ser católicos ortodoxos e por aí vai. Isso então valeria para o primeiro mandamento. Quanto ao resto, desconheço estados que liberem seus cidadãos para cometer roubos, assassinatos, cobiça, etc e tal.
Piorou!
1- Os espíritos não sabiam disso ou melhor, não sabem?
2- Porque eles teimam em não expicar por que Deus, o amoroso e piedoso e infinitamente justo quer porque quer que não façamos imagens e bla bla bla (eu não queria entrar nisso mas...).
3- O que tem a ver santificar dias de sábado? Se é um mandamento, porque o espiritismo não pratica?
4- Quanto aos outros, é uma questão de leis humanas pois todas estão prevista nos códigos civis.

Botanico escreveu:Johnny escreveu:Continuando:
Abraços
Saber, ele sabia, mas certas idéias exigem maturidade e enquanto ela não vem, não podem ser compreendidas em sua plenitude.
Maturidade de quem sobre o quê Botânico? Me diga sinceramente.
1- Se os espíritos amadurecem e evoluem reencarnando, e aquele povo (da época de Jesus) era mais ignorante, porque então Jesus ou os espíritos não escolheram uma época mais "madura" para disseminarem os ensinamentos? Se sabiam que haveria uma carnificina em massa porque não evitá-la? (provocando inclusive a estagnação ou regressão até de determinados espíritos da época).
2- Se cada parábola sugere uma interpretação diferente, de que valeu todo o trabalho de Jesus se a maioria não conhece o espiritismo e assim sendo, não irão ler as interpretações que deram?
3- Kardec diz que era necessário que se dissesse por parábolas ao povo daquela época para que entendessem. Fala sério, já ouvi n interpretações de um mesmo texto.

Johnny escreveu:Continuando:
Abraços
Jesus cristo, tal como o maior dentre os espiritos que temos conhecimento aqui na terra, encarnou em meio a um povo de maneiras e costumes muitíssimo diferentes que a nossa civilizaçao. Nunca ele poderia afirmar coisas como reencarnaçao para pessoas que não conseguiriam entender este delicado processo. Porem nos deixou um manual importantíssimo quanto a aquisiçao da "vida eterna". O que seria a vida eterna? A vida espiritual. Como conseguimos adquiri-la? Seguindo os seus mandamentos e seu exemplo. Aliás, ele deixou "entre-linhas" várias vezes a reencarnaçao. Não sei os livros ou versículos na biblia mas aí vão alguns:
" Elias já veio, porem voces não o perceberam e fizeram o que quiseram com ele" ( a reencarnaçao de Elias como Joao Batista)
"Ninguem alcança a vida eterna sem passar pelo batismo da água e do espirito" (infelizmente a igreja católica usa este argumento para um "batismo" ridículo com a "agua" sendo jogada na testa do bebê... só não conseguiram fazer o batismo do espirito ainda.)
"como lhes explicarei estas coisas se ainda não entendem o que é da terra e o que é de meu pai? " (sobre as perguntas que não poderiam ser assimiladas por aquelas pessoas)
"feliz daquele que crê sem ver" ( sobre a impossibilidade de se demonstrar vários fatos sem explicaçao para o homem )
"não acabará enquanto minha lei não se cumprir por completo" (sobre a evoluçao espiritual que não se cessa a nenhum indivíduo enquanto não se atinge a perfeiçao)
"ouça quem tem ouvidos para ouvir" ( quem tem ouvidos para ouvir? Conheço muitos que não tem.)
RCAdeBH escreveu:Johnny escreveu:Continuando:
Da mesma forma ...Abraços
Jesus cristo, tal como o maior dentre os espiritos que temos conhecimento aqui na terra, encarnou em meio a um povo de maneiras e costumes muitíssimo diferentes que a nossa civilizaçao. Nunca ele poderia afirmar coisas como reencarnaçao para pessoas que não conseguiriam entender este delicado processo. *Porem nos deixou um manual importantíssimo quanto a aquisiçao da "vida eterna". O que seria a vida eterna? A vida espiritual. Como conseguimos adquiri-la? Seguindo os seus mandamentos e seu exemplo. Aliás, ele deixou "entre-linhas" **várias vezes a reencarnaçao. Não sei os livros ou versículos na biblia mas aí vão alguns:
" Elias já veio, porem voces não o perceberam e fizeram o que quiseram com ele" ( a reencarnaçao de Elias como Joao Batista)
"Ninguem alcança a vida eterna sem passar pelo batismo da água e do espirito *** " (infelizmente a igreja católica usa este argumento para um "batismo" ridículo com a "agua" sendo jogada na testa do bebê... só não conseguiram fazer o batismo do espirito ainda.)
"como lhes explicarei estas coisas se ainda não entendem o que é da terra e o que é de meu pai? " (sobre as perguntas que não poderiam ser assimiladas por aquelas pessoas)
"feliz daquele que crê sem ver" ( sobre a impossibilidade de se demonstrar vários fatos sem explicaçao para o homem )
"não acabará enquanto minha lei não se cumprir por completo" (sobre a evoluçao espiritual que não se cessa a nenhum indivíduo enquanto não se atinge a perfeiçao)
"ouça quem tem ouvidos para ouvir" ( quem tem ouvidos para ouvir? Conheço muitos que não tem.)
* Então ele veio muiiiito cedo porque pelo que sei até hoje, mais de 95% da população do mundo ainda não sabem ou entendem o que ele veio dizer (no sentido espírita, diga-se de passagem)
** Agora perguntinha: Onde estão esplícitas as "entrelinhas"?
Você sabia que devido às leis serem escritas de forma não claras (deixam mais de uma possibilidade de interpretação) é que existem tantos buracos e falcatruas com amparo da lei inclusive. Isso não fugiria às leis de Deus ou Jesus. Se quer que se faça e entenda claramente, que se escreva e diga claramente.
*** Novamente, está muito claro o que está escrito. Agora vamos fazer igual fez Jesus. Eu digo à você o seguinte: Niguém receberá imposto de renda este ano a não ser que tenha uma conta poupança. Depois, na hora de você ir receber, te dizem que não era uma conta poupança e sim uma conta corrente no Banco do Brasil. Tudo bem pra você?
Abraços

- salgueiro
- Gênero: Feminino
Oi Jonnhy
Pena eu estar atolada de coisas prá fazer e não ter tempo para participar como gostaria mas vou deixar algumas reflexões simples ( não li o introdutório)
Mesmo hoje, num mundo em que a dor ainda prevalece, apesar de todo nosso desenvolvimento tecnológico, de toda nossa cultura, falar de amor, de viver tendo esse sentimento a frente de nossas atitudes continua sendo coisa de babaca, de perdedor pois o negócio é competir, é ser "maior". O ser humano continua infantil, primário, competitivo, achando que o destruir ( vide os defensores ardorosos desse tal de capitalismo selvagem ). Só perante consequências sérias ( o viver nelas ) é que obriga as pessoas a repensarem.
Imagine essa mesma humanidade há dois mil anos atrás ? Taí a resposta do porque, da dificuldade na transmissão.
Desculpe a brevidade, esse é um papo que pode durar anos, analisando todos os detalhes

Bjs
- Lúcifer
- Gênero: Masculino
- Contato:
Johnny escreveu:Botanico escreveu:Johnny escreveu:Não vou comentas os mandamentos aqui pois acho que já foram mais do que refutados, mas se o pessoal quiser a gente pode voltar a debater sobre isso...
Piorou!
2- Porque eles teimam em não expicar por que Deus, o amoroso e piedoso e infinitamente justo quer porque quer que não façamos imagens e bla bla bla (eu não queria entrar nisso mas...).
3- O que tem a ver santificar dias de sábado? Se é um mandamento, porque o espiritismo não pratica?
4- Quanto aos outros, é uma questão de leis humanas pois todas estão prevista nos códigos civis.
Eu, no momento, só poderei responder a questão 3.
No momento da Criação, Deus fez o mundo em 6 dias e descansou no sétimo. O sétimo dia da semana é o sabado. Então, pelo judaísmo, o sabado é sagrado pois Deus descansou nesse dia e, portanto é um dia para reflexão e oração.
Os outros eu não sei.

Johnny escreveu:* Então ele veio muiiiito cedo porque pelo que sei até hoje, mais de 95% da população do mundo ainda não sabem ou entendem o que ele veio dizer (no sentido espírita, diga-se de passagem)
Não estou dizendo que quem não é espirita não entenderia as palavras de Jesus. Muitos católicos e protestantes seguem uma linha de conduta em sua vida que nos faz ver que eles entenderam a mensagem de Jesus pelo seu próprio exemplo de vida. E isso é o que basta. O resto é conversa fiada.
Johnny escreveu:** Agora perguntinha: Onde estão esplícitas as "entrelinhas"?
Se são "entrelinhas"... não pode ser nada explícito, não é campeão?
Johnny escreveu:Você sabia que devido às leis serem escritas de forma não claras (deixam mais de uma possibilidade de interpretação) é que existem tantos buracos e falcatruas com amparo da lei inclusive. Isso não fugiria às leis de Deus ou Jesus. Se quer que se faça e entenda claramente, que se escreva e diga claramente.
E estes buracos e falcatruas existem em TODAS as religiões, inclusive na doutrina espirita (que não considero religião). Mas acho que mesmo com os desvios humanos e as interpretaçoes levianas, ainda assim o ser humano pode receber as palavras de cristo para ser uma pessoa melhor, ou seja, evoluir. Basta dai o dicernimento de cada um.
PS: Me cabe dizer que na igreja antiga, mais precisamente 300 anos depois de cristo, quando Irineu juntou os evangelhos que dariam a nossa biblia, muita coisa foi escondida, ou deturpada ou acrescentada nas palavras de Jesus. Isso é provado cientificamente, vide o Evangelho de Judas descoberto recentemente. Conta o evangelho de judas que Jesus ensinaria a ele coisas que diziam respeito a o verdadeiro mundo celestial e inimagináveis a qualquer um naquele tempo. Isso foi suprimido. Imaginemos o que mais.
Abraços
Seguindo o texto do Livro:
ALIANÇA DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO
8 A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência
humana. Uma revela as leis do mundo material e a outra, as leis do
mundo moral. Ambas as leis, tendo no entanto o mesmo princípio, que
é Deus, não podem contradizer-se, visto que, se uma contrariar a outra, uma terá necessariamente razão enquanto a outra não a terá, já que Deus não destruiria sua própria obra. A falta de harmonia e coerência que se acreditou existir entre essas duas ordens de idéias baseia-se num erro de observação e nos princípios exclusivistas de uma e de outra parte. Daí resultou uma luta e uma colisão de idéias que deram origem à incredulidade e à intolerância. São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo devem receber seu complemento; em que o véu propositadamente deixado sobre algumas partes desses ensinamentos deve ser erguido. A Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, deve levar em conta o elemento espiritual; a Religião deve reconhecer as leis orgânicas e imutáveis da matéria. Então, essas duas forças, juntas, apoiando-se uma na outra, se ajudarão mutuamente. A Religião, não sendo mais desmentida pela Ciência, adquirirá um poder inabalável, estará de acordo com a razão, já não podendo mais se opor à irresistível lógica dos fatos. A Ciência e a Religião não puderam se entender até os dias atuais pois, cada uma examinando as coisas do seu ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Seria preciso alguma coisa para preencher o espaço que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e da sua afinidade e harmonia com o mundo corporal, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Estas afinidades, uma vez constatadas pela experiência, fazem surgir uma nova luz: a fé se dirigiu à razão, a razão não encontrou nada de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido. Mas, nisso, como em tudo, há pessoas que ficam para trás, até serem arrastadas pelo movimento geral, que as esmaga, se tentam resistir ao invés de o acompanhar. É toda uma revolução moral que se opera neste momento e que trabalha e aperfeiçoa os espíritos. Após ser elaborada durante mais de dezoito séculos, ela chega à sua plena realização e vai marcar uma nova era da Humanidade. As conseqüências dessa revolução são fáceis de se prever: deve trazer para as relações sociais inevitáveis modificações, às quais ninguém poderá se opor, porque estão na vontade de Deus e resultam da lei do progresso, que é sua Lei.
ALIANÇA DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO
8 A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência
humana. Uma revela as leis do mundo material e a outra, as leis do
mundo moral. Ambas as leis, tendo no entanto o mesmo princípio, que
é Deus, não podem contradizer-se, visto que, se uma contrariar a outra, uma terá necessariamente razão enquanto a outra não a terá, já que Deus não destruiria sua própria obra. A falta de harmonia e coerência que se acreditou existir entre essas duas ordens de idéias baseia-se num erro de observação e nos princípios exclusivistas de uma e de outra parte. Daí resultou uma luta e uma colisão de idéias que deram origem à incredulidade e à intolerância. São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo devem receber seu complemento; em que o véu propositadamente deixado sobre algumas partes desses ensinamentos deve ser erguido. A Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, deve levar em conta o elemento espiritual; a Religião deve reconhecer as leis orgânicas e imutáveis da matéria. Então, essas duas forças, juntas, apoiando-se uma na outra, se ajudarão mutuamente. A Religião, não sendo mais desmentida pela Ciência, adquirirá um poder inabalável, estará de acordo com a razão, já não podendo mais se opor à irresistível lógica dos fatos. A Ciência e a Religião não puderam se entender até os dias atuais pois, cada uma examinando as coisas do seu ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Seria preciso alguma coisa para preencher o espaço que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e da sua afinidade e harmonia com o mundo corporal, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Estas afinidades, uma vez constatadas pela experiência, fazem surgir uma nova luz: a fé se dirigiu à razão, a razão não encontrou nada de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido. Mas, nisso, como em tudo, há pessoas que ficam para trás, até serem arrastadas pelo movimento geral, que as esmaga, se tentam resistir ao invés de o acompanhar. É toda uma revolução moral que se opera neste momento e que trabalha e aperfeiçoa os espíritos. Após ser elaborada durante mais de dezoito séculos, ela chega à sua plena realização e vai marcar uma nova era da Humanidade. As conseqüências dessa revolução são fáceis de se prever: deve trazer para as relações sociais inevitáveis modificações, às quais ninguém poderá se opor, porque estão na vontade de Deus e resultam da lei do progresso, que é sua Lei.

As leis humanas são satisfatórias e prevalecem (ainda bem) sobre as religiosas. Se todos fôssemos realmente racionais, não precisaríamos sequer de leis pois, recionalmente iria prevalecer o bem comum pois, se a sociedade progride, o mundo progride. Agora, dizer que religião é alavanca à inteligência humana é no mínimo um absurdo pois o que se mostrou até hoje foi exatamente o contrário. E nesse ponto eu coloco: Sabendo os espíritos de tudo o que aconteceu, da estagnação que a religião deu (e ainda insiste em dar, inclusive o próprio espiritismo) no avanço da ciência (pesquisas com células tronco embrionárias por exemplo) porque eles insistiram em fazer esta afirmação?

Capítulo 1: Final
A NOVA ERA
Um Espírito Israelita - Mulhouse, 1861
Deus é único. Moisés é o Espírito que Deus enviou em missão para torná-lo conhecido, não somente dos hebreus*, mas também dos povos pagãos. Deus serviu-se do povo hebreu para se revelar aos homens, por Moisés e os profetas. As contrariedades e o sofrimento da vida por que passavam os hebreus destinavam-se a impressionar as nações e fazer cair o véu que encobria as coisas divinas aos homens *. Os mandamentos de Deus, revelados por Moisés, contêm o gérmen da mais ampla moral cristã. Os comentários da Bíblia restringiam-lhe o sentido, pois, colocados em prática em toda a sua pureza, não seriam então compreendidos. Mas os dez mandamentos de Deus nem por isso deixaram de ser o brilhante frontispício* da obra, como um farol que deveria iluminar a Humanidade, no caminho a percorrer.
A moral, isto é, o conjunto de regras de conduta, os costumes, bem como os princípios espirituais ensinados por Moisés, eram apropriados ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos chamados à regeneração. Esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento de sua alma, não compreendiam que podiam adorar a Deus, a não ser por sacrifícios sangrentos, e, muito menos, que fosse preciso perdoar aos inimigos. ** Sua inteligência era notável sob o ponto de vista material, das artes e das ciências, porém, era muito atrasada em moralidade, e não entenderiam uma religião que fosse inteiramente espiritual. Era-lhes preciso uma representação semimaterial, como a que lhes oferecia a religião hebraica. Assim, enquanto os sacrifícios falavam aos seus sentidos, a idéia de Deus lhes falava ao Espírito. O Cristo foi o iniciador da moral mais pura, mais sublime: a moral evangélico-cristã, que deve renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos; que deve fazer brotar de todos os corações humanos a caridade e o amor ao próximo e criar, entre todos os homens, uma solidariedade comum; de uma moral perfeita, que deve transformar a Terra e fazer dela a morada para Espíritos moralmente superiores aos de hoje. É a lei do progresso, à qual a Natureza está submetida, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca da qual Deus se serve para fazer avançar a Humanidade. São chegados os tempos em que as idéias morais devem se desenvolver para que se realize o progresso que está na vontade de Deus ***. Elas devem seguir o mesmo caminho que as idéias de liberdade percorreram, como suas antecessoras. Não se pense, entretanto, que este desenvolvimento acontecerá sem lutas. Não, pois, para chegar à maturidade elas precisam de abalos e de discussões, a fim de atrair a atenção das massas. Uma vez despertada a atenção, a beleza e a santidade da moral impressionarão os espíritos, que então se dedicarão a uma ciência que lhes dará a chave da vida futura e lhes abrirá as portas da felicidade eterna. Moisés começou, Jesus continuou, o Espiritismo concretizará a obra.
Fénelon - Poitiers, 1861
Um dia, Deus, em sua caridade inesgotável, permitiu ao homem ver a verdade varar as trevas. Este dia foi a chegada do Cristo. Depois da luz viva as trevas voltaram. O mundo, entre alternativas do conhecimento da verdade e obscuridade da ignorância, perdeu-se novamente. Então, tal como os profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir: O mundo está abalado em suas bases, o trovão provocará estrondo ****. Sede firmes! O Espiritismo é de ordem divina, visto que repousa nas próprias leis da Natureza, e acreditai que tudo o que é de origem divina tem um objetivo grande e útil. Vosso mundo se perdia. A Ciência, desenvolvendo-se, à custa dos valores de ordem moral, estava vos conduzindo ao bem-estar material em proveito do Espírito das trevas. Vós o sabeis, cristãos: o coração e o amor devem andar unidos à Ciência. O reino do Cristo, infelizmente, após dezoito séculos, e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não chegou. Cristãos, voltai ao Mestre que vos quer salvar. Tudo é fácil para aquele que crê e ama. O amor o enche de uma alegria indescritível. Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vos dizem sempre; curvai-vos sob o sopro que anuncia a tempestade a fim de não serdes derrubados, isto é, preparai-vos e não vos assemelheis às virgens loucas*, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo. A revolução que se prepara é mais moral do que material; os Espíritos, mensageiros do Senhor, inspiram a fé para que todos vós, companheiros da Doutrina, iluminados e ardentes, façais ouvir a vossa voz humilde. Sois o grão de areia, mas, sem grãos de areia, não haveria montanhas, portanto, que estas palavras: “Somos pequenos”, não tenham mais sentido para vós. Cada um tem sua missão, cada um tem seu trabalho. A formiga não constrói seu formigueiro, e os animaizinhos insignificantes não erguem continentes? A nova cruzada começou: apóstolos da paz universal e não da guerra, São Bernardos modernos, olhai e andai para a frente! A lei dos mundos é a lei do progresso.
Erasto, discípulo de São Paulo - Paris, 1863
11 Santo Agostinho é um dos maiores divulgadores do Espiritismo. Ele se manifesta em quase todos os lugares. Encontramos a razão disso na vida deste grande filósofo cristão. Ele pertence a essa vigorosa * N. E. - Virgens Loucas: veja em Mateus, 25:1, a parábola das dez virgens. 41 falange dos Pais da Igreja•, aos quais a cristandade deve suas mais sólidas bases. Como muitos, foi arrancado do paganismo*, melhor dizendo, da incredulidade mais profunda, pelo clarão da verdade. Quando, em meio aos seus excessos, sentiu em sua alma a vibração estranha que o chamava para si mesmo e o fez compreender que a felicidade estava em outros lugares e não nos prazeres materiais e passageiros; quando, enfim, na sua estrada de Damasco*, também escutou a santa voz clamando: Saulo, Saulo, por que me persegues? Exclamou: Meu Deus! Meu Deus! Perdoa-me, eu acredito, sou cristão!
Depois disso, tornou-se um dos mais firmes sustentáculos do Evangelho. Podem-se ler, nas confissões notáveis que nos deixou esse eminente Espírito, palavras, ao mesmo tempo características e proféticas, que pronunciou após o desencarne de sua mãe, Santa Mônica: “Estou convencido de que minha mãe virá visitar-me e dar-me conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura”. Que ensinamento nessas palavras e que previsão brilhante da futura doutrina! É por isso que hoje, vendo que a hora é chegada para a divulgação da verdade que ele pressentiu outrora, é o seu propagador ardente e multiplica-se, por assim dizer, para responder a todos os que o chamam.
Nota: Santo Agostinho vem derrubar aquilo que construiu? Certamente que não. Como muitos outros, vê com os olhos do Espírito o que não via como homem. Sua alma livre entrevê novas claridades; entende o que não entendia antes; novas idéias lhe revelaram o verdadeiro sentido de algumas palavras. Na Terra julgava as coisas segundo os conhecimentos que possuía, mas, quando uma nova luz se fez para ele, pôde julgá-las mais claramente. Foi assim que deve ter abandonado a crença que tinha a respeito dos Espíritos íncubos* e súcubos* e sobre a maldição que havia lançado contra a teoria dos antípodas*. Agora que o Cristianismo lhe aparece em toda a sua pureza, pode, em alguns pontos, pensar de modo diferente de quando estava vivo, sem deixar de ser o apóstolo cristão. Pode fazer-se o propagador do Espiritismo sem renegar sua fé, pois vê nele a realização das coisas anunciadas. Hoje, ao proclamá-lo, apenas nos conduz a uma interpretação mais acertada e mais lógica dos textos. Assim também acontece com outros Espíritos que se encontram em posição semelhante.
A NOVA ERA
Um Espírito Israelita - Mulhouse, 1861
Deus é único. Moisés é o Espírito que Deus enviou em missão para torná-lo conhecido, não somente dos hebreus*, mas também dos povos pagãos. Deus serviu-se do povo hebreu para se revelar aos homens, por Moisés e os profetas. As contrariedades e o sofrimento da vida por que passavam os hebreus destinavam-se a impressionar as nações e fazer cair o véu que encobria as coisas divinas aos homens *. Os mandamentos de Deus, revelados por Moisés, contêm o gérmen da mais ampla moral cristã. Os comentários da Bíblia restringiam-lhe o sentido, pois, colocados em prática em toda a sua pureza, não seriam então compreendidos. Mas os dez mandamentos de Deus nem por isso deixaram de ser o brilhante frontispício* da obra, como um farol que deveria iluminar a Humanidade, no caminho a percorrer.
A moral, isto é, o conjunto de regras de conduta, os costumes, bem como os princípios espirituais ensinados por Moisés, eram apropriados ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos chamados à regeneração. Esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento de sua alma, não compreendiam que podiam adorar a Deus, a não ser por sacrifícios sangrentos, e, muito menos, que fosse preciso perdoar aos inimigos. ** Sua inteligência era notável sob o ponto de vista material, das artes e das ciências, porém, era muito atrasada em moralidade, e não entenderiam uma religião que fosse inteiramente espiritual. Era-lhes preciso uma representação semimaterial, como a que lhes oferecia a religião hebraica. Assim, enquanto os sacrifícios falavam aos seus sentidos, a idéia de Deus lhes falava ao Espírito. O Cristo foi o iniciador da moral mais pura, mais sublime: a moral evangélico-cristã, que deve renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos; que deve fazer brotar de todos os corações humanos a caridade e o amor ao próximo e criar, entre todos os homens, uma solidariedade comum; de uma moral perfeita, que deve transformar a Terra e fazer dela a morada para Espíritos moralmente superiores aos de hoje. É a lei do progresso, à qual a Natureza está submetida, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca da qual Deus se serve para fazer avançar a Humanidade. São chegados os tempos em que as idéias morais devem se desenvolver para que se realize o progresso que está na vontade de Deus ***. Elas devem seguir o mesmo caminho que as idéias de liberdade percorreram, como suas antecessoras. Não se pense, entretanto, que este desenvolvimento acontecerá sem lutas. Não, pois, para chegar à maturidade elas precisam de abalos e de discussões, a fim de atrair a atenção das massas. Uma vez despertada a atenção, a beleza e a santidade da moral impressionarão os espíritos, que então se dedicarão a uma ciência que lhes dará a chave da vida futura e lhes abrirá as portas da felicidade eterna. Moisés começou, Jesus continuou, o Espiritismo concretizará a obra.
Fénelon - Poitiers, 1861
Um dia, Deus, em sua caridade inesgotável, permitiu ao homem ver a verdade varar as trevas. Este dia foi a chegada do Cristo. Depois da luz viva as trevas voltaram. O mundo, entre alternativas do conhecimento da verdade e obscuridade da ignorância, perdeu-se novamente. Então, tal como os profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir: O mundo está abalado em suas bases, o trovão provocará estrondo ****. Sede firmes! O Espiritismo é de ordem divina, visto que repousa nas próprias leis da Natureza, e acreditai que tudo o que é de origem divina tem um objetivo grande e útil. Vosso mundo se perdia. A Ciência, desenvolvendo-se, à custa dos valores de ordem moral, estava vos conduzindo ao bem-estar material em proveito do Espírito das trevas. Vós o sabeis, cristãos: o coração e o amor devem andar unidos à Ciência. O reino do Cristo, infelizmente, após dezoito séculos, e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não chegou. Cristãos, voltai ao Mestre que vos quer salvar. Tudo é fácil para aquele que crê e ama. O amor o enche de uma alegria indescritível. Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vos dizem sempre; curvai-vos sob o sopro que anuncia a tempestade a fim de não serdes derrubados, isto é, preparai-vos e não vos assemelheis às virgens loucas*, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo. A revolução que se prepara é mais moral do que material; os Espíritos, mensageiros do Senhor, inspiram a fé para que todos vós, companheiros da Doutrina, iluminados e ardentes, façais ouvir a vossa voz humilde. Sois o grão de areia, mas, sem grãos de areia, não haveria montanhas, portanto, que estas palavras: “Somos pequenos”, não tenham mais sentido para vós. Cada um tem sua missão, cada um tem seu trabalho. A formiga não constrói seu formigueiro, e os animaizinhos insignificantes não erguem continentes? A nova cruzada começou: apóstolos da paz universal e não da guerra, São Bernardos modernos, olhai e andai para a frente! A lei dos mundos é a lei do progresso.
Erasto, discípulo de São Paulo - Paris, 1863
11 Santo Agostinho é um dos maiores divulgadores do Espiritismo. Ele se manifesta em quase todos os lugares. Encontramos a razão disso na vida deste grande filósofo cristão. Ele pertence a essa vigorosa * N. E. - Virgens Loucas: veja em Mateus, 25:1, a parábola das dez virgens. 41 falange dos Pais da Igreja•, aos quais a cristandade deve suas mais sólidas bases. Como muitos, foi arrancado do paganismo*, melhor dizendo, da incredulidade mais profunda, pelo clarão da verdade. Quando, em meio aos seus excessos, sentiu em sua alma a vibração estranha que o chamava para si mesmo e o fez compreender que a felicidade estava em outros lugares e não nos prazeres materiais e passageiros; quando, enfim, na sua estrada de Damasco*, também escutou a santa voz clamando: Saulo, Saulo, por que me persegues? Exclamou: Meu Deus! Meu Deus! Perdoa-me, eu acredito, sou cristão!
Depois disso, tornou-se um dos mais firmes sustentáculos do Evangelho. Podem-se ler, nas confissões notáveis que nos deixou esse eminente Espírito, palavras, ao mesmo tempo características e proféticas, que pronunciou após o desencarne de sua mãe, Santa Mônica: “Estou convencido de que minha mãe virá visitar-me e dar-me conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura”. Que ensinamento nessas palavras e que previsão brilhante da futura doutrina! É por isso que hoje, vendo que a hora é chegada para a divulgação da verdade que ele pressentiu outrora, é o seu propagador ardente e multiplica-se, por assim dizer, para responder a todos os que o chamam.
Nota: Santo Agostinho vem derrubar aquilo que construiu? Certamente que não. Como muitos outros, vê com os olhos do Espírito o que não via como homem. Sua alma livre entrevê novas claridades; entende o que não entendia antes; novas idéias lhe revelaram o verdadeiro sentido de algumas palavras. Na Terra julgava as coisas segundo os conhecimentos que possuía, mas, quando uma nova luz se fez para ele, pôde julgá-las mais claramente. Foi assim que deve ter abandonado a crença que tinha a respeito dos Espíritos íncubos* e súcubos* e sobre a maldição que havia lançado contra a teoria dos antípodas*. Agora que o Cristianismo lhe aparece em toda a sua pureza, pode, em alguns pontos, pensar de modo diferente de quando estava vivo, sem deixar de ser o apóstolo cristão. Pode fazer-se o propagador do Espiritismo sem renegar sua fé, pois vê nele a realização das coisas anunciadas. Hoje, ao proclamá-lo, apenas nos conduz a uma interpretação mais acertada e mais lógica dos textos. Assim também acontece com outros Espíritos que se encontram em posição semelhante.
Editado pela última vez por Johnny em 04 Jul 2006, 16:39, em um total de 1 vez.

Recomeçando, deveria ter bolado uma maneira mais inteligente de fazer isso e gostaria da colaboração de todos neste sentido ou seja, colocar um título a ser debatido seguido das argumentações e debates.
Como já começei, vou supor que a linha de debates esteja no seguihnte sentido: Coloco o texto do livro (no caso o ESE) e na resposta seguinte as perguntas e/ou críticas, OK? Caso haja alguma colocação, esta será colocada na resposta seguinte (que é este caso aqui ou seja, não faz parte da argumentação / refutação do tópico referido)
Abraços e continuo com a síntese
Como já começei, vou supor que a linha de debates esteja no seguihnte sentido: Coloco o texto do livro (no caso o ESE) e na resposta seguinte as perguntas e/ou críticas, OK? Caso haja alguma colocação, esta será colocada na resposta seguinte (que é este caso aqui ou seja, não faz parte da argumentação / refutação do tópico referido)
Abraços e continuo com a síntese

[b[1- As contrariedades e o sofrimento da vida por que passavam os hebreus destinavam-se a impressionar as nações e fazer cair o véu que encobria as coisas divinas aos homens [/b]
E os outros povos? Não mereciam a mesma chance? Ou seria este deus preferencial?
2- Esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento de sua alma, não compreendiam que podiam adorar a Deus, a não ser por sacrifícios sangrentos, e, muito menos, que fosse preciso perdoar aos inimigos
E quem será que disse à eles que deveriam adorar a deus com sacrifícios? Moisés? Abraão? Os espíritos? Pois foi um desses que o fêz e se o fêz foi em nome de Deus e pronto. Ou tudo é ou nada é! Ou tudo foi inspiração ou nada foi e fim de papo! Se era para ser diferente então que Deus arrumasse outra pessoa para desmentir ou afirmar o que ele disse. Deus é Deus! Ou não?
3- São chegados os tempos em que as idéias morais devem se desenvolver para que se realize o progresso que está na vontade de Deus
Seue o pensamento acima. Se era para causar desenvolvimento, que fôsse então feito de forma clara.
4- Um dia, Deus, em sua caridade inesgotável, permitiu ao homem ver a verdade varar as trevas. Este dia foi a chegada do Cristo. Depois da luz viva as trevas voltaram. O mundo, entre alternativas do conhecimento da verdade e obscuridade da ignorância, perdeu-se novamente. Então, tal como os profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir: O mundo está abalado em suas bases, o trovão provocará estrondo
Comento amanhã esta parte pois estou saindo!
E os outros povos? Não mereciam a mesma chance? Ou seria este deus preferencial?
2- Esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento de sua alma, não compreendiam que podiam adorar a Deus, a não ser por sacrifícios sangrentos, e, muito menos, que fosse preciso perdoar aos inimigos
E quem será que disse à eles que deveriam adorar a deus com sacrifícios? Moisés? Abraão? Os espíritos? Pois foi um desses que o fêz e se o fêz foi em nome de Deus e pronto. Ou tudo é ou nada é! Ou tudo foi inspiração ou nada foi e fim de papo! Se era para ser diferente então que Deus arrumasse outra pessoa para desmentir ou afirmar o que ele disse. Deus é Deus! Ou não?
3- São chegados os tempos em que as idéias morais devem se desenvolver para que se realize o progresso que está na vontade de Deus
Seue o pensamento acima. Se era para causar desenvolvimento, que fôsse então feito de forma clara.
4- Um dia, Deus, em sua caridade inesgotável, permitiu ao homem ver a verdade varar as trevas. Este dia foi a chegada do Cristo. Depois da luz viva as trevas voltaram. O mundo, entre alternativas do conhecimento da verdade e obscuridade da ignorância, perdeu-se novamente. Então, tal como os profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir: O mundo está abalado em suas bases, o trovão provocará estrondo
Comento amanhã esta parte pois estou saindo!

Johnny escreveu:Botanico escreveu:Johnny escreveu:Primeira perguntinha básica:
Fica meio dúbio isso não? Ou os espíritos disseram ou Kardec entendeu assim. Será que Deus onipotente ou Jesus não podem ser mais CLAROS, principalmente porque deveriam saber que existem pessoas que gostariam de conhecer uma VERDADE que nos dias de hoje nada longe está do passado ou seja, nas mãos de POUCOS escolhidos ou iniciados? Ou será que na verdade Deus gosta mesmo é daquelas adorações evangélicas com gritos e orgias de adoração?
Fala sério Botânico, os espíritos podiam poupar muito tempo e trabalho usando de outroas formas de argumentação, não acha?
Sabe, Johnny, aquilo que efetivamente exigia clareza absoluta foi dito: amar ao próximo como a si mesmo. E nos evangelhos, inclusive neste sob interpretação espírita, vai encontrar exemplos muito bons quanto a isso.
SE MESMO COM TODA A CLAREZA NESTE PONTO, OS HOMENS FORAM CAPAZES DE FAZER O SEU AMOR AO PRÓXIMO À MODA DA CASA, que pensa você do que foi feito com o resto? Consulte algum católico ou protestante que frequente este fórum e ele lhe explicará porque torturar e queimar uma menina de seis anos, acusada de bruxaria, é UM ATO DE AMOR AO PRÓXIMO.
O que acontece apenas é que Kardec matou uma charada: quem eram os autores das revelações. Sim, pois em todos os povos há deuses e intermediários entre eles e os homens. A interpretação dada pelos seus respectivos clérigos é que os deuses falavam com eles e eles retransmitiam a mensagem. O que Kardec fez foi mostrar que esses deuses e esses mensageiros nada mais eram do que os espíritos, os desencarnados humanos que uma ou mais vezes estiveram encarnados entre os membros desses povos.
Assim então pode-se entender o porquê das mensagens dúbias, das contradições e incoerências. Assim então Deus coloca lá um mandamento para não se matar, mas lá em Samuel 13:1-9, o próprio Deus manda matar todo um povo por um motivo absolutamente torpe. Quem era esse Deus? Nada mais, nada menos do que espíritos de hebreus que ditaram as mensagens, tanto a Moisés, como a Samuel e outros.
Assim sendo, Kardec mostrou, através do Espiritismo, que ao nos dirigirmos aos espíritos, estamos falando a iguais e não, necessariamente, a superiores. E pior, podem ser até inferiores malévolos que estragarão nossas vidas se lhes dermos trela.
Quanto às suas perguntas, bem, Deus não está nem aí para com a gritaria evangélica, mas haverão espíritos antes encarnados em evangélicos que gostam deste ambiente e o frequentam. A mesma coisa vai com as missas, com as orgias de fé, com as matanças em nome da fé, etc e tal.
E quanto a formas de argumentação, o que você sugere?
Johnny escreveu:Botanico escreveu:Johnny escreveu:Não vou comentas os mandamentos aqui pois acho que já foram mais do que refutados, mas se o pessoal quiser a gente pode voltar a debater sobre isso...
Piorou!
Bem, vou admitir que Kardec pisou na bola quando quis generalizar demais os Dez Mandamentos (conhece a história deles?). Digamos que neste quesito adoração a Deus, a coisa estivesse restrita ao povo hebreu. Eu vejo aqui uma esperteza dos hebreus desencarnados para garantir a segurança da classe sacerdotal: com a proibição de se adorar imagens (Kardec citou os dez mandamentos de acordo com a fé católica - note que o segundo mandamento, o que proíbe adorar imagens, foi suprimido e, para manter o número, o décimo foi dividido em dois), o hebreu ficava impossibilitado de adorar aos deuses pagãos, pois tinham de ter imagens para adorar a tais deuses e aí a prova de heresia ficava bem clara. Ninguém ia guardar imagens de deuses pagãos em suas casas a título de decoração...
Idem quanto ao sábado como dia sagrado (nos dez mandamentos católicos está: _ Guardarás domingos e festas...).
Johnny escreveu:Botanico escreveu:Johnny escreveu:Continuando:
Abraços
Maturidade de quem sobre o quê Botânico? Me diga sinceramente.
1- Se os espíritos amadurecem e evoluem reencarnando, e aquele povo (da época de Jesus) era mais ignorante, porque então Jesus ou os espíritos não escolheram uma época mais "madura" para disseminarem os ensinamentos? Se sabiam que haveria uma carnificina em massa porque não evitá-la? (provocando inclusive a estagnação ou regressão até de determinados espíritos da época).
2- Se cada parábola sugere uma interpretação diferente, de que valeu todo o trabalho de Jesus se a maioria não conhece o espiritismo e assim sendo, não irão ler as interpretações que deram?
3- Kardec diz que era necessário que se dissesse por parábolas ao povo daquela época para que entendessem. Fala sério, já ouvi n interpretações de um mesmo texto.
Olha, Johnny, eu lhe estou escrevendo essa mensagem num computador com 1 giga de memória, processador pentium 4 3 gigahertz, dois hds de 80 gigas cada... Bem, o Steve Jobs fez um computador em casa sem hd, com 4 kb de memória... Ora, por que ele não esperou a tecnologia estar mais avançada?
Ainda bem que não esperou, pois do contrário eu poderia estar escrevendo essa mensagem numa máquina de escrever e tendo de lhe mandar pelo correio. A brincadeira do Steve Jobs permitiu que se chegasse à nossa brincadeira de agora.
Assim foi com Jesus: a época dele estava madura para um ponta-pé inicial de certas idéias, mas não para outras. Além disso, tem certos textos em Coríntios e Romanos (eu acho) que ao lê-los, tive de parar a leitura e ver a capa para saber se era mesmo a bíblia que eu estava lendo, pois podia jurar que se tratava de um estatuto de centro espírita. Paulo falava de ordem na igreja, onde o apóstolo tinha a primazia e depois vinha OS QUE CONTATAVAM OS ESPÍRITOS (=médiuns) e depois vinham os administradores (=diáconos e presbíteros, os clérigos) e no fim aqueles que falavam em línguas. E falava também dos dons do espírito, entre eles o de DISCERNIR ESPÍRITOS. Esse aí é muito estranho: se só o Espírto Santo e os santos anjos falavam aos crentes, então por que tinha de haver um dom para diferenciar espíritos?
Só que quando todos os apóstolos bateram com as dez, os clérigos assumiram o comando, para nunca mais largá-lo. E os médiuns eram um problema sério, pois eles podiam criticar os erros dos clérigos, apontar falhas e eram alvo de atenções e honrarias. Essa ciumeira acabou por se colocar um cadeado na boca do Espírito Santo: quando o médium criticava o clérigo, vinha a acusação infalível: _ É o Diabo que está falando e querendo criar confusão na Santa Madre Igreja.
A mediunidade, contudo, continuou existindo em grau menor e meramente utilitário. Se Joana D'Arc tivesse nascido 300 anos antes, poderia tranqüilamente se tornar uma pitonisa de igreja. Mas na época em que nasceu, meduinidade já era crime punível com fogueira.
Com a perda do poder temporal da Igreja e das igrejas, então no século XIX os espíritos voltaram à carga e agora os médiuns tinham mais liberdade para atuar. Kardec apenas fez um trabalho de sistematização (por isso mesmo o chamamos de Codificador e não de Fundador). Não foi um trabalho perfeito, é óbvio, mas qual trabalho humano o é?