Deus existe

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Re: Re.: Deus existe

Mensagem por o pensador »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Na verdade, a refutação mais simples para o seu argumento foi o Kramer que deu. Você iguala um ser a uma quantidade, e isso por si só é absurdo.

Segundo, você diz que inexistir é igual a ser zero. Talvez nesse seu universo louco, mas na matemático isso não faz sentido. Dentro de um espaço vetorial, dentro de um corpo, dentro de uma topologia, dentro de uma álgebra, dentro de um anel, dentro de um ideal e outras estruturas mais sempre existe um zero (em alguns casos, o conjunto vazio, noutros, a origem, noutros, o elemento neutro da adição). O zero existe até e em alguns casos, os mais simples, só ele existe.

Logo, você precisa dar uma definição mais precisa de que tipo de estrutura os seus raciocínios habitam, pois na maioria dos casos dizer que zero não existe é simplesmente falso.

Outra coisa é dizer que uma quantidade infinita necessariamente existe. Dependendo dos axiomas da teoria dos conjuntos utilizados, não existem certos "infinitos". Esse é o teorema de Gödel-Cohen.

Cabeçâo,o algarismo zero nâo tem cardinalidade própria e portanto ele deve ser compreendido como o resultado da operaçâo de subtraçâo de um algarismo inteiro por ele mesmo.Se ele tem valor nulo é porque ele é o resultado contrabalançeador dos algarismos naturais(positivo) pelos algarismos racionais(negativos).Assim, 1 - 1:0 ;2 - 2:0 ;3 - 3:0 ;4 - 4:0, e assim por diante...Logo o algarismo zero em si mesmo nâo existe,a nâo ser como o produto dos algarismos naturais positivos pelos algarismos racionais negativos,ou seja,o nada.

Ele é o resultado da equaçâo enquanto que os algarismos naturais e os algarismos racionais sâo os fatores da equaçâo.De qualquer jeito a definiçâo de zero é irrelevante para meu argumento pois o oco deste é com a definiçâo de Infinito e suas implicaçôes.A definiçâo de zero é apenas ilustrativa.

Em segundo lugar, a analogia entre ser e quantidade é exatamente isto;uma analogia ou um paralelismo simbólico.Nada tem a ver com descriçâo literal.Nâo estou aqui defendendo a existência de triângulos.

Em último lugar,o axioma a ser empregado na teoria dos conjuntos é o axioma do Ininito,segundo o qual o conjunto dos números naturais e o conjunto dos números reais,por exemplo,
tendem ao infinito.Claro que este é um caso de um conjunto com extremidade de origem sem nenhuma extremidade limite final,assim como o Deus infinito nâo absoluto;e ambos os casos podem ser representados graficamente por uma semi reta infinita.

o pensador

Azathoth escreveu:
o pensador escreveu:Eis o teu erro.

Vejamos.

o pensador escreveu:Se nâo há condiçâo limite final

1. ∀y CondiçãoLimiteFinal(y) → ¬Existe(y)

o pensador escreveu:esta NÂO pode ser abstraída

2. ∀y ¬Existe(y) → ¬Abstraível(y)

o pensador escreveu:e nem adicionada

3. ∀y∀z ¬Existe(y) → ¬Adicionável(y,z)

o pensador escreveu:visto que ela simplesmente nâo existe.

4. ∀y CondiçãoLimiteFinal(y) → ¬Existe(y)

Carlus, não entendi de novo. Qual a revelância da proposição sobre a condição limite formal ser abstraível ou puder ser adicionada?

o pensador escreveu:Vc calculou

1. Calculou(Azathoth,ProvaDoPensador)

o pensador escreveu:como se eu houvesse afirmado que HÁ uma condiçâo limite final

2. Calculou(Azathoth,ProvaDoPensador)^Afirmou(Pensador,HáUmaCondiçãoLimiteFinal)

o pensador escreveu:quando meu argumento defende que NÂO HÁ uma condiçâo limite final.

3. ∀y Pensadoriano(Argumento) → ¬CondiçãoLimiteFinal(y)

:emoticon11:

o pensador

Mr. Crowley escreveu:
peidei.

saúde

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

o pensador escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
peidei.

saúde

1. Peidou(Mr.Crowley) → Salutou(Pensador)

o pensador

Este texto é de minha autoria.Aguardem pelo lançamento do livro.Quando houver informaçôes definitivas eu informo vcs aqui (se puder).Obrigado pela atençâo :emoticon14:

o pensador

Azathoth escreveu:
o pensador escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
peidei.

saúde

1. Peidou(Mr.Crowley) → Salutou(Pensador)

O Azathoth está agindo como se fosse um Bot :emoticon2:

Fernando

Mensagem por Fernando »

O que quer que você tenha pretendido dizer com esse texto não me importa. É um ad hoc.

Você na sua primeira mensagem teria afirmado que dois infinitos se limitariam mutuamente, e eu dei um exemplo em que isso não ocorre, de modo que definir "infinitos potenciais" ou "reais" agora é um subterfúgio falacioso.

No final, sua definição de infinito acabará sendo Deus propriamente, o que fará a sua lógica circular, de modo que não estou interessado em prosseguir com essa besteira.

Victor,

Agora vc deu um bola fora. O pensador realmente está falando de algo diferente quando usa o termo infinito. O infinito dado em ato é algo positivo. É uma totalidade completa e perfeita. Isso não tem nada a ver com uma quantidade indeterminada e aberta, nem com uma negação da finitude.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

o pensador escreveu:Este texto é de minha autoria.Aguardem pelo lançamento do livro.Quando houver informaçôes definitivas eu informo vcs aqui (se puder).Obrigado pela atençâo :emoticon14:

1. Pensadoriano(Livro) → ¬Existe(Livro)

o pensador

Fernando escreveu:
O que quer que você tenha pretendido dizer com esse texto não me importa. É um ad hoc.

Você na sua primeira mensagem teria afirmado que dois infinitos se limitariam mutuamente, e eu dei um exemplo em que isso não ocorre, de modo que definir "infinitos potenciais" ou "reais" agora é um subterfúgio falacioso.

No final, sua definição de infinito acabará sendo Deus propriamente, o que fará a sua lógica circular, de modo que não estou interessado em prosseguir com essa besteira.

Victor,

Agora vc deu um bola fora. O pensador realmente está falando de algo diferente quando usa o termo infinito. O infinito dado em ato é algo positivo. É uma totalidade completa e perfeita. Isso não tem nada a ver com uma quantidade indeterminada e aberta, nem com uma negação da finitude.

Exato Fernando :emoticon4: .

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

o pensador escreveu:O Azathoth está agindo como se fosse um Bot :emoticon2:

Bot(Azathoth) :emoticon12:

o pensador

Azathoth escreveu:
o pensador escreveu:O Azathoth está agindo como se fosse um Bot :emoticon2:

Bot(Azathoth) :emoticon12:

Aí...até rima... :emoticon12:

Fernando

Mensagem por Fernando »

o pensador escreveu:Eis a demonstraçâo matemática a priori de que Deus existe;

Um Ser infinito nâo pode ser inexistente(equivalente à zero),inferior à infinito e nem superior à infinito exatamente porque uma grandeza quantitativa estaticamente infinita nâo tem condiçâo limite final que possa ser subtraída,adionada ou feita equivalente à zero.

Logo Deus,o Ser infinito,existe.Aliás este é um dos argumentos que registrei :emoticon14: .

Aih não, Carlus!

Vc está usando o conceito de infinitude num sentido positivo e não matemático, depois num sentido negativo e matemático como se fossem a mesma coisa.

Não vejo menor sentido em uma prova MATEMÁTICA do infinito positivo dado em ato. A começar pq o infinito dado em ato é uma totalidade acabada e perfeita, o infinito matemático é uma quantidade indeterminada, aberta, e, se vc quiser, até imperfeita.

Dou toda razão sobre o que vc diz sobre um infinito não poder limitar outro. Mas não vejo nenhum sentido no argumento que vc registrou.

Vito Álvaro

Re.: Deus existe

Mensagem por Vito Álvaro »

program Pensador;

var a,b:integer;

begin
write ('∀y ¬Existe(y)');
readln (a);
write ('0(y)');
readln (b);

if (a > b) then (* Se Existe que não existe então *)
writeln ('Não existe que Existe')
else (* Se não... *)
writeln ('Nâo existe que existe');
end.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

o pensador

Fernando escreveu:
o pensador escreveu:Eis a demonstraçâo matemática a priori de que Deus existe;

Um Ser infinito nâo pode ser inexistente(equivalente à zero),inferior à infinito e nem superior à infinito exatamente porque uma grandeza quantitativa estaticamente infinita nâo tem condiçâo limite final que possa ser subtraída,adionada ou feita equivalente à zero.

Logo Deus,o Ser infinito,existe.Aliás este é um dos argumentos que registrei :emoticon14: .

Aih não, Carlus!

Vc está usando o conceito de infinitude num sentido positivo e não matemático, depois num sentido negativo e matemático como se fossem a mesma coisa.

Não vejo menor sentido em uma prova MATEMÁTICA do infinito positivo dado em ato. A começar pq o infinito dado em ato é uma totalidade acabada e perfeita, o infinito matemático é uma quantidade indeterminada, aberta, e, se vc quiser, até imperfeita.

Dou toda razão sobre o que vc diz sobre um infinito não poder limitar outro. Mas não vejo nenhum sentido no argumento que vc registrou.

Fernando,o Infinito matemático ao qual me refiro nâo é uma quantidade indeterminada;Ele encontra sua base limitadora na extremidade de origem,que é representada geometricamente por um ponto.Ou seja,o Infinito dado em ato é estritamente equivalente ao modelo de Ininito matemático que utilizei,pois a determinaçâo deste modelo de infinito reside no ponto de origem, que delimita e identifica o Conjunto como o Infinito em ato.

o pensador

Vito Álvaro escreveu:program Pensador;

var a,b:integer;

begin
write ('∀y ¬Existe(y)');
readln (a);
write ('0(y)');
readln (b);

if (a > b) then (* Se Existe que não existe então *)
writeln ('Não existe que Existe')
else (* Se não... *)
writeln ('Nâo existe que existe');
end.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Até tu Vito :emoticon11:

Fernando

Mensagem por Fernando »

Cabula escreveu:Teorias que não podem ser experimentadas...

E daí que não pode ser experimentada?

A teoria que diz que é falsa a tese que carece de provas empíricas não pode ser provada empiricamente.

A teoria que diz que é científica apenas as teses que podem ser falseadas tb não pode ser falseada.

É curioso como alguns ateus usam um critério para invalidar um argumento teísta sem perceber que o mesmo critério destruiria os próprios alicerces do seu ateísmo-cientificista.

o pensador

Meu conjunto de infinito é semi aberto,nâo totalmente aberto e nem totalmente fechado

Vito Álvaro

Re.: Deus existe

Mensagem por Vito Álvaro »

program Dormir;
begin
writeln('Boa noite, pensador!');
end.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

o pensador

Fernando escreveu:
Cabula escreveu:Teorias que não podem ser experimentadas...

E daí que não pode ser experimentada?

A teoria que diz que é falsa a tese que carece de provas empíricas não pode ser provada empiricamente.

A teoria que diz que é científica apenas as teses que podem ser falseadas tb não pode ser falseada.

É curioso como alguns ateus usam um critério para invalidar um argumento teísta sem perceber que o mesmo critério destruiria os próprios alicerces do seu ateísmo-cientificista.

Por isto que estou convicto de que nâo há conhecimento que nâo seja metafísico.

o pensador

Vito Álvaro escreveu:program Dormir;
begin
writeln('Boa noite, pensador!');
end.

good night Vitor (end) :emoticon16: !

Fernando

Mensagem por Fernando »

Alter-ego escreveu:O cabeção fala como um crente que dissesse:

-Deus existe. Foi provado por Sto. Tomás de Aquino na Summa Teológica.
:emoticon12:

Já faço essa crítica a muito tempo. Mas as pessoas não se apercebem do quando escolares, ou melhor, do quanto escolásticos estão sendo fazendo esses enormes apelos às autoridades.

Só fica marcada a incoerência característica do pensamento de muitos ateus.

Fernando

Mensagem por Fernando »

o pensador escreveu:Por isto que estou convicto de que nâo há conhecimento que nâo seja metafísico.

Eu não digo que todo conhecimento é metafísico. Se dissermos que é científico, e não metafísico, o conhecimento que pode ser falseado por experimentos, teremos um largo terreno do saber para explorar sem que esse terreno seja metafísico.

Só acho escroto o posicionamento de algumas pessoas que reinventam a roda quadrada do Círculo de Viena como se estivessem falando da última moda em Paris.

Fernando

Mensagem por Fernando »

o pensador escreveu:Ele encontra sua base limitadora na extremidade de origem,que é representada geometricamente por um ponto.

Não entendi.

o pensador

Fernando escreveu:
o pensador escreveu:Ele encontra sua base limitadora na extremidade de origem,que é representada geometricamente por um ponto.

Não entendi.

O sistema tem um princípio limitador,de modo que,por exemplo, ele possa ser identificado com os números inteiros e com os números racionais individualmente,mas nâo conjuntamente.

É óbvio que existe a possibilidade de que existam outros conjuntos infinitos dos quais nâo se possa distinguir um conjunto específico,mas estes conjuntos paralelos formam em sequência vertical vários pontos por meio dos quais se pode traçar uma reta,unificando todos os paralelos numa única figura tridimensional;Uma unificaçâo tanto em sentido horizontal quanto em sentido vertical. Ou seja,todos os infinitos sâo redutívei à um único infinito.

Fernando

Mensagem por Fernando »

o pensador escreveu:O sistema tem um princípio limitador,

Pq o sistema tem um princípio limitador? Não entendi. Pq vc está falando de sistema e de princípio limitador?

Trancado