Mais contradições da neurologia espírita

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
RCAdeBH

Re: Re.: Mais contradições da neurologia espírita

Mensagem por RCAdeBH »

videomaker escreveu:
Res Cogitans escreveu:
Videomaker escreveu:Rca meu caro , manda esse rapaz ir fazer conta e medir a velocidade de um dedo esticado !

Entrando e saindo do seu C...?

Vc sabe que não teria a menor chance , não sabe ?
Vai teinando em casa tá !
:emoticon1:

Video, meu caro... lembre-se da caridade...paciência... mas que foi engraçado foi... :emoticon12: :emoticon12:

videomaker

Mensagem por videomaker »

RCAdeBH escreveu:
videomaker escreveu:
Res Cogitans escreveu:
Videomaker escreveu:Rca meu caro , manda esse rapaz ir fazer conta e medir a velocidade de um dedo esticado !

Entrando e saindo do seu C...?

Vc sabe que não teria a menor chance , não sabe ?
Vai teinando em casa tá !
:emoticon1:

Video, meu caro... lembre-se da caridade...paciência... mas que foi engraçado foi... :emoticon12: :emoticon12:

Pior que o cara pensou rapido mesmo ! :emoticon12:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

o anátema

Mensagem por o anátema »

Botanico escreveu:
ímpio escreveu:
rapha... escreveu:Refutar um espírita é muito fácil.

Quero ver vocês refutarem-no com meia jaca mole, um compact disc virgem e uma torradeira.

mas como pode ser, se o que propoem são sempre coisas irrefutáveis? :emoticon5:

Tem coisa pior, ímpio (ao menos na minha opinião) é quando os grandes sábios céticos propõem explicações científicas facilmente refutáveis, mas se recusam a testá-las, pois se tentarem, entorna o caldo.

Como em que situação?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

RCAdeBH escreveu:
Res Cogitans escreveu:
RCA escreveu:A dor infelizmente é o maior estímulo para mudarmos.

...Desenvolva...

Bem, você deveria saber o que é reforço positivo e reforço negativo, então vou me poupar o trabalho de explicá-los.
As experiências behavioristas mostram que desenvolver um hábito, costume, comportamento através de reforço é muito mais eficaz do que um através de punição. Isso serve para humanos e não humanos.

Bem, funciona no papel...
Voce acha que um alcoolatra vai para de beber se falarmos insistentemente para ele que não deve e etc? Não. Aquilo dá prazer para ele.

Isso é um reforço. Tão forte que pode levar até a:
Ele precisa perder a mulher, o emprego, os filhos, a dignidade e tanto mais para se concientizar que deve mudar.

E essas são diversas punições que por vezes precisam se acumular para se equiparar ao poder do reforço positivo. Quando ocorre.

já viu como se adestra um cachorro? Pela dor da enforcadeira ele vai te seguir lado a lado até que lembre que deve fazer isso sempre.

Acho que acaba ficando equilibrado, pois quando ele não sente incômodo não acaba sendo algo comparativamente positivo, mas não sei ao certo. E de qualquer forma, não sei exatamente como poderia ser um reforço positivo nesse caso especificamente. Em outras situações são amplamente usados, bem como estímulos a eles associados, como "cliques" com a língua enquanto dão algum biscoito após ter agido corretamente, em vez de simplesmente punição por erro.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Botanico

Mensagem por Botanico »

ímpio escreveu:
Botanico escreveu:
ímpio escreveu:

Quero ver vocês refutarem-no com meia jaca mole, um compact disc virgem e uma torradeira.

Tem coisa pior, ímpio (ao menos na minha opinião) é quando os grandes sábios céticos propõem explicações científicas facilmente refutáveis, mas se recusam a testá-las, pois se tentarem, entorna o caldo.

Como em que situação?

Como no teste de uma hipótese na qual a comunidade cética acredita cegamente e sem questionar absolutamente nada.
No debate da Távola Redonda, Ronaldo Cordeiro ficou estupefato quando falei das irmãs Fox. E entendeu que este já era um assunto superado, destilado, sacramentado e confirmado de fraude confessa.
Tentei mostrar que a coisa não era bem assim, mas no frigir dos ovos ele me deu a entender que a hipótese de estalos de artelhos explicava plenamente a fraude das Fox, que aliás foi exatamente o que confessaram.
Aí então eu propus que se testasse essa hipótese conforme o que é relatado sobre os fenômenos observados com elas, inclusive pelo repórter que estava tomando o testemunho de fraude dela.

Este teste era mais ou menos assim:
1) seriam reunidas algumas pessoas capazes de estalar os artelhos. Os estalos seriam produzidos livremente e o som deles gravado.

2) testemunhas relatam que ouviam sons de pancadas no teto, chão, mesas, cadeiras, portas, janelas, etc. Pois bem essas pessoas teriam de estalar os artelhos, MAS NENHUM SOM DEVERIA SAIR DELES e sim produzir nesses locais os sons de pancadas relatados. NINGUÉM, ALÉM DOS ESTALADORES DE ARTELHOS PODE ESTAR CONTRIBUINDO PARA A PRODUÇÃO DE SONS. As Fox confessaram ESSA FRAUDE e NADA DISSERAM SOBRE QUALQUER EQUIPE DE CÚMPLICES.

3) O estalo de articulação é um som muito característico e perfeitamente reconhecível. Mas os sons eram variados, indo desde suaves tic-tacs de relógio até pancadas fortes. Os estalos de articulação devem então reproduzir esses sons.

4) Testemunhas relataram sentir vibrações nos móveis de onde o som era produzido, como se alguém batesse neles. Pois bem, uma cadeira será colocada sobre uma almofada e ao estalar os artelhos, deverá ser produzido um som saindo da cadeira e serem registradas as vibrações produzidas.

5) Em um teste onde as meninas quase foram linchadas, até perguntas mentais foram respondidas. Pois bem, vou me sentar à frente dos estaladores e entregar um envelope lacrado com perguntas formuladas previamente, para garantir que nada seria mudado durante o interrogatório. Eu leria mentalmente num papel as mesmas perguntas (seriam perguntas simples, como: Qual a cor da sua camisa; qual o prenome da avó materna. etc). Veríamos então se os estaladores poderiam responder a essas perguntas.

Conforme eu disse ao Ronaldo: se apenas por estalos de articulação todos esses casos forem reproduzidos, então nada mais me resta a dizer senão: _ Ok, você venceu. Estou convencido de que só com estalos de articulação é possível se reproduzir os fenômenos atribuídos às Fox.

Mas chorosamente os céticos disseram que o que eu propunha era uma inversão do ônus da prova. Discordo: não estou invertendo nada e sim apenas pedindo para que teste a hipótese na qual a comunidade cética acha totalmente válida.

o anátema

Re.: Mais contradições da neurologia espírita

Mensagem por o anátema »

eu acho que já foram feitos experimentos parecidos com esses.

Quanto a isso de estalos nos artelhos terem que reproduzir uma vasta gama de sons, acho que não seria necessidade, uma vez que outros sons podem ocorrer por eles mesmos (como por vento, atrito por dilatação e contração, e coisas deixadas mal equilibradas propositadamente, talvez até com mecanismos simples (como barbantes) para ajudar a derrubar ou mover produzindo ruido), ou pode-se ter outros modos de produzir sons além desse, a menos que não se encaixe especificamente nesse caso, se de alguma forma que não imagino puder se ter certeza que a única alternativa de origem não-fantasmagórica de todos os sons relatados fosse dos artelhos.

Os experimentos que vi foram na TV, acho que em algum programa do discovery. Era algo meio nos moldes daquele "operação bola de cristal", mas um pouco mais complexo, como ser contada uma história para um grupo de pessoas, que iriam para um local, e impressionadas, começariam a aumentar a coisa. Não me lembro se teve exatamente uma história de fantasmas (acho que teve, mas nem lembro bem) mas houve uma de qualquer coisa relacionada com exército, e acho que ETs talvez, algo no sentido de uma área secreta. Lembro de algo no sentido das pessoas relatarem que o guarda apontou a arma para elas, e coisas do tipo, que puderam ser totalmente negadas porque as pessoas estavam com capacetes com câmeras; não me lembro bem qual era a verdade nesse caso, mas acho que o guarda (Ator) nem armado estava ou ao menos nunca apontou arma alguma.

www.talkorigins.org

Botanico

Mensagem por Botanico »

ímpio escreveu:eu acho que já foram feitos experimentos parecidos com esses.

Quanto a isso de estalos nos artelhos terem que reproduzir uma vasta gama de sons, acho que não seria necessidade, uma vez que outros sons podem ocorrer por eles mesmos (como por vento, atrito por dilatação e contração, e coisas deixadas mal equilibradas propositadamente, talvez até com mecanismos simples (como barbantes) para ajudar a derrubar ou mover produzindo ruido), ou pode-se ter outros modos de produzir sons além desse, a menos que não se encaixe especificamente nesse caso, se de alguma forma que não imagino puder se ter certeza que a única alternativa de origem não-fantasmagórica de todos os sons relatados fosse dos artelhos.

Os experimentos que vi foram na TV, acho que em algum programa do discovery. Era algo meio nos moldes daquele "operação bola de cristal", mas um pouco mais complexo, como ser contada uma história para um grupo de pessoas, que iriam para um local, e impressionadas, começariam a aumentar a coisa. Não me lembro se teve exatamente uma história de fantasmas (acho que teve, mas nem lembro bem) mas houve uma de qualquer coisa relacionada com exército, e acho que ETs talvez, algo no sentido de uma área secreta. Lembro de algo no sentido das pessoas relatarem que o guarda apontou a arma para elas, e coisas do tipo, que puderam ser totalmente negadas porque as pessoas estavam com capacetes com câmeras; não me lembro bem qual era a verdade nesse caso, mas acho que o guarda (Ator) nem armado estava ou ao menos nunca apontou arma alguma.

Sabe qual é o problema? É O QUE A HIPÓTESE DIZ e não os elementos acessórios que se teria de inventar para tapar os buracos quando ela não explica o que acontece. Conforme é dito pela História e aproveitado pelos céticos e clérigos, é que Margareth Fox CONFESSOU TER FRAUDADO ASSIM: estalava os artelhos e SÓ.
Foi até armado um circo num teatro, o Corinthiam Hall, onde ela faria uma demonstração da fraude. Dizem os autores cristãos que li que lá estava cheio de espíritas chorosos que imploravam a Margareth para que não renegasse o espiritualismo, mas ela se manteve firme e fez a demonstração de fraude: subiu num tamborete e... estalou os artelhos. Dizia que era truque muito simples, que se aprendia fácial quando ainda se é criança.

Mas FOI SÓ ISSO O QUE ELA FEZ. Ela não mostrou como, POR MEIO DESTE TRUQUE, fazia os sons repercutirem nas portas, janelas, chão ou teto, ou seja, LONGE DELA. Mas há muitos relatos de que ela fazia isso e inclusive o próprio repórter que estava tomando notas da sua confissão de fraude viu isso acontecer.

Também há um dado estranho: ela e a irmã atuaram como médiuns por 40 ANOS e nenhum cético, nem autor cristão, me apresentou as listas dos processos criminais contra elas. Ora, elas faziam sessões pagas e quem pagava queria ver alguma coisa, especialmente comunicações com seus entes falecidos, que era o que elas diziam serem capazes de fazer. Improvável que pudessem ler as mentes dos presentes ou advinhar respostas só com os estalos de articulações.

Veja bem que elas também nada disseram sobre qualquer equipe de cúmplices (e estes também não perderiam a chance de tirar uma casquinha em troca de depoimento). Mas o que importa no nosso caso aqui é que eu fiz a proposta de se TESTAR A HIPÓTESE na qual os céticos acreditam. E aí eles NÃO QUEREM TESTÁ-LA, até porque não é preciso ser muito inteligente para saber que é uma hipótese INVIÁVEL. Não dá para você estalar um artelho dentro do seu sapato e fazê-lo repercutir como um chute numa porta a 20 metros de distância.

É por coisas assim que eu me decepcionei muito com os céticos. Pensava que ia lidar com pessoas de bons conhecimentos científicos, sagazes, impaciais e que buscavam a verdade. E no fim o que aconteceu é que me deparei com outro grupo religioso, com as mesmas falhas de raciocínio e fanatismo, com uma diferença mínima: apenas não tem um Deus ou entidades espirituais, mas no resto é tudo igual.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
ímpio escreveu:
Botanico escreveu:
ímpio escreveu:

Como em que situação?

Como no teste de uma hipótese na qual a comunidade cética acredita cegamente e sem questionar absolutamente nada.
No debate da Távola Redonda, Ronaldo Cordeiro ficou estupefato quando falei das irmãs Fox. E entendeu que este já era um assunto superado, destilado, sacramentado e confirmado de fraude confessa.
Tentei mostrar que a coisa não era bem assim, mas no frigir dos ovos ele me deu a entender que a hipótese de estalos de artelhos explicava plenamente a fraude das Fox, que aliás foi exatamente o que confessaram.
Aí então eu propus que se testasse essa hipótese conforme o que é relatado sobre os fenômenos observados com elas, inclusive pelo repórter que estava tomando o testemunho de fraude dela.

Este teste era mais ou menos assim:
1) seriam reunidas algumas pessoas capazes de estalar os artelhos. Os estalos seriam produzidos livremente e o som deles gravado.

2) testemunhas relatam que ouviam sons de pancadas no teto, chão, mesas, cadeiras, portas, janelas, etc. Pois bem essas pessoas teriam de estalar os artelhos, MAS NENHUM SOM DEVERIA SAIR DELES e sim produzir nesses locais os sons de pancadas relatados. NINGUÉM, ALÉM DOS ESTALADORES DE ARTELHOS PODE ESTAR CONTRIBUINDO PARA A PRODUÇÃO DE SONS. As Fox confessaram ESSA FRAUDE e NADA DISSERAM SOBRE QUALQUER EQUIPE DE CÚMPLICES.

3) O estalo de articulação é um som muito característico e perfeitamente reconhecível. Mas os sons eram variados, indo desde suaves tic-tacs de relógio até pancadas fortes. Os estalos de articulação devem então reproduzir esses sons.

4) Testemunhas relataram sentir vibrações nos móveis de onde o som era produzido, como se alguém batesse neles. Pois bem, uma cadeira será colocada sobre uma almofada e ao estalar os artelhos, deverá ser produzido um som saindo da cadeira e serem registradas as vibrações produzidas.

5) Em um teste onde as meninas quase foram linchadas, até perguntas mentais foram respondidas. Pois bem, vou me sentar à frente dos estaladores e entregar um envelope lacrado com perguntas formuladas previamente, para garantir que nada seria mudado durante o interrogatório. Eu leria mentalmente num papel as mesmas perguntas (seriam perguntas simples, como: Qual a cor da sua camisa; qual o prenome da avó materna. etc). Veríamos então se os estaladores poderiam responder a essas perguntas.

Conforme eu disse ao Ronaldo: se apenas por estalos de articulação todos esses casos forem reproduzidos, então nada mais me resta a dizer senão: _ Ok, você venceu. Estou convencido de que só com estalos de articulação é possível se reproduzir os fenômenos atribuídos às Fox.

Mas chorosamente os céticos disseram que o que eu propunha era uma inversão do ônus da prova. Discordo: não estou invertendo nada e sim apenas pedindo para que teste a hipótese na qual a comunidade cética acha totalmente válida.

Você não sabe o quê é inversão do onus da prova.

Você quer que céticos realizem TUDO que TESTEMUNHAS relataram para provar que oque eles relataram é mentira.

Isso é uma inversão do onus da prova.

Ainda usando esse seu raciocinio genial: Para provar que que o sol não caiu na cabeça de milhares de pessoas em fátima, os céticos precisam fazer o sol cair para provar que isso não aconteceu de forma sobrenatural.

MAS, mesmo assim, esse seu desafio bobo não convenceria nem você. Vide exemplos das mãos de parafina.

Você continua acreditando que mediuns criavam mãos de parafina mesmo depois de saber que isso é brincadeira de criança.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

o anátema

Mensagem por o anátema »

Botanico escreveu:
ímpio escreveu:eu acho que já foram feitos experimentos parecidos com esses.

Sabe qual é o problema? É O QUE A HIPÓTESE DIZ e não os elementos acessórios que se teria de inventar para tapar os buracos quando ela não explica o que acontece. Conforme é dito pela História e aproveitado pelos céticos e clérigos, é que Margareth Fox CONFESSOU TER FRAUDADO ASSIM: estalava os artelhos e SÓ.

Pelamor dideus. Isso é "fundamentalismo" de depoimentos, não sei por que tem que ser seguido. A única vantagem em ficar esbravejando que teria que ser essa hipótese "só dedos e nada mais" que tem que ser testada porque praticamente com toda certeza seria insuficiente.

Mas se as Fox alegaram que usaram apenas os dedos, ou se deixaram de mencionar truques adicionais, não significa que as únicas alternativas possíveis para explicar o ocorrido fossem fenômenos fantasmagóricos ou estalos "mágicos" de artelhos.

Mesmo que não fosse truque algum, a princípio poderia se alegar poderes paranormais, duendes ou extraterrestres antes da moda de mutilar gado. Essas hipóteses, juntamente com a de fantasmas, perdem para qualquer uma de truques adicionais juntamente com estalos nos dedos como carro principal, por causa da complexidade, todas exigem que existissem um monte de coisas desconhecidas, das quais não se tem muita evidência segura, enquanto truques baratos aliados a estalos, ainda que omitidos ou negados nos depoimentos, pudessem dar conta do que foi relatado sem necessidade de supor que os conhecimentos sobre a realidade estão grandemente abalados.

Botanico escreveu:
Foi até armado um circo num teatro ... demonstração de fraude: subiu num tamborete e... estalou os artelhos. Dizia que era truque muito simples, que se aprendia fácial quando ainda se é criança.

Mas FOI SÓ ISSO O QUE ELA FEZ. Ela não mostrou como, POR MEIO DESTE TRUQUE, fazia os sons repercutirem nas portas, janelas, chão ou teto, ou seja, LONGE DELA. Mas há muitos relatos de que ela fazia isso e inclusive o próprio repórter que estava tomando notas da sua confissão de fraude viu isso acontecer.

Bem, como eu disse, é menos fantástico se supor que ela tenha omitido truques adicionais, por usar principalmente dos estalos; ou ainda, que as testemunhas, com base na expectativa do que iriam presenciar, ouvissem estalos de artelhos mas sua mente fizesse confusão com a coisa e começassem a se convencer, individual e mutuamente (em casos de testemunhos coletivos, se houver) de que os sons eram esses esperados, de outras coisas.

É outro tipo de coisa que ocorreu nesses tipos de experimentos que mencionei, a expectativa do que deve se ver influindo em como a pessoa interpreta o que vê ou ouve.

O que ainda não significa que tenha sido assim em absolutamente todos os casos, pode ter sido apenas o principal.

Também há um dado estranho: ela e a irmã atuaram como médiuns por 40 ANOS e nenhum cético, nem autor cristão, me apresentou as listas dos processos criminais contra elas. Ora, elas faziam sessões pagas e quem pagava queria ver alguma coisa, especialmente comunicações com seus entes falecidos, que era o que elas diziam serem capazes de fazer. Improvável que pudessem ler as mentes dos presentes ou advinhar respostas só com os estalos de articulações.

Putz, mas isso é realmente um "fundamentalismo" de depoimento, nesse caso o melhor novamente seria leitura fria aliada a expectativa e crença nesse tipo de fenômeno. Não há lógica alguma na dicotomia de que elas ou faziam tudo só com estalos de dedos, ou eram médiuns plenas tal como alguém descreveu que funcionam os médiuns nos mínimos detalhes.

Veja bem que elas também nada disseram sobre qualquer equipe de cúmplices (e estes também não perderiam a chance de tirar uma casquinha em troca de depoimento).

Acho que não seriam necessários cúmplices

Mas o que importa no nosso caso aqui é que eu fiz a proposta de se TESTAR A HIPÓTESE na qual os céticos acreditam. E aí eles NÃO QUEREM TESTÁ-LA, até porque não é preciso ser muito inteligente para saber que é uma hipótese INVIÁVEL. Não dá para você estalar um artelho dentro do seu sapato e fazê-lo repercutir como um chute numa porta a 20 metros de distância.

E isso apenas testaria a hipótese de artelhos com uma capacidade fenomenal de ventriloquismo, o que não é a única alternativa aos fenômenos sobrenaturais anteriormente alegados por elas.

Podem simplesmente, terem sido estalos de artelhos e ilusões de fundo psicológico, no mínimo.

É por coisas assim que eu me decepcionei muito com os céticos. Pensava que ia lidar com pessoas de bons conhecimentos científicos, sagazes, impaciais e que buscavam a verdade. E no fim o que aconteceu é que me deparei com outro grupo religioso, com as mesmas falhas de raciocínio e fanatismo, com uma diferença mínima: apenas não tem um Deus ou entidades espirituais, mas no resto é tudo igual.

Bem, não vi nada condizente com isso de acordo com esse caso, o problema todo aí parece ser essa sua fixação em que teriam que ser ou estalos de dedos ou fantasmas, e que estalos de dedos apenas, reproduzindo acústicamente diversos tipos de sons que eles de fato não reproduziriam, em vez de algum tipo de ilusçao psicológica.
Editado pela última vez por o anátema em 04 Jul 2006, 13:46, em um total de 2 vezes.

www.talkorigins.org

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Danniel escreveu:Isso é um reforço. Tão forte que pode levar até a...

Não sei se pode ser considerado um reforço, o consumo do álcool poderia ser um reforço para outro comportento mais ele não poderia ser um reforço para si mesmo.
Tipo... alimentos, sexo podem ser considerados reforços para outros hábitos que não sejam comer e trepar. O hábito de comer doces não pode ser o reforçador do hábito de comer doces.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

o anátema

Mensagem por o anátema »

hum, não sabia dessa regrinha (e nem entendi o porque), imaginava que o importante fosse mais a questão do estímulo de prazer, mesmo que diretamente associado ao hábito. De qualquer forma, o hábito de beber então pode ser reforçado pelo ambiente, e o hábito de freqüentar esse ambiente estimulado pelo álcool mesmo. Mas pode ser que isso também por algum motivo "não vale"... então deixa pra lá.

www.talkorigins.org

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

ímpio escreveu:hum, não sabia dessa regrinha (e nem entendi o porque), imaginava que o importante fosse mais a questão do estímulo de prazer, mesmo que diretamente associado ao hábito. De qualquer forma, o hábito de beber então pode ser reforçado pelo ambiente, e o hábito de freqüentar esse ambiente estimulado pelo álcool mesmo. Mas pode ser que isso também por algum motivo "não vale"... então deixa pra lá.

Reforçar positivamente é associar uma resposta/comportamento a um estímulo que dê prazer. Beber álcool, por si só, já é um estímulo que dá prazer.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

o anátema

Mensagem por o anátema »

pensava que reforço fosse associar o prazer a uma coisa qualquer, que poderia ser neutra; aí uma coisa prazerosa seria "auto-reforçante"

www.talkorigins.org

Trancado