Pássaros exibem seleção natural em tempo real

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
spink
Gênero: Masculino
Contato:

Pássaros exibem seleção natural em tempo real

Mensagem por spink »

Imagem

O Geospiza fortis ficou com o bico reduzido após disputa por comida

Cientistas flagram mudança evolutiva de grande rapidez em aves de Galápagos

Espécie que rendeu estudo pode ter inspirado idéias fundamentais de Darwin; trabalho ilustra conceito clássico da biologia

RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um casal de biólogos norte-americanos conseguiu observar pela primeira vez um fenômeno da seleção natural entre espécies de pássaros do início ao fim. Peter e Rosemary Grant, da Universidade de Princeton, verificaram a redução do tamanho médio de bicos em uma população de tentilhões-da-terra-médios (Geospiza fortis) no arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico. As aves são as mesmas estudadas pelo naturalista Charles Darwin no século 19.
O fenômeno observado pelos pesquisadores é chamado de deslocamento de caráter (ou "character displacement", já que biólogos não costumam traduzi-lo). É o nome dado àquilo que acontece quando uma espécie adquire características diferentes em razão da competição com outra.
Os Grant, que trabalham em Galápagos desde a década de 1970, descrevem como uma população de G. fortis na pequena ilha de Daphne Maior se viu ameaçada por invasores de outra espécie. Os "imigrantes" eram tentilhões-da-terra-grandes (G. magnirostris), que haviam chegado em 1982 de uma ilha vizinha.
A descrição do que aconteceu está na edição de hoje da revista "Science" (http://www.sciencemag.org). Durante muitos anos as duas populações conviveram sem problemas porque a oferta de sua comida preferida -grandes sementes de árvore do gênero Tribulus- era abundante. Mas, em um período de seca em 2003, os pássaros quase esgotaram o estoque do recurso. A fome acabou então dizimando centenas de G. fortis, porque os G. manirostris eram mais hábeis em achar e quebrar as raras sementes grandes.
Após o fim da seca, o que aconteceu é que a porcentagem de G. fortis com bico pequeno aumentou consideravelmente. No período de estresse, os pássaros precisavam de um bico bom para quebrar sementes pequenas, já que não tinham condições de competir pelas grandes. E a característica acabou permanecendo.
O deslocamento de caráter já havia sido postulado teoricamente e observado em laboratório, mas é a primeira vez que foi relatado na natureza. "Esse estudo vai se tornar um clássico para os manuais instantaneamente", disse o biólogo Jonathan Losos, da Universidade Harvard, em comentário na "Science".
Segundo a ornitóloga Elizabeth Höfling, da USP, o estudo é uma confirmação importante de mecanismos que estão por trás do processo de origem das espécies. "Os dados que os pesquisadores têm -medidas de tamanho de bico e tudo o mais- suportam o papel da competição nos modelos de especiação e das irradiações adaptativas [distribuição de espécies entre diferentes nichos ecológicos]", diz.

Sorte e competência
A descoberta de Peter e Rosemary Grant parece um caso típico de trabalho científico em que a sorte favorece quem está preparado. Os pesquisadores não esperavam observar o fenômeno desses em um período tão rápido e nem teriam como se preparar para tal em pouco tempo, mas os dados que haviam acumulado em décadas de pesquisas os ajudaram a interpretar o que aconteceu. "Tivemos a sorte de estar numa posição favorável, em que poderíamos estudar todo o processo do inicio ao fim", disse Peter.
O que pareceu fascinar mais outros biólogos, porém, é a grande velocidade com que o fenômeno do deslocamento de caráter ocorreu. "Eu acreditava que fosse demorar muito mais", comentou na "Science" o biólogo David Pfening, da Universidade da Carolina do Norte. A redução média de 5% no tamanho de bico, considerada drástica pelos biólogos, ocorreu no intervalo de cerca de um ano, praticamente de uma geração para a outra.
Os tentilhões, afinal de contas, parecem merecer a fama que ganharam na biologia. Por muito tempo historiadores acreditaram que essas aves teriam inspirado Darwin na criação da teoria da evolução, mas seus escritos não deixam isso claro. No caso dos Grant, porém, a inspiração é indiscutível.

Folha de S.Paulo
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

darthvader
Contato:

Re.: Pássaros exibem seleção natural em tempo real

Mensagem por darthvader »

legal a matéria....
Na minha ótica, irrefutável... mas sabe como é, crentes tiram argumentos sabe-se lá de onde!!!

uhu! :emoticon3: ®
Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Acho isto uito etranho, o deslocamento de caracteres já foi verificado, pelomenos, numa espécie de ginetes em Israel...
Além disso, ainda estão por estabelecr as correlações directas entre deslocamento de caráctes (geralmente associados a competição directa) e evolução (implicando especiação).
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Ike

Mensagem por Ike »

A tua ótica nao me parece credivel DarthVader. O Teu capacete deve perturbar muito a visao.

:emoticon14:

Ike

Re: Re.: Pássaros exibem seleção natural em tempo real

Mensagem por Ike »

clara campos escreveu:Acho isto uito etranho, o deslocamento de caracteres já foi verificado, pelomenos, numa espécie de ginetes em Israel...
Além disso, ainda estão por estabelecr as correlações directas entre deslocamento de caráctes (geralmente associados a competição directa) e evolução (implicando especiação).

Sabes como é Clara, quem berrar mais alto ganha...

E acho que nao há ainda um único exemplo irrefutável de especiaçao por seleçao natural. Só por muita sorte é que tal coisa poderia ser observada... dadas as enormes escalas de tempo...

clara campos
Moderadora
Contato:

tens os pardais do telhado... e muitos outros exemplos que espero não me obrigues a procurar na minha secção de "cadeiras feitas" :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Ike

Mensagem por Ike »

Só valem exemplos de especiaçao por seleçao natural. Nada de eventos únicos de mutaçao...poliploidia e tal. Especiaçao Simpatrica... acho que há milhentos exemplos. E Alopátrica... baseada na deriva gradual? Já foi observado? Na Origem das espécies Darwin nao dá um único exemplo deste tipo de especiaçao...

clara campos
Moderadora
Contato:

:emoticon5: desde quando pássaros sofrem polipoidia...?
os tipos de especiação conhecidos são prcisamente a alopátrica, parapátrica e simpátrica (a mais confusa e imperceptível), e em todas actua a selecção natural... :emoticon5:

Ike

Mensagem por Ike »

Eu quem falou em exemplos só para pássaros? :emoticon5: As plantas sofrem Poliploidia... mas parece que ceros Anfibios e moscas (Droshophila) também podem especiar desta forma...

E na especiaçao Simpátrica... o primeiro evento da especiaçao (o isolamento) nao é um evento seletivo. A seleçao actua depois. Eu quero é exemplos em que a seleçao natural... gradualmente... causa esse isolamento( a tal deriva gradual)...

Ike

Mensagem por Ike »

Eu só nquero saber se há algum exemplo desses. Nao estou a lançar nenhum desafio...

clara campos
Moderadora
Contato:

na simpatria não existe um isolamento geográfico , as espécies é, devido à sua distribuição geográfica, sofrem pressões selectivas diferentes

Ike

Mensagem por Ike »

Portanto, nao existe nenhum exemplo em que a seleçao natural gerou uma nova espécia :emoticon16:

O que até se compreende porque nem a seleçao artificial conseguiu tal coisa...acho eu.

clara campos
Moderadora
Contato:

miguel, é o seguinte, estás a confundir tipos de especiação, com mecanismos de especiação.

Os tipos de especiação são (sumariamente) alopátrica (com barreira geográfica), parapátrica (por alguns considerada um subtipo da anterior, já que se cria uma área cinzenta-fronteiriça, em que os cruzamentos podem ocorrer, originando uma espécie-mista) e simpátrica (em que não h´´a isolamento geográfico).

A selecção natural é um mecanismo de evolução/especiação, todos as especiações que se conhecem são exemplos de selecção natural...

a polipoidia pode ser considerada uma execepção, mas na verdade não é o porque a "nova e, ou não, graças à selecção natural (fala-se em evolução no contexto grupo/população e não no contexto indivíduo).

As mutações podem tb ser mecanismos de especiação, mas são a matéria prima (tal como a diversidade) da selecção natural
Assim, a especiação dos pardais do telhado ocorreu por selecção natural, e foi do tipo alopátrica...

Snake

Mensagem por Snake »

darthvader escreveu:legal a matéria....
Na minha ótica, irrefutável... mas sabe como é, crentes tiram argumentos sabe-se lá de onde!!!

uhu! :emoticon3: ®

Microevolução...

clara campos
Moderadora
Contato:

Mais: de forma geral (execptuando a simpátrica que continua a ser a verdadeira dor de cabeça para biólogos) os fenómenos de Especiação comportam três fases fundamentais:
-isolamento (biológico no caso da simpátrica; por zona de hibridação no caso da parapátrica)
-Divergência (aqui actua a Selcção Natural)
-Isolamento reprodutor (garantido por vários mecanismos de isolamento reprodutor)

darthvader
Contato:

Ike escreveu:A tua ótica nao me parece credivel DarthVader. O Teu capacete deve perturbar muito a visao.

Por que???
Houve uma seleção natural.. ou não houve?????
isso num espaço pequeno de tempo....

Agora faça isso exponencialmente, durante milhares e milhares de anos!!!!

Não sei onde estou com a visão atrapalhada...

Uhu! :emoticon3: ®
Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

Ike escreveu:Só valem exemplos de especiaçao por seleçao natural. Nada de eventos únicos de mutaçao...poliploidia e tal. Especiaçao Simpatrica... acho que há milhentos exemplos. E Alopátrica... baseada na deriva gradual? Já foi observado? Na Origem das espécies Darwin nao dá um único exemplo deste tipo de especiaçao...

o que seria uma especiação fisiológica por seleção natural? Da forma como está definindo, fica praticamente impossível.

Seleção natural só vai causar na prática "especiação ecológica" (todas as espécies do gênero mencionado na notícia são ecológicas), a menos que divergência adaptativa esteja fisiologicamente inerentemente ligada a algo "especiativo", que causasse de alguma forma inviabilidade de híbridos ou híbridos estéreis.

Ou se o próprio isolamento fisiológico das populações fosse de alguma forma adaptativo, o que acho que até possa acontecer, via seleção de grupos, mas não como regra geral para especiação biológica.

...isso na prática provavelmente seria ainda indistinguível de uma especiação fisiologica mais ou menos súbita que fosse logicamente seguida de seleção para divergência adaptativa por essa espécie "filha" provavelmente ainda estar dividindo o mesmo habitat com a espécie "mãe".

Eu acho que é dada mais ênfase na seleção natural não tanto por ser o mecanismo que gera especiação fisiológica em si, mas por gerar provavelmente a maior parte das diferenças mais significativas, mais intuitivamente importantes para o conceito de espécie. Se por exemplo, temos dois sapos que são idênticos aos olhos, mas não podem gerar híbridos, não parece grande coisa. E parece não ser suficiente para explicar a diversificação biológica de forma alguma. Por outro lado, a diferença adaptativa, mais drástica, mesmo entre espécies ecológias, é mais esclarecedora nesse aspecto.

E em menor grau, a diferença entre leões e tigres, por exemplo (que imagino ser uma especiação alopátrica bem gradual, até de certa forma meio incompleta) também não é tão interessante, por justamente não haver mudança tão mais drástica do que as encontradas em raças de cães. Leões e leopardos, por outro lado, diferem mais significativamente que leões e tigres, apesar de serem parentes mais próximos. Também é menor a compatibilidade fisiológica entre eles, a viabilidade de híbridos. Tenha sido isso ocasionado primeiramente por um episódio súbito e aleatório de especiação, ou a especiação tendo sido adaptativa, ou ainda em decorrência indireta de seleção natural para outros caracteres, os efeitos da seleção natural novamente chamam mais atenção...

Ao menos acho que esse era o ponto de vista de Darwin nos livros... se não me engano, os conceitos de espécies eram meio confusos.... acho que talvez falasse até em "espécies de cães", quando hoje nos referimos a raças, por serem ainda uma espécie apenas no sentido de Mayr.

George Romanes, por outro lado, contemporâneo de Darwin, frisava um pouco mais esse aspecto da especiação em si poder ocorrer sem mais nem menos, e a partir daí, ocorrer a mudança adaptativa. Mas por algum motivo ele nunca se tornou tão "superstar".
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Ike

Mensagem por Ike »

clara campos escreveu: Assim, a especiação dos pardais do telhado ocorreu por selecção natural, e foi do tipo alopátrica...

Sou leigo.

O Niles Eldredge diz que por razoes epistemológicas é necessário que a espécie mae sobreviva algum tempo para que o evento seja reconhecido como especiaçao (é uma confusao qualquer com a anagénese e cladogénese... nao percebo bem este assunto). Caso contrário é apenas a mesma espécie transformada. É esse o caso dos pardais do telhado? Temos a espécie mae viva e a espécie filha?

Ike

Mensagem por Ike »

darthvader escreveu:
Ike escreveu:A tua ótica nao me parece credivel DarthVader. O Teu capacete deve perturbar muito a visao.

Por que???

Foi Piada... :emoticon5:

Os positivistas nao tem humor :emoticon16:

clara campos
Moderadora
Contato:

sim, a espécie mãe continua na europa (RU)

darthvader
Contato:

Ike escreveu:
darthvader escreveu:

Por que???

Foi Piada... :emoticon5:

Os positivistas nao tem humor :emoticon16:

Percebi a piada.. apenas quis justificar meu ponto de vista!!!!

Uhu! :emoticon1: ®
Imagem

Trancado