Deu no Fantástico ontem - "criacionismo nas escolas dos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Perseus

Re: Re.: Deu no Fantástico ontem - "criacionismo nas es

Mensagem por Perseus »

Fernando Silva escreveu:
Perseus escreveu:Resuma: Os Eua são uma merda.

Eu não diria isto. Eles nos deram muita coisa boa em tecnologia e também em avanço democrático. Podemos questionar muita coisa que eles fizeram mas isto permanece.
O problema é que um país desse tamanho e com este poder ameaça o mundo quando começa a entrar em declínio.
Não vai ser da noite para o dia, assim como Roma, Portugal e Espanha, Inglaterra e outros impérios também demoraram a desaparecer (e sua influência ainda permanece).

Sim, eles estão dependendo cada vez mais de cérebros importados, só que estão dificultando sua entrada depois do 11 de setembro e eles estão indo para universidades na Europa.

Oh sim de fato... que os Eua também trouxeram bons avanços, inclusive para nós, acho que isso realmente é indiscutível.

Porém, no meu ver, apesar de tudo eles estão bem longe de serem os mocinhos desta história. Afinal, as ditaduras aqui na América Latina tiveram apoio incondicional dos Eua.
O neoliberalismo que só é bom na casa dos outro, eles impõe a todos como uma "obrigação democrática", mas eles estão muito longe de serem neoliberais, principalmente quando tratamos de subsidios.

enfim... podemos preencher 10 páginas aqui com pontos bons e ruins.

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:
o anátema escreveu:Eu não vi, mas para variar eles devem ter falado de "o" criacionism"o", como se houvesse um só, e não diversos, mesmo dentro de uma só mitologia-base.

Há também vários evolucionismos,mesmo dentro de uma só mitologia base.

Oh é mesmo?

Cite 5 exemplos, com links para referencia.

Perseus

Mensagem por Perseus »

emmmcri escreveu:
Perseus escreveu:A questão não é nem ensinar bem a Teoria de Darwin, a questão é o conceito de seleção natural. É simplesmente impossível ir a algum lugar por contra própria sem ter noção do conceito de Seleção Natural, como ele funciona e etc.

Uma empresa que possuir pessoas que tenham noção disso, sempre acaba fadada à ruína.
Um faxineiro que leva 15 minutos par alimpar uma sala de aula para 200 pessoas, mais dia ou menos dia vai eprder seu emprego para aquele que consegue limpar em 10 minutos e por ai vai.

Quem ja percebeu isso, foi a China, com seus 10 bilhões de dólares anuais apenas para o ensino superior. Querem ser o país das "Harvard´s", e estão perto de conseguir isso, enquanto isso, os Eua perdem tempo com meia dúzia de porcos que precisam ver "Jesus Cristo criou os Eua" estampado na primeira folha dos cadernos de ciências norte-americanos.

E nós aqui com esses 500 larápios na Camara..

Holmes...
Você quer que eu post as suas inúmeras negações ao Darwinismo Social aqui? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Por exemplo... esse panaca logo acima é uma das pessoas que não tem a minima noção do que é seleção natural.

É aquele tipo de pessoa que é capaz de ler o Mein Kampf e achar que aquilo está correto...

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Ricardo escreveu:Eu tava maluco ou o fantastico descreveu o criacionismo como a teoria que diz que Deus orientou a evolução das espécies?

Parece que disse sim.

Mas os católicos por exemplo, podem aceitar a evolução como orientada pela vontade ou desígnio divino.

Tem uma corrente menos radical do D.I. que aceita a evolução, mas põe deus lá no "start".

Só não me recordo agora os defensores dela, mas já li algo sobre isso.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

M

Mensagem por M »

emmmcri escreveu:
Perseus escreveu:A questão não é nem ensinar bem a Teoria de Darwin, a questão é o conceito de seleção natural. É simplesmente impossível ir a algum lugar por contra própria sem ter noção do conceito de Seleção Natural, como ele funciona e etc.

Uma empresa que possuir pessoas que tenham noção disso, sempre acaba fadada à ruína.
Um faxineiro que leva 15 minutos par alimpar uma sala de aula para 200 pessoas, mais dia ou menos dia vai eprder seu emprego para aquele que consegue limpar em 10 minutos e por ai vai.

Quem ja percebeu isso, foi a China, com seus 10 bilhões de dólares anuais apenas para o ensino superior. Querem ser o país das "Harvard´s", e estão perto de conseguir isso, enquanto isso, os Eua perdem tempo com meia dúzia de porcos que precisam ver "Jesus Cristo criou os Eua" estampado na primeira folha dos cadernos de ciências norte-americanos.

Holmes...
Você quer que eu post as suas inúmeras negações ao Darwinismo Social aqui? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Qualquer Darwinista decente critica o Darwinismo Social. Porque nem sequer é verdadeiro Darwinismo.

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=52 ... +ideologia

Malamen
Contato:

Re.: Deu no Fantástico ontem - "criacionismo nas escola

Mensagem por Malamen »

O Porissocri defende essa tese... de que deus deu o start...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Tulio
Administrador

Mensagem por Tulio »

RESUMO: O Brasil se preocupa demais com os states :emoticon77:
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

o anátema

Mensagem por o anátema »

o pensador escreveu:
o anátema escreveu:Eu não vi, mas para variar eles devem ter falado de "o" criacionism"o", como se houvesse um só, e não diversos, mesmo dentro de uma só mitologia-base.

Há também vários evolucionismos,mesmo dentro de uma só mitologia base.

Não há qualquer mitologia embasando a visão atual da evolução, embora os "transformacionismos" da antigüidade talvez tivessem.

Houveram algumas visões diferentes da evolução nos últimos séculos, como por exemplo, as que achavam que as espécies simplesmente se modificavam ao longo do tempo, sem ter havido ancestralidade comum, e os que defendiam a ancestralidade comum. Darwin não foi o primeiro, mas parece que foi o que melhor a defendeu, baseado em uma série de evidência, e ficou sendo aceita desde então.

Desde então não há diverdências tão grandes quanto às existentes nos criacionismos, dentro da evolução. Acho que poderia se resumir todas em:

1) quais seriam os mecanismos de hereditariedade (hoje bastente resolvido, a genética deve ser o principal mecanismo)

2) quais o grau de mudança hereditária seria mais importante na evolução, o grande ou pequeno

3) se seria guiada pela seleção natural ou haveria alguma forma de tendência evolutiva, ou algo entre os dois

Acho que básicamente isso, coisas que não afetam a conclusão geral, são minúcias que em muitos casos podem nem ser auto-excludentes - por exemplo, para uma grupo de seres, uma soma de inúmeras pequenas mudanças pode ser o que conta pela maior parte de sua modificação, e em outro grupo, pode ter sido que as principais modificações foram menos sutis. Mais ou menos como a gravidade não é afetada por haver queda livre de uma pedra e pedras rolando pela encosta de uma montanha.

Já nos criacionismos, não há nada tão consensual. O único consenso é o que eles menos conseguem provar, que os seres foram inventados.

Mas começa a mudar tudo a partir daí:

1) os seres foram inventados em todas as suas características pelo criador - inclusive nas características malignas?

Os defensores do Intelligent Design diriam que sim, que um sádico designer inventou a Leishmaniose e todas as armas biológicas em seus minuciosos e escabrosos detalhes, enquanto os criacionistas clássicos, ao menso os bíblicos, atribuem às "adaptações do mal" como fruto do pecado do homem.

Uma exceção é o Sodré, que uma vez ao menos disse haver um "Inimigo Inteligente" que seria o responsável por criar as características "más" dos seres, ou seja, ele defende uma forma de poli-ID-ísmo.

Não sei como é com criacionisos não judaico-cristãos.

2) O grau de ancestralidade comum
Há desde o fixismo clássico, em que as espécies não mudam, até os que aceitam toda a ancestralidade comum - os defensores originais do Intelligent Design (não os usurpadores do termo), passando pelos mais diversos graus de parentesco biológico verdadeiro aceito.

Tirando o ID que aceita toda a ancestralidade comum, os outros todos fazem arbitrariamente, sem saber como defender que o grupo verdadeiro é o que eles defendem mesmo, e não um grupo um pouco maior e assim indefinidamente.

Porque as mesmas evidências que indicam um grau de parentesco indicariam o parentesco um pouco mais anterior, e assim até a ancestralidade comum. Eles alegam que como deus é onipotente, poderia por exemplo ter feito o universo (ou apenas você) há 2 minutos atrás, com todas as evidências "reais" de que é filho de seus pais, sem que no entanto você nunca tivesse nascido. Poderia ser o mesmo com o parentesco mais longíquo entre os seres.

Isso tudo resulta que dois criacionismos muito similares, que tenham de acordo por exemplo, que a Terra é jovem, que houve o dilúvio universal, que o criador é Javé, etc.. podem ainda divergir, um defendendo que depois do dilúvio praticamente nada mudou na biologia, tendo ocorrido só umas extinções; e o outro, defendendo que milhões e milhões de especiações ocorreram sendo elas as responsáveis diretas pela maior parte da biodiversidade e não a criação divina direta.

3) idade da Terra

Há os que defendem uma terra de 6000 anos, tal como foi inferido na bíblia pelo bispo Usher, e há os que aceitam a idade inferida por método científico para a Terra.

(dentro dos criacionismos cristãos)

4) múltiplas criações especiais ou uma só
Dos criacionistas bíblicos que defendem a Terra antiga, com a idade cientificamente aceita para ela há os que aceitam que apenas pouco tempo ocorreram algumas das coisas do gênesis, sendo que antes teriam havido outras criações - sem a criação do homem, e depois extinções, até a última criação. Sem haver ancestralidade comum entre os seres de cada criação especial.

Outras divergências são se existe ou não seleção natural, se a segunda lei da termodinâmica impede a evolução, sobre certos argumentos que consideram inválidos para atacar a evolução, etc.

Isso apenas com os judaico-cristãos (com uma pequena "exceção" do ID que alega ser laico), quw são os mais populares, e por isso os que conheço mais. Só uma vez discuti com alguém defendendo criacionismo islâmico, e outros eu só conheço por ter lido a respeito, sem ser em discussões.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Mig escreveu:
emmmcri escreveu:

Holmes...

Qualquer Darwinista decente critica o Darwinismo Social. Porque nem sequer é verdadeiro Darwinismo.

Ele não criticava ele negava...
Aí quanto ao não ser verdadeiro Darwinismo,muitos Darwinistas não pensam assim.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

M

Mensagem por M »

São burros... não entendem a diferença entre aptidão e adaptação. Deviam voltar para a escola...

o anátema

Mensagem por o anátema »

Mig escreveu:São burros... não entendem a diferença entre aptidão e adaptação. Deviam voltar para a escola...

Embora essa diferença sempre existisse na minha cabeça, acho que você é a primeira pessoa que me lembro de fazer essa distinção.... geralmente são dados ou como sinônimos..... ou como uma só palavra para significados um pouco diferentes e relacionados... ....eu mesmo devo ter feito isso uma vez ou outra.... o que dificultou um tanto uma certa vez que estava discutindo sobre a própria aptidão ser uma adaptação....

Não sei se por má tradução ou se mesmo os textos escritos em português são mesmo meio desleixados... parecido com os casos de "código genético" como se significasse "seqüência genômica" e coisas parecidas....
Editado pela última vez por o anátema em 22 Nov 2005, 15:18, em um total de 1 vez.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

emmmcri escreveu:
Mig escreveu: Qualquer Darwinista decente critica o Darwinismo Social. Porque nem sequer é verdadeiro Darwinismo.

Ele não criticava ele negava...
Aí quanto ao não ser verdadeiro Darwinismo,muitos Darwinistas não pensam assim.

Fontes?

Darwinismo social é a idéia de que ao eliminar-se os pobres eliminaria-se a pobreza não simplesmente por não haverem mais pobres, mas porque os pobres teriam sua pobreza determinada biologicamente, quando é na verdade um fator ambiental.

O que o Perseus falou agora não teve nada a ver com darwinismo social. É apenas uma metáfora. Discordando um pouco dele, acho que serve mais para entender o que é a seleção natural, do que ter que se entender a seleção natural para entender isso.

Hehe, também dá para fazer a mesma metáfora com seleção sexual, de empregados(as) fazendo favores não exatamente profissionais aos seus patrões ou patroas.....

www.talkorigins.org

M

Mensagem por M »

o anátema escreveu:
Mig escreveu:São burros... não entendem a diferença entre aptidão e adaptação. Deviam voltar para a escola...

Embora essa diferença sempre existisse na minha cabeça, acho que você é a primeira pessoa que me lembro de fazer essa distinção.... geralmente são dados ou como sinônimos..... ou como uma só palavra para significados um pouco diferentes e relacionados... ....eu mesmo devo ter feito isso uma vez ou outra.... o que dificultou um tanto uma certa vez que estava discutindo sobre a própria aptidão ser uma adaptação....

Não sei se por má tradução ou se mesmo os textos escritos em português são mesmo meio desleixados... parecido com os casos de "código genético" como se significasse "seqüência genômica" e coisas parecidas....

Esta distinção é muito importante, porque permite responder áqueles que dizem que a evolução é uma tautologia. "Quem é mais apto? Os que sobrevivem. E quem sobrevive? Os mais aptos?" Se fizermos a distinção entre sobreviver (corpo) e aptidão já não há tautologia. A aptidão deveria ser usada apenas para os genes. O gene da doença de huntington é apto, mas sem ele o corpo viveria mais tempo. Em termos de evolução, o que conta são os genes. Mas ninguém fala em genes adaptados. A adaptação é a sobrevivência dos corpos (fenótipo). A aptidão é a sobrevivência dos genes. Embora haja uma ligação entre genes e fenótipo (e entre adaptação e aptidão), essa ligação nem sempre é direta. Além de que são níveis hierárquios diferentes e devem ser explicados ao seu próprio nível.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Não sã burros não cara.
Leia um debate q estou tento com um inteligentissímo evolucionista:

==============================================

Huxlei:
Quando se fala de evolução de processos biogênicos,
quem melhor formula respostas são os químicos,não os biólogos.

Emmmcri comenta

Até hoje não deram nenhuma resposta,e olha que se esforçam bastante.Essa é uma constatação nua e crua.
===============================================
Huxley

Além
disso, a Teoria da Ancestralidade Comum Universal não é independente
apenas em relação a a abiogênese , mas também para a Teoria da
Seleção Natural.
Emmmcri comenta

Só para evolucionistas funciona assim amigo Huxley . Se não se sabe se a vida evoluiu de matéria não organica , para fantasticamente evoluir mara matéria organica e mais fantasticamente ainda de um único unicelular para toda a biodiversidade do planeta por qual motivo tratar ambas separadamente?

Por qual motivo desmenbra-las ?

Pensam que isso vai fazer da evoluçao mais factual q a abiogênese?
=============================================
Huxley

Michael Behe, por exemplo, admite a primeira teoria,
mas não admite a segunda no que se refere a explicação da variedade dos organismos e sistemas biológicos .
Emmmcri comenta:

Admite não crê . O termo correto ao se falar de teorias bigênicas é crer.
Emmmcri comenta:

A ciência funciona para dizer que algo na verdade é falso concordo.
Como eu afirmo , estou falando de uma premissa,um axioma para o
criacionismo assim como o evulucionismo tem seus axiomas.Não entendo
o motivo de teus comentários.

----------------------------------------------------------

O que você acredita ser axioma em ciência, são na verdade suposições
simplificadoras.
Emmmcri comenta:

Não não é o que acredito leia:

Axioma Aurélio 2005 :

Premissa imediatamente evidente que se admite como universalmente verdadeira sem exigência de demonstração.
Proposição que se admite como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático.

A conclusão é lógica Huxley o equívoco cometido por evolucionistas é que a abiogênese não passa pelo crivo da matemática, da lógica ou da estatística.

Huxley

Todo modelo teórico contém algumas suposições, mas
mas estas suposições estão constantemente sendo testadas e se apresentam uma irregularidade, são substituídas por uma outra
teoria que explique estas irregularidades ou por uma teoria que consiga explicar tais fatos sem as tais suposições.Não são axiomas,
porque axioma é aquilo que é imediatamente evidente sem exigência de demonstração,como 2+2=4, ou "penso, logo existo".Uma teoria é melhor
quanto menos suposições ela tiver.
Emmmcri comenta:

Explica isso para os evolucionistas então.São eles que partem deste "axioma" , faça uma pesquisa, pergunte a eles de onde partiu a evolução "primária" no planeta.Todos,todos afirmaram a abiogênese ocorreu um dia no planeta.Um professor de biologia muito amigo meu que debetemos em nosso desjejum na lanchonete aqui perto de casa, foi um dos exemplos mais notáveis de aceitação sem questionamento deste fato,quando perguntei a ele.Bom estavamos meio alterados no debate e ele respondeu baixinho:"Sim a abiogênese aconteceu um dia no planeta". rsrsrsrsr.
===============================================Huxley

No caso do Criacionismo, uma única suposição(Deus criou todos os seres vivos completamente formados) é
capaz de explicar TODAS as observações biológicas possíveis.Não
existe teoria científica que seja capaz de explicar todas as observações possíveis, porque caso existisse, a hipótese solipsista
também poderia ser considerada científica.

Gostaria de saber então o motivo de não se usar do mesmo raciocíneo
para macroevolução.
---------------------------------
Porque eu consigo imaginar várias coisas que falseariam a Descendência Comum.
Emmmcri comenta:

Imaginar,falseariam em vez de falsear de fato, sim, é assim que o evolucionismo funciona com muita imaginação.

Huxley
A presença de um fóssil de coelho em rochas pré-
cambriana é um exemplo.
Emmmcri comenta:

Ah Huxley, não se preocupe, se isso acontecer ou se já aconteceu descarta-se.Talvez um terremoto,você sabe como funciona com o que não se encaixa ao dogma a evolução é um fato.
Huxley

Determinadas ordens e famílias de mamíferos
não poderiam existir na Austrália,segundo a teoria da evolução .Se existissem na Austrália uma fauna de Camelidae ou de Elephantidae,
isso liquidaria definitivamente a teoria de Darwin.
Emmmcri comenta:

Não não liquidaria.Seria descartado ou surgiria mais uma teoria mirabulante para explicar tal fato, ou , se descartariam (como os achados da fita que vi e já postei em uma mensagem aqui)afinal a evolução é um fato inquetionável .

Huxley... A ancestralidade comum das espécies é uma teoria não um fato!É isso que criacionistas repetem ad nauseam para evolucionistas.
Huxley
Depende do que for fato para você.A existência do canguru na Austrália por exemplo.Você pode supor que ele brotou do nada de lá,ou que seus ancestrais foram guiados sobrenaturalmente para este
continente.Talvez isto até seja verdade.

Os que defendem q leis,ordem,informação vida surgem do nada são evolucionistas.Criacionistas partem de um axioma que passa pelo racicíneo lógico e análogo.As leis matemáticas/empíricas da informação você já conhece , logo o criacionismo tem um axioma um projetista.

Mas a explicação mais simples e racional continua sendo esta:os marsupiais não são riginários da Austrália e eram um tanto distintos daqueles que costumamos ver neste continente.Logo, os cangurus que vemos na Austrália compartilham
ancestralidade com os do Velho Mundo, e para reforçar isto vemos a migração desses animais pela América do Sul e pela Antártida no registro fóssil,quando ainda existia o grande complexo Godwana América-Antártida-Austrália).
Emmmcri comenta:

Essa é uma dificuldade do modelo criacionista Bíblico,ele tem dificuldades não resolvidas ainda.Realmente a proposta evolucionista parece bem mais razoável aqui.

Huxley você tem se mostrado um debatente inteligente e de bom senso.
Ignorar a influência de pressupostos filosóficos sobre ciências ,
descobertas, análises,história ,ou qualquer outra área da atividade
humana não é sóbrio , por você fazer isso fico perplexo..
----------------------------------------------------------------------
-------------------
Sobre esse assunto , eu percebo que você confunde Materialismo Metafísico (aquele que afirma que deuses, espíritos não existem,etc.)com Materialismo Científico- metodológico.Parecem ser duas coisas iguais, mas não são.Estou preparando um texto para discutir isso
depois.
Emmmcri comenta:

Acho pertinenete sua proposta e aguardo então o seu texto.
Bom ,entendi.De fato,não pode-se desvincular o criacionismo ou o criacionista Bíblico de proselitismo de sua posição
filosóficoreligiosa.Seria leviano eu sustentar que não acontece
isso.Mas tenho a mesmiíssima opinião a respeito do evolucionismo e seu vinculo com princípios ateístas.
Huxley
"Proselitismo cético" eu já vi, e isso é até comum em livros de Sagan, Atkins,etc, porque o ceticismo está de acordo com pensamento científico.Agora proselitismo ateístico é algo que nunca vi, porque não há nenhuma evidência científica da inexistência de Deus.Não há nenhum proselitismo embutido na defesa da não-violação do Materialismo Metodológico, porque ele é uma das bases da Ciência moderna.Em ciência não há lugar para obrenatural, deuses ou livros sagrados.

Emmmcri comenta:

Vou aguardar o seu texto,acho q vamos começar um gigantesco e arrojado debate filosófico depois dele.Já discordo de alguns posicionamentoa teus,mas deixemos para a apresentação de seu texto.
Acredito que pose-se sim estudar o criacionimo sem misturar com o que vou chamar de escolha, opção pessoal.
O criacionismo siplificando , quer que as pessoas tenham nas escolas acesso a informações , estudos que embassam a proposta de um projetista,proposta esta baseada ne lógica e analogia.Aceitando-se o
que a ciência identificou sem a estrapolação dos mecanismos já falseados.Nada de parar de investigar e dizer a é um ato do criador!
Nada contra estudar/investigar etc... etc...
A questão é na análise dos fatos não ter uma interpretação de "mão única".

Mas aí é que está a questão.O criacionismo do ICR é contraditório com
o criacionismo de outras religiões, onde não existe dilúvio
universal,arca de Noé, homens gigantes e dispersão dos animais a
partir do Oriente Médio.Tudo isto é objeto de estudo da teoria de
Morris e Cia.Retire estes aspectos do Criacionismo Bíblico e ela
ficará quase idêntica ao Design Inteligente.Será que criacionistas
estariam dispostos a esta concessão?

===========================================
Emmmcri comenta:

Olha aqui pode parecer ter um problema,tipo colocar a Bíblia como um livro de ciência.A Bíblia não é um livro de ciência.Realmente creio que criacionistas Bíblicos como eu vão ter que fazer concessões sim.
A proposta é: O que os fatos falam? O que é mais próxino do que poderemos aceitar como científico?
Até aí a Bíblia não entra na questão.Agora se estes fatos e indícios apontarem para o modelo de catástrofe,um dilúvio universal aí Bíblia pode dar uma mãozinha se seu relato do dilúvio for demonstrado uma hipótese coerente com os fatos.O mesmo ocorrendo com a criação especial.
Acho que agora você já entendeu a proposta criacionista para as instituições educacionais.O fato de sites fazerem proselitismo da Bíblia, não implica em querer fazer dela um livro de ciência.A Bília sofreu ataque por parte da ciência quando esta extrapolou seus métodos,os sites e movimentos criacionistas da Web defendem sua fé com ataques a estrapolações da ciência e seu modelo filosófico
atual.Claro que muito destes ataques são descabidos e infantis.Criacionismo dentro da sala de aula pode e deve até não tocar na Bíblia para expor seus postulados.
Quero deixar bem claro que sou pelo Estado Laico.Dei uma palestra de criacionismo em um colégio a tres meses atráz sem tocar em um versículo bíblico.Waldemar Janzen tem uma fita em uma aula em uma faculdade onde ele ensina da mesmissíma forma ,comprei esta fita atravéz do site dele e assisti.
Mais uma vez tenho que destacar que se você retirar os detalhes do Criacionismo Bíblico que se opõe ao Criacionismo de outras religiões., ela ficará quase idêntica ao Desgn Inteligente.

Sim espero que tenha conseguido me expicar à cima.Falar de uma intenção, um projeto.Os fatos analisados de uma forma diferenciada da atual podem nos mostrar notáveis novidades,nisto eu creio,claro não tenho ainda como afirmar.

Esta "realidade" quando transportada para movimentos
políticos/sociais/econômicos foram muito nocivas Huxley.Isso é
História.

Será que você não entende o óbvio?O comportamento anti-antruísta animal (que existe porque a seleção natural eliminaria o altruísta e preservaria o egoísta que recebe o benefício) poderia ter sido descoberta por qualquer cientista, incluindo criacionistas.Não é preciso admitir a Descendência Comum para perceber isto.

============================================
Emmmcri comenta:

O criacionismo propoõe uma visão bem distante desta,embora não menos trágica.A solução para estas coisas são bem complicadas.Para mim aqui a "solução" é religiosa.Mas religiosos estão trabalhando contra lamentávelmente.
Infelizmente a história mostra a tristeza que foi trazer
esse "comportameno" para a sociedade.Se fosse Darwinista trataria de fazer um forte oposição ao uso destes comportamentos.Sua postura de não ser Darwinista na vida é louvável.
HuxleY
Se lembra de Richard Dawkins, aquele que o Enézio chama de
fundamentalista-ultradarwinista?Pois bem, vou transcrever um trecho
de seu livro O Capelão do Diabo:
"Como cientista acadêmico, sou um darwinista apaixonado, e acredito que a seleção natural é, se não a única força por detrás da evolução,
certamente a única força capaz de produzir a ilusão de propósito que emociona os que contemplam a natureza. Mas ao mesmo tempo em que defendo o darwinismo como cientista, sou ardentemententidarwinistaquando se trata de política ou da condução dos negócios humanos."
Emmmcri comenta:

Notável e honrosa declaração.

UM Abraço.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Schultz

Mensagem por Schultz »

Creationists ar Dumb...

Só isso.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Perseus escreveu:
emmmcri escreveu:

Holmes...

Por exemplo... esse panaca logo acima é uma das pessoas que não tem a minima noção do que é seleção natural.

É aquele tipo de pessoa que é capaz de ler o Mein Kampf e achar que aquilo está correto...

É ... Você é burro mesmo...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
VOLTAIRE

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

emmcri escreveu:Só para evolucionistas funciona assim amigo Huxley . Se não se sabe se a vida evoluiu de matéria não organica , para fantasticamente evoluir mara matéria organica e mais fantasticamente ainda de um único unicelular para toda a biodiversidade do planeta por qual motivo tratar ambas separadamente?

abiogênese é factual a menos que você aceite que a vida sempre exisitiu.

Evolução é desassociada da abiogênese pelo mesmo motivo que desenvolvimento ontológico (crescimento do corpo) é dissociado de evolução (apesar que esses são até mais ligados). Uma coisa é praticamente irrelevante para o entendimento da outra. Pode por exemplo se estudar a história das populações humanas européias praticamente ignorando a história das populações humanas na África, e sem nem falar como elas saíram de lá. Pode se estudar o movimento dos objetos sem saber que objetos são exatamente e como foram feitos. Pode se estudar as propriedades da matéria sem precisar saber de onde a matéria veio.

Evolução é a modificação das características hereditárias das linhagens. Só. Não interessa de onde veio a primeira vida para se estudar a modificação nas características hereditárias das linhagens.

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

emmcri escreveu:No caso do Criacionismo, uma única suposição(Deus criou todos os seres vivos completamente formados) é
existe teoria científica que seja capaz de explicar todas as observações possíveis, porque caso existisse, a hipótese solipsista

para macroevolução.
Emmmcri comenta:

Imaginar,falseariam em vez de falsear de fato, sim, é assim que o evolucionismo funciona com muita imaginação

O que o Huxley quis dizer é que a partir da suposição de que a evolução ocorreu, haveria como provar que não ocorreu, se não tivesse ocorrido.

Como por exemplo, se eu digo que Fulano levou um tiro ontem, e pega-se o corpo dele, se tem uma bala, e marca do tiro, ele levou o tiro. Se não tem, provavelmente ele nào levou um tiro ontem.

Há um monte de coisas que muito provavelmente existiriam se os seres não fossem todos aparentados. Não deveria ser possível defender uma única árvore genealógica para todos os seres vivos, se nenhum ser é parente de verdade de nenhum outro, qualquer um que eu apontasse como parente ia parecer tão parente quanto qualquer outro. Mas não é assim que acontece na realidade.

Na realidade só se pode apontar uam única árvore genealógica para toda a vida, o que seria muita coincidência se não fosse uma árvore genealógica de verdade. Seria coincidência como se você ficar digitando aleatóriamente aí e por acaso digitar apenas salmos da bíblia, por puro acaso.

Já com os criacionismos não é assim, porque diferentemente da hipótese de ancestralidade comum, "explica" qualquer coisa que se visse, não tem como testar.
Se os seres aparentam ser parentes, pode se dizer que é só aparência, porque Deus poderia até ter feito um falso irmão gêmeo de alguém, se quisesse. Com o mesmo DNA e aparência de que é parente, mas pode ter aparecido direto do nada.

Se de repente a evolução fosse muito mais fácil de ser observada diretamente, os criacionismos poderiam dizer que não foi sempre assim, que é um fenômeno recente. E assim por diante. O criacionismo é que é só imaginação, a evolução faz previsões pelas quais poderiam ser refutadas e continua com elas. Os criacionismos fixistas inventam essas apelações à vontade quando é colocado diante das evidências de que as espécies não são fixas.

www.talkorigins.org

M

Mensagem por M »

emmmcri escreveu:

Não sã burros não cara.
Leia um debate q estou tento com um inteligentissímo evolucionista:

Huxlei:
Quando se fala de evolução de processos biogênicos,
quem melhor formula respostas são os químicos,não os biólogos.

Emmmcri comenta

Até hoje não deram nenhuma resposta,e olha que se esforçam bastante.Essa é uma constatação nua e crua.
Huxley

Além
disso, a Teoria da Ancestralidade Comum Universal não é independente
apenas em relação a a abiogênese , mas também para a Teoria da
Seleção Natural.
Emmmcri comenta

Só para evolucionistas funciona assim amigo Huxley . Se não se sabe se a vida evoluiu de matéria não organica , para fantasticamente evoluir mara matéria organica e mais fantasticamente ainda de um único unicelular para toda a biodiversidade do planeta por qual motivo tratar ambas separadamente?

Huxley

Michael Behe, por exemplo, admite a primeira teoria,
mas não admite a segunda no que se refere a explicação da variedade dos organismos e sistemas biológicos .
Emmmcri comenta:

Admite não crê . O termo correto ao se falar de teorias bigênicas é crer.
Emmmcri comenta:

A ciência funciona para dizer que algo na verdade é falso concordo.
Como eu afirmo , estou falando de uma premissa,um axioma para o
criacionismo assim como o evulucionismo tem seus axiomas.Não entendo
o motivo de teus comentários.

O que você acredita ser axioma em ciência, são na verdade suposições
simplificadoras.
Emmmcri comenta:

Não não é o que acredito leia:

Axioma Aurélio 2005 :

Premissa imediatamente evidente que se admite como universalmente verdadeira sem exigência de demonstração.
Proposição que se admite como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático.

A conclusão é lógica Huxley o equívoco cometido por evolucionistas é que a abiogênese não passa pelo crivo da matemática, da lógica ou da estatística.

Huxley

Todo modelo teórico contém algumas suposições, mas
mas estas suposições estão constantemente sendo testadas e se apresentam uma irregularidade, são substituídas por uma outra
teoria que explique estas irregularidades ou por uma teoria que consiga explicar tais fatos sem as tais suposições.Não são axiomas,
porque axioma é aquilo que é imediatamente evidente sem exigência de demonstração,como 2+2=4, ou "penso, logo existo".Uma teoria é melhor
quanto menos suposições ela tiver.
Emmmcri comenta:

Explica isso para os evolucionistas então.São eles que partem deste "axioma" , faça uma pesquisa, pergunte a eles de onde partiu a evolução "primária" no planeta.Todos,todos afirmaram a abiogênese ocorreu um dia no planeta.Um professor de biologia muito amigo meu que debetemos em nosso desjejum na lanchonete aqui perto de casa, foi um dos exemplos mais notáveis de aceitação sem questionamento deste fato,quando perguntei a ele.Bom estavamos meio alterados no debate e ele respondeu baixinho:"Sim a abiogênese aconteceu um dia no planeta". rsrsrsrsr.
===============================================Huxley

No caso do Criacionismo, uma única suposição(Deus criou todos os seres vivos completamente formados) é

para macroevolução.
Emmmcri comenta:

Imaginar,falseariam em vez de falsear de fato, sim, é assim que o evolucionismo funciona com muita imaginação.

Huxley
A presença de um fóssil de coelho em rochas pré-
cambriana é um exemplo.
Emmmcri comenta:

Ah Huxley, não se preocupe, se isso acontecer ou se já aconteceu descarta-se.Talvez um terremoto,você sabe como funciona com o que não se encaixa ao dogma a evolução é um fato.
Huxley

Determinadas ordens e famílias de mamíferos
não poderiam existir na Austrália,segundo a teoria da evolução .Se existissem na Austrália uma fauna de Camelidae ou de Elephantidae,
isso liquidaria definitivamente a teoria de Darwin.
Emmmcri comenta:

Não não liquidaria.Seria descartado ou surgiria mais uma teoria mirabulante para explicar tal fato, ou , se descartariam (como os achados da fita que vi e já postei em uma mensagem aqui)afinal a evolução é um fato inquetionável .

Huxley... A ancestralidade comum das espécies é uma teoria não um fato!É isso que criacionistas repetem ad nauseam para evolucionistas.
Huxley
Depende do que for fato para você.A existência do canguru na Austrália por exemplo.Você pode supor que ele brotou do nada de lá,ou que seus ancestrais foram guiados sobrenaturalmente para este
continente.Talvez isto até seja verdade.

Os que defendem q leis,ordem,informação vida surgem do nada são evolucionistas.Criacionistas partem de um axioma que passa pelo racicíneo lógico e análogo.As leis matemáticas/empíricas da informação você já conhece , logo o criacionismo tem um axioma um projetista.

Mas a explicação mais simples e racional continua sendo esta:os marsupiais não são riginários da Austrália e eram um tanto distintos daqueles que costumamos ver neste continente.Logo, os cangurus que vemos na Austrália compartilham
ancestralidade com os do Velho Mundo, e para reforçar isto vemos a migração desses animais pela América do Sul e pela Antártida no registro fóssil,quando ainda existia o grande complexo Godwana América-Antártida-Austrália).
Emmmcri comenta:

Essa é uma dificuldade do modelo criacionista Bíblico,ele tem dificuldades não resolvidas ainda.Realmente a proposta evolucionista parece bem mais razoável aqui.

Huxley você tem se mostrado um debatente inteligente e de bom senso.
Ignorar a influência de pressupostos filosóficos sobre ciências ,
descobertas, análises,história ,ou qualquer outra área da atividade
humana não é sóbrio , por você fazer isso fico perplexo..
-------------------
Sobre esse assunto , eu percebo que você confunde Materialismo Metafísico (aquele que afirma que deuses, espíritos não existem,etc.)com Materialismo Científico- metodológico.Parecem ser duas coisas iguais, mas não são.Estou preparando um texto para discutir isso
depois.
Emmmcri comenta:

Acho pertinenete sua proposta e aguardo então o seu texto.
Bom ,entendi.De fato,não pode-se desvincular o criacionismo ou o criacionista Bíblico de proselitismo de sua posição
filosóficoreligiosa.Seria leviano eu sustentar que não acontece
isso.Mas tenho a mesmiíssima opinião a respeito do evolucionismo e seu vinculo com princípios ateístas.
Huxley
"Proselitismo cético" eu já vi, e isso é até comum em livros de Sagan, Atkins,etc, porque o ceticismo está de acordo com pensamento científico.Agora proselitismo ateístico é algo que nunca vi, porque não há nenhuma evidência científica da inexistência de Deus.Não há nenhum proselitismo embutido na defesa da não-violação do Materialismo Metodológico, porque ele é uma das bases da Ciência moderna.Em ciência não há lugar para obrenatural, deuses ou livros sagrados.

Emmmcri comenta:

Vou aguardar o seu texto,acho q vamos começar um gigantesco e arrojado debate filosófico depois dele.Já discordo de alguns posicionamentoa teus,mas deixemos para a apresentação de seu texto.
Acredito que pose-se sim estudar o criacionimo sem misturar com o que vou chamar de escolha, opção pessoal.
O criacionismo siplificando , quer que as pessoas tenham nas escolas acesso a informações , estudos que embassam a proposta de um projetista,proposta esta baseada ne lógica e analogia.Aceitando-se o
que a ciência identificou sem a estrapolação dos mecanismos já falseados.Nada de parar de investigar e dizer a é um ato do criador!
Nada contra estudar/investigar etc... etc...
A questão é na análise dos fatos não ter uma interpretação de "mão única".

Mas aí é que está a questão.O criacionismo do ICR é contraditório com
o criacionismo de outras religiões, onde não existe dilúvio
universal,arca de Noé, homens gigantes e dispersão dos animais a
partir do Oriente Médio.Tudo isto é objeto de estudo da teoria de
Morris e Cia.Retire estes aspectos do Criacionismo Bíblico e ela
ficará quase idêntica ao Design Inteligente.Será que criacionistas
estariam dispostos a esta concessão?

===========================================
Emmmcri comenta:

Olha aqui pode parecer ter um problema,tipo colocar a Bíblia como um livro de ciência.A Bíblia não é um livro de ciência.Realmente creio que criacionistas Bíblicos como eu vão ter que fazer concessões sim.
A proposta é: O que os fatos falam? O que é mais próxino do que poderemos aceitar como científico?
Até aí a Bíblia não entra na questão.Agora se estes fatos e indícios apontarem para o modelo de catástrofe,um dilúvio universal aí Bíblia pode dar uma mãozinha se seu relato do dilúvio for demonstrado uma hipótese coerente com os fatos.O mesmo ocorrendo com a criação especial.
Acho que agora você já entendeu a proposta criacionista para as instituições educacionais.O fato de sites fazerem proselitismo da Bíblia, não implica em querer fazer dela um livro de ciência.A Bília sofreu ataque por parte da ciência quando esta extrapolou seus métodos,os sites e movimentos criacionistas da Web defendem sua fé com ataques a estrapolações da ciência e seu modelo filosófico
atual.Claro que muito destes ataques são descabidos e infantis.Criacionismo dentro da sala de aula pode e deve até não tocar na Bíblia para expor seus postulados.
Quero deixar bem claro que sou pelo Estado Laico.Dei uma palestra de criacionismo em um colégio a tres meses atráz sem tocar em um versículo bíblico.Waldemar Janzen tem uma fita em uma aula em uma faculdade onde ele ensina da mesmissíma forma ,comprei esta fita atravéz do site dele e assisti.
Mais uma vez tenho que destacar que se você retirar os detalhes do Criacionismo Bíblico que se opõe ao Criacionismo de outras religiões., ela ficará quase idêntica ao Desgn Inteligente.

Sim espero que tenha conseguido me expicar à cima.Falar de uma intenção, um projeto.Os fatos analisados de uma forma diferenciada da atual podem nos mostrar notáveis novidades,nisto eu creio,claro não tenho ainda como afirmar.

Esta "realidade" quando transportada para movimentos
políticos/sociais/econômicos foram muito nocivas Huxley.Isso é
História.

Será que você não entende o óbvio?O comportamento anti-antruísta animal (que existe porque a seleção natural eliminaria o altruísta e preservaria o egoísta que recebe o benefício) poderia ter sido descoberta por qualquer cientista, incluindo criacionistas.Não é preciso admitir a Descendência Comum para perceber isto.

============================================
Emmmcri comenta:

O criacionismo propoõe uma visão bem distante desta,embora não menos trágica.A solução para estas coisas são bem complicadas.Para mim aqui a "solução" é religiosa.Mas religiosos estão trabalhando contra lamentávelmente.
Infelizmente a história mostra a tristeza que foi trazer
esse "comportameno" para a sociedade.Se fosse Darwinista trataria de fazer um forte oposição ao uso destes comportamentos.Sua postura de não ser Darwinista na vida é louvável.
HuxleY
Se lembra de Richard Dawkins, aquele que o Enézio chama de
fundamentalista-ultradarwinista?Pois bem, vou transcrever um trecho
de seu livro O Capelão do Diabo:
"Como cientista acadêmico, sou um darwinista apaixonado, e acredito que a seleção natural é, se não a única força por detrás da evolução,
certamente a única força capaz de produzir a ilusão de propósito que emociona os que contemplam a natureza. Mas ao mesmo tempo em que defendo o darwinismo como cientista, sou ardentemententidarwinistaquando se trata de política ou da condução dos negócios humanos."
Emmmcri comenta:

Notável e honrosa declaração.

UM Abraço.

O que é que esta discução tem a ver como o que eu disse?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Tranca-Ruas escreveu:O tom é esse: o retrocesso de uma potência mundial e pioneira em tecnologias, sendo forçada a acatar o ensino de cunho religioso em suas escolas por pressão poítica de uma turminha de fanáticos religiosos instaladas como um câncer nas entranhas do poder, sendo que nas ditas instituições educacionais os alunos já sofrem de défcit de rendimento em comparações internacionais. Os americanos deviam mesmo é ficarem muito felizes com esses desserviço que essas crias de deus querem prestar ao seu povo...

Tranca, sou obrigado a discordar. Felizmente, não para discordar em si, mas para hiperbolizar sua questão. Esse ideário cristão protestante "de circo" americano não é só mérito de meia dúzia no poder, essa é uma ideologia entranhada e reproduzida no seio da sociedade ianque...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fernando Silva escreveu:

Eu não diria isto. Eles nos deram muita coisa boa em tecnologia e também em avanço democrático. Podemos questionar muita coisa que eles fizeram mas isto permanece.
O problema é que um país desse tamanho e com este poder ameaça o mundo quando começa a entrar em declínio.
Não vai ser da noite para o dia, assim como Roma, Portugal e Espanha, Inglaterra e outros impérios também demoraram a desaparecer (e sua influência ainda permanece).

Sim, eles estão dependendo cada vez mais de cérebros importados, só que estão dificultando sua entrada depois do 11 de setembro e eles estão indo para universidades na Europa.

Eu concordo. O próprio conceito de "revolução" moderna seria impossível sem a Revolução Americana.

Trancado