Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Prá começar, fé é só um sentimento que vai ser expresso dentro da individualidade de cada um
Passei vinte anos, tomando susto e ficando com o queixo caído com os fenômenos até jogar a toalha e aceitar o fato, espírito é fato, é parte integrante de nós
salgueiro escreveu: Prá começar, fé é só um sentimento que vai ser expresso dentro da individualidade de cada um
Passei vinte anos, tomando susto e ficando com o queixo caído com os fenômenos até jogar a toalha e aceitar o fato, espírito é fato, é parte integrante de nós
Anos mais tarde é que vim a conhecer a doutrina
Bjs
Voa toalha! Voa!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween. Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
salgueiro escreveu: Já . O problema é simples de acordo com as leis da física, se abro a mão, o objeto cai direto ao chão, "não alça vôo" descrevendo uma curva ascendente
E agora tem outra evidência anedota também, o vôo da tampa do bule do Zangari
Bjs
Pode muito bem ter sido um reflexo muscular involuntário seu. Outra possibilidade é que a xícara tivesse criado pressão contra a sua mão e saltou.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween. Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
Dark escreveu:Pode muito bem ter sido um reflexo muscular involuntário seu
O susto começa com a sensação do impulso ter sido dado "no fundo da xícara" que estava pousada num anel formado por meus dedos. O braço ficou imóvel porque na fração de segundo seguinte ao impulso, meus olhos se dirigiram para ele. Além do que teria que que um reflexo violento para que a xícara voasse da altura da coxa até o do meu queixo, numa curva, impossível de fazer com o braço parado
Dark escreveu:Outra possibilidade é que a xícara tivesse criado pressão contra a sua mão e saltou.
A diferença de altura é muito grande, a xícara pesada e o braço imóvel. Ou vc acha que isso tudo não me passou pela cabeça depois ?
Já vi copos e xícaras fazerem coisas estranhas por causa de pressão na base (muitas xícaras tem uma área oca na base) e também por causa de reações térmicas (por líquido muito quente ou muito frio). Não acho que precise haver uma interação espiritual para um caso desses.
Da mesma forma movimentos involuntários dos membros (braços no caso) são bem documentados. Seria mais surprendente se a tal xícara tivesse alçado voo de cima da mesa por exemplo.
Aqui em casa havia um pequeno copo de aço inox que ficava sempre na pia do banheiro virado com a boca para baixo. Cansei de ver o copo passear pela pia de mármore até a borda e parava subtmente antes de cair, sozinho, comigo a uma distância de uns 2 metros. Qual explicação? Espíritos? Telecinese? Nada disso. A balcão de mármore da pia tinha uma leve caída e o copo deslizava sozinho pela pedra molhada ao menor tremor (um caminhão passando na rua por exemplo).
DarkWings escreveu:Sim. Mas continua uma grande asneira. Aliás, primeiro vocês tem que provar que espíritos existem....
Antes de mais nada, por que é uma grande asneira? Seja claro, meu!
E quanto a provas, bem, considero que a existência e ação de espíritos foi provada, mesmo porque os investigadores consideraram várias hipóteses e só se renderam aos espíritos quando chegaram a situações onde eles era a ÚNICA explicação plausível que sobrou.
Os céticos aqui refugiam-se na impossibilidade de se apresentar as provas NA FORMA FÍSICA E PALPÁVEL. Bem, William Crookes fez pesquisas de condutividade elétrica em tubos de baixa pressão... que existem até hoje e podem ser reproduzidos por qualquer interessado. Mas um médium tem durabilidade limitada e prazo de vencimento. E cada médium, exatamente por ser um HUMANO, é único. Assim portanto os experimentos não podem ser reproduzidos a bel prazer. Enquanto não se acham médiuns de capacidade equivalente, temos que nos contentar com as notas, fotografias, descrição dos experimentos e resultados.
Ah! Não esquecendo que se aparecer um médium capacitado, não aparecerão os céticos capacitados para estudá-lo, devido à INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA.
Assim, portanto, é só acusar os relatos experimentais, fotografias, filmes, etc e tal de serem EVIDÊNCIA ANEDOTA e o problema está resolvido... ao menos para vocês, céticos.
DarkWings escreveu:Mas vamos em frente: -------------------- 4 Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus?
– Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e a vossa razão vos responderá.
--------------- Bela falácia. Minha razão em diz que não tem deus nenhum. E aí? --------------
Aí é só propor uma teoria melhor para explicar a causa e origem do Universo e problema resolvido. Afinal, o que havia ANTES da Grande Explosão e de ONDE veio a matéria que constitui o Universo?
DarkWings escreveu:5 Que conclusão podemos tirar do sentimento intuitivo que todos os homens trazem em si mesmos da existência de Deus?
– A de que Deus existe; de onde lhes viria esse sentimento se repousasse sobre o nada? É ainda uma conseqüência do princípio de que não há efeito sem causa.
6 O sentimento íntimo que temos em nós da existência de Deus não seria o efeito da educação e das idéias adquiridas?
– Se fosse assim, por que vossos selvagens teriam também esse sentimento?
-------------- Se eu acredito então é verdade! Uhu! Papai-Noel existe ! (opa me entreguei aqui eheheh) Eu adoro essa dos "vossos selvagens". Que grande bosta pomposa isso.
Podemos acreditar em muitas coisas, pois essas nos foram ensinadas. Talvez a forma varie (cada povo faz Deus à sua imagem e semelhança), mas permanece algo estranho: os "nossos selvagens" também tinham crença em Deus. Esse é o ponto. De onde vem essa idéia? Já que você acha a citação dos selvagens uma grande bosta, suponho que você tenha estudos antropológicos muito bem embasados e verificáveis, que demonstram que essa idéia, essa crença em Deus, é produto de... Não vou especular: deixarei que você apresente os estudos antropológicos. Afinal esta não é minha praia.
DarkWings escreveu:Então está na hora de vocâ admitir que tem fé (e não me venha com fé raciocinada que isso não existe) e nada mais.
Essa foi a minha maior decepção com os céticos: tal como os evangélicos, eles têm uma fé cega e burra, com a agravante de querem se apresentar como sábios, científicos e racionais...
DarkWings escreveu:Então está na hora de vocâ admitir que tem fé (e não me venha com fé raciocinada que isso não existe) e nada mais.
Essa foi a minha maior decepção com os céticos: tal como os evangélicos, eles têm uma fé cega e burra, com a agravante de querem se apresentar como sábios, científicos e racionais...
Ah e vocês não tem fé cega burra? São vocês que ficam enfezadinhos quando alguém faz uma piada como aquela do xico xavier é viado ( da música que o Aurélio postou).
Isso não é fé cega, burra? Acreditar em um oligofrênico como se fosse uma espécie de santo?
E quanto àquelas rídiculas materializações de panos e gaze? Aquilo é o que ? Fé raciocinada? Ora Botânico, vá lamber sabão.
1 O que é Deus?
– Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
7 Poderemos encontrar a causa primária da formação das coisas nas propriedades íntimas da matéria?
– Mas, então, qual teria sido a causa dessas propriedades? Sempre é preciso uma causa primária.
----------
Falácia das falácias. Erro lógico crasso. Se deus é causa primária de todas as coisas, o que é a causa primária de deus?
---------
DarkWings escreveu:Já vi copos e xícaras fazerem coisas estranhas por causa de pressão na base (muitas xícaras tem uma área oca na base) e também por causa de reações térmicas (por líquido muito quente ou muito frio). Não acho que precise haver uma interação espiritual para um caso desses.
Da mesma forma movimentos involuntários dos membros (braços no caso) são bem documentados. Seria mais surprendente se a tal xícara tivesse alçado voo de cima da mesa por exemplo.
Aqui em casa havia um pequeno copo de aço inox que ficava sempre na pia do banheiro virado com a boca para baixo. Cansei de ver o copo passear pela pia de mármore até a borda e parava subtmente antes de cair, sozinho, comigo a uma distância de uns 2 metros. Qual explicação? Espíritos? Telecinese? Nada disso. A balcão de mármore da pia tinha uma leve caída e o copo deslizava sozinho pela pedra molhada ao menor tremor (um caminhão passando na rua por exemplo).
Concordo com vc que a maioria do que acontece é facilmente explicável. Agora há pouco dei boas risadas, estava colocando a pia do banheiro de molho, quando o porta-escovas saindo "andando", nada mais natural pois estava em cima de uma camada de sabão
Esse "causo" da xícara está dentro dos parâmentros de ocorrências sem explicação "natural", até porque me irrita a mania de muitos de associarem atos corriqueiros a ação espiritual
DarkWings escreveu:Já vi copos e xícaras fazerem coisas estranhas por causa de pressão na base (muitas xícaras tem uma área oca na base) e também por causa de reações térmicas (por líquido muito quente ou muito frio). Não acho que precise haver uma interação espiritual para um caso desses.
Concordo com vc que a maioria do que acontece é facilmente explicável. Agora há pouco dei boas risadas, estava colocando a pia do banheiro de molho, quando o porta-escovas saindo "andando", nada mais natural pois estava em cima de uma camada de sabão
Esse "causo" da xícara está dentro dos parâmentros de ocorrências sem explicação "natural", até porque me irrita a mania de muitos de associarem atos corriqueiros a ação espiritual
Bjs
Pois veja bem: às vezes certos acontecimentos parecem maiores e mais impressionantes à medida que o tempo passa. É mais ou menos a mesma coisa de quando lembramos da escola dos tempos de criança que nos parecia enorme, e quando a visitamos depois de adultos tudo parece pequeno.
Dark escreveu:Pois veja bem: às vezes certos acontecimentos parecem maiores e mais impressionantes à medida que o tempo passa. É mais ou menos a mesma coisa de quando lembramos da escola dos tempos de criança que nos parecia enorme, e quando a visitamos depois de adultos tudo parece pequeno.
Essa não foi a única experiência porque passei e nem a acho impressionante ou que atribua a ela qualquer tipo de valoração especial. Nem torna ninguém especial por passar por elas
[/quote]
DarkWings escreveu: Ah e vocês não tem fé cega burra? São vocês que ficam enfezadinhos quando alguém faz uma piada como aquela do xico xavier é viado ( da música que o Aurélio postou).
Mas Down, não é questão de ficar enfezado ou não. É uma questão de prova. Você tem provas de que Chico era VEADO (olha o português!)? Senão é só uma piada ou, na falta de algo válido para criticá-lo, então apela-se para o ataque adehomem.
DarkWings escreveu: Isso não é fé cega, burra? Acreditar em um oligofrênico como se fosse uma espécie de santo?
Bem, pessoas podem ter desudada admiração por outras. Não tem muito baiano aí que acha que o padin Ciço deve ser considerado santo? Agora, tudo bem que haja chiquistas que consideram que o Chico era santo, mas O PRÓPRIO CHICO renegava esse posicionamento. Ele nunca foi santo de porcaria nenhuma. Foi uma pessoa comum, com suas qualidade e defeitos. Mas se quer falar em seus defeitos, cite os verificados e comprovados. É fé cega e burra de vocês, queridos céticos, inventar esses defeitos e querer que nós espíritos os validemos. Está pedindo demais.
DarkWings escreveu:E quanto àquelas rídiculas materializações de panos e gaze? Aquilo é o que ? Fé raciocinada? Ora Botânico, vá lamber sabão.
Não aquilo não é fé. São apenas fenômenos. Pode haver coisas assim fraudulentas? Óbvio que sim. Mas quanto àquelas obtidas de forma controlada e cuja possibilidade de serem fraudulentas já fica muito baixa, cabe a vocês céticos mostrarem como a coisa foi feita.
Se não conseguem, seria de fé raciocinada calarem a boca, mas em vez disso apelam para sua fé cega que exige que creiamos que todos os envolvidos nessa ou eram muito burros ou canalhas. Aí já é muito para a minha cabeça.