Fórum Ateus do Brasil indo pro brejo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Najma
Gênero: Feminino

Re: Re.: Fórum Ateus do Brasil indo pro brejo

Mensagem por Najma »

Miguel escreveu:É preciso crença para criar uniao... de preferencia é preciso algo substancial comum a todos... mesmo que seja insubstancial.

O fato é que deus não é justo com os ateus... :emoticon8:
Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Claudio Loredo escreveu:

Vito, caso você queira, eu devolvo os R$ 10,00 da sua doação. É só você me passar o número da sua conta corrente.

Ao todo a AB arrecadou R$ 75,00, sendo R$ 10,00 seu, e R$ 15 e R$ 50 de mais duas pessoas, que caso queiram eu também devolvo tudo, pois R$ 75,00 não me fará falta. Eu já gastei muito mais do que isto apenas com a hospedagem do site.

Calma Claudio, tu sabe que o Vito às vezes tem dificuldade de se expressar.

Quanto ao site... sempre fui cético quanto ao movimento cético.

Ateu Tímido
Contato:

Re.: Fórum Ateus do Brasil indo pro brejo

Mensagem por Ateu Tímido »

Claudio Loredo escreveu:
Parece que o nosso sonho de construir uma ONG cética é algo inviável. A boa notícia é que este sonho nos levou a constuir sites, reunir milhares de pessoas nos nossos fóruns e o mais importante de tudo fizemos amizades e isto não tem preço para cada um de nós.

É um sonho inviável porque não existem pessoas dispostas a sacrificar seu tempo para participar de um movimento social. Vivemos num país muito pobre e as pessoas precisam lutar muito para fugir da miséria.

Mesmo que apareça alguém disposto a fazer algo, este alguém não irá aguentar toda a pressão, todas as agressões e o peso de carregar um fardo sozinho.

Eu mesmo confesso que todo o meu ânimo já acabou. Toda a esperança e vontade já foram embora. Minhas forças acabaram. Se alguém quiser fazer algo, que faça, mas duvido que este alguém irá surgir.

Claudio,

Eu pensei em começar dizendo que uma ONG, seja lá do que for, principalmente uma que defende idéias ainda polêmicas na sociedade, já tem pouca chance de sucesso. Passa a ter menos ainda quando o idealizador do projeto se comporta como uma orfãzinha de gibi e espera que todos os que se dispuseram a colaborar sejam uma espécie de "Madre Teresa Cética", sem outro objetivo além de atingir a santidade atéia...
Muito mais útil que escrever um depoimento cheio de auto-piedade sobre as dificuldades e incompreensões seria expor abertamente os problemas que inviabilizaram a ONG, sem censura.
Só que expor problemas abertamente nunca foi sua "especialidade"...
Assim como nunca foi também tomar posições claras, escolher o lado certo diante de divergências insuperáveis. Sua opção sempre foi pelos panos quentes. Sempre por esconder a verdade e montar imagens cor-de-rosa, mesmo conhecendo as verdadeiras "tonalidades" dos envolvidos.
Não posso dizer que esperasse outro final nos últimos 6 meses.
Espero agora que continue com os seus róseos posts sobre como foi boa a experiência e como não poderia ter outro fim, embora todos fossem "lindos e maravilhosos"...
Enfim, colha o que plantou. Faz tempo que deixei até de lamentar.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:
Abmael escreveu:
rapha... escreveu:Fazia tempo que eu não visitava o sítio.

Está realmente muito bonito e com um código bem escrito.

- Já que o administrador está desempregado, podíamos contratá-lo....

Abraços,

Exército industrial de reserva.

:emoticon266:

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Ricardo Braida escreveu:Quem saiu no lucro com tudo isso?

No fim das contas, acredito que o movimento cético-ateísta. O preço foi muito alto, principalmente para o Cláudio - e em mais de um sentido - mas a iniciativa da AB foi algo bastante real, que serviu no mínimo para nos alertar sobre alguns dos obstáculos que existem e tem de ser enfrentados.

Não é a primeira vez que isso acontece. FCB, STR, e agora a AB, cada uma dessas iniciativas acabou batendo em obstáculos fortes e mostrando o caminho para a próxima. Na lista eu incluo também a Ancop. Você, Ricardo, sabe bem que a posição do Cláudio não é e provavelmente nunca foi exatamente confortável.

Lamento pela sua decepção, Cláudio. Não é nenhum grande segredo que eu considero que você cometeu erros sérios nesse projeto, inclusive de meta. Mas não vou negar que você estava realmente empenhado, e poucos podem dizer que sacrificaram tanto quanto você por essa causa.

E não foi de todo em vão. Muitos de nós aprendemos muito e estamos melhor preparados graças ao seu esforço. Se isso vai ou não resultar algum dia em uma ONG ou algo similar ainda é uma questão em aberto, mas se acontecer você vai saber que mostrou parte do caminho que tornou isso possível.
Editado pela última vez por Luis Dantas em 05 Jul 2006, 03:57, em um total de 1 vez.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Najma

Mensagem por Najma »

Foi por pouco mesmo. No final, o que faltou para o movimento cético ateísta foi mais fé em deus e uma religião a ser seguida... :emoticon19:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Pensando bem, o que talvez tenha faltado é Buda... mas isso a gente resolveria com um daqueles de gesso mesmo e pintado de dourado sentado de costas para a porta da ONG... :emoticon12:
Imagem

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Claudio Loredo escreveu:

Vito, caso você queira, eu devolvo os R$ 10,00 da sua doação. É só você me passar o número da sua conta corrente.

Ao todo a AB arrecadou R$ 75,00, sendo R$ 10,00 seu, e R$ 15 e R$ 50 de mais duas pessoas, que caso queiram eu também devolvo tudo, pois R$ 75,00 não me fará falta. Eu já gastei muito mais do que isto apenas com a hospedagem do site.

Não! Não! É pra você!
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Vito Álvaro

Claúdio. Pará. Só doei para ajudadinha pra você. Amigo...
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Vito Álvaro

Claúdio. Pagar é pior a meta. Já falaram lá Clube Cético até agora nenhum abriu a ONG ainda. Imagina...

Quem pode valer Movimento Cético ou seja ONG Cético é mesmo vai ser duro...

Najma

Mensagem por Najma »

Vito Álvaro escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Não! Não! É pra você!

Ele não tinha entendido o que você disse, Vitão. Eu entendi que você disse que ajudou com o que pode. Pena que não deu certo. :emoticon15:

Beijos
Imagem

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

que eu saiba, foi o forum, e nao a Ong, que afundou, nao?

ou a Ong AB tambem caiu junto?
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Luis Dantas
Contato:

Hrrr escreveu:que eu saiba, foi o forum, e nao a Ong, que afundou, nao?

ou a Ong AB tambem caiu junto?

A ONG nunca chegou a existir oficialmente, e enfrentava vários problemas internos. Considerando a mensagem do Cláudio em http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=108253 ... ht=#108253 e o fato de que ele é o presidente da AB, certamente me parece que o projeto empacou.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Anna

Mensagem por Anna »

Vito Álvaro escreveu:Posta para lá e para cá. Cansa... Os 3 fóruns não dá tempo.

Eu não dou conta nem desse!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

Najma escreveu:Foi por pouco mesmo. No final, o que faltou para o movimento cético ateísta foi mais fé em deus e uma religião a ser seguida... :emoticon19:

Credo! :emoticon38:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Miguel

Mensagem por Miguel »

Najma escreveu:
Miguel escreveu:É preciso crença para criar uniao... de preferencia é preciso algo substancial comum a todos... mesmo que seja insubstancial.

O fato é que deus não é justo com os ateus... :emoticon8:

Mas o Sagrado Unicórnio é justíssimo... :emoticon1:

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Se Deus não é justo com os ateus é mais uma evidência que, se ele existisse, seria um grande FDP. :emoticon12:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Luis Dantas escreveu:
Ricardo Braida escreveu:Quem saiu no lucro com tudo isso?

No fim das contas, acredito que o movimento cético-ateísta. O preço foi muito alto, principalmente para o Cláudio - e em mais de um sentido - mas a iniciativa da AB foi algo bastante real, que serviu no mínimo para nos alertar sobre alguns dos obstáculos que existem e tem de ser enfrentados.

Não é a primeira vez que isso acontece. FCB, STR, e agora a AB, cada uma dessas iniciativas acabou batendo em obstáculos fortes e mostrando o caminho para a próxima. Na lista eu incluo também a Ancop. Você, Ricardo, sabe bem que a posição do Cláudio não é e provavelmente nunca foi exatamente confortável.

Lamento pela sua decepção, Cláudio. Não é nenhum grande segredo que eu considero que você cometeu erros sérios nesse projeto, inclusive de meta. Mas não vou negar que você estava realmente empenhado, e poucos podem dizer que sacrificaram tanto quanto você por essa causa.

E não foi de todo em vão. Muitos de nós aprendemos muito e estamos melhor preparados graças ao seu esforço. Se isso vai ou não resultar algum dia em uma ONG ou algo similar ainda é uma questão em aberto, mas se acontecer você vai saber que mostrou parte do caminho que tornou isso possível.

Gostei da sua mensagem.

O Claudio, assim como o Leo Vines da STR serão lembrados por qualquer um que tentar criar algo similar.

Na MINHA opinião, esse tipo de movimento deve começar de cima para baixo: Uma pessoa carismática e com grana precisa tocar o projeto. As pessoas irão sentir-se atraídas por suas idéias e entrarão por vontade própria.

Eu não participaria de uma igreja atéia, com encontros, churrascos e mais um monte de besteira. Gostaria, no máximo, de participar de um movimento defensor do laicismo e voltado exclusivamente para criticar pseudociencia usando ferramentas como rádio, TV, jornais e revistas.

E só. (oque é muito)

O resto é besteira.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Eu diria que um dos motivos da falta de mobilização é que não há um sentimento de urgência quanto às causas que defendemos.
Cada um vê a coisa de forma diferente e muitos nem acham que deva ser feita alguma coisa a respeito.
Na verdade, espero que nunca haja motivo sério para encorajar uma mobilização (embora a coisa até possa ser séria em casos isolados).

Outras razões seriam a falta de tempo das pessoas, que têm que se dedicar à sua profissão e aos seus próprios problemas, a falta de recursos financeiros, a distância entre os participantes, as divergências quanto a métodos e filosofias, antipatias pessoais etc.

Repetindo, espero que nunca haja uma causa premente que nos obrigue a fazer alguma coisa além de falar mal dos crentes. Espero que nunca nos tornemos como o Afeganistão ou o Irã, para citar exemplos extremos.

Luis Dantas
Contato:

No calor do momento a gente se empolga. No auge da discussão da Ancop a gente chegava a planejar reuniões virtuais sábado à tarde. E, claro, na hora H acabávamos tendo nossas coisas para resolver :)

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Talvez a melhor coisa que o Brasil pode fazer a respeito é esperar o mesmo que tem acontecido na Europa: a decadência natural do Cristianismo. A verdade é que o mundo está ficando sem paciência com a pregação paulinista.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Luis Dantas
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Na MINHA opinião, esse tipo de movimento deve começar de cima para baixo: Uma pessoa carismática e com grana precisa tocar o projeto. As pessoas irão sentir-se atraídas por suas idéias e entrarão por vontade própria.

Pessoalmente eu acho isso muito "igreja atéia" para o meu gosto. Pareço um disco riscado, mas para mim é preciso começar com um grupo pequeno, coeso, que se comunique com frequência e se reúna pessoalmente com regularidade. De preferência, é claro, todos da mesma cidade.

Certos projetos simplesmente não funcionam de outra forma.

E, especificamente para uma ONG, aprendi algumas coisas: é necessário ter um contador, um advogado, um presidente e um vice-presidente. Um endereço fixo para correspondência. Um CNPJ e uma conta-corrente para prestação de contas. E um conselho diretor bem compacto e em excelente sintonia.

É muita coisa? Sim, sem dúvida é. O que mostra duas coisas: primeiro, que (provavelmente felizmente) poucos de nós sentem toda essa urgência na defesa do espaço de ateus e céticos. Segundo, que reclamar é fácil, mas fazer exige dedicação e compromisso.

Luis Dantas
Contato:

Flavio Costa escreveu:Talvez a melhor coisa que o Brasil pode fazer a respeito é esperar o mesmo que tem acontecido na Europa: a decadência natural do Cristianismo. A verdade é que o mundo está ficando sem paciência com a pregação paulinista.

Talvez até seja a melhor coisa mesmo, Flávio. Mas eu ainda gostaria de ver mais vozes protestando contra os desmandos da Rosa Garotinho no Rio de Janeiro, propondo que os feriados religiosos sejam escolhidos mais livremente, mostrando que crer em Deus não tem nada a ver com caráter.

A Europa, de uma forma geral, não tem os problemas de cidadania e de composição sócio-econômica que o Brasil tem. Se tivermos condição de diminuir o estrago das IURDs e Cientologias da vida, devemos fazê-lo.

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:Talvez a melhor coisa que o Brasil pode fazer a respeito é esperar o mesmo que tem acontecido na Europa: a decadência natural do Cristianismo. A verdade é que o mundo está ficando sem paciência com a pregação paulinista.

E não será substituido?
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:

E não será substituido?

Será...

[center]Imagem
Ex nihilo, nihil...[/center]
Imagem

Trancado