
A Coréia do Norte lançou nesta quarta-feira seis mísseis em forma de teste, incluindo um Taepodong-2 de longo alcance, que falhou. O país tem outros artefatos em preparação, segundo uma autoridade do governo norte-americano. O Japão garantiu que responderá com "medidas vigorosas" aos lançamentos de mísseis, segundo o porta-voz do governo.
A rede de televisão japonesa NHK informou que um primeiro míssil caiu no Mar do Japão a cerca de 600 km do território japonês. A rede informou logo depois, citando o Ministério da Defesa japonês, que a Coréia do Norte havia lançado um segundo míssil.
O presidente dos EUA, George W. Bush, e o premiê japonês, Junichiro Koizumi, alertaram a Coréia do Norte sobre testes com mísseis de longo alcance.
Na semana passada, Bush repetiu ameaças feitas pelos EUA sobre uma resposta rigorosa à Coréia do Norte se o país levasse adiante seus planos de lançamento.
Especialistas afirmam que a Coréia do Norte está desenvolvendo mísseis de longo alcance para um dia ser capaz de transportar uma bomba nuclear, mas que Pyongyang está a anos de possuir esse sistema de armas.
Segundo uma fonte disse à Reuters, um terceiro míssil, de longo alcance, foi lançado, mas falhou.
A primeira vez que a Coréia do Norte testou o lançamento de um míssil de longo alcance, em 1998 sobre o Japão, agitou os mercados financeiros e levantou temores entre os japoneses.
http://noticias.terra.com.br/mundo/inte ... 94,00.html