Superdotados no espiritismo
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
- Aurelio Moraes
- Contato:
Re.: Superdotados no espiritismo
Em termos de livros idiotas, nenhum supera a bíblia.
Re: Re.: Superdotados no espiritismo
O ENCOSTO escreveu:
funny
Precio ler isso...

- videomaker
Gilghamesh escreveu:Ah, agora, espiritismo é filosofia?
Deixou de ser então ciência, como todo mentecapto alega ser?
Pra mim, parece mais que espiritismo é um bola de ping-pong!![]()
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
+ um que nao sabe de nada , achando que sabe alguma coisa!
E um exxxperto .... pra mim um mane !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- salgueiro
- Gênero: Feminino
Supõe-se que um espírito evoluído vai perceber a verdade mais facilmente que os outros. Não existem duas verdades, apenas uma verdade. Seria ilógico algo "evoluído" aceitar uma mentira.[/quote]
Só um adendo, um grande desenvolvimento na inteligência, significa somente isso, não transforma ninguém em um " iluminado ". Vc encontra grandes inteligências aliadas a pessoas sem a menor noção de ética, moral ...
Bjs
Só um adendo, um grande desenvolvimento na inteligência, significa somente isso, não transforma ninguém em um " iluminado ". Vc encontra grandes inteligências aliadas a pessoas sem a menor noção de ética, moral ...
Bjs
Re.: Superdotados no espiritismo
aposto que se um espírita criar uma criança isolando ela do contato social, sem nunca deixar que ela ouça conversas, talvez até com máscaras que escondam o rosto, apenas alimentando e suprindo as necessidades básicas, por coincidência ela será a reencarnação de um espírito de alguém que não sabia falar, nem fazer nada. TAlvez seja até a reencernação de um sagui numa pessoa, por algum engano cósmico.
E por coincidência a maioria das pessoas que são mais inteligentes também reencarnam como pessoas que tem melhores condições de estudo, ou que foram levadas a estudar e exercitar a mente de uma forma ou de outra.
Quantas reencarnações em média cada pessoa já teve? Por que não são todos gênios a uma hora dessas? Ah ,é, tem aquela de que quando os espíritos são muito geniais e evoluídos, virarem esnobes que reencarnam em planetas masi elevados ou coisas do tipo. Com uma cotinha de azarados que aparece aqui, por uma razão ou outra.
Para que serve o estudo, segundo os espíritas, se a maioria dos espíritos que nascem aqui, já estiveram aqui em vidas passadas? Não seria então necessário aprender tudo de novo, uma revisão curta já bastaria.... a menos que o processo de fazer um espírito lembrar do que aprendeu em vidas passadas seja mais ou menos igual ao "suposto" processo de aprendizagem naturalista-materialista...
argh
E por coincidência a maioria das pessoas que são mais inteligentes também reencarnam como pessoas que tem melhores condições de estudo, ou que foram levadas a estudar e exercitar a mente de uma forma ou de outra.
Quantas reencarnações em média cada pessoa já teve? Por que não são todos gênios a uma hora dessas? Ah ,é, tem aquela de que quando os espíritos são muito geniais e evoluídos, virarem esnobes que reencarnam em planetas masi elevados ou coisas do tipo. Com uma cotinha de azarados que aparece aqui, por uma razão ou outra.
Para que serve o estudo, segundo os espíritas, se a maioria dos espíritos que nascem aqui, já estiveram aqui em vidas passadas? Não seria então necessário aprender tudo de novo, uma revisão curta já bastaria.... a menos que o processo de fazer um espírito lembrar do que aprendeu em vidas passadas seja mais ou menos igual ao "suposto" processo de aprendizagem naturalista-materialista...
argh
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:Supõe-se que um espírito evoluído vai perceber a verdade mais facilmente que os outros. Não existem duas verdades, apenas uma verdade. Seria ilógico algo "evoluído" aceitar uma mentira.
Bjs
[/quote]
Você deve estar falando dou humanoides resultantes do cruzamento de ETs com terraqueos que estão trabalhando para a CIA.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
O ENCOSTO escreveu:Você deve estar falando dou humanoides resultantes do cruzamento de ETs com terraqueos que estão trabalhando para a CIA.
?
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
- Vitor Moura
Mr.Hammond escreveu:Os espíritas deviam acreditar que algumas crianças superdotadas são desta maneira porque os extraterrestres fizeram terapia de aperfeiçoamento genético com elas, abduzindo as mães. É tão verossímil quanto acreditar em reencarnação.
Olá, Hammond
as pesquisas sobre casos sugestivos de reecarnação já somam 40 anos, possuindo fortes evidências. Stevenson já publicou inúmeros artigos até mesmo em revistas indexadas pelo ISI sobre o assunto. Um deles, publicado na Medical Hypotheses, mostra evidências para muitos fenômenos que poderiam ser exlicados pela reencarnação. Acesse http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... omeno.html
A grande aceitação dos artigos de reencarnação de Stevenson e outros pelo mainstream científico e as evidências conseguidas ao longo de 40 anos me dão certeza de que a reencarnação é uma idéia perfeitamente verossímil.
Um abraço,
Vitor
- Vitor Moura
o anátema escreveu:Para que serve o estudo, segundo os espíritas, se a maioria dos espíritos que nascem aqui, já estiveram aqui em vidas passadas? Não seria então necessário aprender tudo de novo, uma revisão curta já bastaria.... a menos que o processo de fazer um espírito lembrar do que aprendeu em vidas passadas seja mais ou menos igual ao "suposto" processo de aprendizagem naturalista-materialista...
argh
Olá, Anátema
há um estudo de Haraldsson que mostra que crianças que alegam vidas passadas possuem um desempenho muito melhor na escola do que as que não alegam. Acesse http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... racao.html para a leitura do artigo (está traduzido).
Um abraço,
Vitor
Se fatores ambientais e, possivelmente, genéticos, explicam isso, por quê incluir reencarnação?
Bem, Encostado, não estou afirmando que super-dotado é prova de que reencarnação existe, nem que seja a ÚNICA causa de existir super-dotados. Provas nesse sentido para mim seriam outras coisas. Digo apenas que a reencarnação seria UMA hipótese possível para explicar o caso.
Quanto a fatores ambientais... bem, suponho que super-dotados SÓ SÃO ENCONTRADOS EM FAMÍLIAS BEM DE VIDA, COM AMPLO ACESSO À EDUCAÇÃO E INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS. NUNCA FOI ENCONTRADO nenhuns super-dotados
em favelas ou em ambientes com pouca educação, certo?
Possívelmente genéticos? Ah! Aposto como você tem amplos estudos de árvores genealógicas com super-dotados, mostrando que nessas família é comum e recorrente o nascimento de super-dotados. Mande-me essas informações. Estou interessado.
A propósito, por quê você não acredita também que um superdotado pode surgir apartir de algum feitiço lançado por alguém?
Eu poderei até acreditar... quando você me apresentar os ditos feiticeiros e eu os ver fazendo super-dotados todos os dias. E olha: eu quero ser enfeitiçado também.
Que tal pensar que uma criança superdotada pode ser apenas uma dádiva de Deus?
Sendo espírita, não acredito num Deus que dá privilégios ou desgraças por capricho, conforme ensina a verdadeira Fé Cristã.
Se é para acreditar em qualquer besteira, há inúmeras outras teorias tolas, como a reencarnação.
As inúmeras outras teorias tolas ficam por conta dos tolos que as defendem. Eu fico na minha. A teoria da reencarnação não é muito fácil de ser verificada, mas condições ambientais e genéticas, estas sim, o são. Mas se elas não explicam os super-dotados de acordo com os modelos previstos... acho que aí a coisa complica.
Bem, Encostado, não estou afirmando que super-dotado é prova de que reencarnação existe, nem que seja a ÚNICA causa de existir super-dotados. Provas nesse sentido para mim seriam outras coisas. Digo apenas que a reencarnação seria UMA hipótese possível para explicar o caso.
Quanto a fatores ambientais... bem, suponho que super-dotados SÓ SÃO ENCONTRADOS EM FAMÍLIAS BEM DE VIDA, COM AMPLO ACESSO À EDUCAÇÃO E INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS. NUNCA FOI ENCONTRADO nenhuns super-dotados
em favelas ou em ambientes com pouca educação, certo?
Possívelmente genéticos? Ah! Aposto como você tem amplos estudos de árvores genealógicas com super-dotados, mostrando que nessas família é comum e recorrente o nascimento de super-dotados. Mande-me essas informações. Estou interessado.
A propósito, por quê você não acredita também que um superdotado pode surgir apartir de algum feitiço lançado por alguém?
Eu poderei até acreditar... quando você me apresentar os ditos feiticeiros e eu os ver fazendo super-dotados todos os dias. E olha: eu quero ser enfeitiçado também.
Que tal pensar que uma criança superdotada pode ser apenas uma dádiva de Deus?
Sendo espírita, não acredito num Deus que dá privilégios ou desgraças por capricho, conforme ensina a verdadeira Fé Cristã.
Se é para acreditar em qualquer besteira, há inúmeras outras teorias tolas, como a reencarnação.
As inúmeras outras teorias tolas ficam por conta dos tolos que as defendem. Eu fico na minha. A teoria da reencarnação não é muito fácil de ser verificada, mas condições ambientais e genéticas, estas sim, o são. Mas se elas não explicam os super-dotados de acordo com os modelos previstos... acho que aí a coisa complica.
Gilghamesh escreveu:Ah, agora, espiritismo é filosofia?
Deixou de ser então ciência, como todo mentecapto alega ser?
Pra mim, parece mais que espiritismo é um bola de ping-pong!![]()
Não, Gilga. Espiritismo tem três facetas: Religião, Ciência e Filosofia.
Destas três facetas, a que mais me agrada e me atrai é a Filosofia, ótima por ser simples e abrangente.
Mr.Hammond escreveu:Já v gente i falando que espirimistiboilismo era ciência, religião..agora filosofia.Aff.Abduções por Extraterrestres não fazem parte da filosofia dos Espíritos, por isto não importa saber.
E anões azulados invisíveis ocultistas do centro da Terra?
Muito menos.
salgueiro escreveu:Só um adendo, um grande desenvolvimento na inteligência, significa somente isso, não transforma ninguém em um " iluminado ". Vc encontra grandes inteligências aliadas a pessoas sem a menor noção de ética, moral ...
Bjs
Exatamente. Para que um Espírito alcance um certo grau de evolução é necessário que ele desenvolva a inteligência juntamente com a sublimação dos sentimentos. São duas as asas que nos fazem voar mais alto: conhecimento e sentimento.
o anátema escreveu:aposto que se um espírita criar uma criança isolando ela do contato social, sem nunca deixar que ela ouça conversas, talvez até com máscaras que escondam o rosto, apenas alimentando e suprindo as necessidades básicas, por coincidência ela será a reencarnação de um espírito de alguém que não sabia falar, nem fazer nada.
Se alguém agir assim não poderá ser um espírita, mas sim um louco. Não se pode privar as pessoas dos direitos que lhe assistem (apesar de isto nem sempre acontecer na prática, não é mesmo?). E eu duvido que qualquer pessoa, mesmo uma criança, se submeta a tal regime.
o anátema escreveu:TAlvez seja até a reencernação de um sagui numa pessoa, por algum engano cósmico.
Pela DE, um animal não reencarna num ser humano - não tão bruscamente, nem tampouco um ser humano reencarna num animal, como criam os egípios (metempsicose).
o anátema escreveu:E por coincidência a maioria das pessoas que são mais inteligentes também reencarnam como pessoas que tem melhores condições de estudo, ou que foram levadas a estudar e exercitar a mente de uma forma ou de outra.
Percebe-se logo quando um espírito é bastante inteligente, desde a mais tenra infância. Há casos de crianças mais inteligentes e outras menos inteligentes nascidas no mesmo lar. Sendo assim, a genética se torna insuficiente para explicar satisfatóriamente estes casos. Já o Espiritismo...
o anátema escreveu:Quantas reencarnações em média cada pessoa já teve? Por que não são todos gênios a uma hora dessas?
Se alguém lhe disser um número para a questão da quantidade de reencarnações em média por ser humano, ignore. Não existe este número. Já ouvi falar em 100, 200, mas isto está incorreto, pois a sequência de reencarnações dependerá única e exclusivamente do indivíduo reencarnante, de mais ou de menos adiantamento moral e intelectual.
o anátema escreveu:Ah ,é, tem aquela de que quando os espíritos são muito geniais e evoluídos, virarem esnobes que reencarnam em planetas masi elevados ou coisas do tipo. Com uma cotinha de azarados que aparece aqui, por uma razão ou outra.
Imagine nosso mundo como uma grande e rigorosa escola, onde os alunos mais aplicados completam o ciclo escolar mais rapidamente do que aqueles alunos relapsos. Por que segurar por mais tempo aqueles que já completaram o seu ciclo de aprendizagem?
o anátema escreveu:Para que serve o estudo, segundo os espíritas, se a maioria dos espíritos que nascem aqui, já estiveram aqui em vidas passadas? Não seria então necessário aprender tudo de novo, uma revisão curta já bastaria...
Quem necessita reaprender é o cérebro, pois obtemos um novinho em folha a cada reencarnação. É como o programador que trocou de computador. A cada nova máquina, uma reprogramação se faz necessária.
o anátema escreveu:a menos que o processo de fazer um espírito lembrar do que aprendeu em vidas passadas seja mais ou menos igual ao "suposto" processo de aprendizagem naturalista-materialista...
Ninguém esquece do que aprendeu de uma reencarnação para outra. Os dons de nascimento, as aptidões, os gostos, os traços de personalidade que se manifestam desde o berço estão aí para comprová-lo.
o anátema escreveu:argh
Heheheh...

- Aurelio Moraes
- Contato:
Se alguém agir assim não poderá ser um espírita, mas sim um louco.
Assim como esses aqui:

Percebe-se logo quando um espírito é bastante inteligente, desde a mais tenra infância.. Há casos de crianças mais inteligentes e outras menos inteligentes nascidas no mesmo lar. Sendo assim, a genética se torna insuficiente para explicar satisfatóriamente estes casos.
Falácia da falsa causa.Não é porque a genética ainda não consegue explicar algumas coisas que logo por isso o espiritismo é satisfatório. Aonde estão as evidências CIENTÍFICAS da sua alegação, Euzébio?
Elas valem tanto quanto dizer que alienígenas fizeram modificações no cérebro de algumas crianças e elas ficaram mais inteligentes, ou que seres invisíveis de outras dimensões deram semente da inteligência ou que elas foram trocadas por clones super bem feitos do século MMM, para uma estratégia de alteração da história .
Você aceitar as pseudo explicações do espiritismo é tão razoável quanto aceitar as que eu mencionei.
Os dons de nascimento, as aptidões, os gostos, os traços de personalidade que se manifestam desde o berço estão aí para comprová-lo.
Não Euzébio. Isto não é verdade. Essas aptidões são dadas por seres do futuro, de colônias de Alfa Centauro. Elas se manifestam e estão aí para comprovar.
Se você não acredita nisso é limitado, tem a mente fechada e nunca vai compreender a verdade.
Aplicar qualquer mito explica "satisfatoriamente" essas coisas.
Muito menos.
Ou seja, você acredita nos mitos que lhe convém.
Mr.Hammond escreveu:Se alguém agir assim não poderá ser um espírita, mas sim um louco.
Assim como esses aqui:
A situação retratada nas imagens não tem nada a ver com o citado.
Mr.Hammond escreveu:... Sendo assim, a genética se torna insuficiente para explicar satisfatóriamente estes casos.
Falácia da falsa causa.Não é porque a genética ainda não consegue explicar algumas coisas que logo por isso o espiritismo é satisfatório. Aonde estão as evidências CIENTÍFICAS da sua alegação, Euzébio?
Note que eu disse apenas que a genética não explica satisfatoriamente casos como estes. Explicar ela explica, mas a DE TAMBÉM explica.
Mr.Hammond escreveu:Elas valem tanto quanto dizer que alienígenas fizeram modificações no cérebro de algumas crianças e elas ficaram mais inteligentes, ou que seres invisíveis de outras dimensões deram semente da inteligência ou que elas foram trocadas por clones super bem feitos do século MMM, para uma estratégia de alteração da história .
Você aceitar as pseudo explicações do espiritismo é tão razoável quanto aceitar as que eu mencionei.
Sim, você tem razão. No entanto eu prefiro a filosofia espírita, pois é a que se adequa melhor ao meu entendimento e ao meu bom senso.
Mr.Hammond escreveu:Os dons de nascimento, as aptidões, os gostos, os traços de personalidade que se manifestam desde o berço estão aí para comprová-lo.
Não Euzébio. Isto não é verdade. Essas aptidões são dadas por seres do futuro, de colônias de Alfa Centauro. Elas se manifestam e estão aí para comprovar.
Heheheh, eu não acredito nesta sua "verdade", heheheh...
Mr.Hammond escreveu:Se você não acredita nisso é limitado, tem a mente fechada e nunca vai compreender a verdade.
Pois é, heheheh...
Mr.Hammond escreveu:Aplicar qualquer mito explica "satisfatoriamente" essas coisas.
Desde que esteja em acordo com o seu senso, com o seu entendimento, não vejo porque não.
Mr.Hammond escreveu:Ou seja, você acredita nos mitos que lhe convém.
Em lugar de 'nos mitos', use 'na filosofia'. Em lugar de 'lhe convém', use 'está de acordo com seu entendimento'. Ficaria assim: "Ou seja, você acredita na filosofia que está de acordo com seu entendimento."
Aí ficamos quites.

Euzébio escreveu:salgueiro escreveu:Só um adendo, um grande desenvolvimento na inteligência, significa somente isso, não transforma ninguém em um " iluminado ". Vc encontra grandes inteligências aliadas a pessoas sem a menor noção de ética, moral ...
Bjs
Exatamente. Para que um Espírito alcance um certo grau de evolução é necessário que ele desenvolva a inteligência juntamente com a sublimação dos sentimentos. São duas as asas que nos fazem voar mais alto: conhecimento e sentimento.
Então um espírito evoluído não quer dizer um espírito com melhor percepção do Universo... espírito evoluído é um espírito com mais inteligência e menos influenciado pelas suas emoções?
O interessante é que inteligência está diretamente associado a uma melhor percepção do mundo... nem sempre inteligência é sabedoria, mas geralmente depois dos 18 anos se torna...

Já que os espíritos não tem estes problemas de tempo, supõe-se que espíritos inteligente são também sábios, e sabedoria supõe uma visão correta do mundo.
Uma visão correta do mundo permitiria que um espírito reencarnasse como um radical islâmico suicida? Imagino que não... mas os caras que se jogaram no World TradeCenter, pode ter certeza que não eram nada burros, burrinhos não conseguem aprender a pilotar aviões daquele jeito e com aquela precisão.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Euzébio escreveu:Percebe-se logo quando um espírito é bastante inteligente, desde a mais tenra infância. Há casos de crianças mais inteligentes e outras menos inteligentes nascidas no mesmo lar. Sendo assim, a genética se torna insuficiente para explicar satisfatóriamente estes casos. Já o Espiritismo...
Esse é o problema de uma crença tão aberta quanto o espiritismo, que trabalha apenas os efeitos mas não explica como podemos criar causas: Ela Explica Qualquer Coisa Satisfatoriamente!
Agora, se por um acaso, a DE desse algum tipo de tabela "faça X e terá como efeito Y, já nessa vida". Na vida humana tudo isso é possível: não estude e vc vai ter maior dificuldade de ganhar 5000 por mês, transe com todo mundo sem camisinha e vc terá muitos filhos e doenças, etc, etc, etc.
QQr coisa que se diz Ciência, que se diz Filosofia, precisa apresentar estas provas "Se faz X então acontece Y". Qqr religião que objetiva resultados práticos neste mundo (estou poupando as que acreditam na recompensa depois da morte) devem apresentarestas provas.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315

Euzébio escreveu:o anátema escreveu:aposto que se um espírita criar uma criança isolando ela do contato social, sem nunca deixar que ela ouça conversas, talvez até com máscaras que escondam o rosto, apenas alimentando e suprindo as necessidades básicas, por coincidência ela será a reencarnação de um espírito de alguém que não sabia falar, nem fazer nada.
Se alguém agir assim não poderá ser um espírita, mas sim um louco. Não se pode privar as pessoas dos direitos que lhe assistem (apesar de isto nem sempre acontecer na prática, não é mesmo?). E eu duvido que qualquer pessoa, mesmo uma criança, se submeta a tal regime.
Tudo bem, então os casos de "crianças selvagens", que fugiram ou foram abandonadas e criadas por animais devem por coincidência serem espíritos de pessoas meio burrinhas... não que a burrice tenha sido fruto do não-desenvolvimento nessa vida, seria só coincidência...
o anátema escreveu:TAlvez seja até a reencernação de um sagui numa pessoa, por algum engano cósmico.
Pela DE, um animal não reencarna num ser humano - não tão bruscamente, nem tampouco um ser humano reencarna num animal, como criam os egípios (metempsicose).
Como pode-se saber isso?
Não poderia ser que um retardo mental (ou casos de crianças selvagens) fosse por exemplo a reencernação de um gibão, chimpanzé ou cachorro num corpo humano? Um espírito que não estaria apto a usar o "hardware" com todo o potencial?
o anátema escreveu:E por coincidência a maioria das pessoas que são mais inteligentes também reencarnam como pessoas que tem melhores condições de estudo, ou que foram levadas a estudar e exercitar a mente de uma forma ou de outra.
Percebe-se logo quando um espírito é bastante inteligente, desde a mais tenra infância. Há casos de crianças mais inteligentes e outras menos inteligentes nascidas no mesmo lar. Sendo assim, a genética se torna insuficiente para explicar satisfatóriamente estes casos. Já o Espiritismo...
O espiritismo acha que o "não-espiritismo" propõe que as pessoas sejam clones umas das outras e hajam esforços bem eficientes no sentido de tornar a vida de cada um mais parecida com uma xerox da vida do outro tanto quanto for possível?
o anátema escreveu:Quantas reencarnações em média cada pessoa já teve? Por que não são todos gênios a uma hora dessas?
Se alguém lhe disser um número para a questão da quantidade de reencarnações em média por ser humano, ignore. Não existe este número. Já ouvi falar em 100, 200, mas isto está incorreto, pois a sequência de reencarnações dependerá única e exclusivamente do indivíduo reencarnante, de mais ou de menos adiantamento moral e intelectual.o anátema escreveu:Ah ,é, tem aquela de que quando os espíritos são muito geniais e evoluídos, virarem esnobes que reencarnam em planetas masi elevados ou coisas do tipo. Com uma cotinha de azarados que aparece aqui, por uma razão ou outra.
Imagine nosso mundo como uma grande e rigorosa escola, onde os alunos mais aplicados completam o ciclo escolar mais rapidamente do que aqueles alunos relapsos. Por que segurar por mais tempo aqueles que já completaram o seu ciclo de aprendizagem?
Mas como se sabe que o sistema é esse, e não que há apenas um "limite de evolução" que as almas locais simplesmente não conseguiram ultrapassar?
É simplesmente inventado, de forma a se ajustar ao que vemos e satisfazer a vontade de crer que existam almas mais evoluídas que já "passaram de ano" e foram para a sua respectiva classe. Já que não se vê as gerações ficando progressivamente mais "espiritualmente evoluídas", mais inteligentes e etc (ou ao menos um pouco, mas se for atribuir isso, novamente seria a coincidência com o acúmulo de cultura pelas gerações)
o anátema escreveu:Para que serve o estudo, segundo os espíritas, se a maioria dos espíritos que nascem aqui, já estiveram aqui em vidas passadas? Não seria então necessário aprender tudo de novo, uma revisão curta já bastaria...
Quem necessita reaprender é o cérebro, pois obtemos um novinho em folha a cada reencarnação. É como o programador que trocou de computador. A cada nova máquina, uma reprogramação se faz necessária.
Então não tem sentido dizer que os mais inteligentes o são por causa de reencarnação (ou por que disseram ter reencarnado), nem aquilo de já ter facilidade natural com alguma língua, se na prática é como se não se levasse nada disso de uma vida para a outra.
o anátema escreveu:a menos que o processo de fazer um espírito lembrar do que aprendeu em vidas passadas seja mais ou menos igual ao "suposto" processo de aprendizagem naturalista-materialista...
Ninguém esquece do que aprendeu de uma reencarnação para outra. Os dons de nascimento, as aptidões, os gostos, os traços de personalidade que se manifestam desde o berço estão aí para comprová-lo.
Se não houvesse reecarnação, havendo almas ou sendo a coisa totalmente materialista, como você acha que deveria ser?
A pessoa deveria nascer e passar os primeiros anos da vida meio que em estado vegetativo, aprendendo a usar o banheiro só lá pelos 20 anos?
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
aknatom escreveu:Então um espírito evoluído não quer dizer um espírito com melhor percepção do Universo... espírito evoluído é um espírito com mais inteligência e menos influenciado pelas suas emoções?
Espírito evoluído em que grau você se refere? Os absolutamente evoluídos ou os em evolução, mas que se encontram acima da média dos espíritos deste nosso mundo?
Se um espírito é capaz de perdoar ele já está num processo de evolução que o coloca acima da média citada.
Perdão é indício de inteligência desenvolvida ou é de sentimentos (emoções) depurados?
Se um espírito é capaz de exercer uma atividade que poucos dominam ele também já está num processo de evolução que o coloca acima da média citada.
Isto é um indício de inteligência desenvolvida ou é de sentimentos (emoções) depurados?
Agora, se um espírito é capaz de exercer uma atividade complexa e ao mesmo tempo é capaz de exercitar o perdão (que se traduz no amor ao próximo), este espírito está acima dos que estão acima da média, portanto num processo de evolução espiritual bastante adiantado. Em suma, quanto mais desenvolvermos a inteligência e os sentimentos nobres, mais teremos evoluído espiritualmente.
Agora, se o espírito que pleiteia sua evolução for capaz de perdoar (amar ao próximo), mas for inepto intelectualmente, será preciso desenvolver também sua inteligência. Se o espírito que pleiteia sua evolução for capaz de exercer uma atividade complexa, porém desconhecer o valor do perdão (amor ao próximo) será preciso depurar também seus sentimentos.
aknatom escreveu:Uma visão correta do mundo permitiria que um espírito reencarnasse como um radical islâmico suicida? Imagino que não...
Visão correta de que mundo, o ocidental ou o islâmico? Se julgarmos as atitudes dos islâmicos pela nossa própria visão 'correta' de mundo, cometeríamos injustiças, e vice-versa.
aknatom escreveu:mas os caras que se jogaram no World TradeCenter, pode ter certeza que não eram nada burros, burrinhos não conseguem aprender a pilotar aviões daquele jeito e com aquela precisão.
Não, ao contrário - eram mesmo muito inteligentes. Porém, conheciam o valor do perdão? Não creio...
aknatom escreveu:Esse é o problema de uma crença tão aberta quanto o espiritismo, que trabalha apenas os efeitos mas não explica como podemos criar causas: Ela Explica Qualquer Coisa Satisfatoriamente!
Heheheh... O Espiritismo trabalha com os conceitos de Causa e Efeito, de onde você tirou a idéia de que ele trabalha somente com os efeitos? Se a DE diz que os superdotados são espíritos muito inteligentes que reencarnam ela está dando a causa para o efeito.
aknatom escreveu:Agora, se por um acaso, a DE desse algum tipo de tabela "faça X e terá como efeito Y, já nessa vida". Na vida humana tudo isso é possível: não estude e vc vai ter maior dificuldade de ganhar 5000 por mês, transe com todo mundo sem camisinha e vc terá muitos filhos e doenças, etc, etc, etc.
QQr coisa que se diz Ciência, que se diz Filosofia, precisa apresentar estas provas "Se faz X então acontece Y". Qqr religião que objetiva resultados práticos neste mundo (estou poupando as que acreditam na recompensa depois da morte) devem apresentarestas provas.
Não me consta que a DE já não faça isto. É preciso ter conhecimento ao menos do básico da doutrina para saber que ela trabalha com conceitos de Causa e Efeito. Não espere que ela te dê um roteiro destes conceitos.
Euzébio escreveu:aknatom escreveu:Então um espírito evoluído não quer dizer um espírito com melhor percepção do Universo... espírito evoluído é um espírito com mais inteligência e menos influenciado pelas suas emoções?
Espírito evoluído em que grau você se refere? Os absolutamente evoluídos ou os em evolução, mas que se encontram acima da média dos espíritos deste nosso mundo?
Se um espírito é capaz de perdoar ele já está num processo de evolução que o coloca acima da média citada.
Perdão é indício de inteligência desenvolvida ou é de sentimentos (emoções) depurados?
Se um espírito é capaz de exercer uma atividade que poucos dominam ele também já está num processo de evolução que o coloca acima da média citada.
Isto é um indício de inteligência desenvolvida ou é de sentimentos (emoções) depurados?
Agora, se um espírito é capaz de exercer uma atividade complexa e ao mesmo tempo é capaz de exercitar o perdão (que se traduz no amor ao próximo), este espírito está acima dos que estão acima da média, portanto num processo de evolução espiritual bastante adiantado. Em suma, quanto mais desenvolvermos a inteligência e os sentimentos nobres, mais teremos evoluído espiritualmente.
Agora, se o espírito que pleiteia sua evolução for capaz de perdoar (amar ao próximo), mas for inepto intelectualmente, será preciso desenvolver também sua inteligência. Se o espírito que pleiteia sua evolução for capaz de exercer uma atividade complexa, porém desconhecer o valor do perdão (amor ao próximo) será preciso depurar também seus sentimentos.aknatom escreveu:Uma visão correta do mundo permitiria que um espírito reencarnasse como um radical islâmico suicida? Imagino que não...
Visão correta de que mundo, o ocidental ou o islâmico? Se julgarmos as atitudes dos islâmicos pela nossa própria visão 'correta' de mundo, cometeríamos injustiças, e vice-versa.aknatom escreveu:mas os caras que se jogaram no World TradeCenter, pode ter certeza que não eram nada burros, burrinhos não conseguem aprender a pilotar aviões daquele jeito e com aquela precisão.
Não, ao contrário - eram mesmo muito inteligentes. Porém, conheciam o valor do perdão? Não creio...aknatom escreveu:Esse é o problema de uma crença tão aberta quanto o espiritismo, que trabalha apenas os efeitos mas não explica como podemos criar causas: Ela Explica Qualquer Coisa Satisfatoriamente!
Heheheh... O Espiritismo trabalha com os conceitos de Causa e Efeito, de onde você tirou a idéia de que ele trabalha somente com os efeitos? Se a DE diz que os superdotados são espíritos muito inteligentes que reencarnam ela está dando a causa para o efeito.aknatom escreveu:Agora, se por um acaso, a DE desse algum tipo de tabela "faça X e terá como efeito Y, já nessa vida". Na vida humana tudo isso é possível: não estude e vc vai ter maior dificuldade de ganhar 5000 por mês, transe com todo mundo sem camisinha e vc terá muitos filhos e doenças, etc, etc, etc.
Não me consta que a DE já não faça isto. É preciso ter conhecimento ao menos do básico da doutrina para saber que ela trabalha com conceitos de Causa e Efeito. Não espere que ela te dê um roteiro destes conceitos.
Existe então duas disciplinas básicas: inteligência e sublimação da emoçao... se desenvolver em cada uma delas te dá notas boas na escola espiritual.
Quando falo de espíritos evoluídos inteligentes que são radicais islâmicos suicidas, eles estão errados até mesmo para os valores do islamismo, e são inteligentes, e sabem muito bem controlar suas emoçoes... mas tem uma visão de mundo distorcida imcompatível com evolução espiritual.
Sobre seu último parágrafo, uma proposta: me dê uma prática que eu possa exercitar sozinho, sem o auxílio de alguém pra me dar um passe, e que produza um efeito benéfico incontestável na minha vida, que eu a praticarei... se funcionar, me torno espírita e serei o espírita mais pentelho do forum, defendendo Kardec até debaixo da água... só que o efeito incontestável positivo deve ser a priore, deve ser especificado, já que tem causa e efeito, então "causa X produz efeito Y".

aknatom escreveu:Euzébio escreveu:Tranca-Ruas escreveu:Por que essa pirralhada não nasceu em família espírita ou tornaram-se um, já que são espíritos tão evoluídos?
Por que deveriam nascer já espíritas - ou se tornar em -, como se fosse do Espiritismo a exclusividade das grandes almas?
Não importa ao espírito encarnado qual a religião seguirá - ou mesmo se seguirá alguma. Assim como para o aluno não importa em qual escola estudará, importando apenas se estudará.
Supõe-se que um espírito evoluído vai perceber a verdade mais facilmente que os outros. Não existem duas verdades, apenas uma verdade. Seria ilógico algo "evoluído" aceitar uma mentira.
Match point, Aknatom.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
o anátema escreveu:Tudo bem, então os casos de "crianças selvagens", que fugiram ou foram abandonadas e criadas por animais devem por coincidência serem espíritos de pessoas meio burrinhas... não que a burrice tenha sido fruto do não-desenvolvimento nessa vida, seria só coincidência...
Pode ser, assim como pode ser uma provação a que o espírito se propôs passar nesta vida.
o anátema escreveu:Pela DE, um animal não reencarna num ser humano - não tão bruscamente, nem tampouco um ser humano reencarna num animal, como criam os egípios (metempsicose).
Como pode-se saber isso?
Porque pela filosofia espírita, um espírito não retrograda em sua evolução, nem tampouco um princípio espiritual dá saltos evolutivos. Ao observarmos a Natureza, percebemos que nada dá saltos: uma semente não dá frutos, antes passa pelo processo de amadurecimento, ou seja, primeiro brota do solo, depois cresce, depois sim dá seus frutos na época certa. Oras, se na Natureza nada dá saltos (ou retrograda - uma árvore não volta à condição de semente), por que o espírito o faria?
o anátema escreveu:Não poderia ser que um retardo mental (ou casos de crianças selvagens) fosse por exemplo a reencernação de um gibão, chimpanzé ou cachorro num corpo humano? Um espírito que não estaria apto a usar o "hardware" com todo o potencial?
Não, como explicado.
o anátema escreveu:O espiritismo acha que o "não-espiritismo" propõe que as pessoas sejam clones umas das outras e hajam esforços bem eficientes no sentido de tornar a vida de cada um mais parecida com uma xerox da vida do outro tanto quanto for possível?
Não, isto não procede.
o anátema escreveu:Mas como se sabe que o sistema é esse, e não que há apenas um "limite de evolução" que as almas locais simplesmente não conseguiram ultrapassar?
A DE é baseada no que os próprios espíritos disseram.
o anátema escreveu:É simplesmente inventado, de forma a se ajustar ao que vemos e satisfazer a vontade de crer que existam almas mais evoluídas que já "passaram de ano" e foram para a sua respectiva classe.
Isto também não procede. Pode ser que os conceitos espíritas sejam apenas uma simplificação de algo maior, mas não que sejam invenções.
o anátema escreveu:Já que não se vê as gerações ficando progressivamente mais "espiritualmente evoluídas", mais inteligentes e etc (ou ao menos um pouco, mas se for atribuir isso, novamente seria a coincidência com o acúmulo de cultura pelas gerações)
Penso que esta evolução se dê em nível individual, mas mesmo assim, hoje em dia não existe mais o duelo, coisa tão comum antigamente e tida como normal e aceitável. Houve portanto uma evolução moral, não houve?
o anátema escreveu:Quem necessita reaprender é o cérebro, pois obtemos um novinho em folha a cada reencarnação. É como o programador que trocou de computador. A cada nova máquina, uma reprogramação se faz necessária.
Então não tem sentido dizer que os mais inteligentes o são por causa de reencarnação (ou por que disseram ter reencarnado), nem aquilo de já ter facilidade natural com alguma língua, se na prática é como se não se levasse nada disso de uma vida para a outra.
Você passará 70, 80 ou mesmo 90 anos falando o português. Ao reencarnar, vc não terá facilidade de aprender o português? Obviamente que você não nascerá sabendo o português, pois o seu cérebro é novo e desconhece esta língua, mas o seu espírito a conhece muito bem.
o anátema escreveu:Se não houvesse reecarnação, havendo almas ou sendo a coisa totalmente materialista, como você acha que deveria ser?
Se não houvesse reencarnação, todas as pessoas seriam iguais, ou seja, numa família numerosa, todas as crianças seriam exatamente iguais a seus pais, todos teriam as mesmas tendências, os mesmos gostos, as mesmas aptidões. Na prática, isto não acontece.
o anátema escreveu:A pessoa deveria nascer e passar os primeiros anos da vida meio que em estado vegetativo, aprendendo a usar o banheiro só lá pelos 20 anos?
Não, pois a matéria tem seus instintos, e aprendemos também por imitarmos nossos pais. Para isto, basta observar os animais.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Explicar ela explica, mas a DE TAMBÉM explica.
Explica baseado em dogmas de que reencanação existe inquestionavelmente. Explica sem empirismo, sem evidências científicas. Assim como as explicações imaginárias que eu criei.
No entanto eu prefiro a filosofia espírita, pois é a que se adequa melhor ao meu entendimento e ao meu bom senso.
Ok, é uma escolha sua. Legítima, sem dúvidas. Mas nada científica.
Desde que esteja em acordo com o seu senso, com o seu entendimento, não vejo porque não.
O problema dessa questão é que senso-comum não é ciência.
Bom, se alguém quer ficar com explicações mitológicas, não posso fazer nada.
Euzébio, uma pergunta curiosa:
Você admite a hipótese do espiritismo não ser verdadeiro e suas explicações serem falsas?
Abraços
PS:
E os filhotes, como estão?