Porque é a Religiao natural?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ike

Porque é a Religiao natural?

Mensagem por Ike »

Vi este link no Clube cético e decidi postar aqui. A ideia tipica é que a atitude religiosa é irracional... mas eu sempre achei esta critica muito redutora. No fundo vejo aqueles que lutam contra a religiao como D. Quixotes. Mas ao contrário do galante cavaleiro... a luta deles nada tem de louvável.

PS- estou a falar daqueles que lutam contra a própria ideia de religiosidade e nao contra os que lutam contra o fanatismo religioso

Porque é a religiao natural?

Leo
Contato:

Re.: Porque é a Religiao natural?

Mensagem por Leo »

Acredito que só um enfoque fenomenológico do problema da verdade pode oferecer elementos para penetrar na natureza da experiência religiosa. Qualquer coisa fora disso não passa mera especulação.

zencem

Re: Porque é a Religiao natural?

Mensagem por zencem »

Ike escreveu:Vi este link no Clube cético e decidi postar aqui. A ideia tipica é que a atitude religiosa é irracional... mas eu sempre achei esta critica muito redutora. No fundo vejo aqueles que lutam contra a religiao como D. Quixotes. Mas ao contrário do galante cavaleiro... a luta deles nada tem de louvável.

PS- estou a falar daqueles que lutam contra a própria ideia de religiosidade e nao contra os que lutam contra o fanatismo religioso

A religião sería natural, se não fosse deturpada pelos que dela se apropriaram indebitamente, para transformá-la numa atividade deformada e irracional.

A verdadeira forma de religião não seria tão contraditória e sectária como esta, que é cultivada pela humanidade, e que contém o formato de toda a violência que existe no mundo.

Pug

Re: Porque é a Religiao natural?

Mensagem por Pug »

zencem escreveu:
Ike escreveu:Vi este link no Clube cético e decidi postar aqui. A ideia tipica é que a atitude religiosa é irracional... mas eu sempre achei esta critica muito redutora. No fundo vejo aqueles que lutam contra a religiao como D. Quixotes. Mas ao contrário do galante cavaleiro... a luta deles nada tem de louvável.

A religião sería natural, se não fosse deturpada pelos que dela se apropriaram indebitamente, para transformá-la numa atividade deformada e irracional.

A verdadeira forma de religião não seria tão contraditória e sectária como esta, que é cultivada pela humanidade, e que contém o formato de toda a violência que existe no mundo.

Não fazendo campanha pela exclusão do outro...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Trancado